Pensar na Sicília é automaticamente pensar no mar azul mediterrâneo, nas praias paradisíacas e nas cidadezinhas costeiras que sobem montanhas. Mas você já parou para se perguntar sobre a cozinha regional siciliana? Leia aqui e descubra quais pratos típicos da Sicília são de arrancar  um “mamma mia” da boca!

Você também poderá gostar:

Cozinha Regional: Gastronomia da Toscana
Cozinha Regional: Gastronomia da Emilia Romagna
Roteiro de 3 dias na Catânia, na Sicília!
Trilha para subir no vulcão Etna, na Sicília!

Bom, antes de falar sobre isso, vamos localizar essa região. Geograficamente, a Sicília é a maior ilha mediterrânea. Se a Itália tem o formato de uma bota chutando uma bola, a Sicília é toda a parte que chamaríamos de bola. A capital é Palermo e o lugar tem um dos melhores climas para receber turistas. 

Dito isso, podemos partir para o assunto principal deste post: preparei uma lista com 8 pratos da cozinha siciliana para você começar a sonhar em conhecer este paraíso. 

Tudo pronto?

 

ARANCINI

 

Um dos pratos mais apreciados da gastronomia siciliana são os arancini. Esses croquetes de arroz estão por toda a parte e devem ser comidos sem muita cerimônia, com as mãos!

Inclusive, para saborear os melhores arancini, você não deve ir a restaurantes, mas sim andar pelas ruas em busca dessas iguarias nas barraquinhas. As melhores que já comi foram nos mercados e de vendedores ambulantes.

Leia aqui sobre os Mercados de Palermo

Você certamente encontrará diferentes combinações de arancini com recheios e molhos. e Também de diferentes formatos, inclusive um que parece a coxinha brasileira. Porém, se quer experimentar o original de Palermo, peça o de ragù de carne, ervilhas e queijo. 

 

CANNOLI

Dentre todos os pratos típicos da Sicília, o doce cannolo é um dos meus favoritos!

Esse doce é feito com uma massa fininha, frita, em formato de cone e recheada com ricota. Se você torceu o nariz, esqueça essa ricota que compramos por aqui no Brasil. Na verdade, esse doce é uma iguaria tão deliciosa que tenho certeza que vai se apaixonar!  

A regra é a mesma dos arancini: se forem feitos em casa, ficam ainda mais deliciosos. Por isso, você deve encontrar os mais gostosos fora dos restaurantes turísticos. 

O melhor cannolo que já comi, sem sombra de dúvida, foi no laboratório do Roberto, chef pasticcere em Taormina (Via Calapitrulli, 9).

 

Roteiros Personalizados

PANELLE

Já pensou em comer uma massa frita de grão de bico? Esse é o panelle!

O pan con panelle é típico de Palermo, a capital da Sicília, e pode ser encontrado facilmente pelas ruas. Ele também é encontrado na versão de sanduíche, com vários recheios.

Uma excelente pedida para quem evita o glúten.

 

PANI CA MEUSA (panino con la milza)

Outro sanduíche, especialidade do street food siciliano é  o pani ca meusa, cujo  recheio é feito com pulmão de bezerro. às vezes com a traquéia.

Eu como de tudo, tudo mesmo, mas confesso que senti náusea com o cheiro e o modo de preparo desta iguaria palermitana. Mas encarei e posso dizer que não é tão ruim quanto o cheiro! Ahaha… para quem curte miúdos, é um prato e tanto.

Ele pode ser encontrado em duas versões: se levar queijo, é casado. Mas se for sem queijo, ele é solteiro. Eu pedi a versão solteira.

 

PASTA ALLA NORMA

Pensou que passaríamos a lista toda sem falar das deliciosas massas? Pasta Alla Norma é geralmente feita com macarrão cozido com molho de tomate ao alho. No molho, adicionamos ricota salgada, manjericão e berinjelas fritas. 

Curiosidade: você verá no decorrer da nossa lista que a berinjela é um ingrediente muito presente na culinária da Sicília. Sabe porque?

Muitos pratos da gastronomia siciliana eram feitos por pessoas pobres que cozinhavam para patrões e senhores. Depois dos jantares, essas pessoas cozinhavam para as próprias famílias. Como a carne não era acessível, eles a substituíram pela berinjela. 

 

PESTO ALLA TRAPANESE

O nome já diz tudo: as massas com pesto alla trapanese são originárias da cidade de Trapani. Mas é tão deliciosa, que acabou sendo espalhada por toda a região. 

A receita segue uma tradição que veio do oriente, a agliata ligure, só que adaptada para os ingredientes sicilianos. Além de alho e azeite, os sicilianos misturam tomates e amêndoas. Tudo isso leva um toque de pecorino e também de manjericão. 

É ou não é para comer rezando?

 

CHINOTTO

O chinotto não é exatamente um prato, mas sim uma bebida. Chegando muito perto de um refrigerante, essa bebida é feita com laranjas amargas (as mesmas usadas na fabricação do Campari) e água gaseificada. Para muita gente, a cor escura pode não ser muito atrativa. Mas não deixe que isso lhe impeça de provar essa bebida deliciosa.

Na Sicília, o chinotto é feito dentro das casas e em restaurantes, mas também é encontrado em versões industrializadas. Nem preciso dizer qual é melhor, não é?

 

PARMIGIANA

Um dos pratos típicos da Sicília que mais tem fama aqui no Brasil surpreende muito os turistas. Isso porque a receita original não leva carne, como as “parmigianas” que comemos por aqui. Outro fato curioso é que embora o nome indique, a receita não veio de Parma. 

Na verdade, a Parmigiana veio da Sicília e é feita com berinjela frita, queijo, parmesão e molho de tomate. Um dos meus pratos preferidos no mundo!

 

MUFFULETTA

A muffuletta são sanduíches feitos com pão de gergelim e recheado com azeitonas e queijos. Algumas versões ainda levam presunto, o que deixa tudo ainda mais delicioso. 

Esse sanduíche pode ser encontrado como comida de rua, mas é uma excelente opção para se fazer em casa e levar para os passeios como um lanchinho. 

Aposto que você já está com mais vontade ainda de conhecer a Sicília, acertei? De fato, a gastronomia é um dos aspectos mais interessantes da cultura italiana. Talvez seja sempre uma surpresa, pois ouvimos ‘comida italiana’ e logo pensamos em massas e vinhos deliciosos. 

Minha carta de amor pela Sicília, você lê neste post!

Mas nem só de massa vivem os italianos, pelo contrário. O país da bota é um livro de receitas daqueles que todo mundo adoraria conhecer, como deu pra ver neste post dos pratos típicos da Sicília!

Quer continuar descobrindo as cozinhas regionais da Itália? Então veja só esse post com os melhores pratos da Toscana!

Leia também:

Dicas do que fazer em Taormina
Turismo de experiência na Itália!

Salve esse post na sua pastinha do Pinterest!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui