Uma das maiores riquezas da Itália são seus personagens, que se fundem com a história do país de um modo inseparável e indelével.
Pequeninos grãos de histórias pessoais contribuem para que a Itália seja o que é hoje: um país sem comparações quanto falamos de história, arte e cultura genuína.
Muito provavelmente, ao abrir um livro de receitas italianas você nunca imaginou que, se não fosse Pellegrino Artusi, muitos dos pratos italianos jamais chegariam à mesa de sua casa!
Vou te contar essa história!
O primeiro livro de receitas italianas
Pai reconhecido da moderna cozinha italiana, Pellegrino Artusi ganhou este título sem nunca, efetivamente, ter colocado a mão na massa. Mas fez por merecer!
Nascido em 1820, depois de formar-se foi cuidar dos negócios de seu pai e, para isso, viajava incessantemente por toda a península itálica. Em suas andanças, tinha a oportunidade de experimentar os pratos da tradição culinária de cada uma das regiões do país e se encantou com a riqueza gastronômica de sua terra.
Numa época de grande índice de analfabetos, Pellegrino Artusi se postava ao lado das mammas e anotava cuidadosamente todos os ingredientes e o modo de fazer de cada uma das receitas que lhes era oferecida.
Quando voltava para casa em Florença, sua cozinheira Marietta, executava todas as receitas trazidas pelo patrão. Pellegrino Artusi ficava ao seu lado, experimentava todos os pratos para garantir que haviam ficado tal qual a receita original e organizava cuidadosamente suas anotações.
Em 1891 transformou sua rica coleção em um livro: A ciência na cozinha e a arte de comer bem. Foi um sucesso inesperado e arrebatador! Cartas de mammas que queriam incluir suas maravilhosas receitas no livro de Artusi chegavam às centenas. Ele seguia o mesmo procedimento: Marietta no fogão, ele experimentando tudo, receita anexada na coleção.
Para se ter uma ideia, a primeira edição continha pouco mais de 100 receitas e a última edição do livro conta com 790 receitas tradicionais caseiras e originárias de todos os cantos da Itália!! Uma enciclopédia do COMER italiano.
Casa Artusi
Após a morte de Pellegrino Artusi, seus conterrâneos quiseram homenageá-lo, e assim nasceu a Casa Artusi, muito mais do que uma escola de culinária: um centro de cultura gastronômica, dedicado à cozinha caseira italiana.
No enorme complexo, estão: a cozinha de culinária, uma biblioteca com 52 mil volumes, um restaurante e uma adega.
A escola de cozinha
A escola de cozinha da Casa Artusi acolhe igualmente cozinheiros profissionais e amadores que querem aprimorar suas habilidades culinárias.
Entre os vários tipos de cursos, o que mais se destaca é o curso prático dos pratos tradicionais da região da Emilia Romagna, ministrado por chefs renomados com a ajuda das “Marietas”, as cozinheiras da Casa Artusi, que, com reverência, mantem viva a figura da cozinheira de Pellegrino Artusi.
Festa Artusiana
O amor dos moradores da cidade pelo trabalho de Pellegrino Artusi, chega a emocionar! A minúscula cidade respira e transborda tradição culinária. Não é à toa que o maior festival gastronômico de rua acontece ali, dentro e fora dos muros medievais do castelo que domina a cidade.
Em meio a barracas de comida e produtos típicos da região, música, teatro e dança se encontram para dar ares de capital à Forlimpopoli, uma cidadezinha de pouco mais de 13 mil habitantes.
No centro da cidade existe um castelo fortificado. Os antigos fossos que o rodeiam são perfeitos para que crianças assistam a teatrinhos infantis, brinquem no parquinho ou corram livremente.
No pátio interno do castelo, restaurantes se instalam elegantemente, criando uma atmosfera romântica, para um jantar de sonhos!
Na prática
Livro: A ciência na cozinha e a arte de comer bem – autor: Pellegrino Artusi
Casa Artusi: www.casartusi.it – Via Costa 27/31, Forlimpopoli – Emilia Romagna
Festa Artusiana: http://www.festartusiana.it/
Olá…estarei em Milão na próxima semana, você tem alguma dica de escola ou aula de culinária na região? Existe algum evento gastronômico agendado para as próximas semanas?
Oi Grasi! Tem tanta escola de culinária em Milão. Entre em contato para eu poder ajuda-la de modo mais eficaz: atelie@anagrassi.com.br
Ana