Num dia chuvoso, muito propício para apreciar a culinária bolognese, resolvi conhecer a TRATTORIA CAMINETTO D’ORO, no centro histórico de Bolonha.

Eu e meu tio chegamos ao restaurante meia hora antes de sua abertura e assim que o garçom percebeu que estávamos esperando do lado de fora, gentilmente nos acolheu e nos explicou que poderíamos nos sentar e tomar um bel bicchiere di vino até que a cozinha estivesse pronta para receber nosso pedido. Molto gentile!

Apesar de ter no nome a palavra Trattoria, ela passa longe das vulgares imitações de cantinas italianas. O ambiente é muito acolhedor e elegante, com decoração clara e limpa.

DSC00149

O menu é sazonal e muito enxuto, com pratos da cozinha típica bolonhesa e alguns pratos típicos toscanos também. Percebe-se o exagerado cuidado com a escolha dos ingredientes, provenientes principalmente do Apenino tosco-emiliano e da planície modenese. E que fazem toooda a diferença no prato!

Como antipasto pedi a seleção de frios artesanais e comi tudo antes de me lembrar de tirar foto, desculpem-me!!! Mas garanto que o sabor era muito delicado e fresco.

Meu primeiro (e único) prato foi o tortellini in brodo; mais típico impossível!

E, que meus parentes não me ouçam, mas foi o melhor que já comi na vida! Leve, delicado e saboroso. E, para transformar uma sopa numa ocasião especial, o garçom me trouxe uma colher de ouro, que usei com muita reverência!

Meu tio ainda encarou um segundo prato de carne de porco.

As sobremesas também não decepcionam, experimentamos uma torta de maçãs com calda de amarena e uma tortinha de chocolate com avelãs.

A carta de vinho tem muitas opções da região e de vinhos artesanais.

Não foi necessário fazer reserva, mas quando saímos, havia uma pequena fila de espera e, por isso, aconselho que  faça a reserva se estiver com o horário apertado.

Minha conta ficou 109 Euros, com uma garrafa pequena de vinho incluída. Preço bom para tanta qualidade

NA PRÁTICA

Trattoria Caminetto d’oro
Via de’ Falegnami, 4
tel 051 263494
www.caminettodoro.it/

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

2 Comentários

Deixe uma Resposta