Spaghetti con le polpette, tortelloni recheado com molho ragù, tiramisù de chocolate e pizza com abacaxi.

Ficou com água na boca?

Bom, sinto informar que um vero italiano JAMAIS escolheria um prato destes do cardápio! E eu explico porque: estes pratos são modificações de receitas originais típicas italianas. Mas…invenções não são bem vindas quando falamos em comida na Itália. Assim, estes pratos são feitos para turistas e se encontrar um destes descritos no menu…humm…então a chance de você ter se sentado para comer num restaurante- armadilha-típico-italiano é grande.

Eu sei, eu sei…para um estrangeiro é praticamente impossível não se enrolar no emaranhado de spaghetti e fettuccine  oferecidos no cardápio, por isso vou te ajudar com algumas dicas para que sua experiência gastronômica em Roma  – e em toda a Itália – seja de tirar o fôlego e encher a barriga!

IMG_3203_599x599

 DICAS PARA COMER NA ITÁLIA

1 – Pode ser bem atraente jantar num restaurante ajeitadinho bem em frente à Piazza Venezia, com as luzes do colossal monumento dedicado à Vittorio Emanuele brilhando diante dos seus olhos.

Mas, atenção ao PERIGO!!!! Geralmente os restaurantes e bares perto de atrações turísticas estão lá para os …TURISTAS. E a qualidade do que é servido é bem duvidosa. Para comer bem, como comem os italianos, afaste-se um pouco das grandes atrações, embrenhe-se por ruazinhas estreitas e certamente encontrará um restaurante de verdade.

2 – Que mundo globalizado! Os pratos descritos no menu do restaurante possuem versão em inglês, chinês e até…árabe? SAIA CORRENDO!

Procure por restaurantes com cardápio escrito em ITALIANO. (Não entende nada de italiano? que tal aprender italiano comigo? Clique aqui.)

3 – A cultura gastronômica italiana é muito rica e cada região tem suas tradições e seus pratos típicos. Descubra quais são os pratos típicos da região que você está, nada de comer Bistecca alla Fiorentina na Sardegna e Saltimboca alla Romana no Piemonte.

4 – Sabe quem pode te ajudar muito? Os garçons! Pergunte a ele o que te aconselha experimentar ou qual a especialidade da casa. Muitas vezes eles nos oferecem pratos que nem estão no cardápio. Foi assim que experimentei -e amei – carne de javali. Se não fosse aquele garçom…bom, se não fosse ele eu poderia estar uns quilos mais leve!

5 – Faça pesquisas em blogs, pergunte para amigos e saia de casa com uma lista de restaurantes testados e aprovados. A chance de errar, neste caso, diminui bastante!

 E finalmente, COMA! Buon appetito!

Leia também:

Dicas da food blogger Dani Bispo para comer em Roma

Meus lugares preferidos para comer em Florença

Onde comer em Padova

19 COMENTÁRIOS

  1. nossa!!!!!!! eu cai nesses truques , e comi muito mal na Italia….da proxima vez irei com vc ou nunca maissssssss

  2. Ana, interessantes dicas,mas isso é bem genérico. Inclusive, vale pro turista que vem ao Brasil também. Acho que você deveria sugerir restaurantes! Abraço

    • Carol, se tiver um tempinho, navegue pelo blog, tem muitas dicas de restaurantes por toda a Itália, inclusive em Roma.

      Ana

  3. OI ANA. ONDE É ESSE RESTAURANTE Q VC COMEU A CARNE DE JAVALI?
    VC TEM UM LINK DE DICAS DE RESTAURANTES EM ROMA?

  4. Estou adorando todas as dicas! E ansioso pela minha viagem, em outubro, para Treviso e outras cidades.
    Toda semana, dou uma olhadinha em algum post. 🙂

  5. Amei seu blog Aninha! Parabéns.

    Vamos em Julho/2017, 4 dias em Paris depois rumo à Itália 5 dias >>Veneza>>Florença>>Roma
    Qual base você acha melhor se hospedar, Roma ou Florença?
    As passagens de trem podem ser compradas na hora? É nossa 1º vez na Europa.
    Bjs :*

    • Nat, tudo bem? Feliz que tenha gostado do meu blog. Bom, deixa eu ver se eu entendi…vc vai ficar 5 dias na Itália e vai visitar Veneza, Florença e Roma? E quer saber qual dessas cidades é melhor para se hospedar?
      Eu, pessoalmente não recomendo ver essas 3 cidades em 5 dias porque são distantes uma das outras e o tempo é curto demais! Se vc se hospedar em Roma e fizer bate e volta para Veneza vai passar mais tempo no trem que na cidade. Se ficar em Florença é melhor, mas terá que trocar de hotel para conhecer Roma.
      Melhor comprar as passagens com antecedência para conseguir preços promocionais.
      Baci
      Ana

  6. Muito legal. Como já estive na Itália umas 10 vezes (e até por três meses) posso dizer que a melhor comida que comi foi na estrada, dirigindo pela toscana, o melhor gelato (melhor que o da Fontana di Trevi) é em Cortona (sempre pistacchio) e, a melhor coisa é pesquisar antes pra conhecer os usos e costumes (pra não pedir uma bisteca fiorentina “bem passada”, ketchup na pizza ou queijo ralado se não estiver acompanhando a pasta…).

  7. Olá,
    Gostei muito do que você falou sobre “Em Roma coma como os Romanos”. Em janeiro, vou fazer uma viagem rápida a Alba e gostaria de praticar exatamente isso . Gostaria de evitar os restaurantes estrelados e aqueles típicos para turistas. Tem alguma dica a respeito, na região de Alba? Aquela Osteria, numa ruazinha escondida onde se come muito bem com um vinho honesto.
    Agradeço antecipadamente.

  8. Oi Ana tudo bem? Estou em uma sinuca de bico: meu marido é professor e só pode viajar no final de dezembro, janeiro e segunda quinzena de julho. Queremos passar 15 dias da Itália mas não consigo decidir qual a “menos pior” época para ir.
    Me ajuda?! =o)
    Ah e pode me mandar orçamento para roteiro personalizado? oBRIGADA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui