Os cafés italianos são lugares autênticos por sua natureza. É sempre uma experiência única, pois além de degustar um saboroso café italiano, podemos observar a arquitetura riquíssima dos edifícios nos quais eles funcionam. Não é à toa que chamamos eles de cafés históricos da Itália

Particularmente, adoro passar horas e horas lendo, escrevendo, conversando e matando as saudades dos sabores dos doces italianos dentro dos cafés históricos. Aliás, alguns funcionam nos mesmos lugares desde muito tempo, atravessaram séculos! Dá para acreditar?

Se tem uma coisa que os italianos levam a sério, é a tradição do café. Por mais que já tenhamos provado o café italiano no Brasil, não preciso nem dizer que os cafés servidos nos restaurantes históricos desse post são obrigatórios para a sua viagem, né?

Fiz uma lista com 10 dos cafés mais históricos na Itália. Você vai ficar ansioso para conhecer cada um deles em sua viagem!

Clique sobre o nome de cada um para ser direcionado para o site oficial e anote os endereços no seu diário de bordo. Tudo pronto?

Caffé Rivoire

Cafes-famosos-na-italia

Para entrar no clima da viagem para Florença, vou começar falando do Caffe Rivoire.

Esse restaurante foi fundado em 1872, por Enrico Rivoire. Natural de Turim, ele levou a tradição do chocolate quente e outras iguarias de sua região ao povo de Florença.

O interior é feito com belíssimos móveis e decoração do início do século XX, mas a grande atração fica mesmo com as delícias feitas com chocolate. Imagine só, sentar e admirar os monumentos da Piazza della Signoria enquanto toma um chocolate quente ou um bom café?

Endereço: Piazza della Signoria, 5/R, 50122 Firenze FI, Itália

Florian

O Caffè Florian é considerado não só um dos cafés mais antigos e conhecidos da Itália, mas da Europa toda; e continua em funcionamento. E não é à toa! Por ali passaram ninguém menos que Lord Byron, Rousseau, Charles Dickens e outros grandes nomes da história.

Sem dúvida alguma, uma opção que não pode faltar no seu passeio: degustar um dos saborosos menus ao som da música ao vivo que sempre está presente no Florian.

O nome do café veio de seu primeiro fundador, Floriano Francesconi, mas nem sempre se chamou assim. Antes ele era conhecido como Caffè alla Venezia trionfante. Afinal, foi lá onde revolucionários escolheram para ser sede de várias conspirações.

Endereço: Piazza San Marco, 57, 30124 Venezia VE, Itália

Gran Caffé Gambrinus

Imagine tomar um café se sentindo totalmente imerso em um daqueles lugares literários da belle époque? Pois bem, esse é o lugar para isso. As referências não acabam por aqui, foi no Caffé Gambrinus onde Gabriele d’Annunzio escreveu o texto da música A vucchella.

O Gambrinus existe em Nápoles desde 1860 e é um dos cafés mais históricos da Itália! A tradição do café é levada bem a sério, desde a sua preparação até a forma como ele é servido. Quando for a Nápoles, não deixe de sentar para tomar uma xícara de café e admirar o interior.

Endereço: Via Chiaia, n.1 – Piazza Trieste e Trento, Nápoles

Caffè Mangini

Cafes-famosos-na-italia

Roteiros Personalizados

Esse café foi inaugurado em 1876 e fica na esquina entre a via Roma e Piazza Corvetto. O interior é muito charmoso, caracterizado principalmente pelo chão xadrez e a decoração com acabamentos em madeira e espelhos.

Assim como muitos cafés, é o local preferido de jornalistas, escritores e artistas. Imagino que além do local histórico, o menu é um grande atrativo! Os doces servidos no Caffè Mangini são uma delícia!

Endereço: Piazza Corvetto, 3 r, 16122 Genova

Caffè Pedrocchi

Cafes-famosos-na-italia

Esse é o meu café histórico favorito! Já falei sobre ele aqui. Depois da primeira visita, sempre que fui à Padova passei pelo café sem portas.

No passado esse café não possuía portas, isso porque ele funcionava 24 horas por dia e acolhia muitas pessoas. Até hoje você pode sentar e passar algumas horas se inspirando com a belíssima arquitetura e decoração, mesmo sem consumir (duvido que vai conseguir não se deliciar com o menu).

No mesmo prédio fica o Museo del Risorgimento, então não preciso nem dizer o valor histórico do Caffè Pedrocchi em Padova, né?

Endereço: Via VIII Febbraio, 15, 35122 Padova

Caffè Spinnato

Cafes-famosos-na-italia

Esse nome sempre nos remete às coisas boas, frescas e aos sabores mais atrativos de Palermo. Desde o café, preparado com maestria,  aos doces e comidas sicilianas servidas ali, tudo compõe a atmosfera perfeita de um café histórico (inclusive a música tocada ao fundo).

Nos dias mais quentes, as pessoas podem se sentar sob a sombra das mesas e degustar aperitivos e drinks servidos ali. Minha recomendação especial vai para os sorvetes, são deliciosos!

Endereço: Via Principe di Belmonte, 107, 90139 Palermo

Baratti & Milano

O Baratti & Milano é um dos lugares mais antigos de Turim, localizado na Piazza Castello. A origem do nome vem de dois confeiteiros, Ferdinando Baratti e Edoardo Milano, que moraram em Turim e nem podiam imaginar que se tornariam uma das marcas mais famosas da Itália.

O lugar é muito elegante, possui espelhos e mármores, uma explosão de dourado e tons pastéis! Quando for em Turim, uma visita ao Baratti & Milano pode ser uma boa opção para tomar um café e entrar em contato com a cultura local de uma forma bem saborosa.

Endereço: Piazza Castello, 27, 10123 Torino

Al Bicerin

O Al Bicerin é um café italiano dos mais antigos em Turim, fundado em 1763. O escritor Ernest Hemingway considerou o Bicerin uma das grandes delícias a serem salvas no mundo. Já deu pra perceber que é uma parada obrigatória, não é mesmo?

O local fica perto de alguns monumentos históricos, como o Santuario della Consolata, e é bem pequeno. Apesar do seu tamanho, a tradição da bebida Bicerin é de longa data, mantida em segredo pelos proprietários do café.

Endereço: Piazza della Consolata, 5, 10122 Torino

Marchesi

Cafes-famosos-na-italia

Essa tradicional doceria foi fundada em 1824, em Milão, e recentemente foi comprada pela Prada. Fica em uma construção do século XVIII, onde a família Marchesi iniciou a tradição de doces deliciosos. Mas foi só no início do século seguinte que os proprietários tiveram a ideia de servir cafés.

O que chama a atenção no Marchesi é que os móveis e a decoração foram mantidos originais desde o início. Assim, a visita vale tanto pelas delícias que são servidas, quanto pela preservação e tradição do local.

Endereço: Via Monte Napoleone, 9, 20121 Milano

Antico Caffè Greco

O belíssimo Caffè Greco foi inaugurado em 1760, em Roma, e funcionou como um verdadeiro refúgio para intelectuais e personagens importantes da história no decorrer dos séculos. Estamos falando do café mais antigo de Roma, então já dá pra sentir quanta tradição está envolvida ali, né?

Hoje, o Antico Caffè Greco continua um lugar extremamente elegante, próximo à Escadaria Espanhola e pode ser uma opção para degustar o café italiano. Mas não se esqueça de considerar os preços altos do cardápio.

Endereço: Via dei Condotti, 86, 00187 Roma

E você? É um grande apaixonado por cafés? Quais são os seus favoritos?

Aproveite para ler o post com 10 filmes gravados na Itália, em muitos deles os cafés estão presentes!

4 COMENTÁRIOS

  1. Amei Ana…
    Amo café e amo a Itália de paixão, vou guardar essas suas dicas, pra qdo eu voltar e poder aproveitar cada momento e tomar um café delicioso.

    • Oi Penha! Minha xará, rsrs! Que bom que gostou! Guarde as dicas e depois me conte sobre a experiência! Baci!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui