Muita gente já me disse que foi pra tália e comeu mal. Pode até ser difícil entender uma afirmação dessas, mas sei que mesmo no país mais gastronômico do mundo, isso pode acontecer.
Minha dica é a seguinte: fuja dos restaurantes muito próximos às atrações turísticas! E se possível, antes da viagem, pesquise sobre os bons restaurantes da cidade que você vai visitar!
Leia aqui como evitar armadilhas pra turistas!
Comer bem na Itália nem sempre é sinônimo de pagar caro. Para demonstrar isso apresento a vocês o Ristorante Grotta Azzura, em Bolonha, a cidade conhecida pelos bons e caros restaurantes.
Admito que não chegaria sozinha jamais neste restaurante, quem me levou lá foi minha “prima bolonhesa”, pois é um lugar muito frequentado pela minha família.
Não muito distante do centro, o restaurante fica num bairro outrora charmoso e que hoje abriga fábricas de roupas chinesas de baixa qualidade. A sensação que se tem é que a família que administra o Grotta Azzura é a única que ainda não cedeu seu espaço para os estrangeiros.
Não é um local acostumado a receber turistas, muito pelo contrário: lá só tem local! A decoração é antiga, mas acolhedora, os garçons são gentis e a comida demora um pouco a chegar porque – aposto! – é tudo feito na hora. Portanto, vá num dia que tenha tempo para sentar à mesa, relaxar e comer bem…muuuuito bem.
De antepasto escolhi um prato de Bresaola com rúcula e parmigiano, temperado com o verdadeiro balsâmico de Modena e limão siciliano. Tudo fresco e delicioso!
Meu primeiro prato foi Tortellini di gorgonzola. Saborosos e levíssimos.
E de secondo fui de Tagliata di carne con grana e glassa balsamica (não achei a foto). Sublime!!!!
Não aguentei a sobremesa, infelizmente, mas me ofereceram um licor caseiro de gianduia inesquecível! Minha prima pediu uma pizza e tomamos cerveja.
A conta ficou em inacreditáveis 47 Euros!!! Recomendo o restaurante pelos pratos maravilhosos e preço acessível.
Na prática
Ristorante Grotta Azzura
Via di Corticella, 125
tel 051 358181
Gostei muito do seu blog!Estamos indo para a Puglia em junho! Obrigada pelas dicas!
Que bom, Lu!
Baci,
Ana
Ana, estou indo dia 22 e meu transito Siena/Florence/Bologne sera dia 1 de maio. Sabes me dizer se os onibus funcionam normalmente? Nao falo italiano…medo…kkk
Oi Nelma, tudo bem?
Os meios de transporte público funcionam de acordo com o horário de domingo e feriado (giorni festivi).
Baci,
Ana
Sigo para Bolonha em setembro e sei que é uma cidade maravilhosa e cheio de construções medievais. Fico por 4 dias e gostaria noque me ajudasse com os principais pontos a ser conhecido
Oi Angela, tudo bem? No blog tem muitas informações sobre Bolonha, mas se quiser algo específico, talvez se interesse pelo Roteiro Personalizado “A Itália do seu jeito”!
https://italiana.blog.br/roteiro-personalizado-italia/
Baci,
Ana