Você não está preparado para o que vai encontrar ao atravessar a porta do numero 16 da Via della Scala, em Florença. Afinal de contas, você está entrando numa farmácia, certo? Errado.

A sede da Officina  Profumo Farmaceutica Santa Maria Novella (Perfumaria Santa Maria Novella) é um edifício, com muita, mas muita história para contar. E você vai ficar fascinado pela beleza do lugar, assim que colocar os pés lá dentro. Foi assim que aconteceu comigo há uns 15 anos atrás. Hoje, confesso que muitas vezes incluo Firenze no meu roteiro somente para dar uma passadinha na Farmácia e repor meu estoque caseiro.

Santa Maria Novella
Nunca sei se faço compras ou tiro fotos!

A Profumeria nasceu da dedicação dos frades dominicanos, que preparavam medicamentos, bálsamos e unguentos para doentes e feridos. Abriu suas portas ao público em 1612, mas tem-se registro do seu funcionamento exclusivo no convento pelo menos um século antes desta data.

Antes desta data também, os frades foram “adotados” pela Família Medici, então governadores poderosos de Florença, e a farmácia se transformou no laboratório oficial da nobreza, preparando inclusive, perfumes, que eram enviados para outras cidades italiana e até para outros países.

Depois de séculos administrada pelos frades, em 1871 a farmácia passou a ser propriedade privada, mas algumas das receitas ainda se mantém fiéis àquelas originais.

O EDIFÍCIO

Na sala principal de vendas – onde estão os perfumes e cosméticos –  funcionava uma das capelas do convento de Santa Maria Novella. Paolino Sarti afrescou o teto da sala representando os quatro continentes, que já sugeria  a fama mundial da Farmácia naquela época.

A Sala Verde edificada entre 1335 e 1337, ficava entre a enfermaria do convento e a capela. Hoje, expõe produtos para perfumar a casa, como velas, incensos e o famoso e tradicionalíssimo pot-pourri, uma mistura de folhas e flores das colinas florentinas.

IMG_3632_600x800

Na Sacristia hoje funciona a biblioteca da Officina. Suas paredes são afrescadas com lindas cenas da Paixão de Cristo e os livros podem ser consultados.

Além destas salas, existe uma sala dedicada à venda de medicamentos fitoterápicos; um museu, que dispões de una coleção de cerâmicas, utensílios e maquinários e um jardim inspirado naquele cultivado pelos frades há muitos anos atrás.

foto 3_600x450

OS PRODUTOS

Não são baratos…já vou avisando. Mas, a qualidade e a tradição compensam o investimento.

Sou completamente dependente de alguns produtos da farmácia. Costumo presentear amigos e parentes com eles quando volto de viagem e o que consigo? Uma tonelada de encomendas para minha próxima visita à Firenze, rsrsrs…

foto 1 (4)_600x448
Minha profumeria particular.

Gosto de muita coisa da Profumeria, mas estes aqui são os meus produtos preferidos:

Acqua di Rose: minha paixão absoluta! Fabricada com as rosas cultivadas pelos frades, é um ótimo tônico para a pele, mas já foi usada como desinfetante de ambientes na época da peste e como medicamento diluído no vinho (ainda vou provar isso!).

Sapone Fior d’Iris: se você tem pele oleosa e tendência à acne, não pode viver sem!

Schiuma da barba (espuma de barear): se eu não trago para meu marido, ele não faz a barba…e pronto! rsrsrs…

Pomata Mimosa Elicrisio: é a única pomada que hidrata e protege a pele de minha filha, que tem dermatite atópica.

CURIOSIDADE

Em 1533, na ocasião de seu casamento com o rei da França Henrique II, Caterina di Medici encomendou um perfume especial para a ocasião: L’Acqua della Regina (Colônia da Rainha). Sua fórmula se mantém a mesma e é vendida até hoje.

Profumeria Santa Maria Novela

Roteiros Personalizados

NA PRÁTICA

Via della Scala, 16
site: http://www.smnovella.it/
Aberto de segunda a sábado das 9h00 às 19h00.

 

Leia também

– 8 atrações imperdíveis de Florença

– opções de hospedagem em Firenze: apartamento e hotel.

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

6 COMENTÁRIOS

  1. Segui as dicas do blog e adorei!! A perfumaria é imperdível! Realmente os preços são um pouco salgados, mas vale pela autenticidade e pela beleza da loja. Muito especial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui