Que a Itália tem uma das melhores gastronomias do mundo não é novidade. Mas quando falamos da Emilia Romagna, nos referimos ao berço dos sabores italianos. Arrisco dizer que os pratos típicos da Emilia Romagna são alguns dos melhores da Itália e que todos conhecem ao menos um.

Presuntos, queijos, vinhos e massas recheadas. Tudo indica que a Emilia Romagna é uma região completa: com terras férteis, belas paisagens e sabores deliciosos. É também onde ficam escolas de culinária das mais famosas do mundo!

Você também poderá gostar:

Um passeio pelo Mercado de Bolonha

Conheça a história da Casa Artuzi e o Festival Gastronômico de Forlimpopoli

Três bate-e-volta a partir de Bolonha!

Nas próximas linhas, você vai conhecer alguns dos pratos típicos mais famosos da Emiglia Romana. Tenho certeza que vai ficar com vontade de fazer uma rota gastronômica por ali. 

Pratos Típicos da Emiglia Romagna

Que fique bem claro: uma das coisas mais difíceis durante um passeio pela Itália, é escolher qual o melhor prato. De fato, muitos deles são feitos e conhecidos por todo o mundo, inclusive aqui no Brasil!

Tortellini e Cappeletti

Essas deliciosas massas recheadas que estampam a capa do post são especialidade na região. Inclusive, são um dos pratos típicos da Emilia Romagna mais conhecidos no mundo todo!

Se diferenciam pelo tamanho e pelos recheios. São encontrados em muitos lugares, mas são muito confundidos entre si.

Os cappelettis são pequenos chapéus recheados com queijo ou carne, podendo vir em diferentes formatos. Enquanto que o Tortellini é menor e possui um pouco menos de recheio. Ambos são deliciosos e são primos do Ravioli, que também é uma massa recheada.

Tagliatelle al Ragù

pasta-italiana

Tagliatelle é uma massa típica da Emiglia Romagna. O nome vem da palavra ‘tagliare’, que em português significa corte. Sim, aquela cortada em tiras finas e longas similares ao fettuccine. A receita é muito simples e inclusive já passei aqui no blog!  

O cappelletti também é muito comum, igualmente delicioso e tradicional.

Geralmente o Tagliatelle é servido com Ragù, o que chamamos de ‘molho bolonhesa’ aqui no Brasil. Massa de tomate com carne moída, ingredientes frescos e muito saborosos.

Prosciutto di Parma

cozinha-emilia-romagna

É na Emiglia Romagna que fica a famosa cidade de Parma. Consequentemente, lembramos de uma das iguarias mais tradicionais da região: o presunto Parma. Ele é um dos alimentos com denominação de origem protegida. Em outras palavras, é feito com carne dos porcos criados em Parma e que possuem uma dieta especial.

Conheça o Castello di Torrechiara, em Parma

Queijos Típicos da Emilia Romagna

queijo-emilia-romana

O famoso queijo Parmiggiano Riggiano (conhecido por aqui como Parmesão) também é um alimento típico da gastronomia da Emilia Romagna.

Roteiros Personalizados

De fato, um dos queijos mais famosos ao redor do mundo, também um dos mais falsificados. O que quero dizer, é que fora da Emiglia Romagna, ele perde muito do sabor e das propriedades.

Outros queijos que também valem a pena serem degustados (na verdade, todos) são o Raviggiolo dell’Appennino Tosco-Romagnolo, Formaggio di Fossa e Grana. Só de pensar já fico com água na boca!

Vinagre di Modena

emilia-romana-vinagre

O vinagre balsâmico de Modena não poderia ficar de fora dessa lista. Apesar de não ser um prato, é uma iguaria que merece ser citada.

É outro produto com Denominação de Origem Protegida, ou seja, é bem especial da região. Esse vinagre é muito mais do que uma água roxa. Quanto mais envelhecido, mais adocicado e encorpado ele fica.

Dica da Ana: Uma gota de Vinagre di Modena sobre o queijo Parmigiano equilibra o sal e deixa o queijo ainda mais saboroso!

Piadina

pao-italiano-piadina

Esse pão é típico da Romagna, é feito desde muito tempo atrás e é um dos snacks mais gostosos que conheço! Trata-se de um pão  com formato parecido com o de uma panqueca, normalmente recheado com presunto de parma. Ótimo para comer como aperitivo!

 

Anguille alla Marchisiana

pratos-típicos-da-emilia-romagna-enguia

Esse prato é tradicional da cidade de Ferrara. Trata-se das enguias Comacchio cozidas e servidas ao molho de tomate. É muito saborosa e pode soar um prato exótico para muitas pessoas.

As Anguilles são servidas em diversas receitas. Além de cozidas, encontramos versões delas fritas, refogadas ou mesmo compondo caldos. Apesar de exóticas, são um prato típico da Emilia Romagna bem conhecido. 

Geralmente encontramos boas opções com enguias nos mercados tradicionais e em vários restaurantes, sempre acompanhadas de polenta ou pães italianos.

Leia também:

Onde comer bem e barato em Bolonha

Descubra 7 motivos para colocar Bolonha no seu mapa

Ficou com vontade de conhecer de perto os pratos típicos da Emilia Romagna? Além dessa lista, existem inúmeros itens deliciosos e encontrados por lá! Se você conhece algum, me conte nos comentários!

Descubra muito mais sobre a Emilia Romagna com a Ana.

 

Gostou deste post? Salve ele no seu Pinterest!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui