Oi! Sou Ana Grassi, 40 e tantos anos, casada, mãe de 4 filhos pequenos (7, 10, 12 e 14 anos), sou travel designer, empresária e viajo sozinha. E muito!

Quando eu digo que viajo sozinha e deixo em casa marido e filhos para me aventurar pela Itália,  a pergunta que me fazem com olhares que variam entre admiração, incredulidade e julgamento é: “Como você consegue?”

Bom, a resposta não é tão simples e previsível quanto a pergunta. Há tempos penso no “como” e no “porquê” de viajar sozinha. E para acabar com a curiosidade (a minha e a de vocês) vou tentar responder isso de uma vez por todas.

Mas já adianto: viajar sozinha é um estilo de vida. E se o bichinho viajante solo te picar…ah… você sempre na vida vai dar um jeitinho de escapar sem ninguém, não por falta de opção ou companhia… mas por escolha própria.

Como você consegue viajar sozinha?

Nem sempre tive prazer em viajar sozinha. O início foi difícil…eu não sabia o que fazer ou onde ir, não conseguia me divertir e passava horas pensando: “ai, se Fulano/a estivesse aqui…”.

Minha primeira vez sozinha na Alemanha foi praticamente uma sucessão de visitas a banheiros públicos, tamanho o desarranjo intestinal de nervoso que  me deu.

E mesmo na Itália não foi melhor! O espaguete não descia goela abaixo nem com litros de vinho.

Me sentia mal em reservar mesa para UMA pessoa no restaurante, sentia medo de sair sozinha à noite e entediada de passar horas na companhia de mim mesma.

Mas aos poucos foi acontecendo…e de repente, tive certeza que EU era a minha melhor companhia!

Tenho que dizer que o processo foi bem mais rápido do que eu imaginei. Hoje,  muitos anos e muitas viagens depois daquela primeira, posso dizer que a maior desvantagem que encontro em viajar sozinha, é colocar minha mala no vagão do trem e trocar o pneu furado do meu carro.

Por que você viaja sozinha?

Primeiro porque eu adoro! Depois porque minha vida profissional exige que eu fique muito tempo fora de casa, e é impossível levar a trupe toda atrás de mim no meu “via-vai”.

A cada 3 meses que passo no Brasil, passo um na Itália em viagens de pesquisa. Bom, sim, meus filhos foram criados acostumados com esse bate e volta. E , para eles, a Itália fica ali…bem na esquina de casa! Tudo natural, nada de drama ou sofrimento.

Subi o vulcão Etna!!! Leia aqui como você pode fazer isso.

Obs. muuuuito importante: olha que mundo perfeito: meu marido não gosta de viajar! Por isso, fica com a criançada em casa numa nice…hihihi… beijo, marido!

Dicas para começar a viajar sozinha

Ao longo do caminho, juntei algumas dicas que me ajudaram e que podem ajuda-la depois de tomada a decisão de viajar sozinha.

1 – Aprenda a gostar de sua própria companhia

Para viajar sozinha é preciso aprender a apreciar sua própria companhia.

Parece óbvio e corriqueiro, mas não é.

Tente se lembrar: qual foi a última vez que você se convidou para jantar? Atenção! Não é para responder qual foi a última vez que jantou sozinha…mas sim qual foi a última vez que você se convidou para jantar, que se arrumou, se maquiou, reservou um restaurante só para você e foi se encontrar?

Qual foi a última vez  que você ouviu o que você tinha para falar com você mesma?

Qual foi a última vez que saiu não para fazer coisas para os outros, mas para fazer algo pra você e só com você?

Se estas ações não são habituais em sua vida, meu conselho é: crie o hábito de apreciar sua companhia.

Roteiros Personalizados

Saia mais vezes sozinha. Vá ao cinema, reserve um restaurante só para você, crie situações que você vai encontrar no dia a dia de uma viagem solo e analise se se sente confortável com isso.

Só depois, prepare sua malinha e parta.

2 -Comece devagar

Você pode até apreciar passar umas horas consigo mesma, mas passar dias e semanas sozinha é beeem diferente.

Por isso, meu conselho é: comece a viajar sozinhas por períodos curtos e em lugares de língua que você domina.

Não vai fazer como eu! Que escolhi a Alemanha pós queda do muro de Berlim para dar uma voltinha sozinha…sem falar alemão ou russo! É dor de barriga na certa!

Começando lentamente, você terá mais tempo de se acostumar com você mesma e com essa nova situação.

3 – Afaste a solidão

Viajar sozinho não é a mesma coisa que estar solitário.

Se você está naqueles dias que precisa de companhia, procure uma! Abra-se para novas amizades!

Minhas dicas: procure restaurantes com mesas coletivas, cursos de culinária em grupo, hospede-se em hostel, faça visitas guiadas em grupo, vá ao estádio de futebol, etc.

Se vai começar a viajar sozinha para o exterior, saber inglês ou a língua do país a ser visitado facilita muito! Matricule-se em um curso de línguas para aprender pelo menos o básico antes de partir.

4  – Mantenha os sentimentos sobre controle

Todo sentimento que você dá atenção, cresce.

Se na primeira dorzinha no coração, você abre o berreiro e liga chorando pra casa ou “prasamiga”, a chance de pagar uma multa e alterar a data do seu bilhete de volta é grande!

Calma! Respira! Viajar sozinha é quase uma meditação. Vai ser necessário treinar o autocontrole.

Eu faço assim: quando ligo para meus filhos ou meu marido, claro que fico triste e com saudades, né? Meu coração é mole, não é de pedra.

Aí eu me permito “sofrer” de saudade por uns 7-10 minutos: choro, borro a maquiagem, me xingo por ter escolhido essa vida…depois eu seco tudo, passo rímel de novo e saio feliz em minha companhia. Só “sofro” de novo no dia seguinte!

24 COMENTÁRIOS

  1. oi Ana estou pra me aventurar por uns dias na Italia.Meu marido e eu programamos, e faltando dez dia ,desistiu. Dai fiquei muito chatreada e resolvi ir sozinha , so que acho que vou em alguma excursão. O que me sugere , minha filha vai ficar um mes no norte da italia .proximo de Milao

      • Parabéns !!!eu TB tenho vontade de fazer a mesma coisa!um dia conseguirei!! suas bases dicas foram interessantes!

          • Achei seu blog porque pesquisei “como curtir uma viagem sozinha”. Obrigada pelas dicas, é bom saber que não é fácil no começo pra todo mundo

          • Olá Tathiana! Puxa que legal! Fico feliz que tenha te ajudado. Pode ter certeza, não é fácil mesmo! Mas depois que for, vai querer repetir muitas vezes!!!

  2. Ana! Adorei o post! Olha tenho muuuito a aprender ainda sobre curtir minha própria companhia! Mas achei interessante a forma como você fez!

  3. Olá! Você trabalha com que? As pesquisas são acadêmicas? Gostaria de passar meses na Itália e no Brasil a trabalho também. Muito legais as fotos.

  4. Olá Ana, adorei sua postagem, compartilhamos o mesmo sentimento em curtir e gostar de nossa própria companhias.
    Penso que a diferença entre solitude e solidão é que a primeira é opcional e a segunda nem sempre.
    Muitas das minhas viagens solo foram a serviço, inclusive para o exterior e nem sempre dominando o idioma do país, verdadeiros desafios.
    De férias, a primeira foi circunstancial, na última hora a amiga desistiu devido a alta da moeda estrangeira e eu não podia remarcar as férias e passagens aéreas, lembro da minha apreensão em ir para Portugal e Espanha pela primeira vez, Resumindo, foi muito bom e prazeroso e desde então, não abro mão de meus voos solos.
    Sou uma peso bastante comunicativa, adoro viajar com meu filho e nora, estar com gente, conhecer pessoas, fazer amizades, viajar em grupo.fazer cruzeiros, excursões, mas se tiver que ir só, vou numa boa.
    Concordo com você também quanto ao quesito bagagem, nem sempre fácil carregar, mas a experiência faz com que nossa mala seja cada vez mais prática e menos volumosa, como diria uma amiga, mala inteligente.
    E vou trabalhando o desapego, às vezes, tendo que deixar coisas e roupas pelo caminho, dando espaço para o novo.
    Boa sorte Ana!
    Un abbraccio

  5. Em 2014 me matriculei em curso italiano e a surpresa…a professora estava organizando um curso de 30 dias em Roma. Fui!!! Conheci Nápoles, Torino, Verona, Veneza e a sensação mais gostosa: ficar perdida nas ruas de Roma! Que delícia! Nunca me curti tanto!

  6. Estou me apaixonando por seus relatos.Como vc escreve bem e com o coração! Sempre viajo sozinha. ..adoro. Li seu relato sobre Nápoles e desatei a chorar. Vc é incrível. Obrigada!

    • Oi Tais! Fico feliz que tenha te inspirado! Será uma experiência incrível, você vai amar! Me conte depois rs!

  7. Olá, Ana e colegas. Amo a Itália e já estive passeando por essa terra maravilhosa, 4 vezes, sempre com o marido e casais amigos. Mas dessa vez, encarei a experiência solo. Neste momento estou em Firenze. Iniciei a viagem visitando meu mano em Zurique em uma semana. Depois, de trem, fui a Davos, mais uma semana, participar de um encontro de artistas e um concurso da arte, do qual tirei o primeiro lugar. Fiz o trajeto de Davos até a Itália no Bernina Express… maravilhoso, recomendo. Passei dias visitando cidades no Lago de Como, fui a Milão, Cinque Terre, um deslumbre… Lucca e agora, Firenze, passeando por lugares da linda Toscana. Faço meu roteiro, no meu tempo, na minha disposição. Vou de trem, ônibus de linha, de excursão, a pé e feliz. Ao todo, 70 dias. Saudades da família, com certeza, mas essa experiência, aos 61 anos, será inesquecível, com certeza. Meu presente! Próxima parada… talvez Peruggia, depois Roma e Floripa, onde moro. Obrigada pelo espaço onde podemos compartilhar nossas aventuras…. Um abraço a todos! Teu Blog é excelente, Ana. Adorei. Parabéns.

    • Oi Janete! Que incrível! muito obrigada por compartilhar a sua história com a gente, fico muito feliz!
      Baci!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui