Quando viajamos, queremos aproveitar ao máximo para conhecer todas as atrações possíveis. Para fazer isso sem gastar, veja aqui alguns dos museus de graça na Itália!

 

Os museus são atrações indispensáveis em muitos roteiros, principalmente se você quiser se aproximar da história. Mas no fim das contas, tantos ingressos e deslocamentos acabam gerando mais despesas. 

Neste post, vamos falar sobre uma boa notícia: dá pra conhecer os museus da Itália sem pagar entrada! 

O governo italiano criou leis de incentivo que permitem entrada gratuita em museus. Além disso, muitas atrações das principais cidades da bota não cobram entrada. 

Ficou curioso? Então continue lendo para não perder as dicas da Ana! 

Você também poderá gostar:
Galleria dell’Accademia em Florença!
Silos Armani: o Museu Fashio de Giorgio Armani!
Museu Ferrari em Milão!
Tutorial para evitar filas no museu Vaticano!

Domenica al Museo

Em 2014, foi implementada uma medida pelo Ministério da Cultura da Itália que tornava gratuita a entrada em diversos museus da Itália, todo primeiro domingo do mês.

Em 2019, esta medida foi reformada!! 

Agora o chamado Domenica al Museo foi bastante flexibilizado e não se estende mais a todos os museus nem a todos os domingos. Em via de regra, de março a outubro é esperado que os museus abram no primeiro domingo do mês, mas varia de acordo com a cidade e com o museu.

Galleria Uffizi-Florença

Se o seu sonho era conhecer museus italianos sem pagar, saiba que nem tudo está perdido, pois alguns museus ainda mantém o Domenica al Museo pela maior parte do ano, como os Museus do Vaticano!

Além disso, Florença tem planos para organizar uma semana inteira onde todos os museus tem entrada franca! É apenas uma vez por ano e a de 2019 infelizmente já passou, mas ainda tem jeito! 

Que tal planejar a sua viagem e garantir o seu Roteiro Personalizado desenhado por mim? Clique aqui para saber mais!

Claro, sendo uma semana ao ano ou todo primeiro domingo do mês, não é certo que consigamos visitar a Itália nessas datas. Vale a pena pesquisar a agenda específica dos museus que quiser visitar, pois eles ainda podem incluir datas comemorativas de entrada gratuita. 

Mas com ou sem Domenica al Museo, nesta lista constam algumas atrações invariavelmente gratuitas da Itália, separadas por cidade. Confira também no mapa:

Museus com entrada gratuita em Roma

1 – Museu Napoleônico

Está surpreso com um museu dedicado a Napoleão Bonaparte na Itália? Pois bem, você pode, sim, visitar um pouco da história da família Bonaparte em Roma. Isso graças ao casamento entre a irmã do imperador francês e o príncipe Camillo Borghese. 
Endereço: Piazza di Ponte Umberto I, 1 
Site: http://www.museonapoleonico.it/ 

Adquira já seu ingresso para entrar no Coliseu de Roma!

2 – Museu di Scultura Antica Giovanni Barraco

Além de super bem localizado, o Museu di Scultura Antica Giovanni Barraco tem um acervo incrível. Ali você poderá visitar esculturas antigas, dentre as quais estão obras gregas, egípcias, assírias, etc. É uma atração perfeita para encaixar no roteiro, após visitar o Campo de’ Fiori e a Piazza Navona. 
Endereço: Corso Vittorio Emanuele, 166
Site: http://www.museonapoleonico.it/

3 – Museu Carlo Bilotti

Embora seja pequeno, este incrível museu fica dentro do parque Villa Borghese. No acervo, obras modernas de artistas como Andy Warhol e Larry Rivers, ícones da Pop Art.

Roteiros Personalizados

No mesmo parque também fica um museu dedicado às obras do escultor Pietro Canonica. Ambos têm entrada gratuita. 
Endereço: Parque Villa Borghese
Site: http://www.museocarlobilotti.it/ e http://www.museocanonica.it/

4 – Museu della Repubblica Romana e della Memoria Garibaldina

Você certamente conhece a história de Giuseppe Garibaldi e da luta pela unificação da Itália no século XIX. Mesmo se não lembrar, aproveite a oportunidade para visitar este museu. O acervo conta tudo com detalhes! 
Endereço: Largo di Porta S. Pancrazio
Site: http://www.museodellarepubblicaromana.it/

Compre aqui seu ingresso para os Museus Vaticanos!

5 – Villa di Massenzio e Museo delle Mura

Villa di Massenzio

Imagine visitar uma vila romana construída por Massenzio? Pois este parque arqueológico está na lista de atrações grátis em Roma. Se você gosta de arqueologia, essa é uma parada obrigatória!

Museo delle Mura

Mas se quiser conhecer a história por trás das muralhas de Roma, então a parada será dupla, pois existe um museu somente para contar essas histórias. 
Endereço da Villa di Massenzio: Via Appia Antiga
Site: http://www.villadimassenzio.it/
Endereço do Museo delle Mura: Via di Porta San Sebastiano, 18
Site: http://www.museodellemuraroma.it/

Museus com entrada gratuita em Milão

6 – Galeria de Arte Moderna

Essa galeria é deslumbrante desde a fachada, até as obras que ela abriga. De fato, os detalhes arquitetônicos já valem uma visita, que fica ainda mais justificada pelo acervo de obras do século XIX. 
Endereço: Via Palestro, 16 
Site: http://www.gam-milano.com/it/home/

7 – Museu Studio Francesco Messina

Este museu fica no prédio onde um dia funcionou a igreja S. Sisto. Se você gosta de esculturas, vai se impressionar com o acervo. Embora seja pequeno, é impressionante a variedade de materiais utilizados nas obras de arte. 
Endereço: Via San Sisto, 4/A
Site: http://www.fondazionemessina.it/

8 – Museu del Risorgimento

Este museu guarda itens relacionados ao período da primeira campanha de Napoleão Bonaparte na Itália, em 1796, até quando Roma foi anexada no Reino da Itália, em 1870. O passeio acontece de forma cronológica e expõe obras de arte lindíssimas! 
Endereço: Via Borgonuovo, 23 
Site: http://www.risorgimento.it/

9 – Palácio Morando Costume Moda Immagine

O passeio neste belíssimo palácio é outro museu gratuito incrível em Milão. Em um primeiro momento, você pode visitar as obras de arte de uma pinacoteca riquíssima. Depois, é possível conhecer a arquitetura e decoração do século XVII, dando uma volta por aposentos da nobreza. Inclusive, há uma exposição linda sobre a moda da época!
Endereço: Via Sant’Andrea, 6
Site: http://www.costumemodaimmagine.mi.it/

Conclusão

Viu só como não é preciso gastar dinheiro para mergulhar de cabeça na história da Itália? O que os museus oferecem vai muito além de peças bonitas, eles resgatam as nossas origens e preservam para que continuemos a evoluir. 

Neste post, você viu algumas atrações gratuitas da Itália, mas tenho certeza que existem muitas outras! Esqueci de alguma? Conte aí nos comentários! 

Foto da capa retirada de:
http://www.museonapoleonico.it/

Leia também:
Museu Mille Miglia: museu do automóvel!
Museu del 900: museu de Arte contemporânea na Itália!

Gostou deste post? Salve ele no seu Pinterest!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui