São Francisco é um dos Santos italianos mais famosos, com milhares de fiéis e devotos espalhados pelo mundo. Veja neste post 10 lugares em Assis para se conectar com o Santo padroeiro dos animais!

“Apenas um raio de sol é o suficiente para afastar várias sombras”, disse São Francisco de Assis. 

Você também poderá gostar:

8 dicas para conhecer Assis, a cidade de São Francisco 

Roteiro de 15 dias pela Itália!

Eurochocolate: a festa do chocolate em Perugia!

É em busca destes raios de sol que muitas pessoas vão até Assis, a pequena cidade na Úmbria, onde viveram São Francisco de Assis e Santa Clara. Ambos são conhecidos pelos votos de pobreza e simplicidade, apesar de virem de famílias com boas condições. 

Seja pela religião ou pelas telas do cinema, quem conhece a história de São Francisco geralmente se emociona. Neste sentido, a emoção é ainda maior diante dos lugares por onde passou. 

Em Assis, o contraste entre os ensinamentos de simplicidade e a grandiosidade dos monumentos impressiona peregrinos, fiéis e até mesmo turistas que não são religiosos.

Neste post, vamos fazer um passeio por 10 lugares para encontrar São Francisco de Assis.

1-Basilica di Santa Chiara

Este belo monumento de estilo gótico foi construído e dedicado a Santa Clara, primeira discípula mulher de São Francisco de Assis e fundadora da Ordem das Clarissas, inspiração franciscana. Assim como Francisco, Clara foi canonizada dois anos após ter morrido. 

A Basílica é um ponto obrigatório para os peregrinos, pois ali fica uma das relíquias mais preciosas de São Francisco: a cruz de São Damião. Segundo a história, foi depois de conversar com a cruz que Francisco ouviu o chamado divino e se converteu. 

Embora a cruz seja uma grande atração, a Basílica de Santa Chiara guarda outras preciosidades: o corpo de Santa Clara, pertences e muitas obras de arte. 

2-Basilica di San Francesco

A grandiosidade da Basílica de São Francisco chega a ser contraditória, se levarmos em conta a simplicidade pregada pelo santo. Dentro da grande estrutura de estilo gótico, é possível ver afrescos de Giotto e outras obras que contam a vida de São Francisco. 

Mas, se há um lugar onde você vai realmente encontrar Francisco, é nesta basílica. Abaixo de toda essa grandiosidade, está a cripta com os restos mortais de São Francisco. Ao contrário do que acabei de contar, a cripta fica em um local simples e reflete todos os princípios vividos por Francisco. 

É uma das visitas mais emocionantes que você vai fazer na sua vida. Além dos restos mortais, ali estão expostos alguns dos poucos pertences de São Francisco. 

3-Catedral de São Rufino

Este é o Duomo de Assis, local onde foram batizados Clara e Francisco. Em sua arquitetura, o estilo romano clássico, com uma fachada lindíssima! Já em seu interior, é possível ver obras de arte, como afrescos, órgãos e imagens. 

Roteiros Personalizados

Mas o encontro com São Francisco acontece, mesmo, diante das fontes de batismo. Elas permanecem ali, intactas, e recebem milhares de peregrinos e devotos de São Francisco. 

4-Santuário de Chiesa Nuova

Chiesa Nuova quer dizer nova igreja. Neste sentido, o santuário foi construído por frades franciscanos sobre o que um dia foi a casa onde nasceu São Francisco de Assis. Apesar de a casa ter sido destruída, ao visitar Chiesa Nuova você verá que alguns aposentos permanecem intactos! 

Foi neste local onde o pai de Francisco o prendeu por ter escolhido a vida de pobreza e simplicidade. Segundo a história, Francisco fora libertado por sua mãe, movida pela compaixão. 

Em seu interior, há uma cruz grega e uma cúpula central. Enquanto do lado de fora, os pais de São Francisco são retratados em bronze. 

5-Eremo delle Carceri

Antes do tempo de São Francisco, Eremo delle Carceri era um lugar onde viviam eremitas. Mais tarde, foi um dos locais de retiro onde Francisco e seus discípulos passaram um tempo. 

SAMSUNG CSC

Para chegar ali, você deve pegar um caminho de 4km, saindo do centro de Assis, e subir no Monte Subasio. Embora um pouco afastado, sua visita será recompensada pela tranquilidade, beleza e harmonia da natureza local.

6-Rivotorto

Rivotorto é um santuário onde aconteceu um milagre franciscano. A história diz que São Francisco teria cruzado o local em uma carruagem de fogo, quando na verdade ele estava em Assis aguardando uma audiência do Bispo Guido II. Este milagre está estampado logo na fachada. 

A construção atual carrega traços de arquitetura gótica, mas tomou essa forma após sofrer danos com o terremoto que destruiu a região, em 1854. No interior, além dos belos cenários, você verá afrescos e obras de arte. 

7-Porziuncula

 

Dentro da igreja de Santa Maria degli Angli, encontramos uma pequenina igrejinha chamada Porziuncula, lugar onde morreu São Francisco.

 

Igreja de Santa Maria degli Angeli

A Porziuncola é um dos pontos de peregrinação mais importantes da região, se não o mais. Esta igreja foi reformada pelo próprio São Francisco, quando foi expulso de casa por seu pai. Uma das coisas mais impressionantes é o estado de preservação, visto que é uma obra antiquíssima e muito preciosa!

Durante o ano todo, milhares de peregrinos e fiéis passam por ali. Segundo a tradição, qualquer pessoa que entrar na Porziuncola terá o perdão dos pecados. 

8-Oratorio di San Francesco Piccolino

No centro de Assis, não muito longe da Chiesa Nuova, fica o Oratório de São Francisco Piccolino, um dos lugares mais significativos do franciscanismo e do mundo cristão, desde o século XIII. Podemos dizer que foi o local onde nasceu o santo, segundo escrituras que estão nas paredes.

O interior do oratório é caracterizado por uma abóbada de pedra rústica, muito semelhante à da Porziuncola e San Damiano, e ao longo dos anos as paredes foram cobertas com afrescos.

 

9-San Damiano

Após ouvir o chamado divino da cruz de San Damiano, São Francisco atendeu ao pedido de Cristo e reformou esta pequena capela. Embora esta conversa tenha acontecido na capela, a cruz original é a que está na Basílica de Santa Clara. 

Mais tarde o local se tornou sede das ‘mulheres pobres’, junto a Santa Clara. Além de visitar a capela, os fiéis e peregrinos passeiam pela região e pelo complexo. 

 

10-Santa Maria Maggiore

A igreja ergue-se acima dos restos de um edifício romano, da tradição identificada como a casa do poeta Propércio. Foi ali onde São Francisco fez o gesto simbólico de tirar as roupas, quando contrariou seu pai e fez o voto de pobreza. 

Por fora, uma simples fachada com pedras claras. Por dentro, afrescos que contam histórias bíblicas, que mesmo tendo sido destruídos pelo terremoto, continuam preservados e muito bonitos.

Viu só como Assis impressiona? Ao contrário do que indica o tamanho da cidade, há muita história e muitos lugares para serem visitados. Logo, vale a pena separar mais de um dia de viagem. É muito comum as pessoas se frustrarem por terem pouco tempo em Assis. 

Quando for programar sua viagem, confira as dicas sobre Assis que dei neste post.

Você já fez alguma peregrinação? Passou por quais lugares? Me conte aí nos comentários! 

Leia também:

10 dicas para organizar sua primeira viagem para a Itália!

Os 10 lagos mais bonitos da Itália!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui