Tudo pronto para ir para a Itália e chega a hora de arrumar a mala! Pânico? Nada disso! Com as dicas deste post você conseguirá fazer uma mala leve, com looks lindos e perfeita para a temperatura que vai encontrar!! Vem comigo que eu te mostro como montar a melhor mala de outono para a Itália!

Você também poderá gostar:
Onde dormir em Roma?
O que levar na necessaire e na mala de mão
Qual a mala ideal para seu estilo viajante?

Para organizar uma mala perfeita, é muito importante que você já tenha em mãos o seu Planejamento de Viagem, pois assim saberá exatamente o estilo de roupa que precisará usar para visitar as atrações que selecionou para a sua viagem!

Conheça o Planejamento de Viagem do Ateliê de Viagens Ana Grassi, clicando aqui

Temperatura na Itália no outono

Não é possível elaborar uma previsão meteorológica precisa para os 3 meses de outono na Itália, já que de norte a sul do país, a temperatura pode ser bastante variada.

Dá uma olhadinha como são as temperaturas máximas e mínimas para os meses de outono na Itália:

Miníma no norte, centro e sul do país (°C):Máxima no norte, centro e sul do país (°C:Viu só? Na Itália toda durante o outono a temperatura pode variar de -1°C a 24°C (temperaturas médias considerando os últimos anos).

A Mala perfeita

Como não dá para prever com certeza absoluta como estará o tempo, a mala perfeita é aquela construída em camadas, que te protege do frio e não te sufoca se a temperatura subir.

Com a ajuda da minha consultora de estilo, Ale Ferreira Conceição (Instagram dela aqui), pensamos em uma mala que, com pequenas adaptações, vai cobrir toda essa variação de temperatura.

A regra de ouro?

Vestir-se em camadas!

Peças de cima

Primeira camada

A primeira camada, que estará em contato com seu corpo, deve ser um tecido que permita a transpiração natural. Você pode incluir na mala blusas de manga curta, manga 7/8 ou manga longa. Mas, se o Norte da Itália (principalmente montanha) está previsto no seu itinerário, vale a pena colocar uma primeira camada térmica, para te aquecer melhor.

Quantidade de peças de primeira camada para 10 dias de viagem: de 6 a 8 peças. Aumente uma peça a cada dois dias a mais de viagem. Exemplo: para 16 dias de viagem, leve 9 a 11 peças.

Segunda camada

A camada intermediária será suficiente para dias com temperatura mais amena. Leve cardigans e suéteres de linha ou lã mais fina. Aqui vale também incluir blusas de moletom ou fleece para quem tem um estilo mais esportivo.

Se você for viajar nos meses de novembro e dezembro, as blusas podem ser um pouco mais quentinhas e de gola alta (lã ou jaquetas finas recheadas de pluma de ganso são ótimas!).

Quantidade de peças de segunda camada:  para 10 dias de viagem, 4 ou 5 peças. Aumente uma peça a cada quatro dias a mais de viagem. Exemplo: para 16 dias de viagem, 6 ou 7 peças serão suficientes.

Terceira camada

Fotos das roupas selecionadas para minha próxima viagem no outono! Separo tudo bem antes da viagem, fotografo e crio o checklist. Assim, garanto que dá tempo de alguma ainda precisar ir para lavanderia, costureira, etc.

Essa camada é que vai cortar o vento,  te manter aquecido te proteger da chuva, comum principalmente no mês de novembro (média de 12 dias de chuva no mês).

Ela pode ser composta de jaquetas impermeáveis, casacos de lã e jaquetas. Minha dica é que esta terceira camada seja fácil de vestir e despir, pois os lugares fechados mantem uma temperatura agradável o bastante para ficar só com a segunda camada, mas não com a terceira!

Quantidade de peças para a terceira camada: 1 ou 2 casacos seriam suficientes, mas minhas clientes geralmente reclamam que levando poucos casacos, as fotos saem sempre com o mesmo look. Se este for seu caso, leve de 3 a 4 casacos de estilos e “pesos” diferentes!

Peças de baixo

As peças de baixo podem ser calças de veludo ou de um tecido mais encorpado, calças jeans, saias mais pesadas e até saias curtas! Lembre-se que, se a temperatura cair, você pode usar uma meia calça por baixo da peça de baixo e se esquentar!

Roteiros Personalizados

Se vai no início do outono, vale colocar na mala uma pantacourt ou uma calça capri mais leve, pois pode encontrar ainda alguns dias mais quentes.

Quantidade de peças para a parte de baixo: para 10 dias de roteiro, 4 peças são suficientes (ex. 3 calças, 1 saia). Aumente uma peça a cada 3 dias a mais de viagem. Ex. para 16 dias de viagem, leve 6 partes de baixo.

Sapatos

Essa mala de outono pesa 17 Kg incluindo as necessaires e é perfeita para 12 dias de viagem!

A dica de ouro aqui é: conforto! Se o seu roteiro prevê longos passeios a pé, a escolha do sapato é fundamental para não arruinar o seu dia!

Lembre-se que você poderá pegar períodos chuvosos, assim, recomendo levar um par de sapatos impermeáveis, de preferência com solado de borracha.

Quantidade de sapatos: 3 pares de sapato são suficientes para viagens de qualquer duração! Considere levar um tênis, uma sapato fechado impermeável e um mais elegante caso vá para algum restaurante mais refinado.

Acessórios

Bolsas: uma bolsa pequena transversal e uma mochila ou bolsa tipo “saco” grande, ambas de cores neutras.

Lenços e pashminas: como elas não pesam, são ótima aliadas para mudar o look!

Capriche na escolha dos demais acessórios e leve peças que já tem o hábito de usar! Não se esqueça do pijama e das lingeries!

Com essas dicas, tenho certeza que a organização da mala ficará muito mais fácil, não? Me contem da experiência de vocês nos comentários!

Assista ao vídeo explicativo para montar a sua mala de Outono para a Itália!

Checklist Mala de Outono

Preparei um checklist para te ajudar! Você pode baixa-lo em formato PDF clicando aqui e também gurda-lo na sua pastinha do Pinterest!

 

Leia também!

Qual a documentação necessária para dirigir na Itália?
Veja os 10 lagos mais bonitos da Itália!

Salve esse post no seu Pinterest!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui