É muito difícil conhecer todos estes encantos de Veneza em um dia só, mas se você tiver só um dia para visitar La Serenissima e optou por um bate e volta, eis o que deve ser feito.

Roteiro de um dia em Veneza

Primeiramente, esse roteiro se encaixa para quem vai visitar Veneza em um dia, no esquema bate e volta. Por isso, tente chegar em Veneza o mais cedo possível para conseguir visitar todas as atrações listadas abaixo.

Não se preocupe quando estiver completamente apaixonado pela cidade. De fato, é algo impossível de não acontecer. Lembre-se que Veneza sempre estará de braços abertos te esperando!

Manhã

Piazzale Roma/Stazione Ferroviaria Santa Lucia

Saindo da estação de trem, você vai ver os pontos do vaporetto. Pegue a linha 1 em direção à Piazza San Marco. O  vaporetto vai percorrer o Canal Grande. Assim, aproveite para admirar a sequência de prédios históricos e pitorescos à suas margens. Inclusive, muitos deles hoje são galerias de arte, museus e hotéis. O trajeto leva cerca de 40-45 minutos.

Piazza San Marco

Um dia apelidada de “a sala de estar do mundo”, a Piazza San Marco é uma praça em forma de trapézio circundada por magníficas obras arquitetônicas, cafés históricos e pela grandiosa Basilica di San Marco.

IMG_0552_600x1110

IMG_0553_600x337

Basílica de São Marcos

Fique na fila para entrar na Basilica di San Marco (o que pode levar hoooras dependendo da época do ano) ou reserve seu ingresso com hora marcada aqui e pule a fila!

 Palazzo Ducale

Se você reservou seu ingresso na Basílica, já estará livre para a próxima atração. Caso contrário, pule esta etapa! Aqui é importante lembrar que as filas costumam ser enormes!
O Palazzo Ducale é uma obra prima da arte gótica, aqui morava e trabalhava o duque, governador de Veneza.

Compre o ingresso com visita guiada para o Palazzo Ducale antecipadamente, clicando aqui.

IMG_3698_600x824IMG_3718_600x846

Almoço – Lanche

No final da manhã, se tudo tiver dado certo, você já terá visitado a Basílica e o Palazzo e estará morrendo de fome!
Saindo do Palazzo Ducale, pegue a Riva degli Schiavoni à esquerda e encontre o Harry´s Bar. Ali, peça o famoso Bellini, um refrescante drink a base de prosseco e pêssego, acompanhado do tira-gosto veneziano ou cicchetti, em dialeto.

Dica da Ana: Não há muito tempo para sentar-se em um restaurante e comer, se quiser continuar a visita à cidade. Assim, prefira um sanduíche, leve uma fruta e coma rapidinho.

Tarde

Riva degli Schiavoni

Andando para o lado oposto ao Harry’s Bar, ainda na Riva degli Schiavoni, você verá a Ponte dei Sospiri,

Ponte dos suspiros

Passeio de Gôndola

Se você disser que foi à Itália, sempre vão te perguntar: “Visitou Veneza?”

E daí, certamente irão te fazer outras duas perguntas: “A cidade está mesmo afundando?”  e  “Você passeou de gôndola?”.

Tomara que a resposta à segunda pergunta seja SIM, pois o passeio de gôndola é outra daquelas coisas que você precisa fazer pelo menos uma vez na vida (se bem que eu já fiz algumas e continuo sempre querendo mais, rsrsrs).

Na própria Riva degli Schiavoni pode-se comprar um passeio de gôndola de 30 minutos por 80 euros. Aliás, fuja do gondoleiro que quiser te cobrar mais.

Roteiros Personalizados

Se quiser comprar o passeio de gôndola antecipadamente, clique aqui (atenção, neste caso a gôndola é compartilhada com outros turistas).

Santa Maria della Salute

Ponte Rialto

Se a disposição ainda for grande, vá a pé até a Ponte Rialto. É uma boa caminhada, mas a beleza do lugar irá te distrair e, quando menos esperar, você estará sobre a ponte mais antiga e famosa de Veneza.

Se não tver disposto a caminhar, pegue o vaporetto de volta para Santa Lucia e desça na estação Rialto, a mais famosa e antiga ponte que cruza o Canal Grande.

Dica da Ana: Se você gosta de mercados, visite primeiro a Ponte Rialto, onde acontece todos os dias pela manhã o mercado de peixe – e depois prossiga para a Piazza San Marco, de vaporetto mesmo ou à pé!

Ponte Rialto_600x400
Viram que esta ponte esta no logotipo do blog ItaliAna? É minha preferida em Veneza!

Depois de mais um aperitivo – que tal um spritz desta vez? – está na hora de ir embora.

Mas não fique triste, você poderá voltar. Veneza estará aqui te esperando, porque não, ela não está afundando!

Se quiser descobrir mais algumas das principais atrações da cidade, aproveite para ler esse post. Sem dúvida ele também vai te ajudar a montar o seu roteiro de um dia por Veneza.

Conheça o primeiro ebook da marca ITALIAna:

Roteiro de 2 dias em Veneza.

Ele é perfeito para quem vai para Veneza e quer conhecer as atrações principais da cidade e também as ilhas da laguna veneziana!

Clique aqui para conhece-lo!

1 COMENTÁRIO

  1. Oi Ana, qual lugar de Veneza você recomenda para hospedagem? Vi que você sugeriu em um lugar mais distante, porém gostaríamos de ficar mais perto, visto que ficaremos somente 2 dias. Muito obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui