Montalcino é uma província da Toscana conhecida mundialmente pelo famoso vinho Brunello, que leva o nome da região como sobrenome: BRUNELLO DI MONTALCINO.

Na minha última viagem pela Toscana, em outubro, dediquei um dia inteirinho para conhecer o Castello Banfi, um dos principais produtores de vinho da Toscana.

A vinícola foi fundada pelos irmãos ítalo-americanos Mariani em 1978 com o objetivo de elaborar vinhos de qualidade em grande escala.

banfi-vista

banfi-vista-1

A propriedade chamada Poggio Alle Mura possui 2830 hectares que se estendem do sul de Montalcino até o Val d’Orcia, um dos pedaços mais lindos da Toscana, na minha opinião. Um terço deste terreno é coberto de vinhedos e o restante é ocupado por oliveiras, árvores frutíferas e bosques. Dali saem os vinhos Brunello, Rosso e Moscadello di Montalcino.

Minha visita começou às 12h00 na Enoteca Banfi, um lugar enorme que recria o ambiente de um verdadeiro armazém toscano, com imponentes estantes e mesas de madeira escura. O prédio era, em época medieval, um depósito de vinhos e com o passar dos anos foi sendo aumentado e revitalizado até chegar no estado que vemos hoje.

banfi-enoteca banfi-enoteca-4

Assim que você chegar, dirija-se ao bar no fundo do salão. Ali você pode escolher os vinhos que quer degustar. Como almocei no Castello e já iria experimentar os vinhos tintos com os pratos, decidi experimentar os vinhos produzidos no Piemonte com o método clássico e charmat: Banfi Brut, Cuvée Aurora e Cuvée Aurora Rosé.

banfi-enoteca-6

Após a degustação saí às compras. Na Enoteca pode-se comprar todos os vinhos produzidos na Toscana e no Piemonte, além de produtos típicos toscanos. Claro que me empolgo nesses locais e acabei trazendo na mala 9 garrafas, a maior parte Brunello, já que o preço é muuuito conveniente, na faixa dos 40 Euros. Eles embalam muito bem, mas não expedem para o Brasil.

banfi-enoteca-3

banner-afiliadosÀs 13 horas começam a servir o almoço no restaurante Taverna Banfi, antiga cantina onde outrora repousavam os barris de madeira para o afinamento do Brunello.

banfi-almoço-2banfi-almoço-3

O ambiente refinado e elegante abre para o almoço e a reserva é obrigatória, pois são poucos os lugares disponíveis. Pode-se tanto escolher a la carte como escolher um dos menus de degustação. Eu escolhi o menu degustação 5 pratos + 5 vinhos. Podem rir…mas eu não pretendia de jeito nenhum perder a oportunidade de experimentar tudo o que coubesse (ou não) em mim. Se você é mais comedido do que eu, peça o menu de 3 pratos + 3 vinhos.

banfi-menu

banfi-almoço-1

banfi-almoço-4
As taças se multiplicavam na minha frente!

Os pratos estavam fantásticos! Além de deliciosos, a apresentação, os aromas, as cores e os diferentes sabores me levaram numa viagem interna gastronômica pelas terras toscanas. Deu para entender?

banfi-a,oço-5 banfi-almoço-6

Obviamente a harmonização dos vinhos com os pratos é perfeita!

Roteiros Personalizados

Assim como é perfeito o ‘timing‘ do staff. Quem já me conhece sabe que detesto quando esperamos o prato demais ou quando a troca dos pratos é muito rápida, quando demoram para encher a taça, enfim…

Acredito que o tempo exato entre o antepasto, primeiro e segundo prato deve ser calculado, equilibrado e acontecer sem que o cliente perceba, de modo a manter o progresso da refeição sem correria nem interrupção. Na Taverna é assim: eles foram per-fei-tos! O almoço durou duas horas e meia.

banfi-restaurante

Às 4 da tarde fui visitar a vinícola, isto é, o local onde os vinhos são elaborados. Distante uns 5 Km do restaurante, cada um deve ir com seu próprio carro, acompanhado de uma guia, que vai na frente.

Através de uma ponte elevada, a guia passa por todas as área importantes da vinificação e pode-se ter uma ideia bem completa de sua elaboração. Da desengaçadeira ao afinamento nas barricas, tudo é explicado de modo didático e sem complicação. Pode-se escolher faze-lo em inglês ou italiano.

vinicola-6

vinicola-8

Mesmo que você não entenda sobre vinhos, o passeio é interessante e educativo. Além do mais, se você tomar 9 taças de vinho como eu, a melhor coisa a fazer é passear um pouco pela propriedade antes de pegar a  direção de novo.

Pode-se hospedar no Castello e, claro, isso facilita muito as coisas…mas eu parti às 18 horas, pois ainda precisava ir para Assis…e encontrar um posto de gasolina!

NA PRÁTICA

Site: www.castellobanfi.com

Endereço: Località Poggio Alle Mura, a 15 Km ao sul de Montalcino. O punico modo de chegar é de carro. Coloque o endereço acima no GPS, mas leve todas as indicações escritas com você. O sinal ali é bem instável.

Almoço

Menu degustação 5 pratos harmonizados com 5 vinhos custa 90 Euros por pessoas; 4 pratos e 4 vinhos custa 80 Euros e 3 pratos e 3 vinhos, 70 Euros. Água, café e grappa estão incluídos no preço (Ah…sim…esqueci de dizer que tomei a grappa também ;)…)

A reserva é obrigatória. Para quem vai almoçar é oferecida uma taça de vinho na enoteca antes do almoço e o tour na vinícola é gratuito.

Visita à vinícola

Quando: De março a outubro a visita à cantina pode ser feita de segunda à sexta-feira às 16 horas. Nos demais meses a visita acontece às 15h30.

Duração: aproximadamente uma hora

Para reservas do almoço ou da visita: reservations@banfi.it

Para se hospedar no Castello Banfi – Il Borgo, clique aqui


Booking.com

41 COMENTÁRIOS

  1. Mais um castelo liiiiindo na Toscana. Não sou muito conhecedora de vinho, mas que menu degustação é esse! Adorei a dica sobre poder se hospedar no castelo. Você tem ideia do valor? Beijos

    • Tenho…os preços variam muito dependendo da temporada e do quarto escolhido, mas começam em torno de R$ 4.000,00 e chegam a R$ 10.000,00.
      Baci,
      Ana

      • Olá,Ana! Parabéns pelo Blog,super informativo e muito bem elaborado! Moro em Berlim e estarei indo conhecer um pouco da regiao em Maio.Tenho grande interesse sobre vinhos.Como estarei visitando cidades de trem,gostaria de pedir sua ajuda e perguntar,existe uma possibilidade de visitar o castelo de trem ou voce conhece algum guia saindo de Siena ou outra cidade?
        Desde já,obrigada!
        Bjs,Carla

        • Oi Carla, obrigada pelos elogios. Não é possível visitar o castelo de trem. As vinícolas ficam espalhadas pelas colinas e muitas cidades pequenas desta região não possuem sequer estação ferroviária. Melhor repensar o roteiro ou alugar carro.Sim, posso te indicar um guia, me mande por favor um email para ana@italiana.blog.br
          Baci,
          Ana

  2. Bom dia Ana, parabéns pelo blog.
    Estarei viajando para a Toscana em julho com meu marido e minha filha de 10 anos, vc sabe se eu posso fazer menu degustação para os adultos e pedir a lá carte para minha filha?
    O castelo fica longe da cidade? Abre as segundas?
    Vc tem outras sugestões de restaurantes da região ?
    Super obrigado.
    Flavia

  3. Ana, estou aprendendo bastante com seu blog não tenho uma data ainda mas tenho o objetivo de ir para Itália ainda mais que saiu minha cidadania. Quero conhecer toscana.Obrigada

  4. Ana, que bom que Deus nos ‘deu’ você! Seu trabalho é incrível!!! Muiiiiiiito obrigada e parabéns!
    Estou montando minha viagem para Itália por meio de suas orientações. Preciso de mais 2 dicas. Como é melhor alugar carro? Chegarei 13 de set em Milão e pretendo me deslocar de carro até as cidades que irei visitar. Alugo On line do Brasil ou ao chegar lá? Estarei em Florença 17 de set e desejo ir de carro de Florença para Toscana e visitar a vinícola de Montalcino no dia 18. Há alguma dica de onde poderei me hospedar? O castelo está com preço bem superior ao que eu gostaria. Ciao, Ana!

    • Rosy! Agradeço todos os dias a Deus de ter os leitores mais lindos e gentis da internet!!! Eu que agradeço a confiança que deposita em meu trabalho!
      Alugue o carro com antecedência. Pode ser que você não consiga alugar no local. Pode fazer a cotação por esse site: http://www.rentcars.com.br/?requestorid=154
      Procure hotéis que caibam no seu orçamento no seguinte link: http://goo.gl/8qL41W
      Tenho certeza que encontrará coisa bem bacana e econômica!
      Beijos e boa viagem!
      Ana

  5. Oi Ana em primeiro lugar parabéns pelo blog e gentiliza com todos! Pretendo ir em maio para a Montalacino e Região de Chianti. Gostaria de visitar a Antinori e a Biondi Santi são as mais legais para se visitar? Você conhece o hotel da Badia a Coltibuono? Vale a pena se hospedar lá?
    Muito obrigado
    Ivan

  6. Oi Ana, seu blog é o máximo. Estou organizando nosso roteiro pra a toscana em maio de 2017. Sobre a degustação no Castelo Banfi, gostaria de saber ser para tal eu poderia fazer sem reserva. Já temos uma visita agendada na Mate as 14:30 com duração de 1h. Então acho que perderíamos a visita a vinícula do castelo as 16. Pensei em sair da Mate e ir para a Enoteca Banfi e escolher alguns rotulos para degustar. O que vc acha?

  7. olá Ana, estou adorando seu blog.Preciso de sua ajuda,quero fazer uma reserva no Castelo Banfi para almoço no dia 8/05/2017.É so mandar um email pra eles,que eles respondem,ou tem uma forma mais fácil.
    Aguardo sua resposta,
    Obrigada e um abraço.

    • Oi Agda, que bom que você está gostando! O email é a forma mais fácil de fazer a reserva. Ou por telefone.
      Baci e buon viaggio,
      Ana

  8. Boa noite, Ana! Adorei as fotos e as dicas! A visita à vinicola como escrito é de março a outubro. O hotel funciona no inverno? Você aconselha viajar à Toscana nessa época?

    Agradeço antecipadamente,

    Tania

    • Tania, acho melhor você visitar o site do hotel e ter certeza se o hotel funciona esta época. Gosto da Itália em todas as estações, mas se puder escolher uma época para ir à Toscana escolha entre abril e junho e setembro ou outubro. As paisagens de primavera e de outuno são de tirar o fôlego!
      Baci,
      Ana

  9. Olá Ana! Pretendo ir à Toscana com meus pais em setembro e levá-los para um tour por Assis, Siena e Montepulciano, conhecer uma vinícola (com degustação e almoço)… Você faz esse tipo de serviço? Pretendo ficar hospedada em Florença e passear em volta por conta própria. Só não sei como ir a esses lugares. Meu pai tem dificuldades de locomoção e tenho receio de alugar um carro e precisar parar longe das coisas.

  10. Olá Ana, parabéns pelo blog! Eu vou viajar em maio com meu marido e mais 4 casais para a Itália. Após ficarmos uns dias em Florença, iremos para Siena e ficaremos hospedados lá. De lá faremos três bate-voltas por dia: um dia Volterra e Gimignano, outro Val D’Orcia (Montalcino, Montepulciano, Pienza) e outro dia estamos decidindo ainda, se Arezzo e Cortona ou Assis (sugere o que?), sendo que nesse último dia iremos para Roma (e ficaremos uns dias por lá).
    Nossa principal dúvida: se poderemos beber e dirigir? Qual o limite de álcool permitido? Como geralmente as pessoas fazem?
    Outra dúvida: se podemos apenas traduzir, com tradutor juramentado, nossa carteira de
    motorista ou se vale apenas a PID?

    Grata!! Bj! 🙂

    • Olá Ana,

      Parabéns pelo excelente blog.
      Tenho a mesma dúvida da Marcela quanto a degustar os vinhos e conduzir. Existe fiscalização nas estradas? É comum beber um pouquinho e dirigir?

  11. OI Ana,
    Sensacional suas dicas e tudo que foi descrito.
    Uma dúvida … Qual o custo da visita guiada na vincula?
    Obrigado

    • Oi André, tudo bem?
      Obrigada pelo elogio!
      A visita guiada é gratuita para as pessoas que almoçam na vinícola. Sinceramente, não sei se aceitam e se cobram somente a visitação. Seria bom mandar um email para eles.
      Abraços,
      Ana

  12. Olá Ana, parabéns pelo blog, é maravilhosa e ajuda muito. Queria tirar umas dúvidas com vc. Estarei indo para toscana em maio e pretendo visitar o castello mas não sei como vou conseguir chegar lá pois não estarei de carro. Você sabe dizer se estando em montalcino tem carros ou guias que leva até o castello? E sobre os vinho que estar incluso no menu, são 5 taças ou 5 garrafas de vinho? Obrigada desde já.

    • Oi Hayonara, infelizmente é impossível chegar ao local com meios de transportes públicos. Tem que ser de carro e a partir de onde você estiver, contratar um motorista pode ficar bem caro e não valer a pena. Sugiro que reserve um vcarro, o percurso é tranquilo para se fazer sozinha 😉
      São 5 taças de vinho.
      Baci,
      Ana

  13. Oi Ana! Adorei o post.. estava procurando algo sobre o castelo há algum tempo e não tinha encontrado! Você sabe me dizer quanto custam os pratos a la carte no restaurante do castelo?
    Obrigada

    • Oi Rafaela tudo bem? Não sei te dizer. No almoço o menu é fixo e não tem cardápio a la carte.
      Mande um email perguntando!
      Baci,
      Ana

  14. Olá, Ana!

    Estou planejando a minha viagem e uma das dúvidas é em relação ao carro X degustação de vinho. Na região da toscana como fazer as vinícolas e dirigir? Mesmo que após um certo período de tempo (horinhas depois), não é problema? Existe algum grupo com motorista que faça esse tipo de visitação?

    Obrigada desde já!

    • Isabela, então…não é ideal né? Pensou em contratar um motorista para os dias que for beber um pouco mais?
      Baci,
      Ana

  15. Oi Ana, adoro suas dicas!
    Vou pra Roma no final de Junho e estou querendo ficar perto do Centro. Estou vendo perto da Praça de Espanha. Lá é bom? Tem alguma dica pra me dar?
    Gostaria de ver o valor do passeio pra Toscana no vinhedo de Montalcino. Somos três pessoas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui