Viajar de trem na Itália pode ser um modo prático e confortável de se deslocar. Entretanto, surgem muitas dúvidas na hora de comprar as passagens, escolher o tipo de trem e decidir quais trajetos serão feitos de trem e quais serão feitos de carro.

Para ajuda-lo, preparei este guia explicando direitinho como funciona o sistema ferroviário italiano.

Viajar de trem na Itália

Operadoras e tipos de trem

TRENITALIA: empresa estatal que deteve o monopólio até 2012, quando a empresa Italo começou a operar. Liga praticamente todas as cidades dos quatro cantos do país.

A Trenitalia possui 5 tipos de trens:

Frecciarossa – são os trens mais velozes e mais caros. Viajam a 300 Km/h e ligam as mais turística cidades italianas (os trens para Veneza e Padova começarão a operar no dia 14/06/2015). O cliente pode escolher entre 4 tipos de serviço: Executive, Business, Premiun e Standard (o que possui a tarifa mais barata).

Rotas Frecciarossa (flecha vermelha):

Frecciargento – Percorrem tanto os trilhos de trens de alta velocidade, quanto os trilhos regulares. Viajam a até 250 Km/h. Este é o trem que liga o aeroporto de Fiumicino à Roma e à Florença.

Rotas Frecciargento (flecha prata):

Frecciabianca (flecha branca) – Usa os trilhos tradicionais, por isso, é o mais lento dos Freccia, mas em compensação, conecta as principais cidades de médio porte de norte a sul.

Intercity – trem mais lentos (e mais baratos) que os trens Freccia; ligam mais de 200 cidades do país.

Regionale – circulam dentro de uma mesma região ou conectam regiões vizinhas.

ITALO: possui somente trens de alta velocidade, que podem chegar a 360 Km/h. As linhas conectam as principais cidades da Itália.

A diferença entre eles na questão segurança e conforto é praticamente inexistente. As duas empresas possuem vagões com serviços diferenciados, como a sala business e o vagão silêncio. Porém, os vagões da Italo são mais luxuosos e os clientes podem usufruir da sala vip enquanto esperam o trem na estação.

Menor tempo de viagem entre as principais cidades:

Viajar de trem na Itália

Viajar de trem na Itália

Como comprar os bilhetes e economizar

Os bilhetes podem ser comprados pela internet com cartão de crédito ou através do paypal. Antes de comprar, observe estas dicas para economizar.

  • Comprando os ingressos antecipadamente, além de evitar filas e escolher a poltrona, você também economiza!  A Trenitalia possui tarifas diferentes para o mesmo trecho (super economy, economy, base) assim, quantos antes comprar, mais chances de conseguir a tarifa com desconto você vai ter;
  • Fique de olho nos sites das operadoras, elas fazem promoções durante todo o ano. Já consegui uma promoção onde eu paguei a minha tarifa e minhas filhas viajaram de graça (bimbi gratis);
  • Inscreva-se na newsletter do site para não perder nenhuma promoção.;
  • sites para a compra dos bilhetes (clique no nome): ITALO, TRENITALIA.

Principais estações ferroviárias

Na hora de comprar, pode surgir dúvidas sobre qual a estação escolher, já que muitas cidades possuem mais de uma. Segue a listinha das estações centrais das principais cidades:

  • Venezia Santa Lucia
  • Milano Centrale
  • Bologna Centrale
  • Firenze Santa Maria Novella
  • Napoli Centrale
  • Torino Porta Nuova

Trem sim

  • Sempre que for percorrer longas distâncias;
  • Se você está sozinho, pois o trem é uma alternativa mais econômica do que o carro;
  • Se você quer conhecer as Cinque Terre.

Trem não

  • Se está atrás de paisagens e cidadezinhas pitorescas;
  • Se quer explorar cidades dentro da mesma região; principalmente as regiões do centro sul da Itália, que não possuem tantas linhas de trens de alta velocidade;
  • Para explorar de trem a Costa Amalfitana;
  • A mesma coisa com Matera, Sicilia, Sardegna.

Na estação

  • Chegue com antecedência de pelo menos 20 minutos na estação. No painel “treni in partenza”, procure o número do seu trem, o horário e a plataforma;
  • Na plataforma dirija-se para o seu vagão (carrozza) e procure seu assento;
  • Nos trens Freccia e Italo não é necessário validar o bilhete antes do embarque;
  • Nos demais trens, é necessário validar o bilhete nas máquinas que ficam nos pilares da plataforma, antes de subir no trem;
  • Mantenha o seu bilhete com você, até o desembarque e apresente-o ao fiscal, quando for pedido;
  • Muitos trechos preveem a troca de trens. Esteja preparado para a baldeação (coincidenza) e siga novamente a primeira dica desta lista.

Buon viaggio!

Procurando hotel na Itália? Clique no banner abaixo:

Booking.com

O blog ITALIAna é afiliado do Booking, isto significa que de cada reserva feita a partir do blog, recebemos uma pequena comissão. É importante salientar que ao reservar a partir do blog, NÃO HÁ ALTERAÇÃO NENHUMA DO VALOR DO PREÇO, muito pelo contrário! Você pode conseguir tarifas com descontos na maioria dos hotéis. Isto quer dizer que você não pagará nada a mais por isso e ainda estará ajudando a manter o o blog no ar, com conteúdo de qualidade! Grazie!

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

62 Comentários

  1. Olá. Estou adorando suas dicas! Vou pra Itália em outubro pela primeira vez.
    Eu e meu marido vamos estar com 2 malas grandes (uma pra cada) acha que dá pra adquirirmos na ítalo ou na freccia a econômica?tem lugar pra colocar as malas em segurança?

    Obrigada
    Raissa
    Campinas

    • Ana Grassi on

      Oi Raíssa, fique tranquila, vocês podem embarcar com as mala, sem problemas.
      Os trens de alta velocidade são muito seguros! Não se preocupe!
      Para os trens ‘pinga-pinga’ eu costumo levar um cadeado de bicicleta e prender a mala, fico mais tranquila e durmo! rsrsrs…
      Baci,
      Ana

  2. carlos gigliotti on

    Muito boa as dicas e os artigos publicados,estive a dias na Italia e utilizei suas informaçoes.blz parabens.

    • Ana Grassi on

      Que bom saber que ajudei, Carlos! Obrigada por compartilhar conosco!
      Abraços,
      Ana

  3. Valquiria on

    Bom dia Ana!!!
    Parabéns pelo Blog!!!
    Vou a Roma com meu marido e ficaremos 10 dias e pretendo fazer um bate e voltas nas cidades de Florença, Veneza, Milão, Assis e Nápoles, o que vc acha do site raileurope.com para comprar as passagens de trem antecipado?
    Muito Obrigada

    • Ana Grassi on

      Valquiria, tudo bem? Você pretende fazer todos esses bate e voltas a partir de Roma? Não acho que seja uma boa ideia.
      De qualquer forma, o site é seguro sim, pode utiliza-lo.
      BAci,
      Ana

      • Mayara Zamuner on

        Ana, qual seria a melhor opção? pois estava pensando em fazer a mesma coisa. Irei ficar em Roma e gostaria de ir voltar no mesmo dia para Florença, Veneza…
        Estou preocupada com os valores somente. À princípio irei sozinha, em julho.

        Estou amando suas dicas, parabéns pelo conteúdo!

        Obrigada!

  4. Pegadinha com turistas: trenItalia de Roma P/ aeroporto tem que “validar” o ticket fora do trem se não paga multa de 50 euros. Não avisam, várias pessoas pagam. Fiquem espertos.

  5. boa noite…..
    comprei meu bilhete de ida e volta de roma a florença pela Italo…..
    ja recebi os bilhetes no email…….. lendo o post então nao e necessario validar o bilhete…. e so esperar na plataforma o meu vagão? procede mesmo?? desde ja agradeço!!

    • Ana Grassi on

      Isso mesmo Sergio, para os trens com lugares reservados (Freccia e Itali, por exemplo), não é necessário validar o bilhete.
      Boa Viagem!
      Ana

  6. Laís Lopes on

    Olá otimas dicas.
    Este é o site mais completo que encontrei sobre a Itália e me ajudou muito durante a preparação da minha viagem.
    Vou para Itália na proxima semana e comprei passagem de trem Frecciargento de Roma para Padua, estarei com duas malas uma grande e uma pequena existe espaço para acomoda-las?
    No site da Trenitalia não informa se este trecho é necessario trocar de trem ou quantas paradas existem. Sabe onde consigo estas informações?
    Desde Já agradeço. 🙂

    • Ana Grassi on

      Oi Laís, que bom que o blog te ajudou. Fico contente!
      O Freccia Roma – Padova pode fazer troca de trem em Bolonha. Tem que conferir no seu bilhete. Não tem muito lugar para as malas, por isso, chegue cedo para garantir que elas fiquem no mesmo vagão que você (geralmente bem na entrada do vagão há um compartimento para malas).
      Baci,
      Ana

  7. Ana Lúcia Fagundes on

    Olá Ana!!!
    Parabenizo pelo site e quero uma dica. Pretendo fazer essa viagem com meu marido. Um sonho antigo nosso. Gostaria de saber se você tem noção de custos aproximados para ficarmos uns 20 dias pela Itália. Percorrendo essas cidades que vc citou.
    Desde já agradeço.
    Baci
    Ana Lucia

  8. Boa tarde Ana,

    Tomei a liberdade de enviar um email solicitando algumas ajudinhas.
    Obrigada desde já.
    Abraços.

    • Ana Grassi on

      Oi Dirlei, trem se quiser ir direto de uma cidade à outra; carro se quiser faze paradas.
      Ana

  9. Catarine Matias on

    Olá Ana, bom dia.
    Como faço para ir de Milão para Verona de trem? Vale a pena passar um dia inteiro em Verona ou apenas um bate e volta? Deve ir provavelmente de Milão pra lá, mas existe a possibilidade de eu ir de Veneza para lá caso seja um bate e volta.

    • Ana Grassi on

      Olá Catarine, dá para fazer bate e volta de trem de Milão para Verona ou de Veneza para Verona. Para ver as atarções principais da cidade, calcule que vai gastar entre 5 e 6 horas.
      Buon viaggio
      Ana

  10. olá! Estou numa duvida cruel. Preciso ir de Roma para Veneza no dia 18 de abril, mas as passagens estão caríssimas! Em todos os outros dias – até mesmo para trens na próxima semana – o preço esta menor. Creio que por causa do feriado do dia 17… Somente dois horários ainda não abriram pra venda (e nem sei se abrirão). Você acha que é melhor esperar por uma eventual promoção ou comprar logo? Pra constar: para 2 pessoas está 119 euros a passagem normal e 129 a business…
    Parabens pelo blog!

  11. Mauricio on

    Ola Ana, bom dia. Você indica os passeios de trens com criança menor de 2 anos? Tem algum trecho contra indicado?
    Grato.

    • Ana Grassi on

      Oi Maurício, tudo bem? Pode ir tranquilamente! Não tem trecho contra-indicado não! Eu tenho 4 filhos, pode acreditar em mim…rsrsrs…

      Buon viaggio,
      Ana

  12. Fernanda Melo on

    Querida Ana,
    Adoro seu blog!! É uma delicia de acompanhar.
    Quanto tempo antes que as companhias de trem liberam a venda das passagens? Entrei hj e queri visitar Veneza, Florenca e Roma em setembro e os tickets não estão disponíveis no site.
    Obrigada!
    Bjs,
    Fernanda

  13. Alexandre on

    Oi Ana,

    Parabéns pelo blog. Descomplicado e objetivo.
    Queria uma dica: ficarei 10 dias na italia e lá pelo final da viagem sairei pela manhã de cortona para roma (termini). Que trens eu posso pegar?

  14. Patricia Santos on

    Olá Ana
    Meu sogro está indo em junho para Italia e fará muitas viagens de trem. Como funciona a baldeação? Como funciona quando sai do trem para pegar o próximo? Aonde tem essa informação? Outra dúvida. Você saberia qual a melhor opção de trem para ir de Bellagio até Bassano Del Grapa? Obrigadaaaa Patricia

  15. CLAUDIA PEIXOTO on

    OI ANA, TD BEM? ADORO SEU BLOG. TENHO VISTO ALGUNS BLOGS, MAS O SEU É MUITO MAIS COMPLETO.
    ESTOU PROGRAMANDO MINHA PRIMEIRA VIAGEM A ITALIA PARA FEV/2018, E PRETENDO CONHECER AS CIDADES DE ROMA, TOSCANA, FLORENÇA, VENEZA E MILAO (EM TORNO DE 11/12DIAS). MORO EM SP E GOSTARIA DE SABER SUA OPINIAO POR ONDE DEVO INICIAR A VIAGEM (ROMA OU MILAO), LEMBRANDO QUE NO FINAL DA VIAGEM TEREI QUE RETORNAR AO LOCAL DE CHEGADA PARA FAZER O RETORNO A SP, VISTO QUE AS PASSAGENS IDA E VOLTA PELO MESMO AEROPORTO SAO MAIS EM CONTA.

    • Ana Grassi on

      Oi Claudia, tudo bem?
      Obrigada pelos elogios!
      Comece por Roma e termine em Milão ou vice-versa. Geralmente se você computar o valor de trem que vai pagar para voltar para a cidade de onde começou a viagem, não vale a pena o esforço e a economia.
      Baci,
      Ana

  16. ALESSANDRE on

    Oi Ana,
    Ótimas dicas no seu blog.
    Pretendo ir de Milão a Nápoles via trem, estarei com meu filho de 12 anos, no caso dele posso optar por meia passagem?

    • Ana Grassi on

      Oi Alessandre, tudo bem?
      No momento da compra, verifique as opções de ofertas para o trecho a ser comprado. Muitas vezes eles fazem promoção Bimbi Gratis (criança de graça). Na hora da compra, assinale a opção “ragazzi” para a passagem com desconto.
      Buon viaggio,
      Ana

  17. ola Ana!! iremos para Italia em 18 de setembro!! quando vc diz para comprar bilhete antecipado, seria quantos dias? obrigada! abraço

  18. Oi Ana! Parabéns pelo Blog! Muito gostoso de ler, parece que já estou em viagem pela Itália!
    No dia 13 de Setembro meu cruzeiro aporta em Livorno. Gostaria de ir a Firenze fazendo um stop em Pisa.
    A dúvida é: quando vc compra o bilhete de trem de Livorno para Firenze, vc pode descer em Pisa e retornar ao trem seguinte com o MESMO bilhete, sem pagar nada a mais? Ou vc acha que temos que comprar os trechos separadamente: Livorno a Pisa, Pisa a Firenze.

  19. Cristina on

    Oi Ana. Seu blog é excelente. Parabéns. Tenho duas dúvidas. Uma diz respeito ao cadastro na Trenitalia. Precisa fazer ou pode comprar direto? Trechos de trens regionais na região da Emília Romana precisam ser comprados com antecedência ou posso comprar um dia antes? Irei em janeiro. Imagino que o inverno seja mais tranquilo. O que vc acha? Obrigada.

  20. Olá. Uma vez eu li sobre idade e classe para andar no trem. No caso um adulto só poderia viajar de primeira classe. Esta informação procede?
    No caso eu tenho 27 anos e gostaria de utilizar a passagem mais barata, que seria a segunda classe na maioria dos casos. Aguardo um retorno e desde já, obrigada!

    • Ana Grassi on

      Oi Jerusa, tudo bem?
      Esta informação não procede! Pode comprar a segunda classe tranquilamente!
      Baci,
      Ana

  21. Patricia on

    Ana tudo bem?

    Amanhã irei de trem de Napoli para Roma. Comprei os vilhetes pelo site da trenitalia e linque nao preciso valida-los correto? Somente entrar no trem com a passagem impressa que recebi no email. Outra duvida, como visualizo o vagão que escolhi no trem? Onde me posiciono na plataforma antes do trem chegar, tem algum aviso demarcação?obrigada

    • Ana Grassi on

      Oi Patricia, os bilhetes dos trens que tem poltrona reservada não precisam de validação antes do embarque.
      Veja qual é o número do seu vagão (carrozza) e posicione-se na marcação correspondente.

      Baci e boa viagem!
      Ana

  22. Adriano Couto Campos on

    Olá Ana!
    Estou indo a Roma.
    Depois vou de Roma a Foggia de trem.
    em seguida vou deonibus a Manfredonia.
    Meu destino final Monte Santangelo.
    Miha pergunta: a mudança de trem para onibus em foggia é dificil?
    Primeira vez que faco esse trageto.
    desde já agradeço.
    Adriano.

    • Ana Grassi on

      Oi Adriano,tudo bem? Nunca fiz este percurso, mas a mudança se trem para ônibus costuma ser bem tranquila.
      Buon viaggio,
      Ana

  23. Olá Ana, estou indo à Itália precisando usar os trens pela primeira vez. Peguei suas dicas (sua explicação sobre os trens está excelente!) e fui ao site da Trenitalia para comprar passagem Firenze-Roma.
    Acontece que não consegui comprar essas passagens porque o site exige uma senha para consumar a compra. Porém, ao me cadastrar, não consigo preencher vários campos, por ser brasileira, e consequentemente, não tenho o cadastramento e não consigo comprar as passagens.
    Você saberia dizer como eu faço? Se puder me ajudar, serei muito grata. Beijos!

    • Olá Ana! Voltei para lhe dizer que consegui comprar, pela Italo, todas as passagens que precisava! Depois que te enviei a mensagem acima, me lembrei de tentar na outra companhia, a Italo, que só vim a conhecer aqui no seu post de trens na Itália. Conclusão: fui no site, tinha os trens que precisava, assim, consegui comprar. Olha, deixo a dica: o site da Italo é bem melhor para se navegar, aliás, comprei sem precisar de senha. Além disso, os preços são melhores do que da Trenitalia (em todas as passagens que comprei). Muito obrigada mesmo! Ainda vou entrar muito no seu blog buscando sugestões e dicas para as cidades que vou, na Itália. Seu blog é bem prático e tem dicas muito boas.Beijos! (Flávia)

      • Olá Ana, Olá Flavia, segundo verifico os preços na Italo são bem mais baixos que na Trenitalia, estou a ver bem? 🙂

        • Ana Grassi on

          Oi Lucinda, nem sempre. Geralmente Italo é mais caro. Comprando antecipadamente os bilhetes, você consegue excelentes descontos na Trenitalia.
          Buon viaggio,
          Ana

  24. Olá, Ana, como vai?
    Parabéns pelo site e pela paciência por responder a tantas perguntas.
    Agora chegou a minha vez, se puder me ajudar, agradeço muito.
    Vamos para a Itália em maio de 2018, planejamos ficar 3 dias em Roma e depois ir de trem para uma cidade do sul do país, que será nossa base por cinco dias, por favor, qual cidade você nos sugere para irmos de trem e ficarmos hospedadas?
    Beijos,

    • Ana Grassi on

      Ahaha…adoro responder Lu!!!! Claro que vou te ajudar!
      Para escolher a cidade, tenho que te fazer umas 10 perguntas antes rsrsrs… As opções são inúmeras!
      Entre em contato comigo e vamos conversar um pouco, ok?
      Baci,

      Ana (ana@anagrassi.com.br)

  25. É maravilhoso contar com os trens europeus para deslocamentos longos assim. É muito mais confortável que andar de avião, não é mesmo? Muito legal seu post, super esclarecedor !

  26. Luis Henrique Guerra on

    Oi Ana, muito esclarecedor seu blog, minha esposa e eu estamos adorando.
    Estou fazendo meu roteiro e minha dúvida é: qual a diferença entre a primeira classe e a segunda classe nos trens que ligam as grandes cidades? Tem refeição?
    O que não entendi muito bem é se vale a pena comprar as passagens antecipadas de uma cidade a outra na Itália, ou somente de um país para o outro?
    Muito obrigado

    • Ana Grassi on

      Oi Luis, tudo bem? A diferença entre a primeira e a segunda classe depende do tipo de trem. É SEMPRE melhor comprar antecipadamente para trens de alta velocidade, já que eles possuem tarifas diferenciadas para compra antecipada. Os demais trens não requerem compra com antecedência.
      Abraços,
      Ana

  27. Claudio Coelho on

    Olá Ana ,me chamo Claudio Coelho, que incrível seu blog, bom minha pergunta é a seguinte , eu estou indo para Malta , minha conexão em Roma sera de 10 horas no proximo domingo , eu pretendo sair do aeroporto pra conhecer dois ou três pontos turísticos de Roma, trem é a melhor opção, o que você me recomendaria, e é simples sair do aeroporto e ir por exemplo ,até o Coliseu ? Eu não tenho a minima ideia de como é , eu estou acostumado com a Índia , já estive la 3 vezes, la tudo é acertado meio que na hora rsrs e na Europa e tudo diferente ! Se você puder me ajudar tenho mais uma duvida , vou pra Sicilia depois que eu ja estiver em Malta , la seria mais interessante usar trem ou ônibus mesmo ?

    Muito pela atenção !
    Grande abraço .

    • Ana Grassi on

      Olá Claudio, escolha uma só atração e compre o ingresso fura fila. Considere que saindo do aeroporto até o Coliseu você levará aproximadamente duas horas.
      Boa viagem,
      Ana

  28. Oi Ana estou indo para roma em Agosto,como faço para ir para Livorno, a melhor opção é de trem é preciso comprar as passagens antecipada, precisa fazer transferência em alguma estação.
    Desde já muito obrigado pela atenção.

    • Ana Grassi on

      Olá Ronaldo, consulte o site da Trenitalia e veja quais são as alternativas de trem e as transferências para o período desejado.
      Ana

Deixe uma Resposta