Gênova, a capital da Liguria, possui um longa história de comércio marítimo e de navegações mediterrâneas. Além disso, é uma cidade famosa por seu estilo arquitetônico e por sua cultura tão antiga! Descubra neste post quais  atrações  em Gênova você não pode perder!

Você também poderá gostar:

10 atrações imperdíveis em Roma!
10 atrações imperdíveis em Milão!
10 atrações imperdíveis em Florença!

A cidade que foi construída há pelo menos 4 séculos antes de Cristo e reconstruída várias vezes ao longo de sua história. Estamos falando de uma das cidades portuárias mais conhecidas da Itália.

E não é à toa, o porto de Gênova é o maior porto italiano e também o mais importante do Mediterrâneo. Isso talvez explica o desenvolvimento da cidade, que se deu em torno da atividade comercial e de grandes navegações.

Gênova fica em uma região super privilegiada pela natureza exuberante. Além disso, é um dos destinos mais próximos de Cinque Terre. 

Neste post, você vai conhecer as principais atrações de Gênova e descobrir que essa pode ser a cidade perfeita para um passeio em família. 

Principais atrações de Gênova

1-Aquário de Gênova 

Foto retirada de Liguria Buisiness Journal

Uma das grandes atrações da cidade é o grande aquário de Gênova. Ele é considerado um dos maiores aquários da Itália e é um passeio muito recomendado para viagens em família. 

Ao visitar o aquário, você verá peixes silvestres, ornamentais, tubarões, moluscos e muitos animais marinhos. O melhor de tudo é que as fotos são permitidas, mas não se esqueça de seguir as regras de um museu e fotografar sempre sem o flash. 

Outra dica é se atentar aos pacotes oferecidos na bilheteria. Muitos deles podem incluir apenas alguns trajetos, enquanto outros são mais completos e podem até ser guiados. 

 

2-Porta Soprana

No passado, Gênova foi cercada por muralhas e a entrada na cidade acontecia por meio de três portas. Uma delas, a porta Soprana, ainda segue intacta e preservada.

Era por ali que as pessoas vindas do leste tinham acesso a cidade. Uma curiosidade é que os moradores de Gênova é que bancaram a construção das muralhas. Além de ajudar financeiramente, eles também participaram das obras. 

 

3-Casa de Cristóvão Colombo

Genova é a cidade onde nasceu Cristóvão Colombo e existe uma casa onde teoricamente ele nasceu. Bom, não há nada confirmando este fato e a cidade já sofreu algumas destruições ao longo de sua história. Mesmo assim, o lugar abriga um museu com um pouco da história do navegante. 

A estrutura de pedra segue muito bem preservada, com aspectos da construção original. Dá pra ver as janelas de ferro, pedaços do teto e entender como eram as moradias naquela época. Além disso, alguns itens e obras expostos são verdadeiras obras de arte! 

 

4-Porto de Gênova

Roteiros Personalizados

O porto de Gênova é o porto mais antigo e também o mais importante da Itália. Sem dúvida alguma, dali você terá uma das vistas mais incríveis do mar mediterrâneo. Além disso, visitar o porto é conhecer várias outras atrações, como o aquário e o elevador panorâmico.

O elevador sobre o qual falamos é conhecido como bigo e foi feito em 1992, ou seja, não é das atrações mais antigas do porto, mas é lindo! Lá de cima você vai ver a cidade todinha de um lado, enquanto do outro vai ver o horizonte com o mar. 

Não acabaram as atrações do porto. Há ainda a biosfera, um globo de vidro que abriga um pequeno bioma de floresta equatorial. São várias espécies conservadas ali dentro e você pode até mesmo entrar para sentir o ar da floresta.

Se você faz parte do grupo dos cinéfilos, se prepare para ver o navio utilizado nas gravações de Piratas. Ele se chama Il Galeone Neptune e fica ancorado no porto velho de Gênova. 

Por fim, o Palazzo San Giorgio também fica na área do porto de gênova. A fachada que vemos do porto é feita com detalhes renascentistas. Dentro do palácio já funcionou a prefeitura, mas atualmente é a sede da autoridade portuária. 

 

5-Cattedrale di San Lorenzo

Foto de VisitGenoa.it

Quais os aplicativos mais úteis para um viajante?

Se você gosta de coisas deslumbrantes, nada mais justo que conhecer o Duomo de Gênova. A catedral fica perto da Piazza Ferrari, a principal praça da cidade.  

A beleza do Duomo impressiona desde os detalhes da fachada, até o show de artes presente no interior. São afrescos, esculturas, vitrais e muitos detalhes belíssimos, sem dúvida alguma o cenário perfeito para manifestações de fé. 

Ao chegar diante do Duomo de Gênova, garanto que você vai entender o porquê de essa ser considerada a igreja mais bonita da cidade. Já na fachada, nos impressionamos com toda a arquitetura pouco convencional e também com os leões que “guardam” a entrada. 

São João Batista, padroeiro da cidade, tem suas cinzas guardadas no interior deste monumento. 

O interior é igualmente fascinante! São muitos detalhes em pedras, esculturas, afrescos, obras de arte sacra e vitrais que contam muita história. Inclusive, você pode estranhar, mas existe uma réplica de uma granada que foi jogada na igreja. Embora a cúpula tenha sido quebrada, o restante da catedral permaneceu intacto. 

 

6-Chiostro di Sant’Andrea

grunge cracked stuco wall background

Essas ruínas um dia já foram um claustro, mais precisamente do século XII. O ponto fica próximo à casa de Cristóvão Colombo e já foi fechado várias vezes ao longo da história. Isso porque a preocupação em manter o local preservado é algo muito presente na população de Gênova. 

 

7-Piazza Ferrari

Foto de Destination Magazine

Essa é a principal praça da cidade. A Piazza Ferrari é rodeada por edifícios históricos e, no centro, há uma belíssima fonte de bronze. Nas construções ao redor ficam lojas de grifes como Gucci, Versace e Armani. 

Mesmo que não coloque a praça como um ponto a ser visitado, você certamente passará por lá enquanto for ver outras atrações. 

 

8-Palazzo Rosso

Um dos palácios da Via Garibaldi, o Palazzo Rosso é uma construção vermelha (como o nome já diz) que funciona mais ou menos como um museu. No interior, você verá mobília histórica, algumas pinturas e obras de arte e até mesmo um apartamento projetado por Franco Albini. 

9-Palazzo Reale 

Este belíssimo palácio foi construído entre 1643 e 1650 e assim como o Palazzo Rosso, pode ser visitado. Mas infelizmente não temos acesso a todos os espaços.

Depois de se maravilhar com a fachada, ao adentrar o Palazzo Reale, vai ver uma exposição com móveis, pinturas, esculturas, afrescos e outras obras de arte. Isso sem falar no belíssimo terraço.

Em sua história, o Palazzo Reale pertenceu a várias famílias importantes da nobreza de Gênova. 

10-Palazzo del Principe

grunge cracked stuco wall background

O Palazzo del Principe tem um enorme e belo jardim logo na frente. A fachada parece simples, mas disfarça bem o tesouro que encontramos no interior. Assim como nos outros palácios dessa lista, ali dentro funciona como um museu: obras de arte, esculturas, afrescos, pinturas, objetos importantes enfim, várias relíquias da nobreza de Gênova. 

E então, já está com vontade de desbravar as ruas de Gênova? Pode ter certeza que o mar mediterrâneo vai fazer qualquer viajante se apaixonar, principalmente se for em Gênova. 

Dos pontos que coloquei nessa lista, qual deles chamou mais a sua atenção? Qual atração seria a mais esperada por você em Gênova? Me conte nos comentários e vamos conversar! 

Leia também:

Lista de patrimônio da Unesco na Itália!
10 atrações imperdíveis em Veneza!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui