Os canais de Veneza, os museus repletos de arte em Roma e as paisagens camponesas da Toscana atraem milhares de turistas à Itália, todo ano. Mas os lagos da Itália também inspiram escapadas tão valiosas quanto as que acabamos de citar!

Você também poderá gostar:

As 10 praias mais bonitas da Itália!
As melhores cidades termais da Itália!
Agriturismo na Toscana: entenda o que é e veja onde se hospedar!

Os lagos e seus entornos são um dos passeios preferidos dos italianos, principalmente nos meses de verão e primavera. De fato, além das paisagens lindas, muitos lagos ainda são excelentes lugares para se refrescar. 

Na maioria das vezes, são lugares com margens luxuriantes, paisagens montanhosas e cidadezinhas muito acolhedoras. Neste cenário, os diferentes lagos italianos estão entre as paisagens mais pitorescas do mundo! Inclusive, adicione no pacote uma deliciosa cozinha italiana, lugares históricos e igrejas majestosas: uma verdadeira imersão italiana!

Foi pensando nisso que decidi falar sobre os lagos mais bonitos do norte da Itália. Enquanto as costas guardam oceanos azuis e praias paradisíacas, as áreas dos lagos também cumprem o papel de impressionar à primeira vista. 

 

Lago de Como 

O lago Como é um dos mais conhecidos e chiques dessa lista. Ele fica na região da Lombardia e com certeza atrai muitos visitantes para Como. Um dos fatos mais interessantes é que o lago tem a forma de um Y invertido, basta olhar de cima que logo você verá. 

A região de Como é conhecida pelas colinas e também pelas paisagens dos Alpes italianos. Às margens do grande lago, pequenas cidadezinhas charmosas e antigas, com hospedagens para todos os gostos e jardins muito bonitos. Mas as cidades mais indicadas para conhecer o lago de Como são: Bellagio, Como e Varenna.

Neste paraíso natural, você pode conhecer o lago fazendo passeios de barco, explorando a arquitetura das cidades às margens e, claro, saborear as iguarias italianas da região. 

 

Lago Maggiore

 

O Lago Maggiore cobre a fronteira entre a Itália e Suíça. Com quase 65 km de uma margem à outra, este é o segundo maior lago do país da bota. Visitar o lago Maggiore é um programa muito comum entre os italianos. 

O Lago Maggiore é rodeado de cidadezinhas luxuosas e jardins bem cuidados, o que atrai muita gente para aproveitar o clima ameno da região. Inclusive, essa é uma das maiores vantagens dessa área: o clima não chega a ser extremo e as paisagens são de tirar o fôlego. 

Uma das cidades mais populares para se visitar é Stresa. Em particular, por ela contar com as balsas que levam às ilhas Borromeo — três ilhas que ficam no lago e que pertencem à nobre família Borromeo de Milão. Inclusive, a Isola Bella e a Isola Madre abrigam jardins magníficos e palácios suntuosos que ainda possuem móveis e pinturas antigas. 

 

Lago de Garda

O maior lago da Itália também compõe a nossa lista. O Lago de Garda fica entre Veneza e o Lago de Como, a cerca de duas horas de carro saindo dos dois pontos. 

Roteiros Personalizados

Além de oferecer as paisagens magníficas que existem por ali, o Lago de Garda oferece tudo que um viajante pode sonhar na Itália: vinhedos e fazendas pitorescas, castelos históricos e ruínas antigas, igrejas maravilhosas e passeios panorâmicos. 

Nas bordas do lago você poderá encontrar restaurantes de cozinha italiana, mediterrânea e pratos com frutos do mar. Isso sem falar nas pizzarias com preços mais acessíveis e lojas de gelatos. De fato, este lago parece tentar compilar tudo que a Itália tem de melhor! 

Às margens do norte está Riva del Garda e suas igrejas barrocas que não deixam nada a desejar. Mas você pode passear pelas margens visitando Salo e Limone sul Garda, também. 

 

Lago de Iseo

O Lago de Iseo fica entre os lagos de Como e de Garda, a cerca de uma hora e meia de carro saindo de Bergamo. Ele ganhou mais importância nas últimas décadas, pois foi considerado o quarto maior lago da Itália, com quase 26 km de comprimento. 

Às margens do Iseo ficam cidadezinhas medievais, bem como a região vinícola da Franciacorta — que também é um ótimo passeio se você ama vinhos.

Uma das cidadezinhas medievais é Iseo, com uma belíssima praça pavimentada, adegas e igrejas com interiores decorados com afrescos. A partir de Iseo, você também pode pegar uma balsa para conhecer o Monte Isola, uma ilha que também reserva atrações maravilhosas dos tempos medievais. 

 

Aposto que você já está checando o seu calendário para poder correr e fazer uma viagem incrível pelos lagos do norte italiano. Acertei? Por vezes, os lagos não entram nos roteiros clássicos da Itália, mas são excelentes opções para quem quer explorar o país como um verdadeiro local. 

De qualquer forma, não é de se recusar tomar um bom drink refrescante às margens de algum desses lagos na Itália, não é mesmo?

Conhece algum outro lago italiano que merece entrar para o roteiro ideal? Me conte tudo nos comentários, pois adoro passeios assim! 

Leia também:

10 atrações imperdíveis em Milão!
15 destinos fora de série na Itália!

Salve esse post no seu Pinterest!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui