Na hora de planejar uma viagem para a Itália talvez o maior dilema do viajante seja escolher quais as cidades que servirão de base para seu itinerário (aquelas onde deverá reservar hotéis) e quais que pode visitar num bate e volta.

Regras para bate e volta

Bolonha, por ser o maior ponto de intersecção ferroviária e de autoestradas da Itália, é uma cidade ideal para montar um quartel general e visitar, inclusive cidades que estão em outras regiões.

Para não errar, siga essas regrinhas:

  • o destino deve estar no máximo a uma hora e meia de distância de sua base;
  • leve em consideração que imprevistos acontecem, como por exemplo trânsito na estrada, atraso do trem ou problemas  com o carro. E isso pode aumentar o tempo de deslocamento e diminuir o tempo de visita no seu destino;
  • prefira ir à cidades pequenas, que não exijam mais que um dia de visita para serem exploradas. Uma viagem de Bolonha para Florença, por exemplo, leva somente 40 minutos de trem, mas um dia só em Florença é insuficiente para conhecer a cidade adequadamente;
  • se for fazer bate e volta de trem, hospede-se perto da estação ferroviária e compre os ingressos antecipadamente;
  • se for fazer bate e volta de carro, retire o carro alugado no dia anterior e saia o mais cedo que puder.

Bate e volta a partir de Bolonha

Abaixo estão 3 bate e voltas que escolhi para vocês fazerem a partir de Bolonha, dentro da região da Emilia Romagna.

1 – Bate e volta à Ferrara

2 – Bate e volta à Dozza

3 – Bate e volta à Modena


1 – Ferrara

bate e volta a partir de Bolonha

bate e volta a partir de Bolonha

As crianças adoraram visitar o Castello Estense em Ferrara – bate e volta a partir de Bolonha

Distância:  55 Km
Tempo de viagem: 55 minutos de carro ou 20 minutos de trem
De carro: venha pela A13 (Bologna-Padova), pegue a saída Ferrara sud ou Ferrara Nord  e estacione em um dos estacionamentos da cidade (o Parcheggio Ex-Mof é gratuito).
De trem: com os trens Frecciargento ou Frecciabianca o percurso dura 20 minutos (o bilhete custa 11,50 Euros). Da estação, caminhe por mais 20 minutos ou pegue uma das linhas de ônibus (1, 2, 3C, 4C, 9 ou 21) até o centro histórico.

Sobre Ferrara: Ferrara foi fundada no século VI como porto fluvial.  A partir do século X foi governada pela família Este e se transformou num importante centro comercial.

O centro histórico é um dos exemplos de cidade medieval mais bem conservados de toda a Itália, com inúmeros monumentos, igrejas, estradas históricas e até mesmo um castelo.

Leia aqui no blog o post com informações sobre a cidade 
Ferrara: como chegar, o que ver, onde comer

2 – Dozza

bate-volta-bolonha-02

Dozza é um burgo medieval, uma opção inusitada de bate e volta a partir de Bolonha

bate e volta a partir de Bolonha

Distância:  40 Km
Tempo de viagem: 45 minutos de carro ou 1h30 de ônibus
De carro: venha pela A14/E45, siga pela SP19 e SS9 até Dozza. Estacione fora dos muros do burgo.
De ônibus: pegue o ônibus nº 101 na Autostazione de Bologna (Piazza XX Settembre, 6), desça em Piro Piro e pegue o ônibus nº 147 até a parada de San Lorenzo; de lá são mais 5 minutos de caminhada até o burgo de Dozza.

Sobre Dozza: Dozza é um dos burgos mais bonitos da Itália. Suas ruas sinuosas mantém o traçado original medieval. As fachadas das casas são pintadas por importantes artistas, que a cada dois anos – sempre no mês de setembro dos anos ímpares – invadem o burgo para mostrar sua arte.

No topo do burgo encontra-se a Rocca Sforzesca uma fortaleza do século XIII transformada em residência senhoril em 1594. Pode-se visitar a sala das armas, a prisão, a sala de tortura e as torres de onde os soldados tinham uma visão privilegiada de todo o território.

No subterrâneo da Rocca encontra-se a sede da Enoteca Regionale dell’ Emilia Romagna, com mais de 800 rótulos de vinhos selecionados e onde pode-se fazer degustação de vinhos com sommeliers.

3 – Modena

bate e volta a partir de Bolonha

Modena: uma excelente cidade para bate e volta a partir de Bolonha

Distância:  45 Km
Tempo de viagem: 55 minutos de carro ou 25 minutos de trem
De carro: venha pela A1/E35 e pegue a saída Modena Sud para ir ao centro histórico
De trem: opte pelo trem Regionale Veloce que possui a tarifa mais baixa (3,75 Euros) e faz o percurso em meia hora

Sobre Modena: o centro histórico possui palácios suntuosos – como o Palácio Real –  e museus interessantes – como a Galleria Estense. Mas as principais atrações são: o Duomo e a Piazza Grande, considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Na cidade também encontra-se o Museo Casa Natale Enzo Ferrari, com carros antigos e uma arquitetura incrível, cujo teto parece o capô de um carro!

Leia aqui o post sobre os museus da Ferrari

banner-afiliados

Leia também:

Todos os posts sobre Bolonha

Bate e volta a partir de Veneza, no blog Italia per Amore

 Bate e volta a partir de Florença, no blog Viva Toscana

Bate e volta a partir de Milão, no blog Milão nas mãos

Bate e volta a partir de Roma, no blog Roma pra Você

IMG_2773

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

8 Comentários

  1. Cleusa Maradei Aletto on

    Sobrigada, Ana. Meu marido e eu estamos em Roma e na 2afeira iremos passar 10 dias em Bologna! Adoramos as dicas!!!

  2. Olá Ana! Vou passar a Pascoa em Bolonha e gostaria de saber se há alguma celebração especial durante a Semana Santa lá mesmo ou na região, que valha a pena assistir. Fico cinco noites em Bolonha e depois tenho mais 04 dias livres, só que não consigo me decidir para que outra cidade ir. Voce pode me dar alguma sugestão? Meu voo de volta sai de Bolonha dia 21/04 ao meio dia

Deixe uma Resposta