O que ver em Veneza. Quando você visita a Itália, é difícil fugir da clássica pergunta: “visitou Veneza?”. E quando visitar, vai entender o porquê. É uma cidade única, linda e muito peculiar pelos seus canais, atrações e festas, como o Carnaval de Veneza.

Aqui no blog já dei algumas dicas para a sua visita ser ainda mais inesquecível. Fiz também um roteiro de um dia, caso você faça um bate e volta.

Para que você não se perca com as inúmeras possibilidades de passeio, preparei uma lista com as principais atrações de Veneza para que seu roteiro fique ainda mais completo e sua expectativa ainda maior.

Você poderá gostar:

Roteiro de dois dias em Veneza

Onde dormir em Veneza

Dica de leitura: Mil Noites em Veneza

Atrações imperdíveis em Florença

Mas antes de vermos o que ver em Veneza, vamos dar uma olhada em alguma dicas gerais para facilitar sua estadia por lá.

Dicas iniciais

atrações em veneza

Desde 1170, Veneza está dividida em 6 bairros chamados SESTIERI: San Marco, Castello, Cannaregio, Dorsoduro, San Polo e Santa Croce. Atente-se aos bairros!

Ah, e se é sua primeira vez na cidade, tenho uma dica muito importante: não dá para entrar em Veneza de carro! Parece uma dica óbvia, mas tenho clientes que já me pediram para usar o carro em Veneza…

Assim, o ideal é devolver o carro alugado ou estaciona-lo nos vários estacionamentos que se localizam logo depois da Ponte della Libertà.

As únicas formas de se locomover por lá é utilizando o Vaporetto (um “ônibus-barco”) ou os acqua-taxi.

Outra dica: entre os meses de novembro e fevereiro, a cidade fica menos cheia. Aproveite!

Dicas dadas. Vamos ao que interessa!

O que ver em Veneza

1- Canais de Veneza

Em muitas cidades as largas avenidas pulsam como veias de um grande organismo vivo. Em Veneza, o que pulsa são os belíssimos canais, onde passam vaporettos, barcos e as famosas gôndolas.

Por falar em gôndola, esse é um dos passeios imperdíveis para quem vai a Veneza. Seja com o amor da sua vida, com amigos, familiares ou até mesmo sozinho, não deixe de passear pelos canais de Veneza em uma gôndola.

Dica da Ana: Assim como todo programa turístico, existem passeios de gôndola que são uma furada! Para evitar isso, pesquise bem ou encomende o seu passeio clicando aqui.

gondola_em_veneza

2- Basilica di San Marco

O passeio pela Basílica di San Marco é gratuito, mas você pode comprar um ingresso antecipado para evitar as enormes filas – sempre muito comuns em viagens pela Europa. A igreja é uma construção bizantina e possui cúpulas que formam uma cruz grega.

Este é o principal cartão postal da cidade. Talvez por sua riqueza arquitetônica, talvez por sua importância histórica – é sede da igreja em Veneza e se iniciou como uma capela ducal. Sem dúvidas, foi o lugar onde ocorreram muitos dos fatos mais importantes da história da cidade.

Dentro da Basílica está o Museu de São Marcos, onde é possível ver antiguidades e itens de altíssimo valor histórico. Você terá a oportunidade de ver mosaicos de ângulos diferentes e, no terraço, consegue admirar a praça San Marco em toda sua magnitude

Roteiros Personalizados

Dica da Ana: Para evitar filas, compre o ingresso do museu com antecedência, clicando aqui.

basilica_veneza

3- Piazza di San Marco

A Piazza San Marco tem a forma de um trapézio e é rodeada de monumentos, cafés e restaurantes. Este grande espaço fora outrora apelidado de “a sala de estar do mundo” e é também o lugar onde está a Basílica di San Marco.

Durante os períodos de aqua alta (maré alta) a praça fica inundada. Isso porque é o ponto mais baixo da cidade. Mas não se preocupe! Quando isso acontece, grandes passarelas são colocadas para que os turistas possam visitar.

À noite o local se torna uma opção charmosa, pois está repleto de cafés históricos. Nas noites mais quentes a praça fica ainda mais cheia de vida. Com certeza sua viagem vai incluir um passeio pela Piazza San Marco

4- Ponte dei Sospiri

Sua construção aconteceu no século XVII e tem estilo barroco. Ela atravessa o Rio di Palazzo e fica perto da Piazza San Marco. Ela é uma passagem do Palácio Ducale para as Prigioni Nuove, que antigamente era a prisão.

Essa ponte foi nomeada por Lord Byron, no século XIX. Na época da República de Veneza, os prisioneiros passavam por ali dando suspiros, pois sabiam que talvez não voltariam a ver o mundo exterior novamente; aí o nome da ponte!

Reza a lenda que os amantes que se beijarem em uma gôndola ao pôr-do-sol e com os sinos do Campanile di San Marco tocando, terão amor eterno. Ela já serviu de enredo para filmes como A Little Romance, com Laurence Olivier. Não é inspirador?

5-  Teatro La Fenice

Localizado no Campo San Fantin, o magnífico Teatro La Fenice já pegou fogo duas vezes. É considerado o principal teatro de Veneza. Ele foi construído para ressaltar o poder da República e foi inaugurado em 1792. Seu nome – La Fenice – significa A Fênix. O fato dele ter pegado fogo e voltado à ativa duas vezes é no mínimo curioso, considerando seu nome.

Este belíssimo teatro é palco das óperas mais importantes do mundo e, sem dúvidas, é um espetáculo emocionante assisti-las!

teatro-la-fenice

6- Palazzo Ducale

É onde está, em destaque, a obra Paraíso (Il Paradiso), de Tintoretto. O enorme palácio era onde funcionava o centro do poder na Sereníssima República. Sua grandiosidade pode ser contemplada, pois o palácio permanece aberto para visitas.

Antigamente era onde se reuniam os conselheiros da república e tomavam importantes decisões. Compre ingresso antecipado para evitar filas clicando aqui.

7- Mercato de Rialto

É um grande e típico mercado italiano, principalmente de peixes. Imagine um lugar colorido pelos frutos do mar frescos que são vendidos nas bancas? É cheio de vida, os vendedores oferecendo seus produtos – que mais tarde estarão nos pratos dos melhores restaurantes da cidade.

É também um local para se provar a gastronomia de rua de Veneza, com iguarias italianas feitas por locais. A visita perfeita aos mercados geralmente acontece pelas manhãs, quando as bancas estão sendo abastecidas e abertas ao público.

8- Ponte di Rialto

É a ponte mais antiga de Veneza, com mais de 430 anos. Também é bem próxima ao Mercato de Rialto, então é bem difícil ir para um dos dois e não ver o outro.

Seu arco de 7,5 metros foi construído para permitir a passagem de barcos de médio porte. Antes de sua construção, havia outra ponte chamada Ponte della Moneta.

9- Festas típicas

Aproveite a sua estada em Veneza para descobrir algumas festas típicas, conhecer pessoas e ter contato com a cultura local! Veneza tem muitas atrações ao longo do ano, assim você pode se programar melhor e presenciar alguma delas. A seguir, a agenda das principais datas:

Fevereiro e MarçoCarnaval de Veneza (um dos mais famosos da Europa!)

Maio – Vogalonga (a maratona das regatas, com centenas de barcos)

Julho – Festa do Redentor (comemoração clássica e antiga, sobre o fim da epidemia de peste)

Setembro – Regata histórica (e mais famosa das regatas)

Novembro – Madonna de la Salute (comemoração para agradecer Nossa Senhora pelo fim da epidemia de peste, em 1630).

atrações_em_veneza

10- Ilha de Burano

Existem 7 ilhas que formam Burano, e que você consegue conhecer a pé (são pequenas e existem pontes de acesso). É um cenário único, com muitas cores e muitas paisagens bonitas. Burano encanta os turistas: casinhas coloridas que lembram um cenário cinematográfico!

Já está com vontade de conhecer Veneza?

Se você acha que vai ter pouco tempo em Veneza e não vai conseguir conhecer tudo, ou ainda, quer ver só o que tem de melhor na cidade, eu tenho um roteiro muuuuuito bacana de dois dias em Veneza pra você!  É só dar uma olhadinha aqui .

E me conte de você… Que lugar você acha mais legal em Veneza? Quero saber nos comentários tá?

Salve este post no Pinterest!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui