A maré alta de Veneza nesta semana estampou diversos jornais e sites nesta última semana! Entenda de que se trata!
Foto de capa de The Atlantic
Acqua Alta!
Na noite da última terça feira (12 de novembro), a cidade de Veneza experienciou uma maré alta (acqua alta) histórica. O nível do mar subiu mais 1,80 m durante seu pico e existem previsões para que este valor aumente um pouco mais durante os próximos dias.
Há quase 100 anos o nível do mar é oficialmente mensurado em Veneza e, durante este período, esta última maré alta foi a maior desde 1966, onde também tivemos números recordes.
Apesar do acréscimo de 1,80 metros ser algo assustador, precisamos lembrar que a cidade não está inteira com água até esta altura, pois ela se localiza cerca de 1,30 metros acima do nível médio do mar. Subtraindo estes dois valores, sabemos que a água subiu “apenas” meio metro nas áreas mais baixas da cidade.
Piazza San Marco
Dentre estas áreas mais baixas, temos a Piazza San Marco, um dos principais pontos turísticos de Veneza. A água subiu a ponto de adentrar a Basilica de San Marco, banhando mosaicos e dando muito trabalho aos agentes públicos que tentavam obras de arte e objetos importantes da água.
Não é a primeira vez que a basílica é inundada. Em seus mais de 1200 anos de história, as águas do adriático já a invadiram seis vezes, quatro das quais apenas nos últimos vinte anos! Os danos não são irreparáveis e já está sendo separada a verba para a restauração da basílica.
O que fazer?
A subida das águas deixou a cidade em estado de alerta e o governador da região, Luca Zaia, diz que a cidade passa por uma “devastação apocalíptica”. Duas pessoas já morreram na acqua alta e a cidade se encontra paralisada.
O melhor seria mesmo evitar a cidade até que a água baixe, já que tudo está muito complicado por lá! Caso seja inevitável passar ou se hospedar em Veneza, o melhor que podemos fazer é nos manter informados sobre a situação local!
Encontrei duas boas fontes para se manter a par do status das águas. A primeira é do site Venezia Help, que informa bem detalhadamente como se locomover pela cidade e, a segunda é um grupo do Telegram onde as autoridades estão enviando atualizações em tempo real da situação da cidade.
Tanto o site quanto o grupo estão em italiano. Pode dificultar a compreensão para alguns, mas são as informações mais confiáveis possíveis!
Você poderá gostar:
Dicas para se dar bem na sua viagem por Veneza!
Bienal de Veneza!
Roteiro de um dia por Veneza!