Se pegou pensando em viajar para a praia e fugir do frio? Melhor ainda, está voltando de férias e já sente aquele gostinho de quero mais? Hoje você vai conhecer as 10 melhores praias da Itália e vai sonhar com cada uma delas até finalmente conhecê-las! 

Normalmente as pessoas viajam para o país da bota pensando em visitar os destinos mais clássicos. O que muita gente não sabe é que a Itália é repleta de passeios maravilhosos, sobretudo os naturais.

Você também poderá gostar:
Dicas para fazer sua mala de verão para a Itália!
Conheça a Costa Amalfitana: uma das regiões praieiras mais lindas da Itália!
Os 10 lagos mais bonitos da Itália!
Descubra a tradicionalíssima Pizza Napolitana!

Você sabia que depois da Grécia, a Itália é o país europeu com o maior número de costas? São mais de 7.600 prais, banhadas pelos mares Mediterrâneo, Tirreno e Adriático! Por isso, todo verão milhares de viajantes de todas as partes do mundo vão conhecer as magníficas praias que se espalham de norte a sul. 

Quer passear pelas costas italianas e conhecer 10 praias da Itália que são incríveis? Então continue lendo esse post!

1- Berchida

SARDENHA – A praia de Berchida, que se estende desde Capo Comino até Orosei, é marcada por um mar transparente e vários riachos, além das praias de areia branca. As águas rasas são perfeitas para mergulhar.

Embora seja um local paradisíaco, é pouco explorado pelo turismo de massa. Berchida é considerada uma das mais belas praias da Europa. Para chegar até lá, vá de barco ou pela estrada que passa na costa de Capo Comino e Posada.

2- Maldive del Salento

PUGLIA – No extremo sul da Puglia, a praia de Marina di Pescoluse ganha o apelido de pequena “Maldive del Solento”. Considerada uma das mais belas praias da Puglia, ela tem uma areia que fica marcada pelos guarda-sóis coloridos durante o verão, fazendo fronteira fronteira com um mar cristalino.

Ao contrário de Berchida, este é um destino popular, pois as águas rasas e boa estrutura atraem famílias.

3- Spiaggia dei Conigli

SICÍLIA – Não foi à toa que o Trip Advisor elegeu essa praia como a mais bonita da Europa. Ela é, de fato, maravilhosa! 

Ela fica perto da ilha de mesmo nome (que significa praia dos coelhos), em um parque natural que protege as tartarugas Caretta. Esse é o local escolhido por elas para botar ovos. A praia tem forma de semicírculo e é cercada por falésias calcárias brancas. Preciso dizer que é um lugar paradisíaco? Para saber, basta olhar para as águas em tons de azul intenso brilhando à luz do sol.

4- Spiaggia di Cala Rossa

SICÍLIA – Considerada a praia mais bonita da ilha de Favignana, Cala Rossa é caracterizada por rochas planas (ideais para banhos de sol) que mergulham como um anfiteatro natural num mar de águas transparentes. Por ficar em uma longa descida, essa praia não é o destino preferido de famílias. Logo, pode ser uma boa pedida para passeios entre amigos ou casais sem filhos.

5- Cavoli

TOSCANA – Na costa sul de Elba, aninhada num riacho cercado por maquis mediterrânicos, a praia de Cavoli é dividida em dois por um penhasco. A maior parte é particularmente movimentada no verão, por famílias, jovens e festas na praia. Já a menor, a parte ocidental, é mais calma e selvagem.

Considero essa uma junção perfeita para quem quer aproveitar lugares mais vazios, sem deixar de aproveitar o movimento. Além disso, nem preciso dizer que a Toscana também é um local pra praias de cair o queixo, não é mesmo?

6- Mondello 

SICÍLIA – A areia fina e as águas límpidas de Mondello transformam essa em uma das praias mais populares da costa de Palermo. Inclusive, arrisco dizer que lembra muito o Caribe! Essa é uma antiga vila de pescadores, lar de um pequeno porto super charmoso onde ficam barcos de madeira coloridos. Existem muitos bares e restaurantes próximos da praia, perfeito para toda a família!

7- Scala dei Turchi

SICÍLIA – Ao chegar nessa praia, seus olhos serão tomados pelo contraste deslumbrante entre o branco das falésias, o azul-turquesa das águas e as finas faixas de areia. Tudo forma um cenário impressionante! É uma pérola dentre as praias da Itália.

O mar e a erosão formaram um monumento rochoso em escadas, uma mistura de argila e giz. Scala dei Turchi fica na Sicília, a poucos quilômetros de Agrigento. Este ambiente único merece muito a sua visita! 

8- Cala Bianca

CAMPÂNIA – Cala Bianca fica na região da Campania e é um lugar que pode ser chamado de zen. Isso porque é onde a paz e a beleza da natureza vão cuidar para que você se esqueça de todo e qualquer estresse, num piscar de olhos.

Pequeno e intimista, a Cala Bianca presenteia os visitanes com areia branquinha, águas cristalinas e uma vegetação que parece um cenário de contos de fadas. Uma vez ali, por que não visitar também o Parque Nacional de Cilento? 

9- Capo Vaticano, Vibo Valentia

CALÁBRIA – Em Tropea, uma das jóias da Calábria, estão as pequenas e maravilhosas praias de Capo Vaticano: um mar tão transparente que parece irreal, onde você pode mergulhar e apreciar o espetáculo do Mediterrâneo. São lugares incríveis, que lembram filmes de fantasia. Cores vivas, verão quente e águas cristalinas são grandes atrativos, mesmo quando está em alta temporada. 

Roteiros Personalizados

10- Porto Pino

SARDENHA – No sul da Sardenha, escondida entre pinheiros e vegetação típica, a Spiaggia delle Dune em Porto Pino é famosa pela sua areia branca brilhante e pelas dunas. De fato, elas estão  entre as mais altas da ilha. Há também enseadas de areia rosa, lagoas e lugares povoados por flamingos cor-de-rosa.

Afinal, qual a melhor época para conhecer as praias da Itália?

Tudo depende! 
Isso porque no verão ou em tempos de férias, tanto as praias quanto os outros destinos da Itália ficam lotados de turistas. Existem poucas alternativas que não recebem muita gente. Se esse for um problema para você, o melhor é aguardar ao menos as férias passarem. 

Mas se o fator de decisão forem as condições climáticas, aí mudamos o ponto de vista. Para as praias que ficam mais ao Norte da Itália, a melhor época é entre junho e setembro. É quando as temperaturas estão altas e o clima propício para esse tipo de programa! 

De qualquer forma, preparei um guia para você não errar na hora de arrumar as malas

Quer uma viagem desenhada sob medida para você? Conheça o Planejamento de Viagem do meu Ateliê!

E então, vamos à praia?

Gostou das praias dessa lista? Ficou com vontade de conhecer todas? Foi bem difícil escolher entre as melhores, pois são sempre cenários de belíssimas fotografias. Mas, para este post, separei as praias da Itália que mais gostaria de levar você. 
Podemos ver que a natureza não economizou no quesito beleza, não acha? 

Quer descobrir mais passeios fora da rota clássica da Itália? Então leia este post! 

Leia também:
Como alugar um carro para a sua viagem?
Um roteiro pelo norte da Itália!

Gostou? Salve essas informações na sua pastinha do Pinterest!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui