A Abadia de Sant’Antimo entrou sem querer no roteiro de minha última viagem pela Toscana.

Quando eu estava hospedada no Castello Di Velona, me esbaldando com a paisagem do Val d’Orcia e pronta para tomar uma taça do Brunello di Montalcino elaborado ali, o recepcionista me abordou e perguntou: “Você vai perder o vespro da Abadia? Está quase na hora!”. Nem pensei duas vezes, peguei meu carro e percorri 3 Km de uma estradinha repleta de oliveiras até chegar à igreja.

abadia-sant-antimo-06

As cores do por do sol de outono – Abadia de Sant’Antimo

O entardecer típico do outono coloria o céu de tons de rosa, laranja, violeta, azul, emoldurando perfeitamente as colinas daquele vale considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Estacionei o carro, percorri o caminho silencioso até a abadia e entrei na mesma hora que os monges estavam entrando. Vestiam túnicas brancas e sandálias, possuíam cabeças raspadas e olhares baixos. Se voltaram para o fundo da abadia, de onde podia-se ver o sol se pondo através das janelas no fundo do altar. Depois de uma reverência começaram a missa…cantando.

abadia-sant-antimo-00

Entrada – Abadia de Sant’Antimo

Isso foi espetacular! Me arrepiei da cabeça aos pés com a primeira nota e, a medida que a missa se desenrolava, aquelas notas musicais entravam dentro de mim e me purificavam…

Me entreguei para aquela experiência inesperada, me emocionei, chorei sem ter vergonha (que eu não tenho mesmo, rsrsrs) e ao final da missa me senti em paz!

abadia-sant-antimo-04

Das janelas de vidro do altar pode-se ver o por do sol – Abadia de Sant’Antimo

Olha, não sou tão religiosa assim não, mas garanto que esse foi um dos pontos altíssimos da minha roadtrip pela Toscana. E recomendo esta experiência para você, caso esteja em Montalcino, às 18h00 de uma tarde de outono. É pura magia…

A Abadia de Sant’Antimo

É um monastério construído entre os séculos XI e XII em estilo românico toscano, no vale da torrente Starcia.

abadia-sant-antimo-01

Afrescos do interior da Abadia de Sant’Antimo

Mas a lenda das origens deste local começa a pelo menos 300 anos antes, em 781. Dizem que nessa época o imperador Carlo Magno foi até Roma em peregrinação e, chegando lá, recebeu de presente do Papa Adriano I algumas relíquias dos Santos Sebastião e Antimo. Durante a viagem de volta passaram por uma violenta epidemia de peste. Então ele se ajoelhou e prometeu que, se seus soldados fossem poupados, mandaria construir um monastério em agradecimento.

O mais provável é que isso seja realmente uma lenda, pois o primeiro documento que atesta a existência da abadia é datado de 814, demonstrando que ali era uma potente abadia da ordem dos beneditinos. Muitos anos depois a abadia foi abandonada e reduzida a um simples oratório.

abadia-sant-antimo-03

A construção é um dos mais importantes exemplos do estilo românico toscano – Abadia de Sant’Antimo

Hoje a abadia pertence ao estado italiano e desde 1992 os frades premostratensi, que seguem as regras de Santo Agostinho se estabeleceram ali, transformando o local novamente num local de espiritualidade, celebrando 7 missas cantadas ao dia, uma tradição de mais de mil anos.

abadia-sant-antimo-02

COMO CHEGAR

Mesmo que vá seguindo as indicações de um GPS, acho melhor anotar a melhor forma para chegar à Abadia. Não serve como garantia para não se perder pelas estradinhas, mas já ajuda! Todas as indicações estão no mapa acima.

Para quem vem de Florença: pegue a estrada em doreção a Siena e saia na saída Siena-Sud, continue pela Via Cassia e depois Buonconvento. Vire para Montalcino, siga as placas de Castelnuovo dell’Abate / Abbazia Sant’Antimo

Para quem vem de Roma: pegue a estrada A1/E35, saia em Chiusi, prossiga até Chianciano Terme, San Quirico d’Orcia/ Montalcino / Castelnuovo dell’Abate / Abbazia Sant’Antimo

banner-afiliados

Na prática

Horários

A igreja fica aberta todos os dias das 6h45 até às 21h00

Dias de semana
Lodi 7h00
Sesta 12h45
Nona 15h30
Vespro e missa 18h00
Compieta 20h30
Sábados, Domingos e feriados
Lodi 8h15
Missa 11h00
Vespro 18h30
Compieta 20h30
Endereço: Località Sant’Antimo, Montalcino SI
Telefone: +39 075 678 9754

Leia também

 

Booking.com

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

5 Comentários

  1. Os monges deixaram a abadia desde outubro de 2015, fomos em amaio de 2016 e nao havia o canto gregoriano. os monges foram para Lyon na Franca.

    • Ana Grassi on

      Oi Ana, tudo bem?
      Participei do evento que contei no post no último final de semana de outubro. Desde janeiro deste ano são monges beneditinos que ocupam a abadia. Solicitei informações por email diversas vezes mas não obtive resposta. Obrigada pela informação.
      Baci,
      Ana

Deixe uma Resposta