Se você leu o post onde ensino a escolher restaurantes e evitar cair em armadilha para turistas, provavelmente você encontrou – ou encontrará – bons lugares para comer em Florença. Mas lá, você precisará ficar muito atento para não passar reto de um paraíso gastronômico. Explico: os restaurantes na Toscana geralmente são tratorias e as que se localizam no centro histórico possuem entradas modestas, as vezes quase invisíveis.

Você ficará espantado ao abrir uma portinha e encontrar um enorme salão! Às vezes acontece o contrário, o lugar está tão na nossa cara,  que ficamos desconfiados de sua autenticidade.

Depois da região da Emilia Romagna (cuja capital é Bolonha), a Toscana possui meus pratos preferidos. Adoro a culinária genuína e tradicional, sempre atenta aos detalhes e muito simples.

Vamos começar do café?

CORONA´S CAFFÈ

Fica na esquina da Via del Calzaiuoli com a Via del Corso, bem perto do apartamento com a vista deslumbrante , sobre o qual já escrevi aqui.

Na verdade, o que me cativou neste restaurante foi a atenção que o barista me dispensou em uma de minhas primeiras viagens para Florença, lá pelo século passado.

Com muita calma ele me deu uma verdadeira aula sobre os tipos de café na Itália. Espresso, ristretto,  corretto, cappuccino, caffelatte, conforme os pedidos iam saindo ele os preparava e me mostrava o modus operandi.

O Corona é uma pasticceria maravilhosa e se tiver a tortinha de pera no dia que você for, peça. Duas!

Na hora do aperitivo servem deliciosos panini.

Via del Calzaiuoli 72R

Para um almoço rápido, que tal um panino?

I DUE FRATELLINI

Desde 1875 no mesmo local, servem deliciosos sanduíches. São mais  de 80 panini diferentes! Você pede no micro balcão, pega a sua taça de vinho e se senta no meio fio para comer. Simples assim!

O meu preferido é Bresaola e Rucola, mas também adoro o de Salame e Carciofo. Tem também o de Pancetta e Peperone Arrosto…Hummm…

http://www.iduefratellini.it/

Via dei Cimatori 38R

I due fratellini

veneza 771_600x800

À tarde um gelato cai bem!

GELATERIA PERCHÉ NO!

Podem até tentar me convencer que a Grom ou a Pretto são melhores. Mas pra mim, o mascarpone da Perché no! é imbatível (só às sextas-feiras).

É uma das sorveterias históricas de Florença, aberta desde 1939.

Roteiros Personalizados

http://percheno.firenze.it

Via dei Tavolini, 19

pagina-percheno

E vamos terminar o dia com meu restaurante preferido!

TRATTORIA CAMMILLO

Eu amo este lugar. O ambiente é refinado, mas o espírito é pra lá de descontraído!

Clara, a proprietária, é neta do Cammillo, que tinha uma osteria em Bolonha. Ela manteve a tradição da família, mas mudou o restaurante de cidade.

Eu peço para ficar na mesa da família (tavolo della famiglia), que fica dentro da cozinha. Me divirto brincando com os garçons e assistindo o espetáculo da preparação dos pratos. Certamente não é a mesa certa se você quer tranquilidade.

Os pratos são muito saborosos e a carta de vinhos regionais é bem variada. Preços em torno de 40 Euros por pessoa com vinho.

É melhor fazer reserva: cammillo@momax.it

Borgo S. Jacopo, 57R

pagina-cammillo

Gostou das dicas? E você, quais são seus lugares preferidos em Florença?

LEIA TAMBÉM

Meu restaurante preferido de Greve in Chianti.

A melhor mozzarella na minha opinião.

O melhor tortellini que comi em Bolonha.

20 COMENTÁRIOS

  1. Em Firenze, amei o Restaurante MaMMaMia. Comemos a Bistecca alla Fiorentina. DI-VI-NA!
    O lugar também é uma delícia!

  2. Adoro em Florença o Restaurante Ciro & Sons – Via Del Giglio, 28 – Restaurante familiar, muito bonito.

  3. Sou fã do ItaliAna e seguidor.
    Agora, vc me desculpe mas Florença tem lugares muito melhores e mais charmosos para se comer.
    Outra coisa, como bom italiano, não vou sair da minha casa para comer panini; quero um belo prato de massa ou uma bisteca fiorentina. Vou ao Buca Mario e pronto.
    Parabéns pelo blog, é ótimo.

    • Oi Ernani, obrigada pela participação. Não quis ser restritiva no post, tem muitos restaurantes excelentes em Florença e, aos poucos, vou relatando para vocês sobre minhas experiências. Gosto muito da Buca Mario e da Enoteca Pinchiorri (logo terá post aqui)! Mas confesso que amo um panino também…
      Abraços,
      Ana

  4. Ana , estou indo a Italia pela terça vez. Somos 4 um casal e duas irmas. todos acima dos 60.Sou turista mas nao quero parecer assim. Suas dicas foram Dez. estivemos no Leste Europeu em julho de 2016. achamos restaurante fora da muvuca turistica, Onde os locais comem. Excellentes e preços razoáveis. Obrigado pelas dicas. Motta, Pupio e Padovesi.

  5. Sugiro informar os preços dos pratos para ajudar na escolha do restaurante, ainda mais numa cidade com tantas opções…

    • Oi Samantha, trabalho árduo esse de informar os preços. Eles alteram o valor, o cardápio muda e eu corro o risco de manter informações desatualizadas no blog.
      Mas, com as dicas que eu dou, você pode entrar no site dos estabelecimentos e fazer a pesquisa de preços. Que tal?
      Baci,
      Ana

  6. Oi, Ana! Seus relatos são muito interessantes e proveitosos pra gente que está indo na Itália. Apenas gostaria de sugerir que alterasse a fonte dos subtítulos, pois tenho muita dificuldade em entender (tenho que decifrar cada letra ou copiar no Word). O resto, fotos e conteúdos, são mil!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui