Ao viajar pela Itália, parece que estamos vivendo um filme. Isso pelas paisagens maravilhosas, monumentos históricos e imponentes que são verdadeiros cenários para inspirar qualquer romance. Fiz essa lista com 10 filmes gravados na Itália que me encantaram não só pelas histórias, mas principalmente pelas paisagens.

Afinal, não é por qualquer razão que a Itália é um dos lugares favoritos de muitos cineastas. Além dos belíssimos cenários, foi e é lugar de muitos eventos históricos.

Pronto para começar? Faça pipoca e prepare o sofá, você vai babar de tanta vontade de viajar.

1- A Princesa e o Plebeu (1953) William Wyller

roma-filmes

Esse filme é uma verdadeira imersão na Roma dos anos 1950, através dos olhos de Audrey Hepburn e Gregory Peck. Por ser Roma, já esperamos os cenários maravilhosos, dá vontade de viver um romance por ali! É muito prazeroso seguir as aventuras desse casal durante suas escapadas pela capital italiana e descobrir como era a Roma daquela época.É um filme rápido, mas perfeito para acender a chama do seu sonho por Roma e seus lugares mais bonitos! É um dos mais famosos filmes gravados na Itália!

Você também poderá gostar:

Os lagos mais bonitos da Itália

Os mercados de rua que não podem ficar de fora do seu roteiro

Os 10 cafés históricos mais charmosos da Itália

2-Sob o Sol da Toscana (2003) Audrey Wells

Toscana-filmes

Esse filme mostra as belezas da cidade de Cortona, na Toscana. Quando assisti, me apaixonei por cada paisagem mostrada. Afinal, você sabe como essa região é linda, né? É cenário de muitos filmes gravados na Itália.

A história é sobre uma escritora que se divorciou e acabou perdendo a inspiração. Buscando mudar de vida, ela compra uma casa na Toscana e inicia uma reforma, com a intenção de refazer a vida na região. Fez a escolha certa! Quer lugar melhor para recomeçar do que o berço do Renascimento?

A casa mostrada no filme pode ser visitada por fora, apesar de não ser um ponto turístico comum.

3-Comer, Rezar, Amar (2010) Ryan Murphy

Roma-filme-italia

Comer, Rezar, Amar é também o título da autobiografia de Elizabeth Gilbert, uma escritora americana. Sem dúvidas, um guia literário de Roma!

A personagem principal é vivida por Julia Roberts, que em uma das tomadas está na plataforma panorâmica do Castelo de Sant’Ângelo, quem conhece sabe que o lugar é de tirar o fôlego! Depois de viver momentos ruins com o marido, ela foge para Roma para redescobrir o gosto pela comida.

Apesar de ter muitas cenas gravadas em Roma, o filme também mostra a Índia e a ilha de Bali, na Indonésia. São paisagens incríveis!!

4-Pão e Tulipas (2000) Silvio Soldini

Esse filme mostra Veneza de uma forma bem diferente do que estamos acostumados. Rosalba é uma dona de casa que sonha em conhecer Veneza. Em uma excursão, ela é deixada para trás em uma parada da estrada e, apesar do episódio, ela encontra uma oportunidade para realizar o seu sonho.

A história gera muita reflexão, principalmente sobre o medo de mudanças que muitas pessoas têm. Além, claro, de deixar aquela grande vontade de conhecer Veneza!

Leia sobre as atrações imperdíveis de Veneza clicando aqui.

5-O Turista (2010) Florian Henckel von Donnersmarck

o-turista-veneza

Esse filme é gravado inteiramente em Veneza, apresentando as cores da cidade de maneira especial. No filme, Angelina Jolie é perseguida pela polícia francesa e, para conseguir fugir, se envolve com um professor (vivido por Johnny Depp). Adivinha para onde a bela criminosa vai? Isso mesmo, Veneza!

Esse filme está disponível no Netflix e, sem dúvidas, é uma das obras que mais mostram Veneza sob ângulos privilegiados.

6-Cinema Paradiso(1988) Giuseppe Tornatore

filmes-na-italia-cinema-paradiso

Esse drama italiano conta a história de Salvatore Di Vita, que se passa nas belas paisagens da Sicília, pouco depois da Segunda Guerra Mundial. O personagem descobre o amor pelo cinema e passa a gastar todo o seu tempo livre no Cinema Paradiso.

As cenas iniciais acontecem em Roma e mostram monumentos como o Altare della Patria e a Via del Corso. Posteriormente, a ação do filme muda para a Sicília e mostra uma cidade fictícia chamada Giancaldo. Apesar de fictícia, Giancarlo é inspirada em Bagheria.

Roteiros Personalizados

Bagheria aparece no filme e  tenho certeza que vai inspirar sua viagem à Sicília. Além dela, outras paisagens que são mostradas são as ruínas de Poggioreale, Cefalú e Castelbuono. É de se apaixonar ainda mais pela Sicília!

7-Uma Janela Para o Amor (1985) James Ivory

Mais um romance na Itália! Já vimos que é um dos lugares preferidos para viver e contar histórias de amor! Nesse filme, Lucy Honeychurch decide visitar Florença com sua prima. Durante a viagem ela conhece George, um jovem que se apaixona por Lucy.

O romance entre os dois é impedido pela prima de Lucy, mas George insiste e vai visitar a jovem na Inglaterra. Ao receber essa visita surpresa, Lucy fica muito confusa e desorientada.

Assistindo a esse filme você vai se encantar pela beleza de Florença e seus monumentos, como a Piazza della Santissima Annunziata. Isso sem contar a vista do quarto que da nome ao filme.

O quarto com a vista utilizado no filme pode ser alugado pelos apaixonados. Imagine só acordar com a vista do Arno e da Ponte Vecchio? Sem dúvidas, todos querem viver um romance ali, se encantando pelo ar bucólico italiano.

janela-para-o-amor-filmes-na-italia

8-Cartas para Julieta (2010) Gary Winick

AMANDA SEYFRIED stars in LETTERS TO JULIET

Esse romance contemporâneo conta a história de uma jovem escritora que sonha em escrever seus próprios artigos. Ela viaja com seu noivo para Verona e em muitas das cenas está andando pelas ruas da cidade. Em uma dessas caminhadas, ela encontra uma carta no muro da casa de Julieta e decide responder ao autor.

Cartas para Julieta foi gravado em várias cidades italianas. A que mais aparece é Verona, onde fica a casa de Julieta. A construção é do século XIII e não possui relação com a história de Romeu e Julieta, apesar de ter se tornado um cenário simbólico de amor.

O filme também mostra as cidades de Siena e as estradas secundárias da província.

Roteiro de um dia por Verona

9-Beleza Roubada (1996) Bernardo Bertolucci

beleza-roubada-filmes-na-italia

Beleza Roubada é um filme do renomado Bernardo Bertolucci sobre a jovem Lucy Harmon. Após o suicídio de sua mãe, ela parte para a Itália para reencontrar alguns amigos e se reconectar com Nicolo, o jovem que lhe deu o primeiro beijo. Lucy leva ventos de sensualidade à bucólica região da Toscana.

Conheça onde fica a Toscana de cartão postal!

10- Para Roma Com Amor (2012) Woody Allen

roma-filmes-na-italia

Quem conhece sabe que as cidades nos filmes de Woody Allen não são apenas cenários, elas pulsam em diferentes aspectos das histórias e dos personagens. Para Roma com Amor mostra a cidade de uma forma autêntica, com as ruelas estreitas escondidas, mas também com a Piazza San Pietro e a Fontana di Trevi.

O filme é dividido em quatro capítulos: O primeiro deles conta a história de um empresário que visita a família do noivo de sua filha em Roma. O segundo mostra Leopoldo, um homem que é confundido com um ator famoso de cinema. O terceiro capítulo mostra um arquiteto americano que visita a Itália com amigos; e o último mostra o romance de um casal jovem que se perde pelas ruas da capital.

Nem todas as cenas foram gravadas em Roma. Muitas delas se passaram nos famosos estúdios de Cinecitta, que fica próximo à cidade e é lugar de muitos filmes gravados na Itália.

Você sabia que é possível visitar os estúdios de Cinecittà? Imperdível para os cinéfilos!

E você? Já assistiu algum filme que se passa na Itália e não está nessa lista? Já viajou para algum lugar depois de assistir a um filme?

Guarde essas dicas no seu Pinterest!

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo seu blog, quero sugerir um filme Only you, bela cenografia em Veneza, Roma, Positano. Dirigido por Norman Jewison com Marisa Tomei e Robert Downey Jr. Um filmes adoravel.

  2. Parabéns pelo Blog, fantástico…!
    Acrescente mais um filme na sua lista o belíssimo Elsa e Fred – Um Amor de Paixão (2005). Tem outra versão também, Elsa & Fred – Um Amor de Paixão (2014).
    Abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui