Eu tenho um fascínio especial pelos cafés históricos, eles sempre estão no meu roteiro de viagem. Mas nenhum até hoje me trouxe maior admiração do que o Caffè Pedrocchi, em Padova. Ele estava na minha lista de lugares para conhecer havia 2 anos e, quando em julho deste ano passei uma semana inteira em Padova (leia aqui), não só fui conhece-lo, como me tornei frequentadora assídua!
Na verdade, entrar naquele edifício neoclássico construído para abrigar um dos cafés mais antigos (1831) e famosos do mundo poderia ser motivo suficiente para você visitar Padova, mas a cidade tem muito, muito mais a oferecer, confira neste post aqui.
O estabelecimento, que até 1916 funcionou 24 horas por dia, não possuía portas e além de servir como um “corredor” para ir de um lado ao outro da praça, acomodava, além da alta burguesia padovana, os inúmeros estudantes e intelectuais da Universidade de Padova, que fica bem em frente.
O prédio se dividia em duas zonas bem distintas: o Caffè e o Ridotto.
O Caffè podia ser frequentado por qualquer um, já o Ridotto era reservado para a “nata” da sociedade padovana e ali, além de bailes e festas, aconteciam também encontros de negócios e reuniões secretas massônicas.
No térreo, onde fica a cafeteria existem 4 salas elegantemente decoradas: a sala verde, a sala rossa (vermelha), a sala gialla (amarela) e a sala bianca. No pavimento superior (Piano Nobile) funciona hoje o Museo del Risorgimento.
Todo dia passava ali para meu cappuccio/cornetto e como sou fiel a esta dobradinha, acabei não experimentando os outros doces da pasticceria. Mas sugiro que experimentem o café carro-chefe da casa: o Pedrocchino, feito com menta, panna e cacao.
NA PRÁTICA
Onde fica: o Caffè Pedrocchi fica bem no centro histórico da cidade, na Via VIII Febbraio, 15.
Tradição: até hoje mantem a tradição de acolher a todos, isto significa que você pode entrar lá para descansar, ler o jornal, usar gratuitamente o wi-fi e tomar um copo d´àgua sem pagar nenhum tostão!
Site: http://www.caffepedrocchi.it