Viajar de trem na Itália pode ser um modo prático e confortável de se deslocar. Entretanto, surgem muitas dúvidas na hora de comprar as passagens, escolher o tipo de trem e decidir quais trajetos serão feitos de trem e quais serão feitos de carro.

Para ajuda-lo, preparei este guia explicando direitinho como funciona o sistema ferroviário italiano.

Viajar de trem na Itália

Operadoras e tipos de trem

TRENITALIA: empresa estatal que deteve o monopólio até 2012, quando a empresa Italo começou a operar. Liga praticamente todas as cidades dos quatro cantos do país.

A Trenitalia possui 5 tipos de trens:

Frecciarossa – são os trens mais velozes e mais caros. Viajam a 300 Km/h e ligam as mais turística cidades italianas (os trens para Veneza e Padova começarão a operar no dia 14/06/2015). O cliente pode escolher entre 4 tipos de serviço: Executive, Business, Premiun e Standard (o que possui a tarifa mais barata).

Rotas Frecciarossa (flecha vermelha):

Frecciargento – Percorrem tanto os trilhos de trens de alta velocidade, quanto os trilhos regulares. Viajam a até 250 Km/h. Este é o trem que liga o aeroporto de Fiumicino à Roma e à Florença.

Rotas Frecciargento (flecha prata):

Frecciabianca (flecha branca) – Usa os trilhos tradicionais, por isso, é o mais lento dos Freccia, mas em compensação, conecta as principais cidades de médio porte de norte a sul.

Intercity – trem mais lentos (e mais baratos) que os trens Freccia; ligam mais de 200 cidades do país.

Regionale – circulam dentro de uma mesma região ou conectam regiões vizinhas.

ITALO: possui somente trens de alta velocidade, que podem chegar a 360 Km/h. As linhas conectam as principais cidades da Itália.

A diferença entre eles na questão segurança e conforto é praticamente inexistente. As duas empresas possuem vagões com serviços diferenciados, como a sala business e o vagão silêncio. Porém, os vagões da Italo são mais luxuosos e os clientes podem usufruir da sala vip enquanto esperam o trem na estação.

Menor tempo de viagem entre as principais cidades:

[columns]
[column size=”1/3″]De Roma para
Florença: 1h31 (Frecciarossa)
Milão: 2h25 (Frecciarossa 1000)
Bolonha: 1h57 (Frecciargento)
Veneza: 3h45 (Frecciargento)
Nápoles: 1h10 (Frecciarossa)
[/column]
[column size=”1/3″]De Florença para
Milão: 1h40 (Frecciarossa)
Bolonha: 35 min (Frecciarossa)
Veneza: 2h05 (Frecciargento)
Nápoles: 2h32 (Italo)
[/column]
[column size=”1/3″]De Milão para
Bolonha: 1h02 (Frecciarossa)
Padova: 2h07 (Frecciabianca)
Veneza: 2h23 (Frecciabianca)
Nápoles: 4h31 (Italo)[/column]
[/columns]

Viajar de trem na Itália
Viajar de trem na Itália

Como comprar os bilhetes e economizar

Os bilhetes podem ser comprados pela internet com cartão de crédito ou através do paypal. Antes de comprar, observe estas dicas para economizar.

  • Comprando os ingressos antecipadamente, além de evitar filas e escolher a poltrona, você também economiza!  A Trenitalia possui tarifas diferentes para o mesmo trecho (super economy, economy, base) assim, quantos antes comprar, mais chances de conseguir a tarifa com desconto você vai ter;
  • Fique de olho nos sites das operadoras, elas fazem promoções durante todo o ano. Já consegui uma promoção onde eu paguei a minha tarifa e minhas filhas viajaram de graça (bimbi gratis);
  • Inscreva-se na newsletter do site para não perder nenhuma promoção.;
  • sites para a compra dos bilhetes (clique no nome): ITALO, TRENITALIA.

Principais estações ferroviárias

Na hora de comprar, pode surgir dúvidas sobre qual a estação escolher, já que muitas cidades possuem mais de uma. Segue a listinha das estações centrais das principais cidades:

  • Venezia Santa Lucia
  • Milano Centrale
  • Bologna Centrale
  • Firenze Santa Maria Novella
  • Napoli Centrale
  • Torino Porta Nuova

Trem sim

  • Sempre que for percorrer longas distâncias;
  • Se você está sozinho, pois o trem é uma alternativa mais econômica do que o carro;
  • Se você quer conhecer as Cinque Terre.

Trem não

  • Se está atrás de paisagens e cidadezinhas pitorescas;
  • Se quer explorar cidades dentro da mesma região; principalmente as regiões do centro sul da Itália, que não possuem tantas linhas de trens de alta velocidade;
  • Para explorar de trem a Costa Amalfitana;
  • A mesma coisa com Matera, Sicilia, Sardegna.

Na estação

  • Chegue com antecedência de pelo menos 20 minutos na estação. No painel “treni in partenza”, procure o número do seu trem, o horário e a plataforma;
  • Na plataforma dirija-se para o seu vagão (carrozza) e procure seu assento;
  • Nos trens Freccia e Italo não é necessário validar o bilhete antes do embarque;
  • Nos demais trens, é necessário validar o bilhete nas máquinas que ficam nos pilares da plataforma, antes de subir no trem;
  • Mantenha o seu bilhete com você, até o desembarque e apresente-o ao fiscal, quando for pedido;
  • Muitos trechos preveem a troca de trens. Esteja preparado para a baldeação (coincidenza) e siga novamente a primeira dica desta lista.

Buon viaggio!

Roteiros Personalizados

Procurando hotel na Itália? Clique no banner abaixo:

Booking.com

O blog ITALIAna é afiliado do Booking, isto significa que de cada reserva feita a partir do blog, recebemos uma pequena comissão. É importante salientar que ao reservar a partir do blog, NÃO HÁ ALTERAÇÃO NENHUMA DO VALOR DO PREÇO, muito pelo contrário! Você pode conseguir tarifas com descontos na maioria dos hotéis. Isto quer dizer que você não pagará nada a mais por isso e ainda estará ajudando a manter o o blog no ar, com conteúdo de qualidade! Grazie!

98 COMENTÁRIOS

  1. Olá. Estou adorando suas dicas! Vou pra Itália em outubro pela primeira vez.
    Eu e meu marido vamos estar com 2 malas grandes (uma pra cada) acha que dá pra adquirirmos na ítalo ou na freccia a econômica?tem lugar pra colocar as malas em segurança?

    Obrigada
    Raissa
    Campinas

    • Oi Raíssa, fique tranquila, vocês podem embarcar com as mala, sem problemas.
      Os trens de alta velocidade são muito seguros! Não se preocupe!
      Para os trens ‘pinga-pinga’ eu costumo levar um cadeado de bicicleta e prender a mala, fico mais tranquila e durmo! rsrsrs…
      Baci,
      Ana

  2. Muito boa as dicas e os artigos publicados,estive a dias na Italia e utilizei suas informaçoes.blz parabens.

  3. Bom dia Ana!!!
    Parabéns pelo Blog!!!
    Vou a Roma com meu marido e ficaremos 10 dias e pretendo fazer um bate e voltas nas cidades de Florença, Veneza, Milão, Assis e Nápoles, o que vc acha do site raileurope.com para comprar as passagens de trem antecipado?
    Muito Obrigada

    • Valquiria, tudo bem? Você pretende fazer todos esses bate e voltas a partir de Roma? Não acho que seja uma boa ideia.
      De qualquer forma, o site é seguro sim, pode utiliza-lo.
      BAci,
      Ana

      • Ana, qual seria a melhor opção? pois estava pensando em fazer a mesma coisa. Irei ficar em Roma e gostaria de ir voltar no mesmo dia para Florença, Veneza…
        Estou preocupada com os valores somente. À princípio irei sozinha, em julho.

        Estou amando suas dicas, parabéns pelo conteúdo!

        Obrigada!

  4. Pegadinha com turistas: trenItalia de Roma P/ aeroporto tem que “validar” o ticket fora do trem se não paga multa de 50 euros. Não avisam, várias pessoas pagam. Fiquem espertos.

  5. boa noite…..
    comprei meu bilhete de ida e volta de roma a florença pela Italo…..
    ja recebi os bilhetes no email…….. lendo o post então nao e necessario validar o bilhete…. e so esperar na plataforma o meu vagão? procede mesmo?? desde ja agradeço!!

    • Isso mesmo Sergio, para os trens com lugares reservados (Freccia e Itali, por exemplo), não é necessário validar o bilhete.
      Boa Viagem!
      Ana

  6. Olá otimas dicas.
    Este é o site mais completo que encontrei sobre a Itália e me ajudou muito durante a preparação da minha viagem.
    Vou para Itália na proxima semana e comprei passagem de trem Frecciargento de Roma para Padua, estarei com duas malas uma grande e uma pequena existe espaço para acomoda-las?
    No site da Trenitalia não informa se este trecho é necessario trocar de trem ou quantas paradas existem. Sabe onde consigo estas informações?
    Desde Já agradeço. 🙂

    • Oi Laís, que bom que o blog te ajudou. Fico contente!
      O Freccia Roma – Padova pode fazer troca de trem em Bolonha. Tem que conferir no seu bilhete. Não tem muito lugar para as malas, por isso, chegue cedo para garantir que elas fiquem no mesmo vagão que você (geralmente bem na entrada do vagão há um compartimento para malas).
      Baci,
      Ana

  7. Olá Ana!!!
    Parabenizo pelo site e quero uma dica. Pretendo fazer essa viagem com meu marido. Um sonho antigo nosso. Gostaria de saber se você tem noção de custos aproximados para ficarmos uns 20 dias pela Itália. Percorrendo essas cidades que vc citou.
    Desde já agradeço.
    Baci
    Ana Lucia

  8. Boa tarde Ana,

    Tomei a liberdade de enviar um email solicitando algumas ajudinhas.
    Obrigada desde já.
    Abraços.

  9. Olá Ana, bom dia.
    Como faço para ir de Milão para Verona de trem? Vale a pena passar um dia inteiro em Verona ou apenas um bate e volta? Deve ir provavelmente de Milão pra lá, mas existe a possibilidade de eu ir de Veneza para lá caso seja um bate e volta.

    • Olá Catarine, dá para fazer bate e volta de trem de Milão para Verona ou de Veneza para Verona. Para ver as atarções principais da cidade, calcule que vai gastar entre 5 e 6 horas.
      Buon viaggio
      Ana

  10. olá! Estou numa duvida cruel. Preciso ir de Roma para Veneza no dia 18 de abril, mas as passagens estão caríssimas! Em todos os outros dias – até mesmo para trens na próxima semana – o preço esta menor. Creio que por causa do feriado do dia 17… Somente dois horários ainda não abriram pra venda (e nem sei se abrirão). Você acha que é melhor esperar por uma eventual promoção ou comprar logo? Pra constar: para 2 pessoas está 119 euros a passagem normal e 129 a business…
    Parabens pelo blog!

  11. Ola Ana, bom dia. Você indica os passeios de trens com criança menor de 2 anos? Tem algum trecho contra indicado?
    Grato.

    • Oi Maurício, tudo bem? Pode ir tranquilamente! Não tem trecho contra-indicado não! Eu tenho 4 filhos, pode acreditar em mim…rsrsrs…

      Buon viaggio,
      Ana

  12. Querida Ana,
    Adoro seu blog!! É uma delicia de acompanhar.
    Quanto tempo antes que as companhias de trem liberam a venda das passagens? Entrei hj e queri visitar Veneza, Florenca e Roma em setembro e os tickets não estão disponíveis no site.
    Obrigada!
    Bjs,
    Fernanda

  13. Oi Ana,

    Parabéns pelo blog. Descomplicado e objetivo.
    Queria uma dica: ficarei 10 dias na italia e lá pelo final da viagem sairei pela manhã de cortona para roma (termini). Que trens eu posso pegar?

  14. Olá Ana
    Meu sogro está indo em junho para Italia e fará muitas viagens de trem. Como funciona a baldeação? Como funciona quando sai do trem para pegar o próximo? Aonde tem essa informação? Outra dúvida. Você saberia qual a melhor opção de trem para ir de Bellagio até Bassano Del Grapa? Obrigadaaaa Patricia

  15. OI ANA, TD BEM? ADORO SEU BLOG. TENHO VISTO ALGUNS BLOGS, MAS O SEU É MUITO MAIS COMPLETO.
    ESTOU PROGRAMANDO MINHA PRIMEIRA VIAGEM A ITALIA PARA FEV/2018, E PRETENDO CONHECER AS CIDADES DE ROMA, TOSCANA, FLORENÇA, VENEZA E MILAO (EM TORNO DE 11/12DIAS). MORO EM SP E GOSTARIA DE SABER SUA OPINIAO POR ONDE DEVO INICIAR A VIAGEM (ROMA OU MILAO), LEMBRANDO QUE NO FINAL DA VIAGEM TEREI QUE RETORNAR AO LOCAL DE CHEGADA PARA FAZER O RETORNO A SP, VISTO QUE AS PASSAGENS IDA E VOLTA PELO MESMO AEROPORTO SAO MAIS EM CONTA.

    • Oi Claudia, tudo bem?
      Obrigada pelos elogios!
      Comece por Roma e termine em Milão ou vice-versa. Geralmente se você computar o valor de trem que vai pagar para voltar para a cidade de onde começou a viagem, não vale a pena o esforço e a economia.
      Baci,
      Ana

  16. Oi Ana,
    Ótimas dicas no seu blog.
    Pretendo ir de Milão a Nápoles via trem, estarei com meu filho de 12 anos, no caso dele posso optar por meia passagem?

    • Oi Alessandre, tudo bem?
      No momento da compra, verifique as opções de ofertas para o trecho a ser comprado. Muitas vezes eles fazem promoção Bimbi Gratis (criança de graça). Na hora da compra, assinale a opção “ragazzi” para a passagem com desconto.
      Buon viaggio,
      Ana

  17. ola Ana!! iremos para Italia em 18 de setembro!! quando vc diz para comprar bilhete antecipado, seria quantos dias? obrigada! abraço

  18. Oi Ana! Parabéns pelo Blog! Muito gostoso de ler, parece que já estou em viagem pela Itália!
    No dia 13 de Setembro meu cruzeiro aporta em Livorno. Gostaria de ir a Firenze fazendo um stop em Pisa.
    A dúvida é: quando vc compra o bilhete de trem de Livorno para Firenze, vc pode descer em Pisa e retornar ao trem seguinte com o MESMO bilhete, sem pagar nada a mais? Ou vc acha que temos que comprar os trechos separadamente: Livorno a Pisa, Pisa a Firenze.

  19. Oi Ana. Seu blog é excelente. Parabéns. Tenho duas dúvidas. Uma diz respeito ao cadastro na Trenitalia. Precisa fazer ou pode comprar direto? Trechos de trens regionais na região da Emília Romana precisam ser comprados com antecedência ou posso comprar um dia antes? Irei em janeiro. Imagino que o inverno seja mais tranquilo. O que vc acha? Obrigada.

  20. Olá. Uma vez eu li sobre idade e classe para andar no trem. No caso um adulto só poderia viajar de primeira classe. Esta informação procede?
    No caso eu tenho 27 anos e gostaria de utilizar a passagem mais barata, que seria a segunda classe na maioria dos casos. Aguardo um retorno e desde já, obrigada!

    • Oi Jerusa, tudo bem?
      Esta informação não procede! Pode comprar a segunda classe tranquilamente!
      Baci,
      Ana

  21. Ana tudo bem?

    Amanhã irei de trem de Napoli para Roma. Comprei os vilhetes pelo site da trenitalia e linque nao preciso valida-los correto? Somente entrar no trem com a passagem impressa que recebi no email. Outra duvida, como visualizo o vagão que escolhi no trem? Onde me posiciono na plataforma antes do trem chegar, tem algum aviso demarcação?obrigada

    • Oi Patricia, os bilhetes dos trens que tem poltrona reservada não precisam de validação antes do embarque.
      Veja qual é o número do seu vagão (carrozza) e posicione-se na marcação correspondente.

      Baci e boa viagem!
      Ana

  22. Olá Ana!
    Estou indo a Roma.
    Depois vou de Roma a Foggia de trem.
    em seguida vou deonibus a Manfredonia.
    Meu destino final Monte Santangelo.
    Miha pergunta: a mudança de trem para onibus em foggia é dificil?
    Primeira vez que faco esse trageto.
    desde já agradeço.
    Adriano.

    • Oi Adriano,tudo bem? Nunca fiz este percurso, mas a mudança se trem para ônibus costuma ser bem tranquila.
      Buon viaggio,
      Ana

  23. Olá Ana, estou indo à Itália precisando usar os trens pela primeira vez. Peguei suas dicas (sua explicação sobre os trens está excelente!) e fui ao site da Trenitalia para comprar passagem Firenze-Roma.
    Acontece que não consegui comprar essas passagens porque o site exige uma senha para consumar a compra. Porém, ao me cadastrar, não consigo preencher vários campos, por ser brasileira, e consequentemente, não tenho o cadastramento e não consigo comprar as passagens.
    Você saberia dizer como eu faço? Se puder me ajudar, serei muito grata. Beijos!

    • Olá Ana! Voltei para lhe dizer que consegui comprar, pela Italo, todas as passagens que precisava! Depois que te enviei a mensagem acima, me lembrei de tentar na outra companhia, a Italo, que só vim a conhecer aqui no seu post de trens na Itália. Conclusão: fui no site, tinha os trens que precisava, assim, consegui comprar. Olha, deixo a dica: o site da Italo é bem melhor para se navegar, aliás, comprei sem precisar de senha. Além disso, os preços são melhores do que da Trenitalia (em todas as passagens que comprei). Muito obrigada mesmo! Ainda vou entrar muito no seu blog buscando sugestões e dicas para as cidades que vou, na Itália. Seu blog é bem prático e tem dicas muito boas.Beijos! (Flávia)

      • Olá Ana, Olá Flavia, segundo verifico os preços na Italo são bem mais baixos que na Trenitalia, estou a ver bem? 🙂

        • Oi Lucinda, nem sempre. Geralmente Italo é mais caro. Comprando antecipadamente os bilhetes, você consegue excelentes descontos na Trenitalia.
          Buon viaggio,
          Ana

  24. Olá, Ana, como vai?
    Parabéns pelo site e pela paciência por responder a tantas perguntas.
    Agora chegou a minha vez, se puder me ajudar, agradeço muito.
    Vamos para a Itália em maio de 2018, planejamos ficar 3 dias em Roma e depois ir de trem para uma cidade do sul do país, que será nossa base por cinco dias, por favor, qual cidade você nos sugere para irmos de trem e ficarmos hospedadas?
    Beijos,

    • Ahaha…adoro responder Lu!!!! Claro que vou te ajudar!
      Para escolher a cidade, tenho que te fazer umas 10 perguntas antes rsrsrs… As opções são inúmeras!
      Entre em contato comigo e vamos conversar um pouco, ok?
      Baci,

      Ana (ana@anagrassi.com.br)

  25. É maravilhoso contar com os trens europeus para deslocamentos longos assim. É muito mais confortável que andar de avião, não é mesmo? Muito legal seu post, super esclarecedor !

  26. Oi Ana, muito esclarecedor seu blog, minha esposa e eu estamos adorando.
    Estou fazendo meu roteiro e minha dúvida é: qual a diferença entre a primeira classe e a segunda classe nos trens que ligam as grandes cidades? Tem refeição?
    O que não entendi muito bem é se vale a pena comprar as passagens antecipadas de uma cidade a outra na Itália, ou somente de um país para o outro?
    Muito obrigado

    • Oi Luis, tudo bem? A diferença entre a primeira e a segunda classe depende do tipo de trem. É SEMPRE melhor comprar antecipadamente para trens de alta velocidade, já que eles possuem tarifas diferenciadas para compra antecipada. Os demais trens não requerem compra com antecedência.
      Abraços,
      Ana

  27. Oi Ana, td bem? Em setembro farei Espanha(Andaluzia) e Itália, ficarei hospedada em Padova de 15/09 a 22/09, desculpa mas tenho algumas perguntas se puder nos ajudar por gentileza, penso em ir da Espanha p Itália de trem, vc acha viável? Achei passagem área no valor de R$ 563 reais valor em reais 2 pessoas. Qnto vc estima que seria de trem? Estando em Padova penso em conhecer Verona, Veneza, Firenze, Roma qual trem mais indicado. Desde já agradeço sua atenção.
    Baci ♥️

  28. Olá Ana,

    Consigo comprar passagem de trem no Fiumicino direto a Florença?. De Florença pretendo ir a Pratto, isso tb pode ser comprado em Fiumicino? Grato, Ulisses

  29. Bom dia Ana . Estou comprando passagem de trem pela primeira vez e pela Ítalo. Comprei 2 passagens , para mim e minha esposa só que coloquei os nomes de José Luís e José Luís 1. As passagens saíram com esses nomes. Minha dúvida é , conseguiremos embarcar dessa maneira ou uma passagem tem que estar no nome da minha esposa obrigatóriamente ? Desde já agradeço e parabéns pelo blog.

  30. Bom Dia Ana , Bom encontrar pessoas como você que nos facilitam nessas novas aventuras , estou viajando para Itália em Novembro /18 em Vou fazer os Percussos Roma X Florença X Veneza e Milão , pois desembarco por Roma e embarco p Milão , minha duvida agora é com quanto tempo de antecedência as companhias disponibilizam as passagens na internet ? e depois de comprada precisamos trocar elas por tickets nas estações ? Obrigado pelas dicas

  31. Olá Ana ,me chamo Claudio Coelho, que incrível seu blog, bom minha pergunta é a seguinte , eu estou indo para Malta , minha conexão em Roma sera de 10 horas no proximo domingo , eu pretendo sair do aeroporto pra conhecer dois ou três pontos turísticos de Roma, trem é a melhor opção, o que você me recomendaria, e é simples sair do aeroporto e ir por exemplo ,até o Coliseu ? Eu não tenho a minima ideia de como é , eu estou acostumado com a Índia , já estive la 3 vezes, la tudo é acertado meio que na hora rsrs e na Europa e tudo diferente ! Se você puder me ajudar tenho mais uma duvida , vou pra Sicilia depois que eu ja estiver em Malta , la seria mais interessante usar trem ou ônibus mesmo ?

    Muito pela atenção !
    Grande abraço .

    • Olá Claudio, escolha uma só atração e compre o ingresso fura fila. Considere que saindo do aeroporto até o Coliseu você levará aproximadamente duas horas.
      Boa viagem,
      Ana

  32. Oi Ana estou indo para roma em Agosto,como faço para ir para Livorno, a melhor opção é de trem é preciso comprar as passagens antecipada, precisa fazer transferência em alguma estação.
    Desde já muito obrigado pela atenção.

    • Olá Ronaldo, consulte o site da Trenitalia e veja quais são as alternativas de trem e as transferências para o período desejado.
      Ana

  33. Ana! Que maravilha seu Blog, suas dicas!!! Estou anotando tudo! Parabéns e Obrigada!
    Eu e meu marido vamos para Itália em 29.06. Gostaria de saber qual a melhor opção para transporte de Roma para Bari, e depois vamos para Polignano a Mare, aí nesse trecho pensamos em alugar um carro. O que você indica?

  34. Oi Ana. Gostaria de saber se diz no bilhete de trem se haverá baldeação. Pois, comprei de Salerno a Florença e como ao lado do nome FRECCIAROSSA tem dois números tipo 1200 4589 fiquei na dúvida. Obrigada.

    • Hum…precisaria ver esse bilhete … Mas tenho quase certeza que sim, já que não existem trens diretos entre esses dois destinos.
      BAci,
      Ana

  35. Olá, Ana. Adorei o blog, é esclarecedor e objetivo, cheguei a ler praticamente todas as perguntas e respostas! Ajude-me se possível: meu marido e eu passaremos cerca de 10/11 dias na Itália em agosto/2018, iniciaríamos por Roma ou Milão. Poucas coisas definidas e muitas dúvidas… a ideia é conhecer em torno de quatro ou cinco cidades, incluindo a Costa Amalfitana. Gostamos de caminhar, conhecer e explorar o que o local tem a oferecer. Você tem alguma sugestão de cidades e quanto tempo de permanência em cada uma para que se possa otimizar o passeio, de preferência com descolamento via trem? As estações oferecem serviço se guarda-volumes para o caso de ficarmos o dia todo num lugar só? Você sugere hospedagem em hotel ou nesses sites de locação privada? Obrigada! Abraço.

    • Oi Barbara!! Infelizmente não consigo ajudar com itinerários aqui… Sou travel designer e antes de emitir uma opinião, preciso saber seu budget, estilo de viagem, etc.
      Se quiser algo personalizado, entre em contato por email: atelie@anagrassi.com.br
      Baci,
      Ana

  36. Boa noite,

    Qual a diferença entre as classes de passagens disponíveis para compra na Itali? Como realizo a compra com um endereço do Brasil? Preciso aguardar que os bilhetes cheguem em casa pelo correios ou posso imprimir o voucher pelo site?

    Obrigada pelas dicas!

    • Oi Josiane! Depende da empresa e do tipo de bilhete que compra. Geralmente, somente o número PNR (você encontra no bilhete) é suficiente para apresentar ao fiscal.
      Baci,
      Ana

  37. Ana. Como saber se os assentos que estou marcando na compra estão de frente oi de consta p/ sentido da viagem? Eu não consigo viajar de costas, tenho tontura e enjoo. Há alguma forma de descobrir?
    Roma – Florença
    Florença – Veneza
    Veneza – Milão

    • Tem sim! Na hora da compra o site indica a direção do trem. Aí fica fácil escolher o assento de sua preferência.
      Baci,
      Ana

  38. Oi, Ana.

    Vou com meu marido para a Toscana partindo de Salvador para uma viagem de 10 dias. Pretendemos descer em Roma para passarmos um dia por lá. Gostaríamos da sua sugestão para os locais da Toscana para 7 dias de trem e se há um passe que baratei as viagens.
    Muito obrigada pelo belo trabalho.
    Martha

  39. Olá! Em primeiro lugar, parabéns pelo blog!!!! Vamos de Roma para Milão, e como pretendemos passar apenas uma noite lá em Milão (por absoluta falta de tempo) queremos sair o mais cedo possível de Roma, para aproveitar o máximo o dia em Milão. Minha dúvida é: para poder acomodar as malas perto de nós, com quanto tempo de antecedência devemos chegar à estação de trem? Muito obrigada! Grande abraço! Ps: Vamos de Italo, provavelmente no trem das 07:00 ou 08:00 da manhã…

    • Oi Karina! Se as malas forem pequenas pode colocar acima da poltrona. Se for grande, no lugar destinado para as malas , no seu vagão.
      Sugiro que chegue com 40 minutos de antecedência,
      Baci,
      Ana

  40. Olá Ana! Primeiramente quero parabeniza-la por este blog e sua atenção em responder a todos com muita clareza e cordialidade, em 2019 irei para Roma a passeio com minha esposa e filho, gostaria de saber se exite necessidade de visto para entrar na Itália, antes iremos passar três dia conhecendo Lisboa e depois seguiremos de avião para Roma.

    Atenciosamente,
    Alysson Oliveira

  41. Olá, comprar o bilhete antes sai mais barato que comprar na hora? Vou chegar em Roma as 8:55 da manhã e ir para Florença, mas não tenho ideia do tempo que devo levar na imigração, pensei em comprar o bilhete na hora.

    • Oi Marcelo! O bilhete antecipado é mais barato. E deixando para comprar na hora, pode ser que não consiga dependendo da época…
      Baci,
      Ana

  42. Oi Ana!!!!
    Morro de vontade de fazer uma viagem de trem mas resolvemos viajar com nossos filhos de 17 e 18 anos, ai acho que nao compensa, ne?

    • Oi Katia! Cheguei tarde para responder seu comentário! Neste momento você já deve estar embarcando com um roteiro lindo que fiz para sua família. Divirtam-se! Baci,
      Ana

  43. Bom dia! Não sei se pode me ajudar.
    Gostaria de comprar passagem na Trenitalia de Florença (SMN) para Assis no trem: Freccialink LK005 que é trem + ônibus, no dia 03/06/2019, só que aparece no site da Trenitalia a opção mas diz que não é possível comprar “por essa conexão”…

    Departure
    10:25Firenze S. M. Novella
    Arrival
    13:05Assisi Piazza Unita’ D’Italia
    Duration
    2h 40′
    Train: Freccialink LK005

  44. Ola Ana,
    farei 35 anos de casados e gostaria de conhecer a Itália.
    Não somos tao jovens, nem tao velhos, mas gostamos de nos movimentar e bater perna.
    Como estamos bem perdidos, não temos tanto dinheiro e percebi que vc parece ser muito agradável e atenciosa resolvi pedir sua sugestão. Por onde começamos e o que sugere?

  45. Boa noite Ana! Adorei seu blog! Estou planejando viajar com minhas família,em janeiro pra Itália,entrando por Roma,indo à Florença e por último,Veneza.Ficaremos 9 dias.Nossa idéia é usar trem para os deslocamentos.Minha filha tem um sonho de conhecer Pompéia.Como incluir essa cidade nesse roteiro?
    Obrigada.

    • Olá Renix! Coloque como bate e volta a partir de Roma, com motorista e guia. Fica mais confortável o passeio!

  46. No site da Italo notei que não é possível comprar mais de 2 trechos ( no máximo ida e volta ).
    É isso mesmo? Caso necessite de comprar 5 trechos terei que comprar trecho a trecho ? Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui