Apesar de nem sempre serem lembrados quando estamos planejando nossa viagem, os lindos castelos na Itália são uma ótima opção para você que gosta de ver, experienciar e viver a época medieval da Europa!

Você também poderá gostar:

Os 10 lagos mais bonitos da Itália!
Castelo Bevilacqua: meu review de um hotel em um castelo!
Agriturismo na Toscana: entenda o que é e onde se hospedar!

Muitas fortalezas  e castelos na Itália permanecem intactos e são testemunhas das civilizações que já passaram por ali. Outros estão em ruínas, mas ainda podem ser visitados e também têm valor inestimável para a humanidade. Inclusive, a maioria dos castelos integram a lista de patrimônios da Unesco. 

Se você também sonha em conhecer castelos e quer se deslumbrar com o passado medieval da Itália, este post é para você. A seguir vou listar os 10 castelos mais bonitos da Itália.  

Dessa forma, ao montar o seu roteiro você poderá encaixar uma visita a um desses lugares maravilhosos! 

 

1- Castello Sant’Angelo – Lazio 

Castello Sant’Angelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano, é um imponente edifício cilíndrico no Parco Adriano, em Roma. Foi encomendado pela primeira vez pelo imperador romano Adriano, inicialmente para ser um mausoléu para ele e sua família.

Confira aqui onde dormir em Roma!

Mais tarde, o edifício foi usado pelos papas como fortaleza. Neste cenário, os papas transformaram a estrutura em um castelo do século 14. 

O Papa Nicolau III ligou o castelo à Basílica de São Pedro com um corredor fortificado e coberto, chamado Passetto di Borgo. A fortaleza foi o refúgio do Papa Clemente VII contra o cerco de Carlos V da Espanha durante o saque de Roma, em que Benvenuto Cellini descreve a caminhada nas muralhas e o tiro de soldados inimigos.

Além de moradia, o Estado Papal também usou Sant’Angelo como prisão.

 

2- Castello de Sforza – Lombardia

O Castelo Sforza é um dos símbolos mais importantes de Milão e toda sua história. Foi construído no século 15, pelo então duque de Milão, Francesco Sforza. A construção se deu sobre os restos de uma fortificação do século 14. 

Depois o Sforza foi renovado e ampliado, se tornando uma das maiores fortalezas da Europa nos séculos XVI e XVII.

Leia mais sobre o Castello Sforzesco clicando aqui!

Mas o imponente castelo de Sforza foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial, o que levou a mais uma reconstrução. 

Hoje, o castelo abriga vários museus e coleções de arte e se tornou uma das principais atrações turísticas de Milão. 

Roteiros Personalizados

Site oficial do Castello Sforzesco

 

3- Castello de Miramare – Friul-Veneza Júlia 

O Miramare é um castelo do século XIX, localizado no Golfo de Trieste, perto de Trieste, no nordeste da Itália. Sua construção aconteceu entre 1856 e 1860, e foi feita para o arquiduque austríaco Ferdinand Maximilian e sua esposa, Charlotte.

Este castelo segue muito bem preservado e ainda conserva móveis, ornamentos e muitos objetos originais do século XIX. Os visitantes também podem conhecer a sala do trono, que foi recentemente restaurada para retomar seu antigo esplendor.

A propriedade do castelo inclui um vasto penhasco de 22 hectares e um parque à beira-mar projetado pelo arquiduque. Essa área foi completamente reformada para mostrar muitas espécies tropicais de árvores e plantas.

 

4- Castello Aragonese – Campania

Este belíssimo castelo fica em uma ilha vulcânica rochosa que liga a grande ilha de Ischia à uma ponte (Ponte Aragonese).

O Castelo Aragonês é o monumento histórico mais impressionante de Ischia, construído por Hiero I de Siracusa, em 474 a.C. Ao mesmo tempo, duas torres foram construídas para controlar os movimentos de frotas inimigas. 

Em 326 a.c., a fortaleza foi tomada pelos romanos, depois pelos antigos habitantes de Nápoles. Mais tarde, em 1441, Alfonso V de Aragão construiu uma nova ponte de pedra. Ele fez isso para substituir a ponte de madeira. Simultaneamente, ele fortaleceu os muros para tentar proteger os habitantes dos piratas. 

Nem preciso dizer que este é um dos monumentos mais visitados da ilha, não é mesmo? 

 

5- Castel del Monte – Puglia

 

Castel del Monte é ao mesmo tempo uma fortaleza e um castelo do século XIII, na Puglia. Não foi à toa que ele foi descrito pela Enciclopédia Italiana como “o castelo mais fascinante construído pelo imperador Frederico II”. 

Sua estrutura chama muita atenção, pois tem colunas enormes e muros muito altos, tudo em um formato circular. 

Parco do Gargano, na Puglia!

Por não possuir uma vala nem uma porta levadiça, o Castel del Monte já foi muito criticado e apontado por não ser uma fortaleza defensiva. No entanto, trabalhos arqueológicos já mostraram que havia uma espécie de parede protetora. 

Hoje, esse monumento integra a lista de patrimônios da Unesco, além de estampar a versão italiana da moeda de um centavo de euro. 

 

6- Torres de San Marino 

A República de San Marino é um país localizado dentro da Itália, entre as regiões italianas da Emilia Romagna e das Marcas. Então esse castelo não está tecnicamente na Itália, apesar de estar dentro dela, mas não porque não está exatamente nela, mas está inserido… Ah, acho que deu pra entender!

As torres de San Marino ficam localizadas nos três picos do Monte Titano, em San Marino. Sua posição já mostra a imponência do monumento sobre a cidade que fica aos pés do monte. Essas torres são representadas na bandeira nacional e também no brasão de armas da Itália. 

A torre mais antiga e conhecida é a Guaita. Ela foi construída no século XI e já foi uma prisão. Mas o que vemos hoje é fruto de várias reconstruções. A última foi feita no século XV. 

Mas talvez sua visita se concentre no pico mais alto do Monte Titano, na torre Cesta. Isso porque é onde fica um museu com relíquias de San Marino. No acervo você encontra várias armas datadas desde os tempos medievais, até os dias atuais. 

 

7- Castello del Buonconsiglio – Trentino

O Castelo Buonconsiglio é um dos edifícios mais famosos e imponentes de Trento. Ele foi construído sobre uma colina rochosa, com intuitos de defender a região de ataques. 

O castelo Buonconsiglio é um dos maiores complexos fortificados dos Alpes Italianos. Sua arquitetura expressa as diferentes épocas e estilos pelos quais o Buonconsiglio passou. Há traços góticos, modernos e medievais cercados por uma muralha protetora. 

Hoje, as várias salas do castelo abrigam coleções de arte, divididas entre arqueologia, arte antiga, medieval, moderna e contemporânea. 

 

8- Castel dell’Ovo – Campania

O Castel dell’Ovo é um castelo à beira-mar que fica em Nápoles, na antiga ilha de Megaride, que agora uma península. 

O castelo herdou seu nome de uma lenda sobre o poeta romano Virgílio, que tinha a reputação, na época medieval, de ser um grande mago e um preditor do futuro. 

Na lenda, Virgílio colocou um ovo mágico nas fundações para apoiar as fortificações. Se este ovo tivesse sido quebrado, o castelo teria sido destruído e resultaria em uma série de eventos desastrosos para Nápoles.

O lugar já foi restaurado para ganhar a forma que vemos hoje. Mas sofreu muitos danos ao longo de sua história. 

 

9- Castello Nuovo – Campania

O Nuovo também protege Nápoles, mas fica na Piazza Municipio, na região central. A localização pitoresca e a imponência de seu tamanho fazem do Castello Nuovo um dos principais monumentos da cidade. 

Quando a capital do reino foi transferida para Nápoles, em meados do século XI, o castelo foi construído para ser uma nova residência nobre, não muito longe do mar. 

 

10- Castello Ursino – Sicília

Localizado na cidade de mesmo nome, na Sicília, o Castello Ursino foi construído pela primeira vez entre 1239 e 1250. Ele é um imponente monumento que precisou ser reconstruído algumas vezes. Se você pensou em vulcões, acertou! 

Ele fica perto de Catânia e além das guerras e da deterioração natural de um castelo italiano, o Ursino já sofreu com erupções do vulcão Etna.  

 

E então, já está com vontade de mergulhar de cabeça na história desses monumentos? Vai ver como são realmente imponentes e preservados!

Em alguns casos, você conseguirá ver exatamente como tudo funcionava na Idade Média, visitar aposentos de reis importantes e aprender mais ainda sobre história. Tudo isso em contato direto com os cenários de tantas batalhas e marcos importantes. 

Já conheceu algum castelo na Itália? Qual? Me conte nos comentários e vamos trocar figurinhas! 

Leia também:

Castello di Velona: Thermal Spa e Winery!
15 destinos fora de série na Itália!

Salve esse post no seu Pinterest!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui