Snowshoeing ou Caminhada na neve
Muito mais do que esquiar, sempre tive vontade de fazer uma caminhada na neve e subir uma montanha branquinha… Foi em Cortina d’Ampezzo que consegui realizar este sonho.
Esta atividade esportiva leva o nome de “snowshoeing” e consiste basicamente em encaixar um acessório parecido com uma raquete no seu sapato e sair andando pela neve!
Os snowshoes, ou ciaspole em italiano (lê-se tchaspole) aumentam a superfície de contato do seu corpo e, desta forma, afunda-se menos na neve fofa e caminhar com mais egurança. É possível alugar o equipamento e caminhar sozinha em percursos sinalizados próximos à cidade.
Mas como eu queria fazer um percurso não sinalizado montanha acima, entrei em contato com uma agência da cidade (Ski Rock) para reservar o passeio com um guia.
Me encontrei com o guia alpino Michele, às 8h00 no centro da cidade; junto conosco foram mais 4 mulheres, a mais velha de (pasme!) 75 anos, que pratica snowshoeing há muito tempo e está em excelente forma física!
De van fomos até o pé de uma montanha e começamos nosso percurso de 4 horas. Começamos o percurso com o dia nublado e alguns floquinhos de neve, mas com o passar das horas as nuvens foram embora e se formou o céu mais azul que eu já vi. Repare nas fotos.
O guia vai na frente abrindo o caminho, pois não existe uma trilha “limpa” para passarmos. Em alguns trechos a neve estava alta e muito fofa e mesmo com os snowshoes afundávamos até a coxa, o que garantia alguns tombos e muitas risadas.
O meu itinerário tinha um nível moderado de dificuldade, mas você pode escolher percursos mais difíceis e até mais longos.
Michele foi muito atencioso e durante o percurso parava para nos dar algumas explicações históricas e geológicas sobre o local. Aliás, você sabia que há muitos milhões de anos atrás este local já foi um mar tropical? Saiba mais lendo o Guia Prático de Cortina d’Ampezzo (clique aqui).
O esporte tem várias vantagens: é fácil de aprender, tem pouco risco de lesões, o aluguel do equipamento é econômico e é uma ótima forma de se movimentar no inverno!
[toggle title=”Clique aqui para ler todos os posts do Especial de Inverno na Itália” load=”show”]Destinos de neve na Itália – mesmo para quem não esquia
Alpes Italianos – 7 dicas para sua viagem de inverno ser um sucesso
Guia prático de Cortina d’Ampezzo – com dicas e mapa
Review Hotel & SPA Lajadira – Cortina d’Ampezzo
Review Ristorante San Marco – Ponte di Legno
Refúgio Lagazuoi e a sauna mais alta das Dolomitas[/toggle]
Na prática
- a roupa para a prática de snowshoeing é a mesma utilizada para a prática do esqui. Durante a caminhada seu corpo esquenta e sua muito, é importante que você esteja vestido adequadamente, com roupas de tecnologia que permitam o corpo respirar;
- use um tênis tipo bota, antiderrapante e forrado. Tênis comum além de não te esquentar e proteger não vão encaixar no snowshoes;
- leve uma garrafa de água, dá muita sede no caminho;
- escolha o percurso que esteja de acordo com sua condição física;
- contrate um guia especializado. Com segurança, o passeio fica mais divertido!
A agência Dolomiti Ski Rock (#ap) possui guias alpinos e professores de várias modalidades de esporte de inverno (esqui, escalada no gelo, etc) e ainda organiza excursões nas montanhas.
Site: www.dolomitiskirock.com
Gostou deste post? Salve ele no seu pinterest!