Em meio aos belíssimos cartões postais da Toscana, está Lucca, uma cidadezinha que já foi um importante centro em diferentes épocas. Ainda hoje, recebe peregrinos que fazem o caminho da Via Francigena, que ao passar por ali podem se encantar com as belezas guardadas pelos muros. Veja aqui o que fazer em Lucca!

A origem de Lucca está na época romana, quando a cidade era considerada um importante centro para o Império Romano. Inclusive, já foi local de encontro para ninguém menos que Caio Giulio Cesare, Marco Licionio Crasso e Gneo Pompeo Magno: o primeiro triunvirato. 

Você também poderá gostar:

Conheça os principais vinhos da Toscana!
Cidades termais para lavar o corpo e a alma!
Aula de culinária com uma cheff toscana!
Pratos regionais da Toscana!

Mas a importância de Lucca como um grande centro não acabou com o Império Romano. A cidade também foi destaque no durante o período do Reino. Isso porque o Duomo da cidade passou a abrigar uma relíquia sacra, o Volto Santo. Posteriormente, na Idade Média, Lucca foi um importante centro comercial, ficando no mesmo patamar que Florença

Depois de também ter seu próprio ducado e ser tomada por Napoleão Bonaparte, hoje, Lucca é um centro riquíssimo em arquitetura, cultura e tem seus monumentos muito bem preservados. Isso sem falar na gastronomia, que é outro carro chefe dessa pequena cidade. 

Tendo isso em mente, essa postagem vai falar um pouco dos principais pontos de Lucca. Assim você poderá ter motivos de sobra para adentrar aquelas muralhas.

O que fazer em Lucca

Embora seja uma cidade pequena, Lucca proporciona surpresas o tempo todo! A seguir, vamos falar um pouco sobre os principais pontos da cidade.

A Muralha de Lucca

Foto de VisitTuscany.com

Uma das coisas mais incríveis de se ver em Lucca são as muralhas que cercam a cidade. Desde a construção, em 1504, ela nunca foi usada para funções defensivas. Pode ser que por isso elas estejam praticamente intactas e guardam todo aquele tesouro. 

Caminhar pela muralha toda não vai tomar muito do seu tempo. De quebra, você vai ter vista privilegiada de muitos pontos da cidade, como as principais torres. Além disso, o caminho é super agradável e repleto de áreas verdes. 

Duomo di Lucca

Lucca também tem seu Duomo, que é dedicado a São Martinho. É ali onde está guardado o Volto Santo, um crucifixo preciosíssimo que foi levado da Terra Santa, no século VIII. Por isso a cidade faz parte da rota dos peregrinos que percorrem a Via Francigena. 

Mesmo que você não seja religioso, o Duomo, assim como muitas outras, já é um belíssimo monumento a ser admirado. 

Via Fillungo

Essa via vai terminar em outro ponto obrigatório de Lucca. Por isso, ela é um excelente itinerário para chegar até a Piazza dell’Anfiteatro.

Ao percorrer a Via Fillungo, terá caminhado pela principal via da cidade, cruzando todo o centro histórico. Você vai testemunhar a arquitetura medieval, fachadas históricas e conhecer lojas e parte do comércio local. 

Piazza dell’Anfiteatro

A Piazza dell’Anfiteatro é onde aconteciam as lutas entre gladiadores e feras — nada a ver com os restaurantes e cafés que ficam ali hoje. Mas como todo o resto da cidade, o lugar está muito bem preservado! 

Ao chegar ali, podemos ver as entradas por onde os bravos lutadores chegavam para combater as feras. Já pensou? 

Roteiros Personalizados

Torre Guinigi

Essa torre chama a atenção, pois tem jardins maravilhosos em seu topo. Nem preciso dizer que é um dos melhores lugares para se admirar Lucca, não é mesmo?

Com mais de 40 metros de altura, a Torre Guinigi representa bem as construções da cidade. Na época em que foi construída, no tempo medieval, as torres simbolizavam riqueza. Logo, quanto maior a torre de uma propriedade, mais rico seria o seu dono. 

Pallazzo Pfaner 

Embora a família Pfaner tenha de fato habitado o palácio, no século XIX, ele foi construído bem antes, no século XVII. Foi ali onde funcionou a Cervejaria Pfaner, uma das primeiras de toda a Europa! 

Hoje, se você visitar o Pallazzo, vai ver uma bela exposição com pertences antigos das famílias que moraram ali. Isso sem falar no jardim: ele é repleto de estátuas de deuses romanos. 

Torre delle Ore 

Outra torre bem conhecida na cidade, a Torre delle Ore tem um relógio medieval que ainda marca as horas de Lucca. A melhor notícia é que além de admirar a arquitetura dos pés da torre do relógio, você pode subir até o topo.

Uma vez no topo, você terá uma vista lindíssima da cidade, principalmente da Via Fillungio! 

Casa di Puccini 

Aos amantes da música clássica, um pouco da história do compositor Giacomo Puccini fica na casa onde ele nasceu, em Lucca. Certamente um dos grandes nomes da cidade, Puccini compôs óperas como Turandot e La Boheme. 

Piazza Napoleone

A praça principal da cidade é a Piazza Napoleone, chamada pelos locais de Piazza Grande. O próprio nome já indica que ela foi dedicada a Napoleão, sob ordem de sua própria irmã, Elisa Bonaparte. 

É ali onde fica o Palazzo Ducale, um prédio imponente e que hoje tem funções governamentais. 

Lucca: terra de surpresas

Para muita gente, Lucca é um destino surpresa que acaba sendo considerado no meio de uma viagem. Mas se você já sabe que a cidade é um charme, por que não programar para passar por ali?

Assim como Florença, a cidade é um excelente destino para quem vai à Toscana! Me conte nos comentários, qual parte de Lucca você mais ficou com vontade de conhecer? Vamos programar sua viagem?

Leia também:

Agroturismo na Toscana: o que é e onde se hospedar?
Castelo Banfi, almoço e passeio pela vinícola!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui