GIORGIO ARMANI, estilista, empreendedor, visionário, já foi o designer de moda independente mais bem conceituado do mundo.

Destacou-se por transformar peças de roupas masculinas em roupas femininas, inovando no corte, tecido e acabamentos.

Se você, como eu, é fã do trabalho de Armani…bom…esse “museu” deve estar no topo da sua lista quando for a Milão. Vamos visitar Armani Silos comigo?

Armani Silos

ARMANI SILOS nasceu para festejar os 40 anos de Giorgio Armani no mundo da moda. Para a sede de seu novo espaço expositivo, escolheu um ex-armazém de grãos da Nestlè (silos), construído nos anos 50. Não à toa. Giorgio criou um “link” entre os grãos outrora armazenados ali e a moda: ambos são necessários para a vida.

Mesmo se você estiver perdido na zona Tortona, onde Armani Silos está, tenho certeza que ao avistar o edifício você vai dar um grito: “só pode ser esse!”. Cinza, elegante, de linhas retas e uma imponente simplicidade. É a casa perfeita para os modelitos morarem.

Projetado por Tadao Ando (famoso arquiteto japonês autodidata), o museu é composto de 4 andares, num total de 4500 m².

Armani silosO percurso expositivo apresenta uma retrospectiva de quatro décadas do estilo Armani, através de 600 peças de roupa e 200 acessórios.

Armani Silos

Este percurso não segue uma ordem cronológica, mas conta a história e as inspirações do estilista subdivididos por temas: Stars e Daywear. Exotismo, Cromatismo, Luzes.

Conforme você vai subindo, a mostra só melhora! Mas daí você chega no terceiro andar e pah! quase cai rolando de costas de tanta beleza! Eu achei o 3º andar es-pe-ta-cu-lar! Fiquei ali babando um bom tempo…

Térreo: Stars e Daywear

Equilíbrio, discrição, cores neutras e tecidos masculinos trabalhados para que tenham caimento perfeito nas peças femininas.

Primeiro andar: Exotismo

Tecidos fluidos com estampas floreais e inspiração oriental fazem parte desta área de peças super femininas.

Segundo andar: Cromatismo

Desenhos geométricos em preto e branco.

Terceiro andar: Luzes

Sobreposição de tecidos transparentes, como organza e chiffon dão um ar de leveza, mistério e elegância aos vestidos expostos nesse andar.

Armani SilosArmani Silos

Armani Silos

No terceiro andar mesmo, você encontra um arquivo digital com os croquis de alguns vestidos, fotos de desfiles e de campanhas publicitárias. Ótimo para quem quer se aprofundar no mundo Armani.

O espaço também serve para mostrar temporárias de arte e fotografia. Tem também um café bem charmoso no térreo.

Na prática

Valor dos ingressos

O ingresso custa 12 Euros sem áudio-guia e 15 Euros com áudio-guia.

Roteiros Personalizados

Visitas guiadas

As visitas guiadas particulares (inclusive em português) custam a partir de 130 Euros e duram uma hora e meia aproximadamente.

As visitas guiadas em grupo podem ser feitas em inglês (às 17 horas) ou italiano (às 15 horas) e custam 7 Euros + ingresso.

Para as visitas guiadas, é aconselhável fazer a reserva pelo site: guidedtours@armanisilos.com

Endereço: Via Bergognone, 40

Como chegar: com o tram (bonde) 14 até Piazza del Rosario ou de metrô até a estação Porta Genova e depois à pé.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui