Os canais de Veneza, os museus repletos de arte em Roma e as paisagens camponesas da Toscana atraem milhares de turistas à Itália, todo ano. Mas os lagos da Itália também inspiram escapadas tão valiosas quanto as que acabamos de citar!
Você também poderá gostar:
As 10 praias mais bonitas da Itália!
As melhores cidades termais da Itália!
Agriturismo na Toscana: entenda o que é e veja onde se hospedar!
Os lagos e seus entornos são um dos passeios preferidos dos italianos, principalmente nos meses de verão e primavera. De fato, além das paisagens lindas, muitos lagos ainda são excelentes lugares para se refrescar.
Na maioria das vezes, são lugares com margens luxuriantes, paisagens montanhosas e cidadezinhas muito acolhedoras. Neste cenário, os diferentes lagos italianos estão entre as paisagens mais pitorescas do mundo! Inclusive, adicione no pacote uma deliciosa cozinha italiana, lugares históricos e igrejas majestosas: uma verdadeira imersão italiana!
Foi pensando nisso que decidi falar sobre os lagos mais bonitos do norte da Itália. Enquanto as costas guardam oceanos azuis e praias paradisíacas, as áreas dos lagos também cumprem o papel de impressionar à primeira vista.
Lago de Como
O lago Como é um dos mais conhecidos e chiques dessa lista. Ele fica na região da Lombardia e com certeza atrai muitos visitantes para Como. Um dos fatos mais interessantes é que o lago tem a forma de um Y invertido, basta olhar de cima que logo você verá.
A região de Como é conhecida pelas colinas e também pelas paisagens dos Alpes italianos. Às margens do grande lago, pequenas cidadezinhas charmosas e antigas, com hospedagens para todos os gostos e jardins muito bonitos. Mas as cidades mais indicadas para conhecer o lago de Como são: Bellagio, Como e Varenna.
Neste paraíso natural, você pode conhecer o lago fazendo passeios de barco, explorando a arquitetura das cidades às margens e, claro, saborear as iguarias italianas da região.
Lago Maggiore
O Lago Maggiore cobre a fronteira entre a Itália e Suíça. Com quase 65 km de uma margem à outra, este é o segundo maior lago do país da bota. Visitar o lago Maggiore é um programa muito comum entre os italianos.
O Lago Maggiore é rodeado de cidadezinhas luxuosas e jardins bem cuidados, o que atrai muita gente para aproveitar o clima ameno da região. Inclusive, essa é uma das maiores vantagens dessa área: o clima não chega a ser extremo e as paisagens são de tirar o fôlego.
Uma das cidades mais populares para se visitar é Stresa. Em particular, por ela contar com as balsas que levam às ilhas Borromeo — três ilhas que ficam no lago e que pertencem à nobre família Borromeo de Milão. Inclusive, a Isola Bella e a Isola Madre abrigam jardins magníficos e palácios suntuosos que ainda possuem móveis e pinturas antigas.
Lago de Garda
O maior lago da Itália também compõe a nossa lista. O Lago de Garda fica entre Veneza e o Lago de Como, a cerca de duas horas de carro saindo dos dois pontos.
Além de oferecer as paisagens magníficas que existem por ali, o Lago de Garda oferece tudo que um viajante pode sonhar na Itália: vinhedos e fazendas pitorescas, castelos históricos e ruínas antigas, igrejas maravilhosas e passeios panorâmicos.
Nas bordas do lago você poderá encontrar restaurantes de cozinha italiana, mediterrânea e pratos com frutos do mar. Isso sem falar nas pizzarias com preços mais acessíveis e lojas de gelatos. De fato, este lago parece tentar compilar tudo que a Itália tem de melhor!
Às margens do norte está Riva del Garda e suas igrejas barrocas que não deixam nada a desejar. Mas você pode passear pelas margens visitando Salo e Limone sul Garda, também.
Lago de Iseo
O Lago de Iseo fica entre os lagos de Como e de Garda, a cerca de uma hora e meia de carro saindo de Bergamo. Ele ganhou mais importância nas últimas décadas, pois foi considerado o quarto maior lago da Itália, com quase 26 km de comprimento.
Às margens do Iseo ficam cidadezinhas medievais, bem como a região vinícola da Franciacorta — que também é um ótimo passeio se você ama vinhos.
Uma das cidadezinhas medievais é Iseo, com uma belíssima praça pavimentada, adegas e igrejas com interiores decorados com afrescos. A partir de Iseo, você também pode pegar uma balsa para conhecer o Monte Isola, uma ilha que também reserva atrações maravilhosas dos tempos medievais.
Aposto que você já está checando o seu calendário para poder correr e fazer uma viagem incrível pelos lagos do norte italiano. Acertei? Por vezes, os lagos não entram nos roteiros clássicos da Itália, mas são excelentes opções para quem quer explorar o país como um verdadeiro local.
De qualquer forma, não é de se recusar tomar um bom drink refrescante às margens de algum desses lagos na Itália, não é mesmo?
Conhece algum outro lago italiano que merece entrar para o roteiro ideal? Me conte tudo nos comentários, pois adoro passeios assim!
Leia também:
10 atrações imperdíveis em Milão!
15 destinos fora de série na Itália!
Salve esse post no seu Pinterest!