Siena é uma das principais cidades da região da Toscana. Construída sobre 3 colinas, seu centro histórico mantém até hoje o traçado estreito e sinuoso típico das cidades medievais e por este motivo é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

futurodalcuoreantico_600x389

No século XIII, Siena era tão rica e grande quanto Londres ou Paris e apesar de não ter acompanhado o desenvolvimento destas, ainda é dona de uma enérgica efervescência cultural.

Animando as vielas escuras do centro histórico estão os milhares de estudantes da Universidade de Siena e da Universidade para Estrangeiros. São eles que trazem o futuro para uma cidade do passado.

Abaixo você encontrará dicas para conhecer Siena.

turismo-siena

Como chegar

De carro são 70 Km a partir de Florença pelo Raccordo Autostradade Firenze-Siena. Estacione o carro fora do centro histórico em um destes estacionamentos:

– Parcheggio Il Campo, Via de Fontanella – perto da Torre del Mangia

– Parcheggio Santa Caterina, Via Esterna di Frontebranda – perto do Duomo

De trem, a viagem dura uma hora e meia a partir de Firenze, com troca de trem em Empoli.

O que ver

O centro histórico de Siena é pequeno e você pode conhecer as principais atrações a pé.

Encravada no centro histórico está a famosa Piazza del Campo, cuja forma parece uma concha ou, como preferiu descreve-la o filósofo Titus Buckhardt, se assemelha ao manto de Nossa Senhora, que se alarga e toca os palácios à sua volta.

É nesta praça que acontece a mais famosa corrida de cavalos do mundo: o Palio di Siena, um ritual em louvor a Madonna que acontece duas vezes por ano desde o século XVII (2 de julho e 16 agosto) e movimenta toda a cidade.

No fundo da praça está a Torre del Mangia (102 metros), símbolo do poder civil de Siena que foi construída em sua época áurea, quando a cidade ainda lutava contra o domínio de Florença.

A torre está colocada na parte mais baixa da praça, mas consegue dominar de um modo tão desconcertante a paisagem que parece que foi colocada sobre uma colina.

torre-del-mangia-siena

Existem outros edifícios de grande importância arquitetônica na praça, entre eles o Palazzo Pubblico, construído entre os séculos XIII e XIV para acolher os Nove Senhores que governavam a República de Siena.

Hoje o edifício é sede do  Museu Cívico, que possui obras importantes de artistas locais. A Cappella del Palazzo é toda afrescada com passagens da vida de Nossa Senhora: a Anunciação, a morte da Virgem, a dor do apóstolos, o funeral da Virgem e sua Ascensão. Imperdível!

Do lado oposto ao Palazzo Pubblico está a Fonte Gaia (1409-1419), feita em mármore  com esculturas de Nossa Senhora circundada das virtudes, a criação de Adão e sua expulsão do Paraíso.

Construída onde antigamente se situava o templo pagão dedicado a Minerva, a catedral de Siena, ou Duomo, é uma das igrejas mais bonitas que eu já entrei…e olha que eu já entrei em igreja bonita na Itália, hein!

Roteiros Personalizados

duomo-siena

siena

Vai ser difícil escolher pra onde olhar primeiro, mas eu te ajudo: olhe para baixo.

O chão em mármore é composto de 56 quadros que representam histórias bíblicas, sibilas, virtudes e outras passagens históricas importantes.

chão-duomo-siena

Bem em frente à escadaria do Duomo, foi construído o primeiro hospital de Siena. Santa Maria della Scala foi, a princípio, abrigo de pobres, peregrinos e crianças abandonadas. No decorrer dos séculos ampliou suas funções assistenciais e se transformou num moderno hospital. Hoje abriga museus, espaços culturais e centros de pesquisas.

santa_maria_della_scala_600x38

Para informações sobre horários de abertura e compra de ingressos para as atrações descritas acima, clique aqui.

Onde comer

Contrariando minha dica de se afastar de praças muito turísticas para comer bem, o La Mossa é uma tratoria interessante, bem na entrada da Piazza del Campo oferece pratos da culinária local a preços convidativos. Nada muito especial, mas com um bom custo-benefício.

Para algo especial, escolha a Trattoria Le Logge, a 400 metros da Piazza del Campo, a casa é frequentada por celebridades e vips italianos e a comida é ótima.

Mapa da cidade

Clicando no mapa abaixo você poderá encontrar a localização de todos os hotéis, restaurantes e atrações deste post.

Onde dormir (clique no nome do hotel para ir ao link de reserva)

Centro histórico:

Villa del Sole – uma pousada simples e elegante.

Il Battistero Siena – Bed & breakfast charmoso.

Hotel Athena – um quatro estrelas com estacionamento.

Fora da cidade:

Certosa di Maggiano – agriturismo a apenas 2 Km do centro de Siena. Os quartos eram antigas celas monásticas.

Villa Scacciapensieri – hotel nos arredores de Siena, com vista para as colinas do Chianti.

Para continuar sua pesquisa de hotéis na Toscana, clique aqui no banner abaixo:

O blog ITALIAna é afiliado do Booking, isto significa que de cada reserva feita a partir do blog, recebemos uma pequena comissão. É importante salientar que ao reservar a partir do blog, NÃO HÁ ALTERAÇÃO NENHUMA DO VALOR DO PREÇO, muito pelo contrário! Você pode conseguir tarifas com descontos na maioria dos hotéis. Isto quer dizer que você não pagará nada a mais por isso e ainda estará ajudando a manter o o blog no ar, com conteúdo de qualidade!

LEIA TODOS OS POSTS SOBRE A TOSCANA, CLICANDO AQUI.

15 COMENTÁRIOS

  1. Excelente post Ana! A melhor maneira de ir de Florença para Siena e com o ônibus da Sita. A rodoviaria da Sita fica atràs da estação Santa Maria Novella e de deixa exatamente no centro histórico de Siena. Tem onibus toda hora e o passeio é super tranquilo.

    Um abraço!

  2. Oi ana, adorei a novidade do layout novo e amei este post de Siena, cidade com uma energia e qualidade de vida incríveis! Apesar de morar perto, há anos não a visito… vc me deixou com vontade, vou me programar… Um bj pra vc! Denya

  3. Oi Ana!

    Adorei a dicas.
    Estou indo para lá no próximo dia 11 e, tenho certeza, de que será de grande valia tudo que li aqui…
    Imprimindo a página e levando comigo…rs

    Grazie mille

    Bacio

    Rosana

  4. Olá Ana,
    Estamos indo a Firenze no próximo dia 02/05 e de lá iremos para Roma de carro, tínhamos programado passar em San Giminiano. Montepuchano e dormimos em Montalcino, no outro dia rumaremos para Roma passando por Siena. Podes me dizer se isto funciona e me dar algumas digas? Obrigadinha

  5. Estive em Siena mês passado,amei a cidade pena que só de passagem.Estavamos indo de Montalcino para Florença.Estrada encantadora da Toscana e lugares lindíssimos.Espero voltar outra vez.Italia é tudo maravilhoso,fiquei encantada.Seu blog é ótimo.Parabens.Abrços.

  6. Ola Ana Cristina, concordo com vc, O Duomo de Siena é maravilhoso!!!! Fiquei impressionada com os desenhos biblicos no chão e as paredes tds de marmore em preto e bco, mta riqueza. Não gostei mto da Piazza del Campo achei suja, mtos camelôs , a fonte mto suja tbém, enfim… tem outras coisas bonitas. bjo

  7. Bah,
    Muito legal Ana.
    Sou do Rio Grande do Sul com família provinda da Calábria.
    Indo fazer uma viagem de norte a sul da Itália por 55 dias, incluindo Sicília..
    Alguma dica de Torino?
    Grazie mille

    • Que bacana Antonio!! Tenho muitas dicas de Torino mas não tenho post ainda!!! O que gostaria de saber?
      Ana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui