Sempre costumo dizer que a Itália é um país completo. Logo, seja sozinho, com amigos, entre namorados ou com toda a família, o que não vai faltar é opção. Descubra neste post da Itália para os pais quais os melhores lugares para levar o seu pai nas suas próximas férias!

Você também poderá gostar:

Itália chic: veja o melhor do luxo italiano!

Turismo religioso pela Itália!

Onde dormir em Veneza?

Quando falamos em viajar para a Itália, muita gente pode pensar que falamos do turismo clássico, feito em família e com aqueles roteiros conhecidos. Não que eles sejam ruins, mas não é o foco deste post. 

Nas próximas linhas, falaremos sobre passeios na Itália para os pais. Mesmo que acompanhados pelos filhos, os pais também precisam de programas pensados para eles. 

Assim, chamamos a atenção da importância de se preparar uma viagem pensando em todos os integrantes. Sim, a Itália clássica deve ser visitada. Contudo, que tal dar um passeio em grupos separados?

Passeios para os pais aproveitarem o melhor da Itália

1-Test-Drive de Ferrari

Das aventuras que já vivi na Itália, tenho certeza que essa foi uma das mais especiais. Bom, nem preciso dizer a grande emoção que é andar de Ferrari, né? Além disso, esse é um grande sonho de muita gente: dirigir o carro mais famoso do mundo! 

Na Itália, berço da Ferrari, esse passeio fica ainda melhor. Existem opções que incluem voltas dentro da cidade e em autoestradas. Logo, podemos escolher o que for melhor. Inclusive, alguns trajetos passam por túneis que permitem ouvir bem o ruído de motor mais desejado do mundo.

Para dar um passeio de Ferrari, você pode ir até Milão ou Maranello e procurar por um teste-drive. Em meus roteiros, sempre escolho os melhores contatos. Inclusive, registrei a minha experiência pra vocês terem uma ideia:

2-Vulcão Etna

Se você é do tipo de viajante que adora aventuras naturais, então este passeio é pra você! Localizado na Catânia, o Vulcão Etna enche os corações aventureiros de emoção. 

Na prática, existem várias trilhas que podem variar de acordo com a sua vontade: passeios mais leves ou caminhadas mais longas. Em todos os casos, a experiência é de cair o queixo!

O Etna é um grande vulcão que atrai turistas e estudiosos. Geralmente os passeios são mais seguros se acompanhados por guias. Já contei sobre essa experiência incrível neste post. 

3-Jantar romântico em Veneza

A Sereníssima é um dos destinos obrigatórios para os viajantes que vão à Itália. Não é para pouco, Veneza é fantástica! Além disso, o clima romântico da cidade é muito propício para jantares sofisticados e especiais. 

Basta fechar os olhos para começar a sonhar em comer pratos deliciosos e tomar vinhos em lugares históricos, como nos filmes. Se essa for a sua escolha, recomendo ler este post. Mas se você preferir um café, por exemplo, leia este post

Veneza por si só já é um programa perfeito não só para os pais, mas também para toda a família! 

4-Costa Amalfitana

Se eu fosse definir a Costa Amalfitana em uma só palavra, ficaria na dúvida entre azul e paraíso. Só para ter uma ideia, veja as fotos e tente descobrir o porquê: a imensidão do oceano azul de águas cristalinas, que banham as paisagens paradisíacas do litoral. 

Os passeios por ali envolve, além das belas praias, museus e restaurantes para se apreciar a comida local. Ah, claro, é uma pedida perfeita para conhecer a Itália dos pescadores. 

Ainda está em dúvida de que este passeio vai compensar a troca de um inverno brasileiro por um verão italiano? Então clique aqui para ler dicas sobre a Costa Amalfitana. 

Roteiros Personalizados

5-Degustar vinhos italianos famosos

Aos amantes do vinho, a Itália oferece uma infinidade de possibilidades. Desde degustações de vinhos diferentes, até experiências autênticas, como a de visitar uma vinícola. 

Caso queira conhecer a origem dos melhores vinhos do mundo, sugiro um passeio pelas vinícolas onde é feito o Brunello. Outra pedida é a região da Franciacorta, de onde saem os espumantes italianos mais conhecidos.

Outra região bastante visitada por suas experiências ligadas ao vinho é a Toscana. Sou suspeita para falar, mas não vou tirar créditos dos maiores entendedores: são vinhos realmente deliciosos! 

A boa notícia é que existe uma infinidade de vinhedos e castelos produtores que podem ser visitados. Melhor ainda, existem lugares que permitem que você faça agroturismo — já pensou em viver essas experiências na Itália?

6-Esquiar na Itália

Esquiar é uma das melhores coisas que já fiz na vida! Tudo isso fica melhor ainda se estiver avistando as montanhas italianas no cenário. Afinal, unimos a adrenalina da alta velocidade com as belezas das paisagens montanhosas.

No inverno, inclusive, essa é uma das atrações que mais chamam turistas. Se você nunca esquiou, talvez queira reservar algumas aulas com monitores de esqui. Mas não desanime, os esportes de inverno são muito emocionantes.

Os destinos mais conhecidos para esqui na Itália são Cortina d’Ampezzo, Alpes Italianos e Tirano. Além destes, há Piani di Bobbio, um bate e volta ideal a partir de Milão. 

7-Parque Nacional do Gargano

O Parque Nacional do Gargano já entrou para a lista de patrimônios da humanidade da UNESCO. Mas deveria entrar, também, na sua lista de passeios e aventuras na Itália.

Para entender melhor do que estou falando, são lugares que unem a natureza, religião e manifestações culturais da melhor forma! Tudo isso sem deixar para trás o charme italiano. 

Santuários, florestas, áreas de preservação, cidadezinhas de pescadores, praias paradisíacas… 

Enfim, esse é um daqueles passeios para quem quer fugir um pouco da Itália clássica, mas sem perder o gosto por aventura e, de quebra, admirar as maravilhas da natureza e conhecer mais da história do país da bota.

Itália para todos

Viu só como existe uma infinidade de passeios ideais para os pais? Além disso, o país da bota sempre oferece possibilidades para todos os públicos. Dessa forma, ninguém fica de fora e sempre haverá coisas novas para se desbravar. 

Acho que essa é a coisa que mais gosto de fazer na vida, descobrir novas formas de explorar o meu país favorito! 

Você tem histórias legais vividas em uma Itália que só você conhece? Quero saber de tudo nos comentários! 

Leia também:

Dicas para dirigir na neve com segurança!

Guias para degustar vinhos!

Gostou deste post? Salve ele no seu Pinterest!


Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui