Neste “Manual de Sobrevivência na Itália”, você vai encontrar tudo o que precisa saber antes de viajar para a Itália. Torne a sua viagem mais organizada e tranquila, com essas dicas essenciais.

Manual de Sobrevivência na Itália

1 – Passaporte e visto

Os brasileiros que ficarem na Itália por até 90 dias, são isentos de visto.

Porém, ao entrar no país, é necessário apresentar um passaporte com prazo de validade de, no mínimo, 3 meses contados a partir da data de embarque.

Assim, se sua data de embarque de volta ao Brasil é dia 01/06/2020, o seu passaporte precisa ser válido até dia 01/09/2020. Se isto não ocorrer, providencie a renovação de seu passaporte antes de viajar.

No momento da imigração, podem também exigir que você apresente:

  • o bilhete aéreo de volta com prazo não superior a 90 dias;
  • um Seguro Viagem Internacional para a zona Schengen, com cobertura mínima de 30.000 Euros;
  • vouchers dos hotéis ou carta convite do cidadão italiano que te convida para a Itália. O modelo da carta convite pode ser visto no site do Consulado da Itália (www.conssanpaolo.esteri.it);
  • comprovação econômica. Isto quer dizer que você deverá demonstrar que está levando a quantidade de Euros necessária para se sustentar no país durante o período de sua permanência. Confira os valores na seguinte tabela: http://bit.ly/2mtkFRn

Aqui você encontra dicas exclusivas de como se preparar para a tão sonhada viagem para a Itália

Atenção!!!

Se você entrar na Itália depois de já ter passado por um dos países da Zona Schengen e não for ficar em hotel, deverá providenciar uma declaração de presença na Itália em uma QUESTURA (Polizia dello Stato) no prazo de 8 dias, sob pena de expulsão do país.

Para permanências mais longas ou por motivo que não seja o turismo, consulte a tabela disponível no site: http://www.esteri.it/visti/home.asp para confirmar a necessidade ou não do visto.

2 – Voos a partir do Brasil

As companhias aéreas com voos regulares diretos para a Itália (Roma e Milão) são:

– a Alitalia,

– a LATAM.

Muitas outras companhias voam para estes e outros aeroportos da Itália, mas fazem conexão obrigatória no país de origem da companhia aérea.

Sites úteis:

Aeroportos de Milão: www.sea-aeroportimilano.it
Aeroporto de Fiumicino – Roma: www.adr.it/fiumicino

Faça a cotação de seu voo aqui: http://bit.ly/2qqMir9

3 – Viajando com crianças

Menor de idade viajando com apenas um dos pais precisa apresentar uma Autorização de Viagem Internacional.

Como organizar uma viagem com crianças na Itália? Leia aqui!

No site da Polícia Federal você encontra uma cartilha de como deve proceder neste caso e o modelo do formulário que deve ser apresentado na imigração: http://bit.ly/2qr6BEW

Atenção!!

O formulário deve ser assinado pelo responsável que ficará no Brasil e sua firma precisa ser reconhecida em Cartório. Basta uma cópia, mas por segurança, recomendo que faça duas vias e fique com uma durante a viagem.

4 – Moeda: dinheiro e cartão de crédito

A moeda italiana é o Euro. A forma mais segura de levar dinheiro é através de um cartão de débito pré-pago, como o Visa Travel Money, que pode ser adquirido em casas de câmbio.

A grande desvantagem é que o governo aumentou para 6,38% o IOF incidente sobre o carregamento de cartões de débito com moeda estrangeira.

Roteiros Personalizados

Assim, a economia é grande quando se compra moeda estrangeira em espécie, cuja alíquota incidente no valor da compra diminui para 0,38% sobre a operação.

Dicas:

  • leve uma boa quantidade em espécie para evitar o pagamento do IOF e da taxa de saque no exterior, cobrada pela administradora do cartão.
  • os cartões de crédito internacionais são aceitos na maioria dos estabelecimentos comerciais.
  • o pagamento da gorjeta não é obrigatório, mas costuma-se dar de 6% a 10% caso o cliente esteja satisfeito com o serviço que recebeu.

5 – Devolução de imposto (Tax Free)

Turistas residentes fora da União Europeia podem requerer o reembolso do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) que incide sobre a mercadoria e varia entre 12% e 35%. Porém, para ter direito a este reembolso a compra deve superar o valor de 154,94 Euros na mesma nota fiscal.

O processo é bem fácil, siga este passo a passo e lembre-se de chegar com bastante antecedência ao aeroporto, para conseguir realizar todo o procedimento.

  1. Na loja que você realizou a compra, apresente seu passaporte e peça o formulário do tax free. Será entregue a você um envelope da Global Blue (ou outra empresa que administra o reembolso do imposto), onde você deverá colocar a fatura de compra e o formulário preenchido;
  1. No aeroporto, antes do check in, apresente-se no guichê da Alfândega com o envelope, as faturas e o passaporte. Eles podem querer verificar sua compra, por isso, sugiro que a mantenha separada na mala;
  1. Obtido o carimbo da alfândega, dirija-se aos guichês de reembolso. Você pode pedir para ser ressarcido imediatamente na moeda do país (com desconto de uma taxa) ou através do cartão de crédito.

Aqui você encontra um roteiro de compras por Milão, com mapa e tudo!!!

Atenção!

O reembolso somente é válido para bens que você está levando para fora do país, não é aplicável para gastos em restaurantes, hotéis e demais serviços.

6 – Aluguel de carro

As locadoras de veículos, em geral, exigem dos brasileiros apenas a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no momento da retirada do veículo alugado, por  isso, é comum que todos pensem que apenas esse documento seja suficiente para poder dirigir na Itália, MAS NÃO É!

Para as locadoras de veículos, é suficiente um documento de identificação que demonstre que o locador está apto para dirigir. Isto porque, no contrato de locação de veículo existe uma cláusula na qual o locador afirma possuir todos os requisitos e documentos necessários e válidos para dirigir em solo italiano e que se responsabiliza, de modo exclusivo, por eventual multa em virtude da falta de documentos obrigatórios que são de sua inteira responsabilidade.

Leia aqui os documentos necessários para dirigir na Itália, clicando aqui.

O artigo 135 do Código da Estrada, que regula as normas de comportamento no trânsito italianas, estabelece que um estrangeiro, proveniente de uma região fora da União Europeia, para poder dirigir regularmente em solo italiano deve estar munido da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) + PID (Permissão Internacional para Dirigir), válidas*.

Atenção!!

*Há diferentes interpretações sobre este artigo de lei, para um aprofundamento no assunto, leia o artigo a seguir: https://italiana.blog.br/dirigir-na-italia/

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) deve ser solicitada no DETRAN de sua cidade e os valores variam de estado para estado.

7 – Zonas de tráfego limitado

Fique atento às zonas de tráfego limitado presentes na maioria das cidades italianas (sinalizadas com placas “ZTL”). As multas de carros sem permissão para circular por essas zonas costumam ser bem caras.

Para evita-las, estacione o carro fora do centro histórico das cidades, Se o seu hotel for no centro, entre em contato com ele antes e peça para que eles te enviem uma permissão especial para chegar até o hotel.

8 – Trem

Se preferir viajar de trem, a Itália possui uma excelente malha ferroviária, com trens de alta velocidade. Pode-se comprar o bilhete diretamente nos guichês das estações ou através do site www.trenitalia.it ou www.italotreno.it.

A compra antecipada de trens de alta velocidade, garante que você pague sempre o menor preço.

Preparei um guia para Viajar de trem na Itália. Clique aqui!

9 – Clima

Do norte para o sul do país, as diferenças climáticas são enormes!

No norte, os invernos são rigorosos e o verão é quente e úmido. Na região central do país, predomina o clima temperado, com invernos menos rigorosos e mais curtos e verões mais quentes e longos. No Sul e nas ilhas o inverno nunca é rigoroso e a primavera e o outono são parecidos com o verão: quente e abafado.

Guie-se pelo site http://www.meteo.it para conferir a previsão do tempo nas cidades que irá visitar e consultar o arquivo das temperaturas dos anos anteriores.

10 – Fuso horário

A Itália está a +4 horas do horário de Brasília.

De março a outubro esta diferença aumenta para 5 horas devido ao horário de verão italiano. De outubro a fevereiro a diferença é de 3 horas devido ao horário de verão brasileiro.

11 – Aparelhos elétricos

A rede elétrica da Itália é de 220 volts, com tomadas de dois pinos arredondados (padrão europeu). A maioria dos hotéis possuem adaptadores universais, mas sugiro que leve o seu.

12 – Água

A água da Itália é potável; pode-se tranquilamente toma-la da torneira ou das inúmeras fontes espalhadas pela cidade. O consumo da água das fontes somente é impróprio se estiver com a indicação: acqua non potabile.

13 – Telefonia e internet

Do telefone fixo ou de celular, é possível ligar para o Brasil utilizando o serviço Brasil Direto da Embratel e os custos da ligação serão debitados na conta do seu telefone fixo do Brasil.

No site da Embratel você pode imprimir o guia de bolso com os telefones de acesso ao serviço: http://portal.embratel.com.br/fazum21/brasil-direto/numeros-de-acesso/

Se preferir usar seu celular:

  •  compre um chip pré-pago em bancas de jornal (SIMCARD ricaricabile) por 10 Euros e carregue-a de acordo com sua necessidade (neste caso você só tem o plano de voz, sem internet);
  •  vá a uma loja de telefonia (Tim, Vodafone, Wind) com seu passaporte, e faça um plano de dados + voz. Geralmente as operadoras tem pacotes com validade de 30 dias feitos especialmente para turistas. O preço varia de 30 a 50 Euros, dependendo da operadora e do pacote escolhido.

14 – Língua

A língua oficial é o italiano, falado por toda a população e presente em todos os meios de comunicação. Entretanto, você irá encontrar muitas variações de pronúncia e muitos dialetos pelo caminho.  Procure aprender um pouco da língua para uma experiência autêntica de viagem e use o inglês quando necessário, principalmente nas grandes cidades e nas principais atrações turísticas, você sempre encontrará alguém que fale inglês.

manual de sobrevivência na itália

15 – Números de emergência

113 – Polícia Civil
112 – Polícia Militar
115 – Bombeiros
118 – Ambulância
803.116 – Emergência na estrada

Leia também:

Dicas para viajar de trem na Itália!

Qual a mala ideal para viajar?

Gostou desse post? Salve ele no seu Pinterest!

49 COMENTÁRIOS

  1. Ana,
    Alugamos um carro na Itália para irmos de Roma à Veneza. Sem saber dessa ZTL … fomos multados, é claro … rs
    A pergunta é: como fazemos para pagar essa multa? Qual o caminho que devemos fazer para quitá-la? Entramos em contato com a locadora e não conseguimos obter essa informação!
    Vc pode nos ajudar, por favor?
    Obrigada

    • Você pode pagar a multa em um Tabaccaio autorizado caso ainda esteja na Itália. Se já tiver voltado, aguarde que a multa vai chegar na sua casa. A locadora manda e debita no cartão que você usou para alugar o carro.
      Baci,
      Ana

  2. Olá Ana, boa tarde! Vou com meu marido em meados de junho para nossa primeira viagem a Itália, por 15 dias. Gostaria de fazer uma viagem barata, com prioridade de conhecer o Vaticano, Capela Cristina, Coliseu e Mosteiro de São Bento. Vc sugere qual cidade para hospedagem? Como consigo informações para me hospedar em mosteiros? Abs

  3. Adorei o blog Ana!!! Estou com minha viagem planejada e com certeza vou ter dúvidas. Bom saber q posso contar com vc!! 🙂

  4. Olá Ana,
    Estou adorando as dicas do blog, muito obrigada! Vou com uma amiga para Milão em março e vamos ficar na casa de outra amiga por uns 10 dias. Devemos fazer esse Seguro Saúde Internacional, a Permesso di Soggiorno, Tassa di Soggiorno e a Carta Convite? É a primeira vez que vamos e o que temos de empolgação temos de perdidas rs. Obrigada!
    Adriana

    • Oi Adriana! O seguro de viagem é obrigatório. Pior um período curto, geralmente a imigração não pede a carta convite, basta ter a passagem de volta comprada.
      Baci,
      Ana

  5. Olá Ana,

    amei seu blog, extremamente útil.
    Tenho uma dúvida sobre o seguro viagem. O que é obrigatório é ter um seguro saúde, neh?!!
    Liguei em brasília e tem um acordo do Brasil com a Itália de assistência médica (CDAM). Com essa permissão fica assegurado a assistência médica e dispensa o seguro viagem que é bem abrangente (dispensa se a pessoa quiser, é claro!)
    Vou pegar o CDAM e queria saber se existe só seguro para mala extraviada, pois não quero pagar pelas outras coisas, já que terei o obrigatório que é a segurança médica.
    Abraço Ana!

    • Débora,
      O seguro viagem te cobre de vários outros aborrecimentos além da saúde, como extravio de mala, perda de voo, retorno em caso de doença-morte de parente próximo e muitas, muitas outras coisas.
      Na minha opinião não contratar um seguro de viagem é a economia mais boba que se faz. Existem outras formas de economizar, sem correr riscos.
      Recomenda que faça para viajar tranquila.
      Baci,
      Ana
      Ana

      • Boa noite Ana..estou adorando ler o blog,muitas informacoes uteis.Aproveitando a duvida da colega sobre seguro,o meu cartao de credito é do Banco do Brasil Visa Platinum,e nele tem o beneficio de seguro viagem de ate 30.000.Basta levar o termo do seguro impresso e apresentar no aeroporto caso solicitem nao eh mesmowse for obrogatorio..

        • Oi Rafael tudo bem?
          Pois é…o seguro disponibilizado pelo cartão pode trabalhar com reembolso, o que não é uma boa.
          Ligue para a sua operadora para saber dos detalhes.
          Baci,
          Ana

  6. Olá, tudo bem?
    Vou viajar com um cadeirante. Consigo mudar de cidade utilizando trem? Como é a acessibilidade?
    Obrigada
    Jordana

  7. Oi Ana,
    Parabéns pelo blog, vou viajar no início de Março do ano que vem para Italia, vamos para 7 cidades do norte. Estou com muita dúvida quanto ao clima, as cidades são: Roma, Livorno, Pisa, Bolonha, Siena, Turin e Florença.
    Não encontrei muita coisa sobre o clima desse mês, estará frio de usar casacão ainda?

    Beijos!

  8. Olá Ana, parabéns pelo blog. Obrigado por compartilhar sua experiência. A minha intenção de viajar na Itália é primeiramente realizar o sonho da minha esposa. Segundo, é claro, aproveitar também. Veneza, Roma, Toscana, Florença e talvez Sardenha seriam os destinos. Vou me planejar o necessário. Comecei a ler seus posts, estou gostando muito, dá até vontade de mudar de vez pra lá rsrs… Pode me dizer o que não posso deixar de fazer nessas cidades? Obrigado.

  9. Olá, tudo bem, pretendo ir na Alemanha, fazer a rota romântica, e depois pretendo fazer um tour em Roma, quero conhecer Veneza, e andar pela Toscana, pretendo fazer com 15 dias e não gastar muito, você acha que é possível tudo isso com 15 dias, e qual a época que a Toscana fica mais bonita primavera ou outono?

    • Oi Maria Helena, para ser viável e a viagem não virar uma cansativa gincana, será necessário muito planejamento. A Toscana é sempre linda, mas minha estação preferida é o outono, época da colheita das uvas!
      Baci,
      Ana

  10. Eu entrando na Itália via EUA ficando 4 dias e embarcando no cruzeiro rumo ao Brasil , quais as regras de aduana ? Pretendo fazer comprar nos EUA roupas aparelhos eletronicos e algumas peças de carro , existe alguma regra para turista que no caso seria em transito por 4 dias , Grato !

    • Oi Junior, tudo bem?
      Por favor, neste cado melhor você se informar direitinho com um agente de viagens.
      Buon viaggio,
      Ana

  11. Olá Ana, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo blog, estou adorando as dicas, muito obrigada por compartilhar seu conhecimento.
    Fiquei com uma dúvida ao ler sua dica 1 deste post (“Se você entrar na Itália depois de já ter passado por um dos países da Zona Schengen e não for ficar em hotel, deverá providenciar uma declaração de presença na Itália em uma QUESTURA (Polizia dello Stato) no prazo de 8 dias, sob pena de expulsão do país.”);

    Viajaremos em abril para Lisboa e para Roma (primeira semana em Lisboa e segunda em Roma) e não ficaremos em Hotel, mas em ambos os casos, em apartamentos reservados pelo AirB&B.

    Será que teremos problemas ao entrar na Italia, vindos de Lisboa por já ter passado por um país da zona Schengen? Como proceder?

    Muito obrigada pela sua atenção

    • O proprietário do apartamento é obrigado a fazer uma declaração de “ospitalità” caso você fique no apartamento por mais de duas noites. Peça uma cópia do documento protocolado para o ele.
      Buon viaggio,
      Ana

      • Olá Ana ! Estou adorando as dicas, procurei e não encontrei muitas explicações como a sua sobre a declaração de presença que estão sendo de grande ajuda.

        Será que poderia me ajudar com algumas dúvidas ?

        Viajaremos para Lisboa e em seguida para Itália onde ficaremos 4 dias em Nápoles, 3 dias em Roma, 5 dias em Florença e por fim 2 dias em Veneza.
        Somente em Roma não ficaremos em Hotel.

        Como devo proceder ao me hospedar no hotel ja que não preciso fazer a declaração de presença ?
        Eu preciso solicitar algum documento ao Hotel ? Se sim, preciso solicitar novamente em Roma, Florença e Veneza ?

        Muito obrigada pela sua atenção

  12. Olá Ana, adorei as dicas, mais tenho um dúvida, tenho viagem marcada para Paris em 01/2018, tenho passaporte válido, reserva de hotel, passagem ida e volta, ingressos de passeios e o seguro saúde, porém minha imigração será em Roma e não sei falar italiano nem inglês, terei problemas? Quando fui para o EUA eu pedi um tradutor, posso pedir também?

    • Oi Pri, geralmente eles não fazem muitas perguntas e, por isso, o tradutor não é necessário. Basta apresentar os seus documentos e tenho certeza quenão terá problemas.
      Buon viaggio,
      Ana

  13. Boa noite Ana! Como é o procedimento de imigração no aeroporto de Roma. Farei uma conexão de 1h:10 lá com destino a Paris. Esse tempo é suficiente?

    • Oi Lino, é bem apertado o tempo de conexão, se tiver algum problema, avise o pessoal para te permitir o fast track.
      Ana

  14. Olá Ana, primeiramente, parabéns pelo blog, muito obrigada por compartilhar seu conhecimento.Sabe onde eu consigo comprar chip da Vodafone em Milão próximo ao Malpensa ou Stazione Centrale? Obrigada

    • Oi Ana tudo bem? Obrigada pelo elogios!!
      Na estação central de Milão não tem loja da Vodafone. Mas pertinho tem, na Via Fabio Filzi, 15.
      Ana

  15. Boa noite Ana, tudo bem?
    Parabéns pela iniciativa em ajudar pessoas que pretendem viajar para europa.
    Pois bem, minhas dúvidas são:
    Minha mãe tem dupla cidadania, viajo dia 25 de janeiro com minha família (mulher e filho) e devo ficar dois meses com minha mãe. Pretendo levar 2500 euros e meus cartões de crédito. Meu voo fará conexão na frança.
    Gostaria de saber onde serei abordado pela imigração? Geralmente a imigração é muito chata com brasileiros? No meu caso seria interessante carta convite, visto que ela é casada com italiano? Devo levar mais euros?

    Grato!

    • Oi Thiago, tudo bem? Você fará a imigração na França. Com a documentação em ordem, não há necessidade de se preocupar. Leve o bilhete de volta e a carta convite. Quanto aos Euros, depende muito do tipo de viagem que vai fazer.
      Baci,
      Ana

  16. Oi Ana! Não achei no site o modelo de carta convite atual para entrar na itália.
    É o seguinte.. Eu vou em julho. Minha conexão é em Lisboa-Portugal. Então acho que a imigração será lá.
    A carta convite para itália precisa o anfitrião me enviar por correio e auteticada? Ou serve ele assinar lá, scanear e me enviar por email, sem precisar autenticar?

  17. Oi Ana gostei muito da informação , mais queria saber eu vou pra Itália eu tenho que levar quando de dinheiro pra eu ficar 3 mês lá eu minha esposa , ela vai tirar os documentos lá na Itália o que você me recomenda eu preciso saber um pouco do inglês qual recomendação??

    • Olá Alex, saber italiano ajuda muito! É difícil demais dizer quanto levar para a Itália…depende do seu estilo de vida e viagem.
      Ana

  18. Olá Ana, moro na italia e sou cidadã italiana.
    Tenho uma amiga que gostaria de vir morar aqui. Ela é brasileira, casada e seu filho é legítimo do marido e ela tem um processo de adoção já registrado, mas ainda não liberado. Ela é fisioterapeuta e gostaria de vir com o filho enquanto o marido trabalha no brasil e aqui. Você pode nos ajudar com esse processo?

  19. Ola! Ana, adorei seu blog, muito pratico e util.
    Estive duas vezes na Itália , a primeira passeando e a segunda em Roma fazendo um curso.
    Agora , quero ficar 30 dias na Toscana , pretendo alugar uma casa pelo AIR BNB e gostaria de informações sobre:
    – As casas indicadas pelo site são seguras ? tem alguma dica ?
    – Qual cidade ficaria mais perto de trens e ônibus para que eu posso viajar e passear , não queria alugar carro.
    – Outono seria uma estação para essa viagem?
    – É necessário calcular valor em euro para estadia de 30 dias e levar em cash.?

    Agradeço !
    Abraço

    • Oi Tania tudo bem?
      Para responder adequadamente, precisaria conversar mehor com vc para entender sobre suas necessidades e seu orçamento. Se quiser um Roteiro Personalizado, por favor, entre em contato por email: atelie@anagrassi.com.br
      BAci,
      Ana

  20. Olá Ana, estou planejando minha primeira viagem à Itália. Eu moro na Espanha e tenho cidadania espanhola, nesse caso preciso do seguro de saúde?
    Obrigada.

  21. Oi Ana, tudo bem?
    Vou para a Italia agora em Junho e gostaria de saber se é necessario o PID realmente, para dirigir apenas 5 dias na Toscana.
    No site do Dentran fala que só é necessario para quem vai ficar mais de 6 meses dirigindo em outro Pais.
    Me esclarece por favor?

  22. Oi Ana, estou planejando uma viagem de lua de Mel para Itália. Estou querendo alugar um carro por conta da liberdade de me deslocar para outras cidades. Quero saber: Alugando um carro, tem algum problema o carro dormi na rua, já que nos hóteis da região mais central não tem estacionamento interno, ou devo optar por um hotel que tenha estacionamento (já que estes ficam mais afastados)

  23. Olá,
    Vou viajar para a Itália em outubro e estou na dúvida se compro os bilhetes para os trens antecipadamente ou horas antes da viajem. Encontrei algumas passagens com bons valores, porém comprando antecipadamente acabado refém dos horários pré-estabelecidos. Qual a sugestão, compro antes ou corro o risco de na hora estar mais caro?

    • Erick, como uma boa travel designer, eu sugiro (quase imploro) para que compre antecipadamente. Além de mais barato você não corre o risco de ficar sem.
      Baci,
      Ana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui