Se estar sob o sol da Toscana já é bom e arranca suspiros de desejos, estar sob o sol da Toscana em um castelo é indescritível!

Neste outono me hospedei em um castelo na Toscana! O Castello di Velona Thermal Spa & Winery, que  está localizado em uma colina de Montalcino, pertinho de onde antigamente serpenteava a Via Clodia, que ligava a Etruria à Roma.

chegada-velona
O Castello di Velona fica em Castelnuovo dell’Abate, na província de Montalcino.
arquitetura-velona
Curiosidade: podemos encontrar VELONA representada nos afrescos das cartas geográficas do Vaticano.

O hotel

Construído como uma fortaleza no século XI, foi transformada em uma villa residencial durante o Renascimento. Depois disso foi abandonada e restaurada há poucos anos atrás – respeitando sua estrutura original – para abrir suas portas como hotel e spa em 2003 e nos oferecer uma das melhores experiências da vida!

Antes de contar como foi minha experiência, assistam o vídeo abaixo. São imagens do castelo feitas com drone e mais capazes do que minhas palavras de mostrar a você a beleza do lugar.

Saí de Florença perto da hora do almoço para enfrentar as duas horas de estrada até o castelo. A viagem foi tranquila; preferi fazer metade dela pela A1 e metade pelas estradas provinciais.

Olha, eu já vi lugar bonito nesta Itália, mas tenho que dizer que a beleza outonal dos arredores do castelo me tirou o fôlego! Parei o carro, olhei à minha volta e sabe quando aquele sentimento de gratidão te invade?

Toda aquela exuberante natureza ali para mim…para nós! Pronta para ser apreciada, tocada, vivida!  Deixei-me levar pelo sentimento e gastei um tempinho curtindo a paisagem…sem pressa… Ah! A vantagem de viajar lentamente…

vista-velona

A chegada ao castelo foi surreal. Mil anos de história condensados em arte, luxo e conforto. O átrio de entrada é uma enorme sala de teto envidraçado e é ali que acontece o farto café da manhã.

O quarto

A recepção é tão rápida, que pisquei e já estava dentro da minha suíte! E que suíte!!!

janela-velona
A vista da janela

Mal tinha me recuperado da beleza da paisagem na minha janela, quando a campainha da porta me tirou de meus devaneios… ao abri-la, uma bandeja de doces foi colocada na minha frente e o garçom (elegantíssimo) disse somente: “Seja bem vinda! Com os cumprimentos do chef!”.

Ahahahaha! Pára tudo! Morri e fui pro céu? Claro que acabei com a bandeja de doces na frente da janela!

pasticcini-velona

O quarto possui uma cama de casal queen size daquelas que te envolvem tanto, que não fosse a vista da janela me chamando para ver as belezas lá fora, ela ali mesmo que eu ia passar a manhã!

O banheiro é todo em mármore e com ducha e banheira. Os ammenities personalizados são produtos de qualidade excepcional e com o mesmo perfume que permeia todo o castelo.

Além dos docinhos, roupões, pantufas, chinelos e água fazem parte dos mimos de boas vindas.

quarto-velonaquarto1-velonabanheiro-velona

O castelo

Explorando o castelo, acabei chegando na piscina e  – eu tô falando sério – um pintor estava pincelando num quadro a paisagem do Val d’Orcia que se descortinava à nossa frente… Não tive opção a não ser aceitar o Mojito que o garçom me trouxe e contemplar aquela cena cinematográfica até o sol se esconder atrás das colinas.

pintor1-velona
Castelo na Toscana – Italiana Blog

pintor-velona

Roteiros Personalizados

mojito-velona

vista1-velona

vista2-velona

O jantar

Depois de um bom descanso e uma taça de Brunello, fui para o jantar, que  foi servido no restaurante principal, o Settimo Senso. Foi tão difícil, mas tão difícil escolher os pratos que acabei chamando o mâitre e solicitei que o chef decidisse o que eu iria comer.

Ok…eu pedi .. E me fizeram um chef’s table de menu completo. O jantar durou 3 horas e meia e cada prato veio harmonizado com um vinho. Perfetto!

sala-velona
A sala onde os hóspedes tomam um cálice de vinho antes de ir jantar.

page

O café da manhã

Depois de encher o pratinho de biscoitos, tortas, croissants, pães, geléias – tudo feito no castelo – me sentei numa poltrona forrada de veludo vermelho e tomei meu cappuccino admirando o céu de outono da Toscana. Achei demais a ideia de uma sala de café da manhã que não é um restaurante. É uma ambiente elegante  e informal, onde você pode passar horas conversando, lendo…comendo…

Além de tudo o que coloquei no meu pratinho, ainda tinha uma mesa especial com produtos gluten free.

cafe2-velona
A sala do café da manhã

cafe-velona

cafe1-velona

banner-afiliados

O SPA

Neste dia decidi aproveitar o SPA. E aí a diversão começou.

 O SPA ocupa uma área de 1500 metros quadrados e é todo revestido de mármore travertino. Os tratamentos de beleza, que vão de banho turco a fangoterapia, também podem ser usufruídos por não hóspedes, no sistema chamado “day-spa“.

A água que chega até as piscinas do hotel provêm de um vulcão inativo no Monte Amiata. É a mais quente de toda a Toscana e muito rica em sais minerais e substância com propriedades terapêuticas. São 4 piscinas, duas delas internas.

Meu passatempo preferido foi a chamada “ducha emocional“, que é um percurso sensorial que consiste num corredor de duchas que se diferem não só na temperatura, mas também na pressão simulando por exemplo, a água da chuva, ou a água de uma cachoeira. Junto com os jatos de água há uma sincronia de cores e perfumes. A sensação de bem estar é deliciosa e muito relaxante!

Por respeito à privacidade dos hóspedes, não são permitidas fotos na área do spa.

Há muitas atrações interessantes nos arredores do castelo, como a cidade de Montalcino e a Abazia de Sant’Antimo.

Clique aqui para saber como assistir ao canto gregoriano na Abazia di Sant’Antimo

Se você também quer se dar de presente alguns dias de relax total, o Castelo di Velona é o presente perfeito para o corpo e a alma!

Booking.com

O blog Italiana hospedou-se no Castello como convidada, mas fique tranquilo, as impressões e a opinião são pessoais. Os links do post envia o leitor para uma página de parceiro do blog, para saber sobre a política de monetização do blog, clique aqui.

18 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as informações. Quero hospedar-me lá na minha próxima visita à Itália. Io amo Itália.

  2. Uauuuu! Adorei tudo desde o início! O engraçado depois de ver as comidas deliciosas e a foto incrível dos croissants foi chegar na palavra ‘spa’, kkk… Delícia de post! Obrigada por compartilhar!

    • Ahahaha…verdade! Mas Spa na Itália são lugares dedicados ao bem estar…jamais à dieta, ahahaha…
      Baci,
      Ana

  3. Olá Ana!!
    Me empolguei e reservei o Hotel para comemorar um ano de casada esse ano =)
    Vi pela internet que existem vinícolas próximas ao hotel, você indicaria alguma para podermos agendar degustação e visita!?

    Obrigada

    Louise

  4. Ana,

    Eu e meu marido queremos comemorar os 25 anos de casamento em um castelo em Firenze, estamos em dúvida da escolha do castelo: Castello di Vellona ou Castello de Banfi, il Borgo, acabamos de agendar no Banfi. Marcamos em 5 de junho deste ano. Qual voce indicaria mais? E voce faz serviço de passeios e transfer? Nos fiaremos hospedados em Firenze.

    Rosane

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui