Para nós, brasileiros acostumados a suar no calorzão tropical pode parecer um pouco assustador viajar para os alpes italianos no inverno. Mas com um bom planejamento e as Dicas da Ana tenho certeza que o frio, a neve e o gelo não vão atrapalhar em nada sua programação.

Neste post vou dar dicas de como se preparar para frio meeeeesmo, o frio das montanhas. Não estou falando de 5 graus positivos, e sim de 20 graus negativos.

alpes-italianos-04
Rifugio Lagazuoi – Alpes italianos

Quando eu estava a 3000 metros de altitude, numa montanha branquinha de neve e com o céu mais azul que já vi na vida sobre minha cabeça, me deparei com um termômetro que marcava – 17 graus. Minha reação foi: “Meu Deus! Eu tô viva! Sobrevivi!”.

E, olha, se a Ana friorenta sobreviveu e nem sofreu tanto assim…você também vai sobreviver. Garantido!

Alpes italianos na prática

1 – Você gosta de frio?

Se você é daquelas pessoas que está de gorro de lã, tomando chá ao lado da lareira com a temperatura na casa dos 18 graus, bom, pode ser que sofra um pouco. Avalie se vale mesmo a pena arriscar  uma mudança tão drástica de temperatura. Pense na possibilidade de começar a visitar lugares mais frios aqui pelo Brasil e veja se se sente confortável.

Mesmo com roupas adequadas, a sensação de frio existe e pode te deixar de mau humor e sem vontade de sair do hotel.

Alpes italianos
Dolomitas – Cortina d’ Ampezzo – Alpes italianos
alpes-italianos-07
Alpes italianos

 

2 – Roupas adequadas

A roupa de inverno que usamos no Brasil não dá conta do inverno alpino. O ideal é comprar roupas de inverno na cidade onde será seu desembarque. Reserve um dia para ir a uma loja de departamentos e compre tudo lá.

Se tem intenção de praticar algum esporte de inverno, compre também calças e casacos impermeáveis e calçados anti-derrapantes. É importantíssimo manter as mãos e a cabeça aquecidas, então, invista em gorros e luvas quentinhos também.

alpes-italianos-14

3 – Carro

Se no seu roteiro está previsto o aluguel de carro, dê preferência para aluga-lo já com pneus adequados para neve. Este é um item imprescindível para a segurança de sua viagem. Além disso, em muitas cidades e estradas o uso de pneus de neve é obrigatório.

Eu viajei sozinha por mais de 700 Km pelos alpes italianos e não tive problema nenhum com meu carro com pneus de neve. O único cuidado é quando a neve vira gelo e aí a pista escorrega muito. Mas é bem administrável.

Se o seu hotel não possuir um estacionamento coberto, a chance de ter que tirar a neve de cima do seu carro é enorme! Tenha sempre uma espátula apropriada para tirar a neve e raspar o gelo dos vidros.

alpes-italianos-13
Alguém viu meu carro por aí? – Alpes italianos

 

4 – Hotel

Se tiver sorte vai encontrar muita neve e um céu azul anil maravilhoso, mas pode ser que durante o período de sua viagem se depare com um céu cinza e nevasca. Quem está acostumado com o frio, sai para esquiar do mesmo jeito, mas para quem não está, a vontade é de curtir o hotel com uma boa xícara de chocolate quente nas mãos.

Sendo assim, escolha um hotel confortável, com um bom restaurante e que ofereça algum tipo de atividade, como os spas (centro benessere), por exemplo.

Aconteceu comigo que, esquiando, torci um joelho. No hotel que eu estava o spa era maravilhoso! Acabei passando uma deliciosa tarde de relaxamento e, no dia seguinte, estava novinha em folha!

Leia qui sobre o Hotel Lajadira, em Cortina d”Ampezzo

alpes-italianos-12
O hotel tem hot tube externa e acesso às pintas de esquis – Alpes italianos
alpes-italianos-06
Restaurante do hotel La Tana dell’ Orso – Ponte di Legno, Alpes italianos

 

5 – Esportes de inverno

Se vai começar a praticar algum esporte de inverno (esqui, snowshoeing, escalada em cascatas de gelo), a contratação de um guia experiente é essencial para sua segurança.

Roteiros Personalizados

Procure por agências especializadas em esporte na cidade que você vai e contrate os serviços com antecedência para não correr o risco de ficar sem.

Leia aqui sobre a caminhada na neve (snowshoeing)

alpes-italianos-01
6 – Não gosta de esquiar?

Existem muitas atividades dedicadas aos SLONS (snow lovers no skiers), ou seja, para aqueles que gostam de neve mas não de esquiar.

Você pode alugar uma bike para andar na neve (fatbike), comprar o passe de esqui somente para passear pelos teleféricos até o topo das montanhas ou distrair-se com a gastronomia local nos maravilhosos refúgios.

Refúgios são restaurantes no topo das montanhas, frequentados por esquiadores ou não. O acesso é exclusivamente feito por teleférico ou bondinhos.

Pesquise também na cidade sobre eventos, mercadinhos ao ar livre, mostras culturais, festas folclóricas, bons restaurantes, fábricas de queijo. Lembre-se que inverno é estação de alta temporada e, geralmente, as cidades estão bem agitadas.

Leia aqui sobre o Refúgio Lagazuoi e a sauna mais alta das Dolomitas

alpes-italianos-04
Rifugio Lagazuoi – Cortina d’ Ampezzo, Alpes italianos

 

7 – Ski Pass

Para utilizar toda a estrutura do complexo de esqui é necessário adquirir o chamado “ski pass”, que te dará acesso à todas as pistas e teleféricos ilimitadamente durante um período de tempo (um dia, uma semana, etc).

Ele é útil também para quem não vai esquiar mas quer subir até o topo das montanhas para almoçar no refúgio ou somente para curtir o visual.

Geralmente os ski pass são vendidos nos escritórios de turismo da cidade ou nos hotéis.

alpes-italianos-02
A subida às pistas e aos refúgios podem ser feitas de teleférico ou funiculares

banner-afiliados

 

Gostou deste post? Salve ele no seu Pinterest!

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

11 COMENTÁRIOS

  1. Ana, voce conhece alguma locadora em veneza que permite o aluguel de automovel já com o pneu de inverno?

    Nao estou encontrando! Estou pensando em desistir da viagem. Pra me sentir seguro quero pneu de neve E corrente.

    Enfim, voce conhece alguma locadora confiável que dê para alugar com pneu de neve E as correntes?

  2. Olá
    Estou pensando em ir para os Alpes italianos (Pragelato) no próximo Natal (2017) para esquiar. Gostaria então de saber se nessa época já encontrarei neve em boa quantidade e de boa qualidade. Obrigada.

    • Oi Pri, já fui em novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março… rs. è bemmmmm frio. No auge do inverno a temperatura pode chegar a -20 no alto das montanhas.
      Baci,
      Ana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui