A Floresta Umbra, uma das atrações mais recentes a entrar na lista de patrimônios da Unesco na Itália se localiza no Parque Nacional do Gargano , na região da Puglia, e se estende por uma área de mais de 120 mil hectares.

O nome Umbra vem do latim, “sombra”. Se pensarmos na Puglia, parece não fazer muito sentido falar em sombras. Afinal, a Puglia é conhecida por ser uma região solar, clara, com cores que encantam todos os olhares! Na verdade, o nome faz referência à escuridão de dentro da floresta, que possui árvores muito altas e folhagens densas.

Você também poderá gostar:

Parco del Gargano: um parque natural na Puglia!

Trilha para visitar o vulcão Etna, na Sicília!

Picnic no Castello Sforzesco, em Milão!

Os lagos mais bonitos da Itália!

Há centenas de milhares de anos atrás, havia muito mais florestas do que podemos ver hoje. A região do Gargano era uma ilha coberta por florestas. Hoje, dessa imensa área verde, o que restou foi a Floresta Umbra.

Se você gosta de caminhadas pela natureza, contato com diferentes espécies e até mesmo avistar alguns animais, esse pode ser o passeio perfeito! Imagine andar pelo pulmão verde do Parque Nacional do Gargano?

O local é perfeito para trekking, passeios de bicicleta, caminhadas pelas trilhas e pic-nics.

Museu Natural da Floresta Umbra

O Parque Nacional do Gargano é também um ambiente de educação. Bem no coração do parque, na Floresta Umbra, fica o Museu Natural da Floresta Umbra. É uma instituição coordenada pela Cooperativa do Mediterrâneo, um grupo que zela pelo parque e organiza atividades para crianças e adultos.

A floresta por si só já é um grande museu a céu aberto. Entretanto, uma das coisas mais legais é passear pelo museu e entrar em contato com os itens do riquíssimo acervo da história da floresta.

Os exemplares da fauna e da flora dão um breve panorama da riqueza encontrada na região. Se você gosta de aves, pequenos mamíferos e plantas, essa pode ser a melhor atração para você!

Além disso, lá dentro estão restos de ferramentas usadas pelos nossos ancestrais! Imagine só que legal entender um pouco da nossa história a partir da Floresta Umbra!

Além do museu, a Cooperativa do Mediterrâneo organiza atividades e planeja as estadias perfeitas para cada público, visando suprir até as necessidades mais específicas. Os fotógrafos geralmente adoram essa região!

Flora

A flora presente na Floresta Umbra é muito variada e preservada. Algumas áreas são proibidas aos visitantes, mas podemos ver ambientes que nos lembram tempos primitivos muito bem preservados.

Inclusive, assim como no museu, em alguns lugares em meio à fauna, podemos ver traços de nossos ancestrais; pinturas nas pedras que remetem a antigos rituais de tribos que passaram por ali.

floresta-umbra

Se há uma árvore considerada símbolo do parque, sem dúvidas é a faia. É a espécie mais predominante de todo o parque do Gargano, principalmente da Floresta Umbra.

A vegetação varia conforme a altitude da floresta. Além das árvores, há muitas espécies de vegetação rasteira. Dessas, destaco as belíssimas orquídeas.

Fauna

Um grande paraíso verde não deixaria de fora os animais. Assim, a Floresta Umbra também é lar para inúmeras espécies de aves, como o pica-pau, corujas e o falcão peregrino. Além disso, os lagos são verdadeiros paraísos para os patos.

Roteiros Personalizados

Uma vez que eles são animais tímidos, fogem de qualquer movimento e ficam mais nas florestas de faias, onde a vegetação é rasteira e eles conseguem se alimentar.

Dos mamíferos que vivem por ali, o destaque vai para o veado gargano, uma espécie nativa da Floresta Umbra. Se você tiver sorte, conseguirá avistar algum durante a sua visita.

Além dos veados, a floresta também é lar para pequenos ouriços, esquilos, gatos selvagens, raposas e javalis. Todos em perfeita harmonia e preservação.

Talvez essa seja uma das poucas oportunidades de presenciar a natureza em sua forma tão antiga, majestosa e preservada.

Floresta-Umbra-Italia

A Puglia é uma belíssima região, como você pode conferir nesse post. São inúmeras e variadas opções para os mais diferentes tipos de turismo.

O respeito ao meio ambiente é constantemente monitorado na região. A Floresta Umbra fica na Itália, mas é um importante pulmão para o mundo todo. Quando for visitar, se atente às práticas de respeito ao meio ambiente.

Você gosta de turismo natural? Ficou curioso para conhecer a Floresta Umbra e o Parque Nacional do Gargano? Conte nos comentários!

Leia também:

Degustação de vinho no Chianti!

Perfumaria Santa Maria Novella, em Florença!

Gostou deste Pin? Salve ele no seu Pinterest!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui