Burano é uma ilha de 3.000 habitantes faz parte da lista das 10 cidades mais coloridas do mundo e está a apenas 45 minutos de barco da Piazza San Marco.

Burano

Logo que desembarco do batello, tenho a impressão de que a pequena ilha está bem mais distante do caótico vai-e-vem dos turistas de Veneza do que os 11 Km que as separam.

Caminhando às margens do canal, que leva à única praça da cidade – Piazza Galuppi – parece mesmo é que entrei em um dos desenhos coloridos pelos meus filhos: um sem fim de casinhas estreitas enfileiradas, numa explosão de cores vibrantes.

As casinhas típicas, de dois ou três andares, são coloridas por um motivo nada especial: servem somente para delimitar as propriedades, já que as habitações são geminadas.

Burano

Burano

Burano

E talvez porque o motivo seja tão sem graça, criou-se muitas lendas a este respeito. Se os homens pescam, as mulheres da ilha bordam e fabricam uma renda lindíssima chamada merletto. Para isto também existe uma lenda.

Saiba mais sobre as lendas da ilha de Burano no ROTEIRO DE DOIS DIAS EM VENEZA em formato ebook, clicando aqui.

Outra coisa que chama muito a atenção dos turistas é a torre torta do sino: com 53 metros de altura, base de 6,20 metros de lado e com uma inclinação de 1,83 metro. Em cima da torre existia um anjo, que caiu em 1867 durante um temporal; no seu lugar, colocaram uma cruz de ferro.

Na Pizza Galuppi pode-se também visitar a igreja de San Martino Vescovo, que guarda uma obra muito importante do artista Gian Battista Tiepolo. Ao lado da igreja está a Capela de Santa Bárbara e o Museu do Merletto.

Burano-merletto

Há 70 anos a Sra. Bruna se senta para bordar por 8 horas díárias. Não deixem de visita-la.

Na prática

COMO CHEGAR
A partir da estação Santa Lucia são 2 barcos para te levar até Burano. Primeiro pegue um barco das linhas abaixo:
– Linha 3 até Murano Faro
– de Murano Faro a linha n. 12

O QUE FAZER

  • passear pelas margens dos canais;
  • visitar a igreja de San Martino;
  • visitar o Museo e  Scuola del Merletto, no Palazzo del Podestà.

Se quiser conhecer uma autêntica rendeira, que tem 78 anos e borda desde os 8, visite a Sra. Bruna, na loja da família,a Annamaria Tagliapietra (Calle San Mauro, 305). Diga-lhe, por favor, que mandei um abraço beeem apertado.

QUANTO TEMPO FICAR
Três ou quatro horas é tempo suficiente para conhecer a pequenina ilha, mas pode ser que você queira ficar mais!
Da primeira vez que estive lá fiz um picnic e li meu livro embaixo da sombra de uma árvore por muitas e agradáveis horas.

O QUE E ONDE COMER
Você vai comer peixe, claro! As opções são inúmeras, peça sugestão ao garçom.
TRATTORIA DA PRIMO E PAOLO: pratos de peixe e opções vegetarianas. Piazza Galuppi, 285
TRATTORIA AL GATTO NERO: um dos restaurantes mais conhecidos pelos turistas. Ganhador do prêmio de excelência do Trip Advisor em 2013. Via Giudeca, 88
TRATTORIA AL FUREGHIN: um restaurante bem pequeno, mas aconchegante.Via San Martino Sinistro, 888

Conheça o primeiro ebook da marca ITALIAna:

Roteiro de 2 dias em Veneza.

Ele é perfeito para quem vai para Veneza e quer conhecer as atrações principais da cidade e também as ilhas da laguna veneziana!

Clique aqui para conhece-lo!

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

6 Comentários

  1. Jéssica on

    Amei o post. Vou para veneza em agosto, e Burano esta na lista do que irei fazer, e pra comprar a renda é algo mtu caro?

    Obrigada,
    E continue com esse blog maaaravilhoso 😀

    • Ana Grassi on

      Oi Jessica! Obrigada pela visita.
      As peças de renda costumam ser bem caras, sim… mas um marcador de livro dá pra trazer! Cuidado com as rendas falsas…infelizmente até já temos o made in China…
      Baci,
      Ana

  2. Olá Ana
    Vou a Veneza , e depois quero ir apenas em Burano e Torchello, qual barco eu pego?
    Para cada ilha tem um específico ?
    Vou ficar em Mestre, estou com receio de não conseguir acertar.
    Obrigada
    Gilda

Deixe uma Resposta