Verona é a segunda maior cidade da região do Veneto e uma das mais prósperas do norte da Itália.

Em seu centro histórico podemos encontrar maravilhosas ruínas romanas ao lado dos palazzi construídos pelos governantes medievais da cidade; modernas lojas de marca ao lado de antigas botegas de vinho.

Verona merece mais do que um dia para ser descoberta, mas, se você puder ficar por lá um dia só, eis o que deve ser feito.

Roteiro de um dia por Verona

9:00 Piazza Bra

Atravesse a Porta Bra, que uma dia separou a cidade do campo e comece o dia com um brioche e um cappuccino em um dos bares charmosos do Liston (a calçada que margeia a praça ao lado oeste).

A praça é circundada pela Arena (o anfiteatro romano) e por edifícios construídos entre 1400 e 1700, além do Palazzo Gran Guardia Nuova, sede da prefeitura.

Passeie pela praça com calma, admirando toda a sua beleza.

SAM_5751_600x450

10:00 Arena di Verona

Aproveite para conhecer o terceiro maior anfiteatro romano do mundo, construído no século I d.C.

Assim como no Coliseu, em Roma, os gladiadores te esperam para a sessão de fotos. Aqui eles são mais gentis que os gladiadores romanos e, se você tiver vontade de ter uma foto com eles, combine o preço antes, para evitar constrangimentos.

Aconselho o aluguel do audioguia, para garantir o aprendizado da parte histórica da Arena.

SAM_5747_600x450

11:00 Hop on/ Hop off bus

A partir das 10 horas, a cada hora, um ônibus da City Sightseeing parte da Piazza Bra.  Não sou muito fã destes ônibus, mas como o roteiro é de um dia só, acho que ele pode te dar um bom panorama geral da cidade. Prefira a linha B do ônibus.

O percurso passa pela Tomba di Giulietta, Santuario Maddona di Lourdes, Duomo e Piazza delle Erbe. Faça o percurso completo para ter um panorama geral da cidade e de sua história. Desça na Piazza delle Erbe.

12:00 Piazza delle Erbe e Torre dei Lamberti

A praça mais antiga de Verona, onde a vida política e econômica romana acontecia, hoje abriga barraquinhas charmosas de artesanato e artistas de rua.

Preste atenção na fonte da praça, que possui uma estátua, a Madonna Verona, que é uma estátua romana dde 380 d.C.

Se for corajoso e não tiver medo de altura, suba na Torre dei Lamberti. A torre medieval de 84 metros ainda é a construção mais alta da cidade e testemunhou o poder e a riqueza de tal família.

13:00 Almoço

Sugiro um almoço na Antica Bottega del Vino, uma das mais antigas da cidade!

Experimente a Polenta con Baccalà Mantecato ou Bigoli con l’anatra. Divinos!

IMG_1041_600x450

15:00 Casa da Giulietta

Estamos cansados de saber que Giulietta não morou ali, mas, estando em Verona, o que custa entrar nesta brincadeira?

Roteiros Personalizados

Não deixe de prender um cadeado com o nome de seu amor nos portões da casa. Aproveite para um passeio ao longo do rio Adige, ali pertinho. Admire de perto a Ponte Pietra, construída em época romana.

IMG_1031_600x450

SAM_5801_540x720

17:00 Via Mazzini

Passeie tranquilamente por esta rua que liga a Piazza Erbe e  Piazza Bra e que possui muitas lojas, cafés e edifícios importantes.

Acesse o mapa!

Leia também:

Roteiro de um dia por Veneza
Roteiro por Padova

14 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ana!!!

    Primeiro, parabéns pelo Blog. Tenho utilizado cada vez mais em busca de suas informações. É muito bom poder fazer o meu trabalho com o apoio de informações com 100% de confiança.
    Como você mesma cita, Verona tem potencial para mais do que um dia de visita. Tenho um casal de meia idade com 2 e 1/2 ( o meio dia é o de chegada) dias em Verona, o que acrescentaria? Ou talvez dividisse um pouco as visitas?
    Muito obrigada….. abs

    • Oi Silze, fico muito feliz de poder ajuda-la!
      O Roteiro de um dia por Verona é bem corrido e poderia tranquilamente ser dividido em um dia e meio.
      Para o outro período sugiro que conheçam o Teatro Romano, a Chiesa di San Fermo, o Duomo e Castelvecchio.
      Espero ter ajudado!
      Baci,
      Ana

  2. Olá Ana!!
    Estamos planejando uma viagem em torno de 10 dias.
    Gostaríamos de conhecer a fábrica da Ferrari e o sonho do meu filho que é apaixonado por carros e do meu marido é dar uma volta em uma ferrari. Uma vez eu vi em um site as informações para tal, mas infelizmente não anotei o endereço e agora não consigo localizar. Seria possível passar alguma orientação a respeito?
    Desde já agradeço.
    Adriana

    • Adriana, tudo bem? O blog ITALIAna é parceiro de uma Scuderia da Ferrari cujos proprietários são brasileiros! Vou te passar as informações por email, ok?
      Baci,
      Ana

      • Boa noite ANA. Adoro a Itália!!! Meus amigos em dezembro estarão na Itália e estou montando um roteiro básico pra eles. Fiquei interessada na Scuderia Ferrari, e podia propor pra eles esta experiência. Eles sairão de Milão e sugeri, de carro, Bergamo, Verona(hotel?)e Cortina D’Ampezzo( hotel) Veneza, Toscana, finalizando em Roma. O que acha? Alguma dica? Será de 26/12/18 a 10/01/18. Seu blog é ótimo! Parabéns!!!

  3. Boa noite,
    Em Setembro irei com família e filhos de Venezia a Firenze.
    Farei uma parada (trem) em Verona…
    Gostaria de saber quanto tempo é necessário para ver as maiores atrações de lá, uma vez que devo comprar as passagens antecipadamente… 3 horas é suficiente?
    Em qual estação de trem de Verona devo descer?
    Obrigado
    Paulo

    • Olá Paulo, muito obrigada pelo contato!
      Acho pouquíssimo 3 horas para Verona, mal dá tempo de ir de da Piazza Bra até a Piazza delle Erbe. A estação que deve descer é Porta Nuova. Leve em consideração que precisarão de um local para deixar as malas. Se for realmente ficar pouco tempo em Verona, prefira ir de táxi até o centro.
      Boa viagem!
      Ana

      • obrigado pela gentileza, Ana.
        Na estação ferroviária tem porta bagagens?
        Qual o mínimo de horas dá pra rodar os pontos principais de Verona?
        Muito obrigado,
        Paulo

        • Paulo, não sei te responder sobre porta bagagens na estação. Você pode visitar Verona até em uma hora, mas não conseguirá ver as principais atrações. Priorize o que quer ver no tempo que tiver à disposição! Eu ficaria somente com a Arena e a Pizza Bra em 3 horas.
          Abraços,
          Ana

  4. olá Ana! em primeiro lugar, estou adorando suas informacões, são organizadas e precisas! estou indo de carro de turim ate Veneza e gostaria de dormir uma noite em Verona. vi que os hoteis mais no centro da cidade são bem mais caros e queria saber se eu ficasse em um hotel a 15 mnutos de carro do centro seria facil de estacionar perto da area central? da piazza bra por exemplo?
    Obrigada

  5. Olá querida Ana!
    meu marido quer conhecer o museu da Ferrari e eu quero conhecer Verona. Alguma sugestão de como conciliar os dois?
    Abraço
    Carol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui