Muita gente já me disse que foi pra tália e comeu mal. Pode até  ser difícil entender uma afirmação dessas, mas sei que mesmo no país mais gastronômico do mundo, isso pode acontecer.

 

Minha dica é a seguinte: fuja dos restaurantes muito próximos às atrações turísticas! E se possível, antes da viagem, pesquise sobre os bons restaurantes da cidade que você vai visitar!

Leia aqui como evitar armadilhas pra turistas!

Comer bem na Itália nem sempre é sinônimo de pagar caro. Para demonstrar isso apresento a vocês o Ristorante Grotta Azzura, em Bolonha, a cidade conhecida pelos bons e caros restaurantes.

Admito que não chegaria sozinha jamais neste restaurante, quem me levou lá foi minha “prima bolonhesa”, pois é um lugar muito frequentado pela minha família.

Não muito distante do centro, o restaurante fica num bairro outrora charmoso e que hoje abriga fábricas de roupas chinesas de baixa qualidade. A sensação que se tem é que a família que administra o Grotta Azzura é a única que ainda não cedeu seu espaço para os estrangeiros.

Não é um local acostumado a receber turistas, muito pelo contrário: lá só tem local! A decoração é antiga, mas acolhedora, os garçons são gentis e a comida demora um pouco a chegar porque – aposto! – é tudo feito na hora. Portanto, vá num dia que tenha tempo para sentar à mesa, relaxar e comer bem…muuuuito bem.

De antepasto escolhi um prato de Bresaola com rúcula e parmigiano, temperado com o verdadeiro balsâmico de Modena e limão siciliano. Tudo fresco e delicioso!

DSC00028_600x450
Meu primeiro prato foi Tortellini di gorgonzola. Saborosos e levíssimos.

DSC00030_600x450

E de secondo fui de Tagliata di carne con grana e glassa balsamica (não achei a foto). Sublime!!!!

Não aguentei a sobremesa, infelizmente, mas me ofereceram um licor caseiro de gianduia inesquecível! Minha prima pediu uma pizza e tomamos cerveja.

A conta ficou em inacreditáveis 47 Euros!!! Recomendo o restaurante pelos pratos maravilhosos e preço acessível.

Na prática

Ristorante Grotta Azzura
Via di Corticella, 125
tel 051 358181

Leia todos os posts de Bolonha, clicando aqui

Leia os posts gourmet do blog, clicando aqui

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

6 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito do seu blog!Estamos indo para a Puglia em junho! Obrigada pelas dicas!

  2. Ana, estou indo dia 22 e meu transito Siena/Florence/Bologne sera dia 1 de maio. Sabes me dizer se os onibus funcionam normalmente? Nao falo italiano…medo…kkk

    • Oi Nelma, tudo bem?
      Os meios de transporte público funcionam de acordo com o horário de domingo e feriado (giorni festivi).
      Baci,
      Ana

  3. Sigo para Bolonha em setembro e sei que é uma cidade maravilhosa e cheio de construções medievais. Fico por 4 dias e gostaria noque me ajudasse com os principais pontos a ser conhecido

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui