A segunda universidade mais antiga da Itália, a Universidade de Padova,  foi fundada em 1222 por alunos e professores que queriam maior liberdade de expressão do que possuíam na universidade de Bolonha (a mais antiga), que sofria massiva intromissão eclesiástica. Os dissidentes foram apelidados de “sbolognati“, alguma coisa como “os desbolonhados” e em Padova conseguiram a instituição laica que tanto sonhavam.

Universidade-padova-brasoes

Os brasões das famílias dos alunos que estudaram na Universidade de Padova

Por séculos as aulas foram ministradas em vários edifícios espalhados pela cidade, até que no começo do século XVI, o Palazzo Bove vem designado para ser a sede da universidade. Chamado de Palazzo Bo, é ali que acontecem as visitas guiadas.

A visita  guiada à Universidade de Padova é uma viagem através de 8 séculos de arte e ciência. Basta imaginar que entre seus professores estão nomes que fizeram parte da história da ciência, como Galileo Galilei e Copernico.

Universidade-padova-catedra

Na Sala dei Quaranta ainda encontra-se a cátedra de Galilei, construída pelos seus alunos e onde ele ensinou por 18 anos. Antigamente era recoberta de tecidos.

E não é só isso! A visita é repleta de curiosidades:

# Em 1594 é construído o primeiro teatro anatômico, ou seja, uma classe para o estudo da anatomia humana em cadáveres. Como este tipo de estudo era proibido pela igreja, encontrar defuntos que servissem para este propósito era praticamente impossível!

Foi assim que os professores da universidade decidiram doar, em testamento, o próprio corpo para seus alunos concluírem os estudos. Como homenagem na Sala di Medicina encontramos os crânios destes respeitados professores, que colaboraram para o desenvolvimento da ciência.

Universidade-padova-teatro-anatomico-Kalibos-CC-PD

A iluminação do teatro recria a atmosfera de velas medieval. (Foto: Kalibos)

# Em 1545 nasceu o primeiro Horto Botânico Universitário do mundo, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e que também pode ser visitado.

Horto-botanico-padova

O Horto Botânico é bem pertinho do Palazzo Bo, pode-se ir à pé tranquilamente!

# Em 1678, Elena Piscopia foi a primeira mulher do mundo a se formar e receber o diploma de Filosofia.

Universidade-padova-elena

Imagina só! Esperamos até 1678 para conseguir o canudo!

# Em 1921, na Aula Magna, ninguém menos que Albert Einstein proferiu uma palestra em italiano!

Universidade-padova-porta-aula-magna

Porta de entrada da Aula Magna

Pontos altos da visita:

Teatro Anatômico: todo em madeira e com  com capacidade para 250 alunos

Sala de Medicina: que além dos crânios dos professores possui um afresco dos anos 40 representando corpos humanos com detalhes de músculos e ossos em evidência

Universidade-padova-aula-medicina

Aqui estão em exposição alguns crânios dos professores que doaram o corpo para estudo.

– A arquitetura racionalista (de época fascista) projetado pelo famoso arquiteto Giò Ponti

Universidade-padova-arquitetura

Sala dei Quaranta: onde, além da cátedra de Galileu, estão 40 retratos de estudantes estrangeiros que frequentaram a universidade entre os séculos XV e XIX e se tornaram personalidades famosas em suas áreas de estudo

Universidade-padova-Cattedra di Galileo

Aula Magna, a imponente sala principal da universidade, decorada com brasões e poltronas, toda em tons de vermelho e dourado

Universidade de Padova - Palazzo Bo - Italiana Blog

Imponente, foi aqui que Albert Einstein ensinou. Hoje, é proibido tirar foto lá dentro.

Scala del Sapere (escada do saber), a decoração começa com a imagem de um estudante nu ao lado de seu mestre e termina com o mesmo estudante – já idoso – que rodeado por livros pronuncia as seguintes palavras: “Ainda aprendo”.

Sem duvida uma lição para a vida!

Universidade-padova-scala-sapere-1

Universidade-padova-scala-sapere-2

A Escada do Saber

banner-afiliados

Na prática

Palazzo Bo – sede da univerdidade de Padova

Endereço: Via 8 febbraio 1848

Fica bem em frente ao Caffè Pedrocchi, reduto dos estudantes e filósofos, sobre o qual escrevi este post aqui.

Visitas guiadas aos sábados e domingos às 10, 11h30, 14h45 e 16h15

Duração: uma hora e meia

Ingresso: 8 Euros

Reservas pelo email: bo@unipd.it

Site: www.unipd.it

Com crianças: Fiz a visita com minhas filhas de 10 e 12 anos e elas ficaram muito interessadas em tudo! Uma delas até sonha em estudar lá…

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

Deixe uma Resposta