A primeira vez que estive em Assis, eu estudava em Perugia.

Fui conhecer a cidade do meu santo de devoção sem pretensão nenhuma e sem estudar nada previamente sobre o local, achando que o que eu tinha pra ver, conseguiria ver em uma tarde.

Doce ilusão! Passei  6 horas na cidade e voltei frustrada por não ter conseguido desfrutar tudo o que aquela cidadezinha minúscula poderia me proporcionar em termos de história, arte e religião.

Naquela tarde, decidi 3 coisas da minha vida:

1 – dentro da Basílica de Santa Clara decidi que minha primeira filha se chamaria Clara;

2 – prometi voltar a Assis toda vez que eu estivesse na Itália (bom, confesso que nem sempre consigo e às vezes preciso negociar minhas visitas com Francisco – mas ele é bacana, me entende…);

3 – continue lendo e vai saber já-já …

Tente dedicar ao menos um dia a ela – e mesmo assim, voltará para casa como eu: sempre querendo mais!Assis é uma cidade para ser vivida, não vista.

Assim, minha DICA NÙMERO 1 é: não passe correndo por Assis!

A pequena cidade tem uma longa história. Em ordem cronológica e bem resumida:

    • surgiu como uma comunidade nas proximidades do território etrusco;
    • foi cidade romana;
    • após a queda do Império Romano foi destruída pelo godos de Totila;
    • ocupada pelos Bizantinos;
    • conquistada pelos longobardos;
    • por muito tempo fez parte do Ducado de Spoleto;
    • experimentou um pequeno período de liberdade, mas logo foi submetida ao poder de Barbarossa;
    • após várias guerras – das quais Francisco participou como soldado – sucumbiu ao poder perugino (existe até hoje uma “guerra fria” entre a população de Perugia e de Assis);
    • de 1500 até a Unificação da Itália (1860) fez parte do Estado da Igreja.

rua-assis

COMO CHEGAR

Se estiver viajando de trem, chegue até Assis a partir de Roma ou Florença em 2 horas com o Regionale Veloce e o Intercity, respectivamente. A estação de trem fica a 4 Km do centro histórico; pegue um táxi ou o ônibus (Linea C) e desça na Piazza Mateotti para continuar a visita.

Se estiver de carro, o GPS fará tudo por você, mas quando chegar na cidade, lembre-se de estacionar na Piazza Mateotti.

Existem outros estacionamentos e paradas de ônibus no centro histórico, mas na minha opinião, parando na Piazza Mateotti você vai se dar melhor.

Pense bem: Assis fica numa colina  então, é melhor desce-la do que subi-la e esta praça fica no topo da cidade. Assim, a DICA NÚMERO 2: Comece a visita da Piazza Mateotti.

 O QUE VISITAR

Siga as indicações de percurso que fiz para você e passe por todas as atrações, sem perder nada e sem andar em círculos!

Se você seguiu meu conselho (seguiu, né?), a poucos metros de descida vai avistar a Catedral de São Rufino.

Construída em 1140 e reformada em 1571, ali encontra-se a pia batismal onde – dizem – foram batizados São Francisco e Santa Clara.

Conta-se que foi em um dos leões de pedra na porta da igreja que o jovem Francisco subiu para pregar aos incrédulos sua conversão. E lá mesmo devolveu tudo ao rico pai comerciante, entregando até suas vestes a ele, numa clara demonstração de renúncia aos bens terrenos.

Descendo mais um pouco você sairá no meio da Piazza del Comune, onde estão o Templo de Minerva de épocas romanas – sobre suas ruínas foi construída a Igreja de Santa Maria sobre Minerva.

Sempre que vou pagar minha promessa pra Francisco, dou uma passadinha na Piazza del Comune para fazer 2 coisas (DICAS 3 E 4);

1 –  tomar um sorvete ou degustar os ótimos produtos típicos umbros no Bar Trovellesi. Posso passar horas ali observando o sobe e desce dos turistas –  e comendo e bebendo, claro!

2 – Visitar a mais antiga papelaria e livraria da cidade, a Zubboli, que desde 1870 é administrada pela mesma família. Ali você pode encontrar os melhores guias de viagem, inclusive todos aqueles do Touring Club Italiano.

Além disso, agendas, álbuns, diários, cadernos, tudo feito em laboratório próprio da marca e em papel 100% algodão! Não deixe de comprar ali por apenas 1 Euro o Cântico das Criaturas de São Francisco impresso em pergaminho. Lindo!

