Tinha alguma dúvida sobre o País da Bota? Não mais! Veja todas as informações disponíveis para  viajar para a Itália!

Vamos começar com um pouco de geografia!

 

As regiões da Itália

Veja todas elas no nosso mapa interativo! 

 

Abruzzo: Esta é uma região mais comumente desfrutadas pelos turistas Italianos do que pelos turistas internacionais. Localizado entre o mar Adriático e os Apeninos, é uma região muito montanhosa, com diversos burgos e sítios arqueológicos espalhados pelas montanhas.

Abruzzo pode ser um bom lugar para visitantes que planejem esquiar ou apenas desfrutar o clima montanhoso enquanto apreciam preciosidades históricas!

Basilicata: Dentro da região da Basilicata, a cidade mais visitada sem dúvida é Matera. Eleita como capital da cultura da Europa em 2019, Matera é tida como uma das cidades mais antigas do mundo, com assentamentos datando mais de 10 mil anos!

Além de Matera, a região oferece um ambiente muito calmo e relativamente pouco povoado. Os parques nacionais da região, o estilo de vida simples e suas bonitas praias ao sul são encantos que traduzem muito bem toda o charme da região!

Calabria: A Calabria é a região que fica no “bico da bota”, banhada por mar em quase todas as direções.

Por muito tempo a Calábria foi a região mais pobre da Itália, mas hoje, após investimentos no turismo, a região oferece resorts à beira mar, praias lindas, vida noturna agitada e mais!

Aqui nós temos o final da cordilheira dos Apeninos, que cobrem quase metade da região. Além disso, é notável sua proximidade com a Sicília, separada apenas pelo estreito de Messina, com menos de 4 km de largura. Muito indicado de ir de uma pra outra de barco!

Campania: Aqui se encontram as belíssimas praias de Capri, tidas como o crème de la crème do turismo mediterrâneo!

Na baía de sua capital, Nápoles, encontramos muitas atrações, praias e muito luxo em hotéis e restaurantes! Isso tudo além das pizzas! Sim, Nápoles é conhecida mundialmente como a capital da pizza e foi o lugar onde o alimento ganhou fama e onde foram construídas as primeiras pizzarias do mundo!

Veja aqui dicas para aproveitar a Costa Amalfitana!

Emilia-Romagna: Esta larga faixa de terra faz divisa com várias outras regiões da Itália, quase alcançando o mar em ambas as costas do país.

Roteiros Personalizados

A Emilia Romagna possui diversas cidades célebres, como sua capital, Bologna e outras cidades como Parma, Módena, Ferrara e outras.

A região pode chamar a atenção de amantes do automobilismo, pois não somente dali vieram marcas como Ferrari, Lamborghini e Maserati, foi na Emilia-Romagna que o piloto Ayrton Senna faleceu, num autódromo na cidade de Ímola.

Tudo isso, junto às suas belezas naturais e grande riqueza cultural e histórica fazem da Emilia-Romagna um excelente lugar para se conhecer!

Friuli-Venezia Giulia: No extremo nordeste da Itália, temos a região que fusionou as antigas regiões do Friuli e da Veneza Giulia.

A região faz fronteira com a Áustria e a Eslovênia, compartilhando as cordilheiras dos Alpes Julianos e das Dolomitas. É uma região bastante montanhosa, com um estilo de vida mais semelhante ao suíço do que ao mediterrâneo, devido à sua alta latitude.

Apesar do frio, na Friuli-Venezia Giulia temos algumas paisagens de tirar o fôlego, além de uma culinária deliciosa e aconchegante.

Lazio: No Lazio encontramos Roma, capital do país e da região. Acho que não preciso nem dizer que Roma influenciou massivamente a região em diversos aspectos, como na localização das primeiras estradas da região, no estilo arquitetônico das cidades próximas, nas alterações da fauna e da flora local e muitos outros aspectos.

É uma região bem povoada, tanto pelos nativos quanto pelos inúmeros turistas que visitam Roma e arredores. No Lazio você vai perceber que realmente todos os caminhos levam à Roma.

Espalhados pelo Lazio, podemos ver ruínas romanas, lagos, montanhas e outras belezas naturais, principalmente mais ao sul, onde a região é majoritariamente rural.

Liguria: A Liguria é uma estreita faixa de terra localizada no norte da Itália, com uma grande linha costeira. Por nunca terem sido uma região com grande área, os habitantes da Liguria recorreram à navegação para adquirir riquezas, por isso a região possui uma relação muito íntima com o mar.

A capital da região, Gênova, foi uma grande potência marítima por séculos na idade média e até hoje exibe um dos maiores portos do mar mediterrâneo.

Na Liguria encontramos Cinque Terre, uma pequena sub-região formada por cinco cidadezinhas, daí o nome. Esta pequena região litorânea é muito visada por turistas, pois ela possui algumas das paisagens litorâneas mais bonitas do país! São cinco pequenas vilas encantadoras e muito bonitas, cada uma com algo único a oferecer!

Lombardia: A Lombardia é a região mais povoada de toda a Itália. A capital, Milão, é tida como uma das Capitais da Moda da Europa, além de ser uma das cidades mais chiques e elegantes que existem!

Fazendo fronteira com a Suíça, a Lombardia é uma região muito rica, com vários polos industriais muito próximos à região central da Europa. A região é, no geral, muito bem estruturada e com muita coisa a se fazer!

Podemos conhecer as cidadezinhas que se edificaram à beira dos vários lagos da região, como o Lago di Como, o Lago Iseo e o Lago di Garda, ou apenas aproveitar o lindo urbanismo de Milão! São muitas possibilidades!

Marche: A região do Marche (Marcas, em português) fica localizada na panturrilha da “bota”, sua capital, Ancona, foi nomeada por colonos gregos, que batizaram a cidade com a palavra grega para “cotovelo”, devido à forma do litoral.

O Marche fica entre os Apeninos e o mar adriático, conseguindo conciliar de uma maneira muito agradável as paisagens montanhesas com o clima quente e litorâneo.

Algumas partes da região são dominadas por colinas verdes, ocasionalmente encimadas por burgos medievais preservados, de onde pode ser apreciada uma linda paisagem das planícies e até dos Apeninos!

No Marche também se encontra Loreto, cidade da Santa Casa da Nossa Senhora, um dos pontos de turismo religioso mais importantes da Itália.

Molise: Molise é uma das menores regiões do país, com pouco fluxo de turistas e com baixa densidade populacional. Pode ser um bom destino para viajantes que buscam tranquilidade e que querem viajar no seu próprio ritmo. As cidadezinhas pitorescas de Molise e suas praias quase desertas podem ser um ótimo lugar para se ter um pouco de paz!

Foto de ItaliaDelight.com

 

Piemonte: A região de Piemonte é rodeada pelos Alpes em boa parte do seu território, criando as fronteiras naturais com a França e a Suíça.

Piemonte também exibe diversas regiões densamente urbanizadas e de rica cultura. Sua capital, Turim, já foi capital da Itália por um brevíssimo período no século XIX e até hoje é uma das cidades mais populosas do país!

A região até hoje exibe os lindos e magnânimos palácios da casa dos Sabóia, uma antiquíssima família de poderosos nobres, cujos primeiros registros datam do século X. Sua história se confunde, por vezes, com a própria história da Itália.

 

Puglia: A Puglia é a região do salto da “bota”. É uma terra com um extenso litoral, repleta de lindas praias, de natureza exuberante e com um estilo de vida simples e encantador!

Os habitantes da Puglia são extremamente simpáticos e acolhedores, o que só melhora a experiência de viajar pela região!

Na Puglia, temos o Parco del Gargano, uma grande região de natureza preservada, onde encontramos diversas espécies tradicionais do mediterrâneo, como raposas, pica-paus, gaviões e outras!

 

Sardegna: Uma das duas grandes ilhas da Itália, a Sardegna possui diversas ruínas dos nuraghi, um povo antigo, da idade do bronze, que deixou inúmeras marcas e construções por toda a ilha!

A Sardegna também possui belíssimas praias em quase todo o seu litoral, além antigas fortalezas, natureza selvagem e preservada e muito mais!

Sicilia: A maior região da Itália já foi dominada por praticamente todos os povos do mediterrâneo. Ao longo dos séculos, a Sicília já pertenceu aos gregos, romanos, cartagineses, etruscos e outros.

A terra natal de Arquimedes e do grande vulcão Etna oferece todo o tipo de passeios! Temos trilhas, praias, roteiros gastronômicos, tours históricos e muito mais!

Toscana: Poucas regiões da Itália cativam tanto os turistas quanto a mágica Toscana! Suas planícies verdejantes, seus parreirais, seus burgos e sua comida chamam atenção dos amantes da Itália há tempos. Pudera, a região é realmente fantástica!

Uma região que parece congelada no tempo, onde tudo se passa num ritmo desacelerado. Onde suas cidadezinhas medievais se elevam em meio aos montes e aos campos de girassol e onde muitos dos seus sonhos de viajante hão de se realizar!

Como se não bastasse, ao nordeste da região temos Florença, sua capital, o berço do renascentismo e da idade moderna. Posso dizer que Florença é linda, mas seria uma simplificação da beleza e da riqueza histórica que esta cidade exibe!

As igrejas, os museus, os jardins e as fontes transpiram arte! É como se toda a cidade tivesse sido pintada por um artista!

Trentino-Alto Adige: Também ao norte da Itália, a região é extremamente montanhosa, com lindos vales e lagos em meio aos alpes Italianos.

O turismo de inverno é o mais famoso da região, tanto para os esportes quanto para aproveitar o frio montanhês.

Umbria: Conhecida como “O Coração Verde da Itália”, a Umbria recebe este nome pela suas vastas florestas.

Além das belezas naturais, a Umbria também chama a atenção de turistas religiosos, pois nela encontramos Assis, a cidade de São Francisco, que é amplamente visitada por conta do santo.

Sua capital, Perugia, possui importantes museus e monumentos que recontam a história da região.

Valle d’Aosta: Mais uma região montanhosa, o Valle d’Aosta está no extremo noroeste da Itália, fazendo divisa com França e Suíça.

A região é notável pelos seus castelos medievais nos cumes de alguns dos montes, criando um aspecto quase sombrio, dependendo das condições do clima. Apesar disso, o lugar possui um estilo de vida pacato e simples.

Veneto: O Veneto foi um país independente por quase um milênio antes da Itália ser unificada. Sua capital era e ainda é Veneza, mundialmente famosa e imensamente visitada!

A região possui uma longa tradição náutica, com um fortíssimo comércio com o mediterrâneo todo, mas principalmente com o oriente e com as ilhas do mar Egeu. Muito dinheiro entrou na região durante a idade média, mas com a chegada da época das grandes navegações, outras rotas de comércio foram descobertas o Veneto acabou ficando desprestigiado.

Além de Veneza, cidades como Verona, Padova e Treviso chamam a atenção de turistas pelo seu urbanismo bonito e elegante, bem como de suas construções antigas!

 

As cidades Clássicas!

A Itália está cheia de destinos lindos, mas dentre todos eles, temos o que gosto de chamar de destinos da Itália Clássica. São quatro cidades, as mais visadas por turistas e provavelmente as mais visitadas por viajantes. São as quatro cidades: Roma, Milão, Veneza e Florença! Vamos falar de cada uma!

 

Milão: Começando lá do norte, Milão é uma das capitais Europeias da moda e da elegância! Além de ser uma linda cidade, com diversos monumentos, castelos, parques e museus, a cidade é sede para diversas grifes de luxo, com lojas maravilhosas para os amantes de compras, ou para viajantes curiosos!

Conheça o Castello Sforzesco, o Duomo di Milano, passe pelos 10 lugares imperdíveis de Milão! Aproveite para fazer também um passeio pelos melhores restaurantes de Milão, já que a cidade também atrai muitos cheffs renomados que abrem seus restaurantes na cidade!

Também leia por aqui aonde dormir na cidade Milão!

Veneza: Um dos destinos românticos mais cobiçados por casais, Veneza agrada todo mundo, não só os amantes! Isso porque a cidade é mesmo maravilhosa!

Os canais de Veneza, repletos de gôndolas e pequenas pontes são uma das visões mais legais da cidade, pois elas sempre te lembram: “Caramba, estou mesmo em Veneza!” Haha

Muita coisa acontece em Veneza, como a famosa Bienal, um evento gigantesco de arte que chama atenção de todo o mundo para suas obras e exposições!

A Piazza San Marco cativa turistas há séculos com suas belas construções e sua linda paisagem das lagunas venezianas!

Descubra quais os restaurantes mais românticos de Veneza e ainda veja onde dormir na cidade!

Florença:  Florença possui uma energia inebriante! Toda aquela arte, aquelas construções renascentistas, os museus com os maiores nomes da arte da história, tudo isso faz com que Florença seja simplesmente inesquecível!

Florença é a cidade natal não só do renascentismo, mas também de grandes artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Donatelo e muitos outros! Suas obras podem ser vistas em museus como a Galleria dell’Accademia e na Galleria Ufizzi, alguns dos mais importantes museus da Europa!

Aproveite os restaurantes de Florença para apreciar o melhor da gastronomia da Toscana e ainda descubra aqui onde dormir na cidade!

Roma: A capital da Itália dispensa apresentações. Não é por acaso que Roma é chamada de “Cidade Eterna”, ela existe há mais de dois mil anos e foi sede de um dos maiores impérios do ocidente!

Em Roma, é possível ver tanto as antigas construções imperiais quanto outros edifícios mais recentes, da idade média, por exemplo. Tudo isso se sobrepõe em Roma, criando um ambiente riquíssimo em história e cultura!

Em Roma também encontramos o Vaticano, sede da igreja católica e da maior igreja católica do mundo: a Basílica de São Pedro! Além da Basílica, temos os museus do Vaticano, um imenso conjunto de arte adquirido pelos papas ao longo dos milênios, concentrado em uma imensa área com mais de 4 km de corredores internos!

Veja como comer bem em Roma, onde comprar bons vinhos, onde dormir e ainda veja as 10 atrações imperdíveis da cidade!

Dicas para a sua viagem para a Itália!

Vai planejar sua primeira viagem para a Itália?

Se você está indo pela primeira vez ao país da bota, tenho algumas dicas que podem ser do seu interesse! Por exemplo, vale a pena lembrar que a Itália não é um país assim tão pequeno e que não tem como você conhecer tudo de norte a sul em 10 dias, seja parcimonioso com seu roteiro!

Você pode encontrar mais dicas aqui nesse post!

Preciso de um seguro de viagem?

A resposta curta é sim, precisa sim. É sempre bom se prevenir contra eventualidades e contratempos e acima de tudo, não é permitida a entrada de turistas não segurados nos países da União Europeia.

Mas onde eu contrato meu seguro? O que ele precisa cobrir? Quanto custa? Tenho todas essas perguntas respondidas aqui no meu post sobre o seguro de viagem!

Chip de viagem

Quer se manter conectado enquanto viaja pela Itália? A melhor forma de fazer isso é através de um chip de viagem! Você o adquire, instala, usa e pronto, sem necessidade de cancelar nenhum plano nem pagar nenhuma taxa, é muito simples!

Aluguel de carro para a viagem!

Alugar um carro é uma ótima maneira de ter autonomia e mobilidade durante a sua viagem. Além do mais, dirigir sem preocupação pelas estradas italianas pode ser um passeio sensacional!

Às vezes pode ser um tanto chato e burocrático alugar um carro, mas no meu post de aluguel de carros para a viagem eu detalho tudo e indico a melhor maneira de alugar um carro para a sua viagem, onde quer que ela seja!

Dirigir na Itália!

E já que estamos falando de direção, vale a pena se atentar à documentação necessária para dirigir pela Itália! Também tenho um post falando sobre isso!

Está viajando com crianças?

 

Viajar pode ser trabalhoso, com crianças pode ser mais ainda! Principalmente quando somos (literalmente) papais de primeira viagem.

A verdade é que mesmo que pareça um pouco assustador viajar com crianças e bebês, não temos muito com o que se preocupar, basta ficar atento a algumas dicas e cuidados importantes para viajar com crianças!

 

Natureza na Itália!

Clima

É muito importante sabermos como estará o tempo no nosso destino, afinal de contas temos uma mala para fazer!

Apesar da Itália ser razoavelmente pequena, nela temos praias com um verão escaldante e montanhas com neve até os joelhos! Então mais fácil do que se prevenir para o clima do país todo, vamos pensar sazonalmente.

Inverno na Itália!

O inverno italiano pode ser um ótimo período para aproveitar neve, para esquiar e fazer outras atividades geladas!

O problema do frio é fazer o balanço da quantidade certa de roupas a se levar para não ter uma mala abarrotada de casacos pesados e nem para passar frio! No meu post sobre malas de inverno eu falo direitinho sobre tudo isso!

Primavera na Itália!

O bom da primavera italiana é que as temperatura são parecidas com as que encontramos por aqui pelo Brasil, então provavelmente você já está habituado a este tipo de clima!

É um tempo de apreciar as flores, ver a natureza e de fugir da chuva!

Leia meu post da mala ideal para a primavera, lá eu faço uma lista do que levar!

Verão na Itália!

Pode ficar realmente quente no verão italiano, dependendo do seu destino dentro do país. As altas temperaturas criam um cenário ideal para aproveitar praias e fazer atividades ao ar livre!

Veja aqui a minha indicação de quais roupas levar para esta estação!

Outono na Itália!

Embora não tão frio quanto o inverno, o outono ainda pode apresentar temperaturas bem abaixo das consideradas “confortáveis” para a maioria dos brasileiros, especialmente no norte do país.

Não passe frio, leia meu post sobre a mala ideal para o outono italiano!

 

O que a Itália tem de natureza?

Lagos!

Temos vários lagos lindíssimos espalhados pela Itália, alguns deles foram importantíssimos na história e nos conflitos provincianos da Itália medieval, pois as grandes extensões de água serviam como meio de transporte para mercadorias e outros bens, logo quem controlasse as margens destes lagos teria uma grande influência sobre o comércio regional.

Hoje, estes conflitos não mais existem mas os lagos sim! Então se quiser conhecer melhor esses lindos lagos, basta clicar aqui!

Você também pode ver meu post sobre os lagos mais bonitos do NORTE da Itália aqui!

Vulcões!

A Itália possui mais vulcões do que as pessoas imaginam. Além do Etna e do Vesúvio, existem até outros vulcões ativos no país! Dá até pra subir num vulcão e ver de perto a sua cratera!

Veja aqui os vulcões mais bonitos da Itália!

 

Praias!

A Itália está praticamente envolta em mar, possuindo uma das maiores extensões litorâneas de toda a Europa!

Várias regiões da Itália apresentam praias paradisíacas, como a Puglia, Sicília, Sardegna, Liguria e outras! Você vai se apaixonar pelas praias do mediterrâneo, pela água azul, pela areia branca e por todo o seu entorno!

Veja quais as praias mais bonitas da Itália!

 

Terremotos!

Sim, a posição geográfica da Itália permite que alguns terremotos ocorram no país. No entanto, não precisamos no preocupar, estes terremotos são bem ocasionais e raramente causam danos reais.

Mais detalhes no nosso post sobre os terremotos na Itália!

 

Gastronomia e Culinária

A gastronomia Italiana é uma das mais renomadas do mundo! Seus pratos caseiros e deliciosos são, muitas vezes, um dos principais atrativos dos turistas! Vamos falar sobre vários aspectos da cozinha italiana, mas vamos começar detalhando um pouco algumas culinárias regionais!

 

 

 

Culinária Toscana!

Historicamente falando, a Toscana é um região camponesa. Isso quer dizer que seus pratos típicos possuem origem humilde, com ingredientes comuns como tomates, legumes, queijos, carnes locais, massas simples e muito mais! Os pratos da Toscana são feitos com ingredientes frescos, marcantes e deliciosos!

 

Culinária da Emilia-Romagna

Embutidos, queijos fortes, massas recheadas como o Cappeletti e o Tortellini compões o básico da culinária da Emilia-Romagna! Alguns pratos mais exóticos, como enguias ao molho, podem aparecer também, mas não se assuste, eu recomendo que você experimente um pouco de tudo!

 

Culinária Siciliana!

A Sicília apresenta o máximo da culinária mediterrânea! Receitas de muito frescor e sabor característico das regiões costeiras! Na Sicília, temos muitas comidas de rua deliciosas, feitas na hora em barraquinhas! As sobremesas Sicilianas também são deliciosas, como o famoso Cannoli, um pequeno canudo de massa frita recheado com ricota e pistaches, na maioria dos casos. Confira o a culinária Siciliana aqui!

 

Mercados da Itália

Ver um mercado de rua Italiano é um sonho para entusiastas da gastronomia, de compras ou apenas para amantes de feiras mesmo! Ver toda aquela variedade de verduras, peixes, queijos pães e doces enlouquece qualquer um! Veja a lista que eu fiz com os melhores mercados de rua da Itália!

 

Mala gourmet

Aposto que depois de ver todas aquelas iguarias, vai bater uma vontade de fazer uma mala inteira só com guloseimas! Eu compartilho desse sentimento, mas infelizmente não é tudo que podemos levar na mala, alguns produtos serão barrados pela alfândega. Se quiser saber direitinho o que você pode e não pode levar no avião, leia meu post sobre uma Mala Gourmet!

 

Caffès Históricos!

Já pensou em tomar um cappuccino em um caffè centenário? Temos vários desses na Itália! Confira essa lista que montei com os caffès históricos mais charmosos da Itália!

 

Vinho pela Itália!

Um bom vinho pode ser mais que uma bebida, é um companheiro para bons momentos! Na Itália, eu garanto que você encontrará bons momentos e bons vinhos!

 

Regiões Vinícolas na Itália!

A Itália possui uma longa tradição vinícola, com diversas regiões produzindo e engarrafando variedades específicas da bebida. Algumas destas regiões são:

 

Chianti:

No coração da Toscana, a região do Chianti produz vinhos tradicionais e renomados, como os chamados vinhos supertoscanos, que contém uvas exclusivas da região! Veja quais as melhores vinícolas da região do Chianti!

 

Franciacorta!

Próximo a Brescia, temos uma das poucas regiões da Europa que produzem espumantes com o método clássico de fabricação. O vinho Franciacorta é um espumante, chamado popularmente de Champagne Italiano. Sua produção é meticulosa e garante que a bebida saia exatamente como deveria sair!

Você pode ler mais sobre o Vinho Franciacorta ou ver as principais vinícolas da região de Franciacorta!

 

Barolo!

Em Piemonte, numa região entre colinas e os Alpes, temos a Strada del Barolo, um conjunto de estradinhas que ligam as 11 cidades da região. Delas, sai o vinho Barolo, chamado de Rei dos Vinhos, tamanha sua proeminência no cenário mundial! O Barolo é considerado uma obra de arte, assim como a região de sua origem. Para ler mais sobre a região e vinho Barolo, leia meu post!

 

Outros Vinhos da Toscana!

Além do Chianti, temos outras regiões vinícolas na Toscana, cada uma com suas uvas específicas e com seus vinhos únicos! A melhor parte é que tem como conhecer todos eles em uma viagem! Veja meu post e descubra todos os vinhos desta região!

 

Como degustar um vinho?

Se você não é um iniciado no mundo da enologia, são se preocupe, tenho um guia muito didático que ensina a degustar vinhos da maneira correta! Afinal de contas, ir para a Itália e não aproveitar seus vinhos é um desperdício!

Como levo meus vinhos na mala?

Depois de conhecer as vinícolas, experimentar e se apaixonar por um vinho, como faço para levar uma garrafa dele para casa? Tenho a resposta para essa importante pergunta em um post no blog.

 

Passeios e Atrações pela Itália!

Burgos Medievais!

A Itália foi fortemente marcada pelos seu período medieval, tanto que até hoje podemos ver diversos burgos centenários espalhados pelo país. Fique aqui com a minha sugestão dos 10 burgos mais bonitos da Itália!

 

Castelos na Itália!

Ainda nessa toada medieval, também vale a pena visitar os castelos Italianos! São muitos, construídos com diferentes intuitos, em diferentes momentos e com diferentes aparências. Confira aqui quais os imperdíveis!

 

Patrimônios da UNESCO

Existe uma série de monumentos, cidades, construções, relíquias e outras coisas que recebem o selo de Patrimônio Histórico da Humanidade, pela UNESCO. Essas obras são tão importantes e grandiosas que carregam um legado importante da história da humanidade e do que ela é capaz. A Itália possui vários itens na lista de Patrimônios da Humanidade, veja esta lista completa aqui!

 

Itália Chic

Uma boa parte da Itália vem de uma tradição humilde, mas isso não quer dizer que não exista muito luxo e requinte na Itália também! Hotéis e restaurantes 5 estrelas, castelos, vinícolas e muito mais no meu post da Itália Chic!

 

Cidades Termais

Algumas das cidades termais italianas já eram usadas pelos romanos há mais de 2 mil anos. Suas águas quentes e mineralizadas tem propriedades curativas, tanto para o corpo quanto para a alma, segundo os locais.

Veja quais são estas cidades aqui no meu post sobre cidades termais na Itália!

 

Museus

Os museus Italianos carregam uma quantidade astronômica de peças e obras de arte importantíssimas! Praticamente toda grande cidade italiana tem um museu de bom porte, mas você sabe quais os museus imperdíveis na Itália? Veja no meu post!

 

Museus de Graça!

Se você quiser ver obras de arte e conhecer um pouco da história do país sem gastar nada, temos vários museus de entrada inteiramente gratuita na Itália! Ainda por cima, alguns dos museus ainda separam alguns dias por ano com entrada franca! Todos os detalhes você encontra no meu post dos museus de graça na Itália!

 

Outlets da Itália!

Temos vários Outlets grandes e bonitos espalhados por toda a Europa! Se você gosta de fazer passeios de compras ou simplesmente namorar os produtos, confira a lista dos Outlets mais bonitos da Itália!

 

Turismo religioso!

A Itália engloba a sede da igreja católica mundial. Só isso já é um bom motivo para os turistas religiosos quererem visitar o país. Mas além do Vaticano, temos outras inúmeras igrejas, basílicas, templos, santuários, conventos e mosteiros lindos na Itália para serem visitados! Conheça a cidade de são Francisco, veja a casa que um dia já abrigou a Virgem Maria e muito mais no nosso roteiro de Turismo Religioso na Itália!

 

Filmes gravados na Itália!

Inúmeros cineastas registraram as paisagens italianas na telona ao longo dos anos. Assistir um filme e apreciar sua atmosfera e suas paisagens pode ser uma ótima maneira de se inspirar e decidir qual o roteiro da sua viagem! Confira aqui a lista de 10 filmes gravados na Itália!

 

Hospedagem

Ter um bom lugar para dormir é mais do que uma necessidade fisiológica, afinal de contas o lugar de hospedagem pode melhorar ou piorar em muito a viagem! O ideal é sempre ver várias opções, então confira meus posts sobre onde se hospedar nas principais cidades italianas!

 

Hostels na Itália!

Se você quer economizar com hospedagem, dormir em um hostel pode ser uma ótima escolha! Um pouco da privacidade e da comodidade são perdidas em relação a um hotel, mas a diferença de preço pode ser realmente bastante grande!

Veja a lista completa dos melhores hostels de toda a Itália!

 

Agroturismo na Toscana!

Se você gosta de estar em contato com a natureza, de ver a rotina do campo e de entrar em contato com a verdadeira alma italiana, se hospedar em um agroturismo pode ser uma ótima opção para a sua viagem! Veja meu post sobre agroturismo na Toscana, entenda o que é e onde se hospedar!

 

Transporte na Itália!

Existem várias maneiras de se locomover pela Itália, uma para cada tipo de necessidade! Ônibus, carro, trem, cada uma tem seus benefícios e algumas dicas a serem seguidas!

 

Trem na Itália!

Pode ser uma ótima alternativa para se viajar distâncias mais longas com conforto, afinal os trens europeus geralmente oferecem um transporte de bastante qualidade. Existem diferentes empresas que oferecem serviço ferroviário, com diferentes classes. Para te ajudar nesse traslado, tenho dois posts: um que fala sobre as classes de trem na Itália e outro que dá dicas para viajar de trem!

 

FlixBus!

O FlixBus é um serviço de transporte de ônibus de longas distâncias que funciona por boa parte da Europa. Pelo site, você pode inserir a origem e o destino da viagem para ter uma ideia do preço. É uma alternativa mais barata que o transporte ferroviário, porém mais lenta e demorada. Mais informações sobre como funciona o FlixBus você encontra neste meu post!

 

Carro!

SAMSUNG CSC

Ter um carro durante a viagem é um conforto formidável! Poder ir e vir pra onde quiser na hora que quiser confere uma autonomia e um senso de liberdade fantásticos para sua viagem! A melhor maneira de ter um carro durante sua viagem é alugando e, a melhor maneira de se alugar um carro para a viagem eu cubro no meu post de aluguel de carro para a viagem!

 

Dirigir na Itália!

Também é importante se atentar às exigências burocráticas para poder dirigir um carro na Itália sem entrar em conflitos com a lei! No meu post sobre os documentos necessários para se dirigir na Itália, eu falo sobre como dirigir na Itália sem problemas!

 

Dirigir na Neve!

 

Um tópico confuso e amedrontador, principalmente para a maioria de nós, brasileiros desacostumados com a neve. Dirigir na neve pode sim ser perigoso, mas só se você ignorar algumas dicas de segurança muito importantes! Eu cubro todas essas dicas no meu post sobre como dirigir na neve com segurança!

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui