Não é todo dia que um chef importante me dá comida na boca… Mas Marco Bezzi, o chef do Ristorante San Marco é assim: o que ele tem de competência na cozinha tem de alegria e carisma. E sim, me deu as primeiras garfadas na boca!

ristorante-san-marco00

Entrei no restaurante – elegante e acolhedor – e fui recebida por um simpático garçom que entregou o menu e me disse: “O chef virá pessoalmente explicar sobre os pratos.ristorante-san-marco04

Enquanto aguardava, passeio os olhos pelo cardápio e pensei: “Madonna…quero tudo!!”. Imaginei que o chef me ajudaria com um conselho sobre o que comer; fechei o cardápio e esperei. Ele chegou minutos depois, rindo e perguntando se eu gostava de cerveja. “Mas é claro que eu gosto de cerveja!”.

Então ele abriu duas garrafas da cerveja à base de castanha que ele mesmo produz. Isso mesmo: cerveja de castanha não pasteurizada e não filtrada. Não entendo tanto de cerveja como entendo de vinhos, mas garanto que ela era deliciosa!

IMG_4291

Me serviu, sentou-se ao meu lado e começou a contar como ele sozinho fabrica a bebida. Começamos a conversar sobre o cardápio e imediatamente ele se torna sério e me explica em detalhes e com minúcias sobre os ingredientes que escolhe para a preparação dos seus pratos: todos provenientes da região da Lombardia, alguns deles da zona dos Alpes italianos (como as carnes de caça e a castanha), outros da região do Lago d’Iseo (como os peixes e queijos).

ristorante-san-marco02

Carne de alce de um lado, polentinha e carne de cervo do outro lado – Ristorante San Marco – Ponte di Legno

Quando peço um conselho ele volta a rir e diz: “Gosto de tudo o que eu cozinho. Não se preocupe… faço um pouco de cada coisa para você…”.

E foi assim que, entre tantas coisas experimentei carne de cervo e carne de alce pela primeira vez… O sabor forte da carne de caça é atenuado pela trabalhosa e demorada preparação que leva de 3 a 4 dias.

ristorante-san-marco01

Comi antes de tirar foto! Ristorante San Marco – Ponte di Legno

Além das carnes, os risotos são fantásticos! Eu recomendo muito o Risotto “El Teler”  con fatulì (um tipo de queijo de uma raça de cabra das montanhas de Adamello).

Não deixe de colocar uma garrafa da cerveja de castanha na mala para tomar com os amigos no Brasil. É certeza de sucesso!!

Na prática

Endereço: Piazzale Europa, 18 – Ponte di Legno (na região da Lombardia, há duas horas de Milão).

Site: www.ristorante-sanmarco.it

Leia também:

Destinos de neve na Itália

Guia prático de Cortina d´Ampezzo

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

2 Comentários

  1. HORTENCIA MARIA MOREIRA ALVES on

    Gostaria de seu telefone para fazer uma programação de viagem.

Deixe uma Resposta