É muito difícil conhecer todos estes encantos de Veneza em um dia só, mas se você tiver só um dia para visitar La Serenissima e optou por um bate e volta, eis o que deve ser feito.
Roteiro de um dia em Veneza
Primeiramente, esse roteiro se encaixa para quem vai visitar Veneza em um dia, no esquema bate e volta. Por isso, tente chegar em Veneza o mais cedo possível para conseguir visitar todas as atrações listadas abaixo.
Não se preocupe quando estiver completamente apaixonado pela cidade. De fato, é algo impossível de não acontecer. Lembre-se que Veneza sempre estará de braços abertos te esperando!
Manhã
Piazzale Roma/Stazione Ferroviaria Santa Lucia
Saindo da estação de trem, você vai ver os pontos do vaporetto. Pegue a linha 1 em direção à Piazza San Marco. O vaporetto vai percorrer o Canal Grande. Assim, aproveite para admirar a sequência de prédios históricos e pitorescos à suas margens. Inclusive, muitos deles hoje são galerias de arte, museus e hotéis. O trajeto leva cerca de 40-45 minutos.
Piazza San Marco
Um dia apelidada de “a sala de estar do mundo”, a Piazza San Marco é uma praça em forma de trapézio circundada por magníficas obras arquitetônicas, cafés históricos e pela grandiosa Basilica di San Marco.
Basílica de São Marcos
Fique na fila para entrar na Basilica di San Marco (o que pode levar hoooras dependendo da época do ano) ou reserve seu ingresso com hora marcada aqui e pule a fila!
Palazzo Ducale
Se você reservou seu ingresso na Basílica, já estará livre para a próxima atração. Caso contrário, pule esta etapa! Aqui é importante lembrar que as filas costumam ser enormes!
O Palazzo Ducale é uma obra prima da arte gótica, aqui morava e trabalhava o duque, governador de Veneza.
Compre o ingresso com visita guiada para o Palazzo Ducale antecipadamente, clicando aqui.
Almoço – Lanche
No final da manhã, se tudo tiver dado certo, você já terá visitado a Basílica e o Palazzo e estará morrendo de fome!
Saindo do Palazzo Ducale, pegue a Riva degli Schiavoni à esquerda e encontre o Harry´s Bar. Ali, peça o famoso Bellini, um refrescante drink a base de prosseco e pêssego, acompanhado do tira-gosto veneziano ou cicchetti, em dialeto.
Dica da Ana: Não há muito tempo para sentar-se em um restaurante e comer, se quiser continuar a visita à cidade. Assim, prefira um sanduíche, leve uma fruta e coma rapidinho.
Tarde
Riva degli Schiavoni
Andando para o lado oposto ao Harry’s Bar, ainda na Riva degli Schiavoni, você verá a Ponte dei Sospiri,
Passeio de Gôndola
Se você disser que foi à Itália, sempre vão te perguntar: “Visitou Veneza?”
E daí, certamente irão te fazer outras duas perguntas: “A cidade está mesmo afundando?” e “Você passeou de gôndola?”.
Tomara que a resposta à segunda pergunta seja SIM, pois o passeio de gôndola é outra daquelas coisas que você precisa fazer pelo menos uma vez na vida (se bem que eu já fiz algumas e continuo sempre querendo mais, rsrsrs).
Na própria Riva degli Schiavoni pode-se comprar um passeio de gôndola de 30 minutos por 80 euros. Aliás, fuja do gondoleiro que quiser te cobrar mais.
Se quiser comprar o passeio de gôndola antecipadamente, clique aqui (atenção, neste caso a gôndola é compartilhada com outros turistas).
Ponte Rialto
Se a disposição ainda for grande, vá a pé até a Ponte Rialto. É uma boa caminhada, mas a beleza do lugar irá te distrair e, quando menos esperar, você estará sobre a ponte mais antiga e famosa de Veneza.
Se não tver disposto a caminhar, pegue o vaporetto de volta para Santa Lucia e desça na estação Rialto, a mais famosa e antiga ponte que cruza o Canal Grande.
Dica da Ana: Se você gosta de mercados, visite primeiro a Ponte Rialto, onde acontece todos os dias pela manhã o mercado de peixe – e depois prossiga para a Piazza San Marco, de vaporetto mesmo ou à pé!
Depois de mais um aperitivo – que tal um spritz desta vez? – está na hora de ir embora.
Mas não fique triste, você poderá voltar. Veneza estará aqui te esperando, porque não, ela não está afundando!
Se quiser descobrir mais algumas das principais atrações da cidade, aproveite para ler esse post. Sem dúvida ele também vai te ajudar a montar o seu roteiro de um dia por Veneza.
Oi Ana, qual lugar de Veneza você recomenda para hospedagem? Vi que você sugeriu em um lugar mais distante, porém gostaríamos de ficar mais perto, visto que ficaremos somente 2 dias. Muito obrigada!