Pegando o Corso Giuseppe Mazzini da Piazza del Comune, você chega na Basilica di Santa Chiara. A igreja, em estilo gótico italiano (1257-1265), guarda duas preciosidades: o corpo de Santa Clara e o famoso Crucifixo de San Damiano, que conversou com Francisco e foi o responsável pela sua conversão.

clara-igreja-clara

Minha filha Clara (de vermelho) em frente à Basílica de Santa Clara. Promessa cumprida!

clara-casa-clara

Clara em frente a casa onde nasceu e morou Santa Clara até sua conversão.

Da praça da igreja de Santa Clara, pegue a Via Agnese até a Piazza del Vescovado, ali está a Chiesa Nuova, antiga casa do pai de Francisco, Pietro di Bernardone, e onde ele morou até sua conversão, aos 24 anos. Em uma tentativa de fazer com que o futuro Santo mudasse de ideia, o aprisionou em uma cela, que vemos à esquerda, no interior da igreja.

De volta a Piazza del Comune, pegue a Via Portica/Via San Francesco e chegue na Basilica di San Francesco.

Neste ponto, você desceu aproximadamente 2 Km e nem se cansou! Viu só? Pra descer todo santo ajuda! Imagina se não tivesse seguido a dica número 2?!

assisi-post

A Basilica di San Francesco, na verdade, é um edifício: duas basílicas sobrepostas, com uma cripta embaixo. Em todos os lugares, afrescos dos séculos XII e XIII, dentre os quais, alguns famosíssimos de Giotto.

Visitei a cidade logo após o terremoto de 1996 e quase chorei de ver tamanha destruição. Mas, incrivelmente, para o Jubileu de 2000 estava tudo restaurado.

Na cripta está o corpo de São Francisco. Lembra que lá em cima eu pedi que esperasse para saber da terceira decisão da minha vida?

Chega de suspense, vou contar.

Na cripta existe uma vitrine com as relíquias do Santo. Ali, tudo o que ele possuía na vida: duas túnicas, um capuz, uma sandália de couro e o texto original das regras franciscanas.

Fui acometida por uma emoção tão grande que chorei de soluçar! Pra mim, isso serviu para simplificar minha vida: se ele precisou de tão pouco para fazer tudo o que fez, euzinha aqui preciso de mais por quê?

Quer a 5ª DICA quente?

Chegue antes das 18 horas para conseguir visitar tudo, depois deste horário começam as missas e a Basílica Inferior fecha, aí, nada de Cripta para você!

DICA 6:  se seu carro está na Piazza Mateotti, não vai subir tudo a pé, vai? Pegue um ônibus (Linea C) ou táxi e em 5 minutos você estará na porta da sua caranga. Essa foi boa, né?

passeio-assis

Peraí, volta aqui! O passeio não acabou!

Pertinho da estação está a Basilica di Santa Maria degli Angeli (1569-1679), que foi construída para abrigar a Porziuncola.

É, deixei o melhor para o fim.

santa-maria-degli-angeli

No meio de um bosque de carvalhos, estava as ruínas de uma igrejinha, que São Francisco restaurou com as próprias mãos, a chamada Porziuncola.

Foi aqui que ele recebeu os primeiros companheiros, fundou a Ordem Franciscana, acolheu Santa Clara e a consagrou, e dizem que foi aqui que, em 1216, Cristo e Maria apareceram para ele e lhe comunicaram que aquele que rezasse naquela igrejinha obteria o perdão de todos os seus pecados. É o famoso Perdão de Assis.

7ª  DICA: a cidade vive da peregrinação turística religiosa e do comércio. São centenas de “lujinhas” atraentes e, se você for parar em todas (desaconselhável: todas são iguais), não vai ser capaz se sentir realmente a vibração da cidade. Tente não enxergar Assis por este ângulo.

8ª DICA: caiu em tentação e está dentro da lojinha? Então, não deixe de comprar o azulejo com o mantra de Francesco: PAX e BENE (paz e bondade) para colocar no umbral da porta de entrada de sua casa.

E se você se apaixonar tanto pela cidade a ponto de fazer a mesma promessa que eu, me avise: vamos juntos!

Na prática

Cartoleria Zubboli – http://www.mauriziozubboli.com/
Bar Trovellesi – http://www.assisibartrovellesi.com/
Basílica de São Francisco – http://www.sanfrancescoassisi.org

Leia também:
Um roteiro de 4 dias por Padova, cidade de Santo Antonio.


Procure sua hospedagem em Assis aqui:

O blog ITALIAna é afiliado do Booking, isto significa que de cada reserva feita a partir do blog, recebemos uma pequena comissão. É importante salientar que ao reservar a partir do blog, NÃO HÁ ALTERAÇÃO NENHUMA DO VALOR DO PREÇO, muito pelo contrário! Você pode conseguir tarifas com descontos na maioria dos hotéis. Isto quer dizer que você não pagará nada a mais por isso e ainda estará ajudando a manter o o blog no ar, com conteúdo de qualidade!

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

90 Comentários

  1. Como devota de chico que sou, não posso voltar á Itália e não passar por Assis. Roteiro mais do que anotado, decorado!!
    bjs

  2. ana carla on

    Ao ler o seu post as lágrimas me tomaram da mesma maneira quando estive em Assis , senti a emoção de andar novamente por aquelas ruas abençoadas . tenho o hábito de dizer que sou irmã de Francisco e prima de Clara e em breve certamente voltarei para viver esta emoção novamente e com certeza aviso vc ! Obrigada por me propiciar uma leitura tão sublime!

    • Ana Grassi on

      Ana Carla, muito obrigada por seu relato!

      Volte aqui para nos contar tudo,

      Paz e Bem

      Ana

  3. Esther Kerr on

    Em abril vou voltar a Assis depois de 8 anos da minha primeira visita. Só quem foi sabe a emoção que é, também chorei nessa cidade que tem uma energia única. Só não fui na Catedral de São Rufino e na Chiesa Nuova. Vou incluí-los na próxima visita.
    Vc tem alguma dica de restaurante? E me disseram que tem um lugar onde S Fransisco falava com os passarinhos. Vc sabe onde fica?
    Obrigada pelas dicas.

  4. Maria Helena Baldo Palhares on

    Ana, é um prazer comentar aqui! Sou apaixonada por Assis e pelo meu “Chiquinho”! Rsss… É! Me tornei íntima Dele. É meu santinho amado e poderoso. Me encantei por Ele e por Assis há alguns anos. Morei lá ao estudar na Escola do professor Angelo Chiuchiu, aos meus 36 anos. Tenho recordações belíssimas da terra e do povo. Voltei novamente e pretendo retornar em breve, com meus 58. Rever a Basílica, Santa Clara, Eramo de San Francesco… não tem preço! Um nó me veio a garganta quando li o que você escreveu. Me senti perambulando por lá! É muito bom ler coisas desta Itália que amo tanto. Beijos e obrigada!

    • Ana Grassi on

      Puxa Maria Helena! Que bacana seu relato! Também conheci o Professor Chiuchiù! Na semana de São Francisco estarei em Assis para terminar uma pesquisa sobre a vida dele. Ficarei com as clarissas e vou relatar toda a viagem aqui. Fique de olho!
      Baci,
      Ana

  5. Jefferson on

    Estou indo pela segunda vez a itália em novembro e assis está no roteiro novamente desde sempre. A cidade é espetacular. Em assis se sente Francisco, se vive francisco. Confesso que amei as lojinhas e levei bastante tempo da Piazza Mateotti até a basílica de são francisco, pois parei em muitas. Me apaixonei por assis. Vale super a pena conhecer e se apaixonar também!

    • Ana Grassi on

      Jefferson, obrigada pelo relato! Mais uma apaixonado por Assis!
      Buon viaggio!
      Ana

  6. Ana, estou em Assis neste momento. Chegamos pela manhã, vindos de Florença, pra onde deveríamos retornar, pois o hotel lá está pago e amanhã seguiríamos para San Gimignano. Passamos um dia maravilhoso e a todo momento eu e marido repetíamos que quanto seria maravilhoso ficar mais um dia aqui e falando da frustração de correr pra ver a cidade, e não “vivê-la”. Sabe o que aconteceu? Estávamos na estação, nos atrapalhamos com os bilhetes, com o vagão e… Perdemos o último trem de volta. Depois do desespero inicial, de reclamar e lamentar acabei lembrando de quantas vezes repeti mentalmente o quanto queria ficar mais um dia aqui. Aí agora no hotel busco informações sobre San Damiano e encontro seu blog. Ah, não poderia estar mais feliz! Agora amanhã é só comprar uma escova de dente é um desodorante seguir suas dicas. Obrigada!!!!

    • Ana Grassi on

      Ahahahaha!!! Samara, adorei!!! Coisas de Francisco!!! Aproveite Assis… é demais…
      Baci,
      Ana

  7. Sonia leal on

    Ola Ana ! Gostaria muito de te agradecer a respeito de uma dica tua no site , sobre como chegar e estacionar e Assis, foi de grande ajuda .Em julho eu estava fazendo um passeio pela regiao de Perugia , e não sabia muito como chegar em Assis, botei a pesquisa e direcionou para o teu site , adorei tu foste muito clara na explicação. Obrigada fizemos um belo passeio, Abraço Sonia Leal

  8. Ótimas dicas , Ana.
    Neste exato momento estou no trem de Florença para Assis, procurando a história da cidade e os principais pontos turísticos. Me deparei com seu blog e já estou gostando da cidade antes de chegar. 🙂

    • Ana Grassi on

      Mateus, você vai amar a cidade! Bom passeio! Depois volte para contar como foi!
      Baci,
      Ana

  9. Ana, qto tempo de estadia vc recomenda em Assis?

    obs: ja estava no meu roteiro e vc me deixou mais apixonada e com muita vontade de ir….

    • Ana Grassi on

      Oi Renata, tudo bem? Não deixe de visitar a cidade…é linda! Eu sugiro 3 dias se você tiver tempo. Assim, consegue visitar muitos outros lugares nos arredores de Assis onde Francisco viveu. Logo vou publicar mais posts sobre Assis aqui no blog. Fique de olho!
      Baci,
      Ana

  10. Gisele Nunes da Costa on

    Bom dia, Ana! Fui para Assis em Agosto/2016 e segui suas dicas para fazer a visita. Não tenho palavras para te agradecer, foi uma visita inesquecível. Não perdi tempo me localizando, foi tudo muito tranquilo. Devo o sucesso deste tour a você. Parabéns pela iniciativa de compartilhar com outras pessoas esta experiência fantástica. Que São Francisco de Assis abençoe imensamente a sua vida. Beijos

    • Ana Grassi on

      Gisele!!! Eu que te agradeço muito por ter voltado aqui para me agradecer! Fico muito contente de ter te ajudado! Um grande beijo…
      Pax et bene…
      Ana

  11. Julio Medeiros on

    Faltou só falar da Igreja de San Damiano…
    E aí, vocês não a visitaram?
    Como posso fazer para ir lá, não estando de carro alugado?
    Pretendo dormir duas noites em Assis.

    Obrigado,

    Julio Medeiros

    • Ana Grassi on

      Oi Julio, visitei sim… estou terminando uma pesquisa para a confecção de um guia sobre os lugares que São Francisco passou. Logo, mais e mais posts no blog. Recomendo Eremo delle Carceri além de San Damiano.
      Obrigada pela participação!
      Ana

      • Ana, seu relatos são impressionantes e as dicas excelentes. Parabéns! Gostaria de uma ajuda na hospedagem: Vou sair de Roma para Assis com carro alugado e no outro dia sigo para Montalcino. Resolvi dormir em Assis por isso. O que você acha? Onde deixo o carro? Tem algum local próximo aos pontos turísticos com lugar para estacionamento? Agradeço antecipadamente a ajuda.

        • Ana Grassi on

          Oi Mariano, tudo bem? Ótima a sua ideia de dormir em Assis. Vai ver que atmosfera mágica ela tem à noite…
          Fique tranquilo pois chegando no centro histórico, existem vários estacionamentos. Você não terá dificuldade com isso, mas é bom perguntar no hotel qual estacionamento é o mais próximo.
          Buon viaggio,
          Ana

  12. Olá.
    É realmente de grande ajuda o texto publicado aqui! Realmente ótimo!
    Estou em Terni nesse momento e pretendo visitar Assis. Gostaria de saber se o roteiro (da Piazza Mateotti e descendo) pode ser feito a pé, pois irei sem carro. Obrigado

    • Ana Grassi on

      Oi Wagner, sim, só pode ser feito à pé. Bom passeio! Obrigada pelos elogios! Depois volte para contar como foi a experiência.
      Abraços,
      Ana

  13. Olá Ana!! Amei suas dicas!! Fui em Assis no sábado e fiquei emocionada com a cidade!! Fomos rapidamente e quando chegamos em Florença descobrimos que não tinhamos visto tudo da cidade. Não conseguimos entrar na Basílica de Santa Clara ( estava fechada), minha mãe disse que lá está o corpo intacto de Santa Clara. Fomos acometidos por forte vontade de retornar a Assis após ler suas dicas e falar com minha mãe e então amanhã se DEUS quiser estaremos lá. Será que conseguiremos entrar na Basílica de Santa Clara? Chegaremos por volta das 11h00. Eu e meu marido ficamos tocados pela cidade. A Padroeira de nossa Paróquia é Nossa Senhora dos Anjos… cuja Basílica está em Assis!!! Muito feliz!! Obrigada pelo seu blog!!

    • Ana Grassi on

      Liliane, se você for voltar para Assis, aproveite para visitar Eremo delle Carceri, San Damiano e Rivotorto. Vá também atá a Igreja de Santa Maria das Rosas (Santa Maria delle Rose), no centro da cidade histórica. São atrações imperdíveis que estarão em outro post em breve!
      Baci,
      Ana

  14. Angela Tsuruta on

    Olá Ana, estou com viagem programada para novembro para Roma e de lá vou visitar Assis.
    Estarei com meus sogros, e por já serem idosos estou preocupada com o percurso. Já tinha pensado em montar o itinerário descendo pelas ruas, mas ainda assim estou preocupada.
    Você tem alguma dica ou conselho que possa ajudar? Os taxis circulam por toda a cidade, entre todos os pontos?
    Obrigada
    Angela

    • Ana Grassi on

      Angela, a cidade é pequena, não acho que vai ter problema caminhar na descida. Lembrem-se somente de ir com sapatos antiderrapantes. Os taxis circulam somente em alguns pontos da cidade.
      Baci,
      Ana

  15. olivio girelli on

    Boa tarde.
    Vou À Itália em Março de 2017, pretendo ir à Assis com certeza.
    Você sabe se é muito frio em Março?
    Vou ficar ao menos 1 noite. Se estiver muito bom posso ficar duas.

    • Ana Grassi on

      Assis fica numa colina e a temperatura é baixa, sim. Mas em março, geralmente os dias são claros e ensolarados.

      Buon viaggio,

      Ana

  16. LUIZ CARLOS CUSTODIO on

    Já era um admirador da história de vida de São Francisco. Mas lendo suas experiências em relação a ele e Santa Clara não pude deixar de me emocionar (eu, minha esposa e minha filha) e entender que realmente não dá pra passar por Assis sem aproveitá-la integralmente. Pretendo visitá-la em Fevereiro/2017. Um pernoite seria suficiente? O inverno é rigoroso por la?
    Parabéns pelo trabalho?
    Obrigado
    Luiz Carlos

    • Ana Grassi on

      Luiz Carlos, muito obrigada pelos elogios. Fico feliz que tenham apreciado minha experiência.

      Eu recomendo 3 dias para conhecer bem Assis e os arredores, Há muitos lindos lugares pelos quais São Francisco passou ali por perto.

      O inverno é rigoroso e a paisagem invernal é maravilhosa!

      Buon viaggio,

      Ana

  17. Suyane Oliveira on

    Nossa! Lendo seu relato de Assis não consigo parar de chorar! Lembrei da emoção que tive nas duas vezes que a visitei e na sensação de querer voltar e de ter muito mais a descobrir, sensação que aumentou demais agora! Vou voltar em julho de 2018 (já estou me programando), em pleno calor de verão e pela primeira vez de trem e sem guia, portanto suas dicas e seu mapa foram inestimáveis! Parabéns pelo seu sensível relato. Foi muito mais que um relato, foi uma partilha de experiências e emoções. Muito Obrigada!

    • Ana Grassi on

      Suyane, que delícia poder dividir meus sentimentos com vocês. Obrigada! Boa viagem.
      Baci,
      Ana

  18. Veronica on

    Em 90, morava em Londres quando meus pais me chamaram para encontrá-los na Itália. Viajavam com um casal de amigos e acabei me tornando motorista. Foi uma viagem maravilhosa, das melhores lembranças que tenho de minha mãe, Clara, que já não está entre nós. Fiquei absolutamente em estado de graça ao visitar Assisi. E me doeu profundamente a pressa do casal amigo, que estava no volante no dia, que quis sair correndo para a próxima cidade depois de ver… a basílica?
    Pois é, vejo as fotos e não reconheço. Em minha memória, lembro de uma pequena é muito antiga capela escura com uma força tão poderosa que não queria ir embora de lá.
    Bem, finalmente em fevereiro voltarei a Assis, 26 anos depois. Dessa vez, vou dormir uma noite.
    E agora, me preparando melhor. Muito grata pelo seu blog, maravilhoso!

    • Ana Grassi on

      Veronica…me arrepiei inteira com seu comentário cheio de emoção…aliás…a emoção é palpável, assim como a frustração da primeira visita…infelizmente.
      Fiquei EXTRETAMENTE feliz de saber que terá a oportunidade de voltar lá!
      Por favor, volte aqui e me conte tudo depois??
      Baci e buon viaggio,
      Ana

  19. Eu amei o seu texto, Ana!
    Roteiro mais organizado e belo que encontrei!
    Obrigada por compartilhar!
    Irei em breve com meus amigos, vou propor este roteiro!

    Paz e Bem!

  20. Oi Ana, ainda é um sonho conhecer Assis, mas quando eu for entro em contato com vc pra pegar mais dicas. Obrigada, valeu pelas dicas já estão nos meus favoritos.

  21. Oi Ana! Estou planejando uma viagem a Italia com meus pais, que fazem 50 anos de casados! os dois muito catolicos, querem visitar todos os santos! (socorroooo 1 ano de turismo kkkkk). Estudando sobre Assis, fica uma pergunta. Se for de trem a partir de Roma, quando chego a Assis é facil pegar um taxi? Pergunto porque quando fui visitar a regiao da Puglia, algumas cidades as estaçoes são longe da cidade, nao tem taxi…. não quero ter surpresas com os dois….

    • Ana Grassi on

      Oi Daniela, tudo bem? Geralmente tem táxi na estação de Assis, mas se for um dia de festa ou com muitos turistas, isso pode dificultar um pouco porque Assis tem poucos táxis…
      Baci,
      Ana

  22. Valmir Valadares on

    Olá Ana! Obrigado pelas dicas. Eu e minha esposa fizemos quase exatamente igual, apenas incluímos no início, uma visita a Rocca Maggiore, que tem uma vista incrível da cidade, mas o restante seguimos seu roteiro e foi perfeito. O estacionamento estava vazio, não foi caro e o ônibus que se pega na parte baixa, deixa bem em frente ao estacionamento. Para quem está de carro, a visita a Porziuncola (Basilica di Santa Maria degli Angeli), deve ser feita no final de tudo, quando pegar seu carro no estacionamento, pois fica alguns quilômetros do centro de Assis.
    Parabéns pela dicas.

  23. Quero muito conhecer! Viajo para a Itália no final desse mes e estava pensando em fazer Florença/Roma, de trem (já estou com o passe comprado) passando por Assis. Vc sabe informar se existe guarda volume na estação de trem em Assis?

  24. Andrea Camargo on

    Olá Ana:)
    Obrigada pelas dicas, seu blog é genial!
    Íamos passar correndo por Assis a caminho de Florença e partindo de Roma, mas após ler suas dicas desistimos de Florença e ficaremos dois dias em Assis!!
    Chegaremos dia 11/8 e ficaremos até dia 12/8 que será um fim de semana. Tenho algumas dúvidas.
    Em primeiro lugar é permitido entrar nas igrejas em Assis de bermudas e camisetas?
    Nos fins de semana existem restrições às dicas que você menciona ?
    Ficarei na Via Giovanni Joergensen, 4. Penso ser de fácil acesso.

  25. Ana, neste momento estou no trem voltando para Roma depois de ter passado o dia em Assis seguindo seu roteiro. Sem palavras para agradecer. Foi corrido e a cidade sem dúvida merece mais de um dia, mas quem tiver esse sonho, ainda que só possa ficar poucas horas, não deve perder a chance. Se fugir das “lujinhas” dá tempo pra ver o principal.

    • Ana Grassi on

      Simone, que bom saber disso…
      <3
      Obrigada por ter voltado ara contar!!
      Baci,
      Ana

  26. Sonia Maria Zica on

    Vou em Agosto/18 e estou contando os dias. Assis é meu sonho, adorei o post. Obrigada pelas dicas

  27. Lucia Oliveira on

    Seu relato me fez sentir a mesma emoção q tive qdo entrei na Igreja de Francisco. Infelizmente estava numa excursão em que é tudo corrido e devo dizer q minha emoção foi tão forte que mal entrei comecei a chorar e não sou capaz sequer de descrever a igreja por dentro pois fiquei em êxtase total. Só chorava. Nunca tinha experimentado aquela emoção. Foi indescritível. Pretendo voltar ano q vem , sem excursão, e passar pelo menos 2 dias em Assis. Obrigada por seu relato. Vai me ajudar muito.

  28. Oi Ana, tudo bem? Da última vez que minha esposa acessou o site, tinha um mapa do roteiro que você fez em Assis que gostamos muito! Agora não está aparecendo mais ele aqui! Pode compartilhar de novo?

    • Ana Grassi on

      Fabio, vou verificar o que aconteceu e coloco ele aqui de novo sim!
      Obrigada pelo aviso!
      Ana

    • Ana Grassi on

      Oi Ivo! Tudo bem?
      Assis é linda em todas as estações. Mas eu gosto muito de outubro, que é o mês de São Francisco. Na primeira semana existem várias manifestações de comemoração ao seu aniversário.
      Pax e bene,
      Ana

  29. Olá Ana,
    Parabéns pela riqueza de detalhes em sua descrição! Estamos nos programando para estar em Assis no próximo dia 04/out.
    Minha dúvida é: o estacionamento é muito caro? Sabes aonde encontro valores? estou em duvida se, sendo feriado, melhor ir em trem ou alugar um carro.
    Obrigada,
    Meury

  30. Elizabeth Karam Nocker on

    Olá Ana,
    Vou para Itália dia 10/09/2017. Vou de Roma para Verona e depois vou visitar várias cidades, inclusive Assis. Me indicaram não deixar de ir a Eremo. Você poderia orientar se vou de algum transporte ou tem alguma agência de viagem na cidade que leva até lá?
    Adorei os comentários que vc faz. Vou divulgar.
    Bjs

    • Ana Grassi on

      Oi Elizabeth, Ereme delle Carceri fica a cerca de 4 Km de Assis. Contrate um taxi para te levar, te esperar e te trazer de volta. É o jeito mais prático.
      Baci,
      Ana

  31. Querida Ana,
    Obrigada pela orientação. Agora ficou mais prático. Na volta conto pra vc.
    Beth Karam

  32. João Batista on

    Estou no trem a caminho de Assis pela primeira vez e graças a Deus achei seu blog com tão ricos comentários e dicas. Me emocionei com seu relato sobre o “patrimônio” deixado por São Francisco. Tive que conter as lágrimas. Sua simplicidade me comove muito e busco inspiração nele pra ser uma pessoa humilde e menos egoísta.
    Deus lhe pague por tão preciosas informações. Paz e bem.

    • Ana Grassi on

      João, que alegria ler seu comentário tão lindo pela manhã.
      Deus abençoe você!! Desejo que faça uma linda visita à cidade do Inspirador Francisco. Depois, volte aqui para me contar!
      Pax e Bene
      Ana

  33. Fui à Assis hoje e amei!! Segui as dicas do seu blog e deu tudo certo…. comprei até o Cântico das Criaturas na Livraria Zubboli! Parabéns pelo blog!!! Obrigada e fique com Deus.

  34. Oi, Ana, gostei imensamente das suas orientações de visita a Assis, que pode dispensar um guia, seguindo as suas dicas, com fé em Deus, chegarei aí em Assis, não sei quando, e seguirei o teu passo a passo! Obrigada!

    • Ana Grassi on

      Oi Vera tudo bem?
      Vai seguir o roteiro sim…tenho certeza!!! Me conte quando este dia chegar!
      Baci,

      Ana

  35. Renato Leal on

    Carissimi ANA, minha esposa e eu queremos lhe agradescer muito pelas 8 Dicas para visitar ASSISSI. Estivemos lá no inicio deste mes de Outubro/17, e foi de grande ajuda. Aproveitamos bem a passagem rápida e vimos todos os pontos principais, compramos Pergaminhos com os Cânticos, usamos o estacionamento e o ônibus, e nosso passeio foi perfeito e tudo muito emocionante. Que São Francisco de Assis e Santa Chiara continuem abençoando você e sua familia. Muito obrigado, Renato e Celsi Maria

    • Ana Grassi on

      Renato e Celsi, fico extremamente feliz de ouvir relatos como o de vocês!
      Pax e bene,
      Ana

  36. Ana, muito bom este roteiro que você preparou. Quanto tempo eu preciso para ir à esses lugares que você indicou?
    Estarei em Florença e farei um bate e volta a Assis. Estou preocupada em chegar tarde em Florença. Você sabe se é perigoso o entorno da estação de trem? Meu hotel é perto.
    Obrigada!

    • Ana Grassi on

      Oi Gisele, sugiro que faça este percurso em um dia (+ – 6, 7 horas). para que você possa aproveita-lo bem, sem correria.
      Não é perigoso perto da estação de Florença não, fique tranquila.
      Eu não recomendo bate e volta para Assis a partir de Florença, expliquei isso na minha live, veja no Youtube (www.youtube.com/anagrassi).
      Baci,
      Ana Grassi

  37. Patricia on

    Ana, quero te agradecer imensamente pq, graças às tuas dicas, a visita de minha mãe Francisca a Assis (aos 79 anos e com fibromialgia) foi absolutamente perfeita. Para começar, a dica de subir até São Rufino para depois descer foi indispensável ao ” sucesso da missão Assis”. Fizemos (quase) tudo e ela estava em êxtase mas nunca exausta! Demoramos um pouco mais pq não sabíamos do horário de funcionamento da Chiesa Nuova e da Igrgeja de Santa Clara. Ficamos perambulando um pouco até reabrir pq estas igrejas fecham entre 12 e 14:30. Nada que atrapalhe muito mas precis ficar atento aos horários. Aviso ao povo que não está de carro que não precisa ir até a Piazza Matteoti; basta fica na San Rufino e seguir a rota da Ana que dá tudo certo. Enfim, estou só escrevendo para dizer que, sem saber, vc proporcionou um dia perfeito para minha Francisca. Grazie! Pax et bene!

    • Ana Grassi on

      Patrícia, não imagina a alegria que tive de saber desta história!! Obrigada por ter vindo aqui deixar seu relato!
      Vou atualizar o post com os horários das igrejas, para facilitar para os próximos leitores que visitarem Assis com minhas dicas.
      Grazie mille, pax e bene!
      Ana Grassi

  38. Ana.
    Seu texto é maravilhoso. Sua linguagem e comunicação são FANTÁSTICAS.
    Parabéns mesmo e muito obrigado por todas as dicas.
    São Francisco deve estar muito feliz contigo… e nós aqui também.
    Um grande abraço fraternal. Que Deus sempre te abençoe.
    Divaldo Pedrão, São Paulo, Brasil

  39. FERNANDA LÍDICE FRANCISQUINI FERNANDES on

    Parabéns Ana pelas suas maravilhosas dicas! Estarei em Assis no próximo dia 20 e as seguirei! Você sabe me dizer se na estação de trem, estarei vindo de Florença, há guarda-volumes? Muito obrigada por compartilhar sua experiência.

  40. Caroline Alves on

    Chegamos hoje de Assis seguimos o seu roteiro top demais. Fomo de trem saindo de Roma Termini – Perugia (descemos na Estação Assisi) as 7h50 chegamos as 10h bilhete pela Trenitalia compramos na hora, voltamos as 16h49. Dentro da estação na banca compramos o bilhete de ida e volta de ônibus e descemos na Piaza Matteoti e seguimos o seu roteiro. Ah fomos no castelo Rocca Maggiore, que seria mais sincero a venda do bilhete para subir ao castelo porque de museu não vale. A cidade é incrível a história então. Façam muito lindo!

    • Ana Grassi on

      Caroline, obrigada pelo depoimento! Fico feliz que tenha aproveitado minhas dicas.
      Baci,
      Ana

  41. Lígia Cazarin on

    Olá Ana! Amei suas dicas, ja futriquei um poico seu blog, e vou futricar mais. Estou indo à Roma em Maio, mas queria muito ir à Assis e outras Cidades. Pensei no roteiro: Roma-Assis-Padova e tenho que voltar pra Milão, é muito contra mão esse roteiro? Pretendo dividir entre Assis e Padova 3 dias, será corrido de mais?

    • Ana Grassi on

      Oi Ligia, tudo bem?
      Puxa, para te dar informações precisas eu precisaria entender mais o que você quer. Com um roteiro muito bem organizado você consegue sim fazer Assis e Padova em 3 dias.
      Baci,
      Ana

      • Lígia Cazarin on

        Tudo bem sim!
        Estou indo pela segunda vez a Roma e com um casal de amigos que vai pela primeira vez à Europa, estamos indo para um encontro do nosso grupo da Igreja com o Papa, a empresa que faria nosssa viagem havia montado um roteiro pra gente indo à Assis, Padova e Veneza, porém, por questões financeiras, não vamos mais com eles, Mas despertou a vontade (rsrsrs). Minha meta é mesmo mais a Assis, mas fiquei curiosa com Padova, só que não tenho muitas expectativas, conheço mais a história de São Francisco. Temos de voltar à Milão pois vamos para Suíça, onde tenho familiares. Nosso perfil é de brasileiros, com pouco dinheiro, mas muita disposição e que gostaria muito de fazer um turismo religioso (rsrsrs).

        E desde já agradeço a sua atenção! =)

  42. Oi Ana, tudo bem?
    Estou montando meu roteiro para a Itália e estava em dúvida se incluía Assisi ou não mas seu texto acaba de me convencer. Fiquei até emocionada. Obrigada!!! 😀 😀 😀

    Mas estou com uma dúvida. Nas buscas que fiz no site da trenitalia, aparece apenas 2 opções de saída de Firenze para Assisi e ambas chegam depois das 22h. É isso mesmo? Não existe outra forma de chegar de trem a Assisi?

    • Ana Grassi on

      Oi Carine, fico feliz que tenha incçuído Assis no seu roteiro.
      Existe sim, há muitos trens de Florença para Assis.
      Ana

  43. Robson Antonio on

    Ana, uma dúvida, por favor. Sobre ir de carro e deixá-lo na praça, a gente deixa na rua mesmo ou tem estacionamento? Como funciona?

Deixe uma Resposta