As belas paisagens camponesas, horizontes distantes onde o oceano encontra o céu, praias, montanhas, cidadezinhas pitorescas, tudo vai passando na velocidade perfeita pela janela. Viajar de trem na Itália é assim, uma surpresa atrás da outra, uma experiência única e imperdível. Mas se tem uma questão que muita gente não sabe, são as diferenças entre as classes de trem na Itália. 

Você também poderá gostar:

Dicas para viajar de trem pela Itália!

Qual a documentação necessária para dirigir na Itália?

Qual a melhor maneira de alugar um carro para a sua viagem?

Lista dos melhores hostels da Itália!

Geralmente os viajantes escolhem os bilhetes de trem pelo preço, sem refletir se vale a pena fazer um upgrade por mais conforto. Entretanto, existem pessoas que preferem aproveitar um pouco do luxo italiano, ou preferem percorrer longas distâncias com mais conforto.

Enfim, no post de hoje falarei sobre as diferenças entre as classes de trem na Itália. Assim você vai poder se programar melhor. 

Tipos de trem na Itália

Antes de falar sobre as classes, vou apresentar as duas empresas que operam trens na Itália e os tipos de trem disponíveis. 

Trenitalia 

Essa é uma empresa estatal que já opera há anos, tendo sido a única por muito tempo. Com a Trenitalia é possível pegar os seguintes tipos de trem:

  • Frecciarossa – Trens de alta velocidade, chegando até 300 km/h
  • Frecciargento – Percorre trilhos de alta velocidade e normais, atingindo até 250 km/h
  • Frecciabianca – Mais lento que os outros, conectando mais de 200 cidades
  • Intercity – Já foi o trem mais rápido da Itália, com até 200 km/h
  • Regionale – Atua tanto entre regiões, quanto dentro de uma mesma região.

Italo

Os trens da Italo são todos de alta velocidade e competem com a Trenitalia. Os trens da Italo atingem a velocidade máxima de 360 km/h.

Classes de trem na Itália

Assim como viajar em aviões, os trens também possuem diferentes classes. Em geral, os bilhetes mais caros oferecem serviços exclusivos que variam desde assentos maiores, até refeições à bordo. 

A seguir, veremos quais são as diferenças entre as classes de trem na Itália. 

Frecciarossa: 

Eu definiria o Frecciarossa como uma jóia italiana da alta velocidade. No lugar das duas classes geralmente oferecidas em trens, o Frecciarossa possui quatro opções de viagem:

  • Standard: Este tipo de vagão corresponde à 2ª classe que vemos em outros trens. Logo, os assentos são feitos de tela e distribuídos em duplas, com os passageiros se encarando frente à uma mesa. 
  • Premium: A diferença do premium para a classe anterior é que os assentos são feitos em couro e existe um serviço de bebidas à bordo. Entretanto, o espaço e a disposição das cadeiras são os mesmos que o Standard.
  • Business: Os assentos da primeira classe comum também são feitos em couro. Embora possuam mais espaço para descansar os braços, o espaço das pernas é o mesmo. Neste vagão, os assentos são em dupla de um lado e individuais no outro.  Os passageiros que vão de Business também possuem o serviço de bebidas à bordo e ainda contam com uma área reservada ao silêncio. Para colocar as malas, a classe business conta com compartimentos fechados. 
  • Executive: Nos vagões executivos, os passageiros ficam em grandes poltronas individuais de couro, com apoio para braços e pernas. O conforto não termina por aí, além do serviço de bebidas, quem vai na classe executiva tem garçons à disposição para servir refeições. Se estiver viajando a negócios, quem é executivo tem acesso exclusivo à sala de reuniões e ao salão Freccia Club (área vip das estações). 

Ah, já ia me esquecendo: os assentos da classe executiva são reclináveis e tudo isso é feito de forma eletrônica! 

Os trens Frecciarossa têm prioridade em todos os trilhos italianos. Logo, ele nunca sofre atrasos! 

É comum que os outros trens parem e se atrasem durante as viagens, pois algum Freccia precisa passar. 

Quanto aos outros trens da Trenitalia, todos possuem primeira e segunda classe, seguindo os padrões da classe Standard e Premium dos trens Frecce. 

Você pode ver mais informações sobre os trens da Trenitalia clicando aqui.

Mas e o preço, Ana?

Não posso dizer com exatidão qual o preço das passagens, uma vez que isso vai depender do trajeto que você vai seguir. Mas já digo o segredo, tanto para preços menores, quanto para garantir os melhores horários e lugares: antecedência!

Italo

A regra da antecedência também vale para os trens da Italo. Aqui veremos quais classes a empresa oferece e quais as diferenças entre elas:

  • Smart: Os vagões smart possuem assentos de couro e ficam dispostos em duplas, frente à uma mesa. Apesar de ser a classe mais econômica, os passageiros contam com encosto para os pés, tomadas individuais e acesso à Snack Area: uma área com máquinas de bebida e comida.
  • Comfort: A classe comfort possui basicamente os mesmos serviços da classe smart. Entretanto, os assentos aqui são com design que proporcionam maior conforto, isso sem falar no espaço. 
  • Prima: O espaço extra é apenas um dos benefícios da classe Prima. Aqui os assentos são de couro, reclináveis e, quando duplos, possuem um porta luvas entre as cadeiras. Os passageiros da Prima são recebidos com docinhos, lanches e bebidas, além das revistas e jornais que ficam disponíveis. Cansou da viagem? Você pode esticar as pernas e regular a luz da sua poltrona. 
  • Club Executive: Agora chegamos no topo. A classe executiva da Italo começa pelo Lounge de espera, onde você tem uma excelente experiência de embarque. Os passageiros Club também entram sem fila nos trens e possuem poltronas enormes. Para quem quiser, garçons exclusivos estarão disponíveis para servir bebidas e refeições. Cansou da viagem? Você pode não só esticar as pernas e controlar a luz, mas também assistir aos filmes disponíveis em telas individuais. 

Gostou da ideia de viajar com a Italo? Até me esqueci de falar que todos os vagões possuem conexão de internet Wi-Fi. 

Desse jeito não dá pra negar que andar de trem na Itália será um prazer, não é mesmo? 

Quanto custa viajar com a Italo?

Assim como a Trenitalia, não dá pra dizer o preço sem saber as datas e os locais. Portanto, programe-se o quanto antes para aproveitar desses benefícios sem dores de cabeça! 

Como comprar bilhetes de trem na Itália?

Tanto para a Trenitalia, quanto para a Italo, o melhor a se fazer é comprar os bilhetes online. Mas você também consegue comprar pelos terminais disponíveis em todas as estações, sendo possível escolher o idioma. 

Para reservar bilhetes de trem da Trenitalia, clique aqui. 

Para reservar bilhetes de trem da Italo, clique aqui.

Por fim, seja em uma conexão de voo, curta ou longa distância, tente andar de trem na Itália, é uma experiência única e você não vai se arrepender. Afinal, no Brasil não temos uma malha ferroviária como as que existem na Europa. 
Gostou de conhecer as classes de trem na Itália? Leia este post para saber com mais detalhes como andar de trem na Itália.

Leia também:

Preciso de um seguro de viagem? Como contrato um?

Como ir para o centro de Roma a partir do aeroporto Fiumicino?

Gostou deste post? Salve ele no seu Pinterest!

Compartilhe!

Sobre o autor

Avatar

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

Deixe uma Resposta