A maré alta de Veneza nesta semana estampou diversos jornais e sites nesta última semana! Entenda de que se trata!

Foto de capa de The Atlantic

Acqua Alta!

Na noite da última terça feira (12 de novembro), a cidade de Veneza experienciou uma maré alta (acqua alta) histórica. O nível do mar subiu mais 1,80 m durante seu pico e existem previsões para que este valor aumente um pouco mais durante os próximos dias.
Há quase 100 anos o nível do mar é oficialmente mensurado em Veneza e, durante este período, esta última maré alta foi a maior desde 1966, onde também tivemos números recordes.

Apesar do acréscimo de 1,80 metros ser algo assustador, precisamos lembrar que a cidade não está inteira com água até esta altura, pois ela se localiza cerca de 1,30 metros acima do nível médio do mar. Subtraindo estes dois valores, sabemos que a água subiu “apenas” meio metro nas áreas mais baixas da cidade.

Piazza San Marco

Foto de IlPost

Dentre estas áreas mais baixas, temos a Piazza San Marco, um dos principais pontos turísticos de Veneza. A água subiu a ponto de adentrar a Basilica de San Marco, banhando mosaicos e dando muito trabalho aos agentes públicos que tentavam obras de arte e objetos importantes da água.

Não é a primeira vez que a basílica é inundada. Em seus mais de 1200 anos de história, as águas do adriático já a invadiram seis vezes, quatro das quais apenas nos últimos vinte anos! Os danos não são irreparáveis e já está sendo separada a verba para a restauração da basílica.

O que fazer?

A subida das águas deixou a cidade em estado de alerta e o governador da região, Luca Zaia, diz que a cidade passa por uma “devastação apocalíptica”. Duas pessoas já morreram na acqua alta e a cidade se encontra paralisada.

O melhor seria mesmo evitar a cidade até que a água baixe, já que tudo está muito complicado por lá! Caso seja inevitável passar ou se hospedar em Veneza, o melhor que podemos fazer é nos manter informados sobre a situação local!

Encontrei duas boas fontes para se manter a par do status das águas. A primeira é do site Venezia Help, que informa bem detalhadamente como se locomover pela cidade e, a segunda é um grupo do Telegram onde as autoridades estão enviando atualizações em tempo real da situação da cidade.

Tanto o site quanto o grupo estão em italiano. Pode dificultar a compreensão para alguns, mas são as informações mais confiáveis possíveis!

Você poderá gostar:

Dicas para se dar bem na sua viagem por Veneza!
Bienal de Veneza!
Roteiro de um dia por Veneza!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui