Preparar Roteiros para a Itália. No início era meu hobby; hoje é minha profissão (leia aqui para saber mais). E nestes anos todos de experiência confirmo o que a maioria dos turistas que se preparam para visitar o país dizem: planejar a primeira viagem à Itália é, sim, um bicho de sete cabeças!

A Itália é um país complicado! O sistema de transporte público é complicado, a categorização por estrelas dos hotéis é complicada, isso sem falar nos trens, restaurantes e passeios. Mas se você chegou até aqui, ótimo! Está no caminho certo. Vou te ajudar a evitar que cometa alguns dos erros de principiante. Basta seguir minhas 10 dicas para planejar sua primeira viagem à Itália.

10-dicas-valiosas

Leia também

Aplicativos que não podem faltar na sua viagem

Tudo o que você precisa saber antes de viajar para a Itália

Como organizar a viagem com crianças

1 – Existe a Italy…

frequentada pelos turistas do mundo todo, lotada, com restaurantes caros, comida ruim, garçons grossos e muitas vezes, suja.

E existe a Italia…quella vera, frequentada pelos locais, onde se come e se bebe divinamente, cheia de natureza, arte e poesia e que muito provavelmente é aquela que você tem na imaginação.

Ao começar seu planejamento tenha certeza de qual destes dois países deseja conhecer. Eles são bem diferentes.

Dica: inclua os pontos mais turísticos no seu roteiro, mas inclua também bairros afastados e locais menos turísticos, para que tenha um gostinho do que realmente é a Itália verdadeira!

Saiba como eu me planejo para viajar clicando aqui.

2 – A Itália não é um país tão pequeno!

Sim, é menor que o Brasil e não, não dá para conhece-lo de Norte a Sul em 15 dias.

É muito fácil chegar a esta conclusão. Faça assim: abra o mapa da Itália e tente incluir em 15 dias uma esquiadinha rápida nos Alpes, uma partida do Milan, uma taça de vinho na Toscana, uma volta de Ferrari, um pai nosso com o Papa, um mergulho na Puglia e uma volta de barco na Sardegna. É impossível!

Dica: priorize uma ou duas regiões, diminua o número de cidades e evite fazer viagens gincana, onde a quantidade se sobrepõe à qualidade.

3 – Escolha as cidades-base

Com o mapa ainda aberto, decida quais são as cidades que deseja visitar e não podem ficar de fora da sua viagem.

Decida em quais cidades vai dormir e em quais vai fazer bate e volta. Use a distância entre elas como critério e evite trocar de hotel a cada 50 quilômetros.

Dica: a escolha de cidades estrategicamente localizadas vão contribuir muito para o seu tempo render mais. Mude de cidade somente se estiver de carro e a distância entre uma e outra for de mais de 100 Km. Dê preferência, quando possível, para bate e voltas de trem.

4 – Check in e Check out

Aliás, muito cuidado com a quantidade de troca de hotéis que coloca em seu itinerário, ou sua viagem será uma sucessão sem fim de check in e check out. Leve em consideração que cada mudança de hotel consome pelo menos meio período do seu dia.

Dica: numa viagem de 15 dias, por exemplo, o ideal é que se troque no máximo 4 vezes de hotel.

5 – Escolhendo os hotéis

Dica: não leve em consideração a quantidade de estrelas dos hotéis na Itália.

Roteiros Personalizados

Os critérios para esta avaliação são completamente ultrapassados. Já me hospedei em hotel  2 estrelas com lustres de design milanês, máquina de café Illy no quarto e até alfaiate particular. Por outro lado, já me hospedei em 4 estrelas com roupa de cama puída e péssimo atendimento.

Leia este post que pode te ajudar a escolher hospedagem em Roma

E este aqui que vai te ajudar a escolher hospedagem em Milão

6 – Localização do hotel

Ainda sobre hotéis: pense na sua localização. Uma boa localização é imprescindível! De preferência perto de uma linha de metrô nas cidades maiores, ou no centro histórico nas cidades menores.

Muitas cidadezinhas são adeptas da siesta. Já pensou você poder voltar para o hotel após o almoço para relaxar um pouquinho antes de continuar o passeio?

Dica: é possível economizar e ficar bem acomodado. Opte por um hotel fora do centro mas com boa conexão de transporte público.

7 – Escolha dos passeios

Escolha passeios e atrações que tenham a ver com sua personalidade. A Itália tem de tudo: montanhas, praias, campos, arte, culinária, vinhos, carros, metrópoles, burgos.

O que eu quero dizer é: se você não gosta de museu porque raios tem que colocar no seu itinerário um museu por dia? Acredite em mim: você não vai se tornar um amante das artes só porque está na Itália!

Pesquise e certamente vai achar atrações que são a sua cara!

Dica: não siga roteiros prontos! Faça um roteiro que atenda à sua expectativas e ao seu gosto. Se não gosta de arte e adora gastronomia, por exemplo, que tal trocar Florença por Bolonha?

20-dicas-valiosas-arte

8 – Ingressos antecipados

Muitas atrações das principais cidades italianas, como Florença e Roma, são visitadas diariamente por milhares de turistas. Ficar horas na fila não é agradável e pode acabar com seu dia…

Dica: decididos os passeios, compre ingressos antecipadamente.

9 – Trem ou carro?

Em alguns lugares você não chega a não ser de carro, em outros não pode chegar de carro. Deu pra perceber como a Itália é mesmo complicada?

Documentos para dirigir na Itália

Dica: sugiro que reserve carros para os dias que quer fazer passeios dentro de uma mesma região: conhecer o interior da Toscana ou da Úmbria, por exemplo. Use trens rápidos para distância maiores, como ir de Milão a Veneza, ou de Florença a Roma. E use as pernas, bicicleta ou transporte público para se locomover dentro das cidades.

Neste post explico tudo sobre viajar de trem na Itália

10 – Comer

Por último, mas talvez o item mais importante: comida!

Você pode comer muito bem na Itália gastando realmente muito pouco, basta saber onde ir! No post ” Em Roma coma como os romanos”, dou algumas dicas para você não cair nos restaurantes-armadilha para turistas.

Dica: pesquise antes e leve uma lista de lugares indicados por amigos, blogs e revistas. Não deixe para escolher o restaurante quando estiver com a barriga roncando, pois a chance de errar é grande!

Gostou? Foi útil? Deixe sua opinião e sua dica na caixa de comentário.

111 COMENTÁRIOS

  1. Ótimas dicas !! Vou me lembrar na hora de planejar minha primeira viagem à Itália !!!
    Parabéns pelo post !!!
    Abraços.

  2. adorei conhecer Itália , estive ai em janeiro de 2015 e consegui dividir os 15 dias em várias regiões

  3. Ola Ana , estou voltando agora a minha rotina, depois de 24 dias na Italia, precisaria de mais um mes p/ conhecer mais coisas deste pais maravilhoso. Valeu mto tdas as dicas do seu blog, me foram mto uteis, segui a risca e pude curtir mto e administrar melhor o tempo. obgada.

  4. Ana suas dicas são perfeitas! Tô aqui louca anotando tudooo!! Parabéns!!! Estamos organizando uma viagem pra Itália em Outubro. Pretendemos começar por Roma(pretendo ficar 4 dias). Na minha lista das cidades que pretendo conhecer estão: Veneza, Florença, Verona e Assis(depois de ler suas dicas). Será que vc poderia me ajudar a escolher uma dessas cidades como base? Quero me hospedar 2 dias em Veneza(pretendo voltar ao Brasil por aqui)… E em Florença, não sei quantos dias ficar… Me ajuda Anaaaa!!! Por onde começo depois de Roma?

    Bjs e obrigada! 😉

    • Oi Fernanda, tudo bem? Veneza não é uma boa cidade base, pois a hospedagem é cara. O número de dias em Florença depende muito do que quer conhecer: vai estar de carro? vai visitar vinícolas?
      Se quiser uma ajuda personalizada, considere contratar o roteiro personalizado ou marcar uma consultoria por skype! Estou à sua disposição!
      Baci,
      Ana

    • Oi Ana estou gostando muito do seu blog tem me ajudado muito. Estou indo para Itália em junho com meu esposo e quero continuar contando com sua ajuda. Desde já agradeço.

  5. Gostei muito dessas dicas, quero saber mais? Se eu estiver na Itália fica fácil p/ir até Portugal?
    São dois países que sonho conhecer.

    Obrigada

    • Oi Helen, tudo bem?
      Trabalho com organização de viagens para a Itália há 10 anos, então, sim… o conteúdo é todo de minha autoria, sem “inspiração”” nenhuma em textos gringos.
      Obrigada pelo elogio,
      Ana

  6. Olá, Ana!
    Meu sonho sempre foi conhecer a Itália e daqui a três meses irei realizá-lo. Pensa numa pessoa feliz!!!
    Eu e meu marido pretendemos ficar 30 dias. Nossa cidade base será Roma (vamos alugar um apartamento). Iremos fazer bate e volta nas cidades próximas e nas mais distantes ficaremos em hotel. Desejamos também conhecer mais um ou dois países através de voos low cost.
    Nos disseram que 30 dias é tempo demais. Você concorda?
    Beijo!

    P.S.: descobri seu blog no domingo e fiquei até às quatro da manhã lendo rsrs… Estou amando!!!

    • Ah… Shirley! A Itália nunca é demais! Ela é infinita! Tenho certeza que vai preencher seus dias e achar pouco!
      Que bom que gostou do blog!
      Baci,
      Ana

  7. Boa tarde.

    Muito bom o post. Parabéns.

    Estou analisando uma viagem em família para a Itália com duração de 15 duas utilizando um Motor Home. Qual sua opinião quanto a essa ideia?

    Abraços!

    • Oi Erik, tudo bem?

      Pode funcionar…mas os campings ficam afastados das cidades. Motor home funciona melhor nos EUA que na Itália. Se vc for mesmo, volte aqui para me contar da experiência, ok?

      Buon viaggio!
      Ana

  8. Olá Ana, tudo bem? Vou para Itália com a minha mãe ano que vem, você pode me ajudar a fazer um roteiro que inclua visitar o corpo do Padre Pio de Pietrelcina?

  9. Olá, Ana!!!

    Primeiramente parabéns pelo blog!! sou novata em questão de planejar viagem para fora do país!!!rsrs…Porém, já estou adorando as sua dicas. Eu e meu noivo pretendemos passar a lua de mel na Itália, e surgem várias dúvidas de qual lugar da Itália escolher e como planejar essa viagem tão importante para nós, poderia nos ajudar?
    beijo!!!

  10. Olá, Parabéns pelo blog e pela organização e disponibilidade.
    Sou sua xará! Eu e meu marido estamos planejando uma viagem à Florença e redondezas.
    Parte cultural e tudo que temos direito , mas gostaríamos de ficar numa cidade pequena, e de lá fazer passeios.
    Será uma viagem de 15 dias. Vc poderia me dar algumas dicas específicas? tem como passar pelo menos um dia numa bela praia? Meu marido é apaixonado por carro, como funciona um aluguel de um belo carro veloz? enfim , conto com vc ok?
    Bj

  11. Boa tarde Ana ! Achei ótimas suas dicas , pretendo viajar á Roma no início de 2018, a princípio em janeiro , gostaria de receber mais dicas suas ,como por exemplo qual a melhor época para curtir melhor a cidade , enfim gostaria de seguir suas dicas ao longo do ano para ter uma boa viagem !

    • Oi Rita, obrigada pelos elogios!
      Tem muita dica sobre Roma no blog, acho que poderão te ajudar!
      E fique por aqui que acompanhará muitas novidades!
      Baci,
      Ana

  12. Olá Ana,

    Queria te agradecer pelas preciosas dicas. Top! Como procurei e não encontrei, gostaria de saber se você tem alguma dica para quem vai viajar na segunda quinzena de julho, sem ser “não viaje em julho” obviamente, rs, pois só tenho esse período.

    Certo de sua habitual atenção

  13. Olá Ana,
    Parabéns pelo excelente blog!
    Gostaria de saber se você pode indicar uma ou um guia para Roma ? Poderemos nos juntar a um grupo, de preferência que fale em português.
    Abraço,

  14. Adorei as dicas de viagem. Seu artigo é excelente!
    Ainda vou entrar nos endereços sugeridos.
    Muito Obrigada!!!

  15. Olá Ana, tudo bem? Pretendo viajar para Itália em dezembro eu e meu namorado gostaríamos de algumas dicas , pode nos passar seu contato para fazermos uma consultoria ?
    Abraços

  16. Oi Ana, estou conhecendo seu blog e amando!!! Vou para Roma em novembro e estou me planejando com suas dicas! Muito obrigada por nos ajudar 🙂

  17. olá,
    Boa noite.
    Que bom encontrar um blog tão completo.Amei!!
    Ja visitei Roma,Florença e Veneza com excursão e agora pretendo visitar em Ouubro por conta própria.
    Vou acompanhada de 3 senhoras que não conhecem.
    Gostaria de saber dicas seguras de excursões ou grupos de passeios onde pudéssemos nos encaixar..
    Pode me orientar?
    Grata.
    O

  18. olá farei minha viagem a Itália em agosto pretendo ficar 10 dias 4 dias em roma, 3 em Florença e 2 em Milão, gostaria de uma opinião para ir de Roma a Florença é melhor de trem ou carro, e de Florença a Milão pois verifiquei que de trem sai mais em conta e chega mais rápido apesar de a viagem de carro deve ser magnifica, o que vc me aconselharia.Agradeço desde já ;;obrigado

    • Olá Andrea, de carro para Florença só se tiver intenção de pernoitar no sul da Toscana, caso contrário, prefira trem. De Florença a Milão, trem.
      Baci,
      Ana

  19. Olá, Ana, td bem?
    Estamos planejando ir à Itália em Agosto (Milão, Veneza, Toscana e Roma), porém, li em alguns sites/blogs, que Agosto não é um mês interessante, visto que estes locais ficam vazios e tudo fica fechado em razão de um feriado que eles têm. Qual sua opinião? Muito Obrigada

    • Andréia, se este for o único mês que você pode viajar, não existe em arrumar as malas e partir! Adequando o seu roteiro você não vai sofrer nada!
      Baci,
      Ana

  20. Nossa Ana, sempre quis ir na Itália, mas sempre tive muitas duvidas. Essa é a primeira vez que entro no site e assim…é Sensacional, muito bem explicado e gostei muito porque você jogou a real. Muito obrigado pelas dicas e a está salvo nos favoritos!

  21. Boa noite Ana, tudo bem??

    Eu e minha esposa organizamos um roteiro, gostaria de saber o que você acha (se possível claro)

    Dia 01 VENEZA (CHEGAMOS FIM DA TARDE)
    Dia 02 VENEZA
    Dia 03 VENEZA
    Dia 04 FLORENÇA (Chegamos de Trem)
    Dia 05 FLORENÇA – Bate Volta PISA
    Dia 06 FLORENÇA
    Dia 07 FLORENÇA – Bate e volta SIENNA E SAN GEMINIANO
    Dia 08 PEGAMOS UM TREM PRA NAPOLES
    Dia 09 NAPOLES – CAPRI (PELA MANHÃ)
    Dia 10 CAPRI
    Dia 11 POSITANO
    Dia 12 POSITANO
    Dia 13 AMALFI
    Dia 14 AMALFI ( BATE E VOLTA RAVELLO)
    Dia 15 SALERNO – PEGAMOS TREM PRA ROMA
    Dia 16 ROMA
    Dia 17 ROMA
    Dia 18 RETORNO PRO BRASIL

    O que acha?? Alguma sugestão? rsrs

    Um abraço

    • Olá Diego, tudo bem? Infelizmente não consigo analisar o roteiro de todos os leitores que me pedem opinião. Como sou travel designer profissional, acho muito irresponsável da minha parte opinar sem conhecer o perfil do viajante melhor. Assim, ofereço a consultoria (tira duvidas) para viagem. Se te interessar, mande email para roteirositaliana@gmail.com
      Abraços,
      Ana

    • Bom dia Rubens, não há, na minha opinião, a melhor data para visitar a Itália.
      Existe a data melhor para sua expectativa de viagem. Para opinar preciso saber melhor qual será seu itinerário de viagem.
      Ana

  22. Ciao Ana,
    estou apenas CHOCADA com seu blog. Simplesmente perfeito. Quem me dera ter encontrado ele logo de cara. Passei por uns blogs bem capengas nas minhas pesquisas hahaha. Mas tenho que confessar que é tanta a paixão com que você retrata as cidades italianas que depois de ler um pouco seu blog fiquei ainda mais perdida. Querendo me dividir em 20 para conhecer tudo. ;P
    Enfim, estou pesquisando uma viagem para Itália ano que vem com meu marido. Algo entre 15 e 20 dias. Como você disse… organizar um roteiro para lá, mesmo sendo um país pequeno quando comparado ao Brasil, tornou-se desafiador. Você poderia me mandar um email com valores?
    Gratzie mille,
    Amanda

  23. Bom dia, Ana.
    Eu to pesquisando para fazer minha primeira viagem para a Itália, pretendo fazer uma viagem longa de mais ou menos dois meses, suas dicas me ajudaram bastante mas eu queria saber se você indica alguma agência de viagem que seja boa e saiba me orientar quando for escolher meus destinos.
    Obrigada desde já,
    Natália

    • Oi Natália! Serve eu? Rsrsrs… ou travel designer há 12 anos e tenho uma agência de serviços de viagem. Vou te mandar email.
      Baci,
      Ana

  24. Ola
    Vou fazer uma vivencia de 30 dias numa Associacao na cidade de Trento Itália em outubro de 2018. Pode montar um roteiro com orcamento para eu aproveitar melhor os finais de semana?

  25. Olá, o que sugeres para visitar a Italia em 4 dias? pretendo ir a Roma, Veneza, Pisa e Florença. Qual seria a melhor cidade para estadia nesses quatros dias?

    • Oi Glauber, tudo bem?
      Bom, com somente 4 dias, sugiro que escolha só Roma ou no máximo Florença e Veneza.
      Buon viaggio,
      Ana

  26. Oi Ana em primeiro lugar parabéns pelo Blog estou gostando muito !! tem me ajudado bastante. Estou indo para Itália em junho com meu esposo e quero continuar contando com sua ajuda. Desde já agradeço.
    Maria José

  27. Oi Ana pretendemos ir pra Itália em setembro. Somos um casal e tenho muitas dúvidas. Vc pode me passar seu e-mail?

  28. Oi Ana, tudo bem? Sabe, há muitos anos sonho em conhecer a Itália, e atualmente sinto que é possível. Gostaria de conhecer um pouco mais sobre seu trabalho. Acho que pode me muito. Abraços!

  29. Olá Ana, estamos programando uma viagem para a Toscana no final de setembro, 15 dias, um casal.Gostariamos de uma sugestão de roteiro e tb a possibilidade de se conseguir um carro com motorista.

  30. Querem comer bem e não passar tanto frio ? Venha para a Sicilia hhahahah, morei em Bologna 2 anos e sou apaixonado pela mesma, e hoje moro na Sicilia. Super indico uma volta nessa Ilha maravilhosa. Ana Grassi senti falta da Sicilia em seu post, aqui se come bem, ė tratado bem e ainda volta com uns Euros a mais na bolsa e com uma maravilhosa recordação desse paraiso.

    Un bacio grande grande !!!

  31. Oi Ana, já gostei desse primeiro texto, realmente ajuda quem está começando a planejar a viagem. Já vou explorar as outras dicas/temas. Muito obrigada! Bjux! Laura

  32. Olá Ana,
    Primeiro parabéns pelo blog. Muito legal suas dicas. Sonho em fazer uma viagem dessas. Vc tmb da consultoria em termos dos gastos com uma viagem de um casal por exemplo? Nunca viajei pro exterior e seria bacana pra se programar.
    Grande abraço!

  33. Olá, Ana! Eu quero muito ir à Itália, mas iria sozinha e ouvi dizer que não é um país muito seguro para ir uma mulher sozinha. Você acha arriscado?

    • Mari, há mais de 20 anos viajo sozinha para a Itália. Dirijo mais de 1000 Km por viagem, ando sozinha na rua de madrugada e nunca, nunquinha me aconteceu nada!
      Vai tranquila.
      Ana

  34. Boa Tarde, ou Boa noite Ana, estou indo num cruzeiro ate italia em março de 2019, vou aproveitar e ficar uma semana se nao me engano vou desembarcar em savona, mas nao conheço ninguem pra me dar dicas e vi vc tem um blog bem legal e que da muitas orientaçoes, mas minha duvida é no caso gostaria de conhecer uns lugares ai que se encaixe nesse programaçao de 1 semana teria algumas dicas de lugares, pq fui aqui onde comprei a viagem mas nao sabem me dar essas dicas… eu quero lugares como pontos turisticos e hoteis proximos como vc disse pq pra ajudar nao falo ingles e nem italiano… ja to aqui toda perdida ja e pensando como vou fazer pra ficar ai… poderia me ajudar?

  35. Oi. Meu voo chega e sai de Turim. Com escala em Roma.Pergunto se, na ida, posso descer e ficar em Roma. E chegar depois a Turim, para a volta. Grazie mille.

    • Oi Josué, tudo bem? Não sei as condições do seu bilhete aéreo. Melhor conversar com sua agente de viagem.
      Baci,
      Ana

  36. Amei suas dicas, quero ir na última semana de agosto de 2019 para Toscana, nesta época ainda é muito cheio ?

    • Oi Cristiane! Ainda é bem cheio sim… e se você pegar a semana de Ferragosto (15 de agosto)…aí é pior porque muita coisa vai estar fechada!
      Organize-se direitinho!
      Baci,
      Ana

  37. Obrigada por compartilhar, gostaria de saber como foi a compra das passagens? O que acha de comprar pacotes de agências de turismo?

    • Oi Geizi, se tiver curiosidade de conhecer meu trabalho vai ver que sou completamente avessa à pacotes prontos. Sou Travel Designer e acredito num turismo feito sob medida para cada viajante!
      Você pode compras as passagens pelo site http://www.trenitalia.it
      Baci,
      Ana

  38. Estou planejando viagem à Itália em julho de 2019, eu e meu esposo, pretendemos visitar Roma, Milão, Florença, Veneza, Verona e Siena em 12 dias. o que podemos fazer em bate e volta e o que precisamos de hospedagem? estamos “degustando” suas dicas. Adoramos andar a pé e de trem.
    Desde já agrdecemos

    • Oi Ana, tudo bem? Feliz que esteja aproveitando as dicas 🙂 Tem muita inspiração por aqui!!
      Se quiser um Roteiro de Viagem sob medida, entre em contato comigo e terei o maior prazer de te ajudar!
      Baci,
      Ana

    • Oi Fernanda! Que bom que tenha gostado! Tem várias dicas importantes em diversos posts meu! Planejando direitinho a viagem, dá tudo certo! Beijos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui