Poder, política, prestígio e paixão. Assim é definida a corrida de cavalos mais famosa do mundo, em um filme de Cosima Spender sobre o Palio di Siena. 

O Palio é o evento mais importante em Siena e acontece todos os anos em 2 de julho e 16 de agosto. Sem dúvida alguma é um evento muito emocionante, onde os jóqueis são o centro das atenções e o público experimenta muita ansiedade. 

Você também poderá gostar:

Guia completo para a cidade de Siena!

Conheça as 10 praças mais bonitas da Itália!

Lista de Patrimônios da Humanidade na Itália!

O melhor da gastronomia Toscana!

De forma resumida, os vários contrade sienenses, ou áreas em que a cidade é dividida, desafiam uns aos outros em uma corrida de cavalos apaixonada, no coração da cidade: a Piazza del Campo.

Dos vários distritos que já existiram, apenas 17 sobraram: 

Águia, Caracol, Onda, Pantera, Floresta, Tartaruga, Coruja, Unicórnio, Concha, Torre, Carneiro, Lagarta, Dragão, Girafa, Porco-espinho, Loba e Ganso.

Assim, cada distrito tem cores únicas e representa uma área da cidade. Tanto que ao caminhar pelas ruas de Siena, você vai saber em que distrito você está: basta observar as bandeiras e emblemas exibidos ao longo da rua. 

As origens do Palio estão em um passado distante. Alguns registros históricos indicam corridas de cavalos em Siena já ocorrendo no século VI! 

É uma beleza enorme ver como a tradição é marcada na vida das pessoas, desde o nascimento. Os sienenses são bem participativos e estão tanto na organização, como na corrida em si. 

Já deu pra sentir a emoção? Continue lendo para saber as origens dessa tradição longínqua. 

Palio di Siena: O Evento 

Primeiramente, devo reconhecer que o Palio é um evento complexo. Isso porque com o passar dos séculos, novas regras foram sendo criadas e somadas às tradições e costumes locais. Inclusive, alguns costumes são conhecidos apenas pelos membros dos distritos! 

Abaixo, você verá algumas das principais regras e tradições do Palio, o que vai ajudar a entender melhor o evento.

Durante a ocasião especial, a Piazza del Campo fica preparada para a corrida: um enorme círculo de areia é feito em volta da praça, funcionando como pista para os cavalos. 

.

Dez dos dezessete contrades participam da corrida: sete são os que não participaram da corrida anterior naquele dia, enquanto os outros três são sorteados.

O Palio acontece durante 4 dias: o primeiro dia é para o “Tratta”, ou o desenho dos lotes e atribuição dos cavalos para cada um dos Contrade. Portanto, cada Contrade escolhe seu jóquei, mas não o cavalo; os cavalos são desenhados e conhecidos apenas neste momento, 4 dias antes da corrida!

Antes da corrida oficial, acontecem outras 6 corridas eliminatórias, uma pela manhã e uma pela tarde. 

Roteiros Personalizados

O quinto julgamento, noite anterior ao Palio, é chamado de prova gerale. Já o último, que acontece na manhã da corrida principal, é chamado de provaccia, ou julgamento ruim.

Quanto ao equipamento, os jóqueis sempre montam seus cavalos sem sela, no pelo.

Finalmente, o ganhador leva um prêmio conhecido como Drappellone, ou grande cortina (em português). Trata-se de uma grande pintura que fica exibida nos museus de cada contrada. 

O dia do Palio

No dia da corrida, a cidade fica em euforia: bandeirinhas coloridas, multidões muito animadas e os turistas acabam sentindo o mesmo frio na barriga que os participantes!

Por volta das 8 da manhã, na capela ao lado do Palazzo Comunale, acontece a “Messa del fantino”, ou missa para os jóqueis de cavalos. Logo após, o último julgamento acontece na Piazza del Campo, aqui chamada de “provaccia”.

Mais tarde, no Palazzo Comunale, acontece a “segnatura dei fantini”. É quando os nomes dos jóqueis são confirmados e não podem mais ser substituídos.

Durante a tarde, cada contrada realiza uma cerimônia de bênção de seu cavalo e depois se junta ao grande desfile, com trajes históricos. 

Pouco depois da caminhada, a explosão de um foguete sinaliza a entrada dos cavalos na praça. À medida em que os jóqueis saem, eles recebem chicotes para cutucar o cavalo ou atrapalhar os outros oponentes da corrida.

Il Palio: A Corrida Emocionante

Em clima de pura adrenalina, a corrida começa no “Mossa”, uma área montada na praça delimitada por dois longos pedaços de corda grossa. 

A fase inicial dentro da “Mossa” é mais complicada do que parece, já que o espaço é pequeno e os cavalos estão bem próximos um do outro. As rivalidades são profundas dentro dos Contrades e a competição é acirrada. O pior resultado é ver o “inimigo” vencer a corrida. 

Se tudo corre bem, a corrida pode começar a qualquer instante. Os cavalos devem correr três voltas ao redor do Campo, vencendo pontos perigosos, como a curva muito estreita de San Martino, onde as colisões entre a parede e os cavalos levaram a muitas quedas no passado (a principal razão pela qual muitos ativistas animais se opõem ao Palio).

O primeiro cavalo a cruzar a linha de chegada, mesmo que sem o seu jockey, vence a corrida. O vencedor recebe o Drappellone, enquanto os membros vitoriosos da Contrada se dirigem à Igreja de Provenza (depois da corrida de julho) ou ao Duomo (depois da corrida de agosto) para o “Te Deum” ou oração de agradecimento.

Dica da Ana

Embora o Palio seja um evento gratuito, muitas pessoas, agências e donos de coberturas com vista privilegiada vendem ingressos para quem quer um bom lugar. Caso você não queira comprar ingressos, chegue bem mais cedo. 

Este é o principal evento de Siena, talvez o motivo pelo qual a cidade fica lotada! 

Se você gostou dessa dica e quer incluir Siena em seu roteiro, veja outros artigos sobre a Toscana e planeje uma viagem cheia de surpresas!

Leia mais:

Os 10 lagos mais bonitos da Itália!

Onde dormir em Florença?

Gostou deste post? Salve ele no seu Pinterest!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui