A segunda universidade mais antiga da Itália, a Universidade de Padova, foi fundada em 1222 por alunos e professores que queriam maior liberdade de expressão do que possuíam na universidade de Bolonha (a mais antiga), que sofria massiva intromissão eclesiástica. Os dissidentes foram apelidados de “sbolognati“, alguma coisa como “os desbolonhados” e em Padova conseguiram a instituição laica que tanto sonhavam.
Por séculos as aulas foram ministradas em vários edifícios espalhados pela cidade, até que no começo do século XVI, o Palazzo Bove vem designado para ser a sede da universidade. Chamado de Palazzo Bo, é ali que acontecem as visitas guiadas.
A visita guiada à Universidade de Padova é uma viagem através de 8 séculos de arte e ciência. Basta imaginar que entre seus professores estão nomes que fizeram parte da história da ciência, como Galileo Galilei e Copernico.
E não é só isso! A visita à Universidade de Padova é repleta de curiosidades:
# Em 1594 é construído o primeiro teatro anatômico, ou seja, uma classe para o estudo da anatomia humana em cadáveres. Como este tipo de estudo era proibido pela igreja, encontrar defuntos que servissem para este propósito era praticamente impossível!
Foi assim que os professores da universidade decidiram doar, em testamento, o próprio corpo para seus alunos concluírem os estudos. Como homenagem na Sala di Medicina encontramos os crânios destes respeitados professores, que colaboraram para o desenvolvimento da ciência.
# Em 1545 nasceu o primeiro Horto Botânico Universitário do mundo, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e que também pode ser visitado.
# Em 1678, Elena Piscopia foi a primeira mulher do mundo a se formar e receber o diploma de Filosofia.
# Em 1921, na Aula Magna, ninguém menos que Albert Einstein proferiu uma palestra em italiano!
Pontos altos da visita à Universidade de Padova:
– Teatro Anatômico: todo em madeira e com com capacidade para 250 alunos
– Sala de Medicina: que além dos crânios dos professores possui um afresco dos anos 40 representando corpos humanos com detalhes de músculos e ossos em evidência
– A arquitetura racionalista (de época fascista) projetado pelo famoso arquiteto Giò Ponti
– Sala dei Quaranta: onde, além da cátedra de Galileu, estão 40 retratos de estudantes estrangeiros que frequentaram a universidade entre os séculos XV e XIX e se tornaram personalidades famosas em suas áreas de estudo
– Aula Magna, a imponente sala principal da universidade, decorada com brasões e poltronas, toda em tons de vermelho e dourado
– Scala del Sapere (escada do saber), a decoração começa com a imagem de um estudante nu ao lado de seu mestre e termina com o mesmo estudante – já idoso – que rodeado por livros pronuncia as seguintes palavras: “Ainda aprendo”.
Sem duvida uma lição para a vida!
Na prática
Palazzo Bo – sede da univerdidade de Padova
Endereço: Via 8 febbraio 1848
Fica bem em frente ao Caffè Pedrocchi, reduto dos estudantes e filósofos, sobre o qual escrevi este post aqui.
Visitas guiadas aos sábados e domingos às 10, 11h30, 14h45 e 16h15
Duração: uma hora e meia
Ingresso: 8 Euros
Reservas pelo email: bo@unipd.it
Site: www.unipd.it
Com crianças: Fiz a visita com minhas filhas de 10 e 12 anos e elas ficaram muito interessadas em tudo! Uma delas até sonha em estudar lá…
Boa tarde!
Qual o valor da mensalidade,do curso de medicina?
Re, não faço a menor ideia rs…
Baci,
Ana