O Império Romano é sem dúvidas um dos mais importantes períodos históricos, não só para a Itália, mas para todo o ocidente. Basta ver como os monumentos históricos de Roma atraem milhares e milhares de turistas, isso sem falar nas heranças de costumes e invenções. 

Leia também:

Roteiro a pé por Roma Imperial!
Coliseu e Fórum Romano: um mergulho pela Roma Antiga!

Neste contexto, chamamos de Império Romano o período histórico de Roma que teve início em 27 a.C. e terminou em 475 d.C.. Mais precisamente, foi o período que marcou o fim da Idade Antiga e o início da Idade Média. 

A etimologia da palavra Império já diz muito: vem do latim Imperator, que quer dizer aqueles que mandam. Estamos falando dos 500 anos marcados pela ordem absoluta de grandes nomes da história, muitos dos quais estão eternizados nas vias romanas. Além disso, foi nesse intervalo em que surgiu o cristianismo e que aconteceu muito do que lemos hoje na bíblia sagrada.

Nas próximas linhas, vamos falar sobre os anos de Império Romano. Vale lembrar que é tudo um grande resumo, pois poderia criar um blog somente para falar sobre isso. 

 

O início do Império Romano se deu com a morte do Ditador Júlio César. Tal fato teria gerado muitas crises internas na República de Roma, que já não estava lá muito firme. No ano 31 a.C. Otávio, também chamado de príncipe, assumiu o controle. Ele era herdeiro de César e posteriormente recebeu o título de Augusto. 

No primeiro momento ainda restavam algumas instituições da República, as quais auxiliavam Otávio Augusto no poder. Eram instituições como o senado e o exército. 

Este primeiro momento ficou conhecido como “Pax Romana”, ou paz romana. Foram cerca de 250 anos sem crises muito sérias ou guerras sanguinárias. As províncias que eram ligadas a Roma pagavam impostos e isso rendeu muito poder econômico aos imperadores. 

Adorando imperadores

Da esquerda para a direita, de cima para baixo, temos os bustos de: Calígula, Nero, Vespasiano, Domiciano, Antonino Pio e Caracalla.

Diferente da monarquia, a sucessão dos imperadores romanos não acontecia pela hereditariedade. Na verdade, os imperadores tinham todos os poderes nas mãos, o que antes era dividido por outras instituições da república. 

Os imperadores eram adorados como deuses. Por isso mesmo é que se faziam monumentos como arcos do triunfos, edifícios enormes, palácios e reverências. Inclusive, muito do que vemos hoje em Roma é fruto dos tempos de império, mesmo que alguns sejam apenas ruínas, é algo impressionante de se ver. 

Um bom exemplo é o Coliseu, que foi construído no ano 79 d.C.. Além de seguir firme como testemunho do Império, ele serviu e serve de exemplo para muitas construções que fazemos hoje: vai dizer que não reconhece o formato dos estádios de futebol?

Mudanças importantes do Império Romano

Uma das características mais marcantes deste período foi a expansão territorial do Império Romano. Da Inglaterra ao Egito, do mediterrâneo a Marrocos. Cada vez mais povos foram agregados aos romanos, resultando em uma enorme miscigenação e no aspecto multicultural. 

Os que não eram considerados cidadãos também pagavam impostos ao Estado, que ficava cada vez mais rico. 

Como diz o ditado, todos os caminhos levam a Roma. E nessa época isso foi mais do que necessário. 

Com essa enorme expansão territorial, Roma precisou ampliar, criar e fazer manutenção em muitas estradas e vias de comunicação. Uma das estradas mais conhecidas e talvez a mais importante é a Via Appia. 

Você deve estar se perguntando: mas como o imperador garantia seu poder e sua ordem em todo este vasto território? Acertou quem pensou em forças militares. O Império Romano mantinha tropas militares que, por meio das estradas, chegavam até as províncias e garantia os poderes imperiais. 

Roteiros Personalizados

Os romanos chegaram a totalizar mais de 50 milhões de pessoas, as quais eram protegidas por um exército de apenas 390 mil homens. 

O poder das províncias

A partir do século I, algumas províncias passaram a ser controladas por membros escolhidos pelo senado, enquanto outras eram geridas por militares. As províncias dos militares eram responsáveis por pacificar áreas que ainda não eram dominadas e também as fronteiras. 

Com o passar dos séculos, os imperadores romanos ampliaram a cidadania. Dessa forma, muito mais impostos foram arrecadados e muitas obras eram viabilizadas, como os aquedutos, estradas e monumentos. 

Além disso, foi dessa expansão populacional que surgiram línguas conhecidas até hoje, como o português, francês e italiano. 

Jesus Cristo e o Império

Cena da novela “Jesus”, produzida pela Rede Record.

Foi no contexto do Império Romano que nasceu Jesus Cristo, um humilde judeu que vivia na Palestina. Ao propagar suas ideias religiosas, ele foi ganhando muitos seguidores, a ponto de afrontar os romanos. 

O fim dessa história já conhecemos: os romanos crucificaram Jesus Cristo, mas suas ideias continuaram a ser propagadas, ganhando adeptos de todos os lugares, sobretudo entre os mais pobres. 

O cristianismo pregava a crença em um só Deus, diferente da prática romana de cultuar imperadores como deuses. Assim, além de ter princípios de justiça social, a religião ia contra os princípios dos que exploravam os mais pobres, ou seja, os imperadores. 

O tempo se passou e os cristãos passaram a ser perseguidos pelo império. Isso aconteceu até o momento em que o próprio imperador se converteu a religião cristã. Tal fato mudou muito a realidade do império, pois a perseguição passou a ser contra os que adoravam vários deuses. 

O império dividido

Em meados do século IV, os bárbaros invadiam o império romano constantemente, ameaçando todo o território de Roma. Sendo assim, o imperador Teodósio sugeriu que o império fosse dividido em duas partes: Império Ocidental e Império Oriental. 

A sede do primeiro ficava em Ravena, enquanto a do império oriental ficava em Bizâncio. 

Apesar do plano ter o objetivo de conter as invasões bárbaras, não foi o suficiente nem para conter as crises financeiras. 

No século V, os povos inimigos de Roma tomaram muitas partes do território. Neste contexto, a península ibérica foi tomada pelos visigodos, o norte da África foi conquistado pelos vândalos, a Gália ficou com os povos francos e a Bretanha com os anglo-saxões. 

Por fim, Roma foi saqueada, destruída e teve o último imperador, Rômulo Augusto, deposto do cargo. Tal fato marcou o ano de 476 como sendo o último do Império Romano do Ocidente. Já a parte oriental permaneceu até o ano de 1453, fato que gera muitos debates históricos até os dias atuais. 

Depois disso, a população foi ruralizada e a Europa viveu os anos da Idade Média.

Imperadores romanos

Muitos dos grandes nomes que vemos nas ruas de Roma e livros de história são de grandes imperadores romanos. Afinal, foram 500 anos e eles eram tratados como deuses. Alguns construíram monumentos importantes, enquanto outros comandaram importantes invenções. 

A seguir, passarei uma lista com alguns dos mais importantes, com datas de início e fim do comando. 

  • Otávio Augusto (27 a.C. a 14 d.C.)
  • Tibério (14 a 37)
  • Caio César “Calígula” (37 a 41) – conhecido pelas loucuras e pela ostentação. 
  • Cláudio (41 a 54) -Primeiro Imperador nascido fora da Península Itálica.
  • Nero (64 a 68) – famoso pelas conquistas e megalomania.
  • Galba (junho de 68 a janeiro de 69) -Foi o líder do golpe que depôs Nero e acabou com a dinastia júlio-claudiana.
  • Flávio Vespasiano (69 a 79) – Construiu o Coliseu
  • Tito (79 a 81)
  • Domiciano (81 a 96)
  • Nerva (96 a 98)
  • Trajano (98 a 117) – Responsável pela grande expansão do Império
  • Adriano (117 a 138)
  • Antonino Pio (138 a 161)
  • Lúcio Vero (161 a 169)
  • Marco Aurélio (161 a 180)
  • Comodo (177 a 192)
  • Públio Pertinax (31 de dezembro de 192 a 28 de março de 193)
  • Dídio Juliano (28 de março de 193 a 1 de junho de 193)
  • Septimio Severo (193 a 211)
  • Pescênio Níger (9 de abril de 193 a maio de 194)
  • Clódio Albino (196 a 197)
  • Marco Aurélio “Caracala” (211 a 217)
  • Macrino (8 de abril de 217 a junho de 218)
  • Heliogábalo (218 a 222)
  • Alexandre Severo (222 a 235)
  • Maximino Trácio (235 a 238)  Lembrado por ser o imperador que iniciou a queda do Império.
  • Depois do último e até o ano de 284, vários imperadores tomaram o poder, mas por muito pouco tempo. Este fato já diz respeito à decadência do Império Romano. 

 

Veja a imagem com mais detalhes clicando no link.

Heranças do Império Romano

Muitos dos grandes avanços da humanidade vieram da época do Império Romano. As fortes influências estão desde a arquitetura, até aspectos culturais como a língua que falamos. 

Dito isso, considere também a série de filmes, livros, seriados de televisão, peças de teatro e muitas outras formas que encontramos para transmitir os marcos históricos do Império Romano. 

Por fim, me conte nos comentários, você tem vontade de conhecer a Itália e caminhar as mesmas vias em que caminharam grandes imperadores? Vamos conversar

Você também poderá gostar:

10 atrações imperdíveis em Roma!
Turismo religioso pela Itália!

Guia para inciantes sobre como degustarvinhos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui