Existem 96 vinícolas na região da Franciacorta que utilizam o método clássico para a elaboração do vinho desde os anos 60.
Na Europa existem 3 regiões que produzem vinhos utilizando o método champenois (ou clássico), também conhecido como método clássico: a região de Champagne, na França, a da Catalunha (que produz o Cava) na Espanha, e a região de FRANCIACORTA, na Itália.
Tal método se diferencia dos outros que elaboram espumantes pois passa por duas fermentações: a primeira em tanques de inox e a segunda dentro da garrafa. Depois disso o vinho passa por um envelhecimento de 18 a 60 meses (mas que pode durar muito mais) e só então estará pronto para encher as taças dos amantes das bollicine (bolhinhas).
Eu adoro as bolhinhas finas e suaves resultantes desse método e depois da minha primeira taça de Franciacorta bom…foi difícil voltar a amar o prosecco…
Para saber mais sobre o método e a região, leia este post: Franciacorta, a “champagne” italiana
O microclima criado pela paisagem – lago, platô e montanha – com calor durante o dia e frio à noite é perfeito para a produção do Franciacorta, que é elaborado com 3 tipos de uva: Chardonnay, Pinot Nero e Pinot branco.
Vinícolas na região da Franciacorta
Contadi Castaldi
O diferencial desta vinícola – e que já vale a visita – é o local onde ela está instalada. Funciona numa antiga olaria, cujos ambientes foram reformulados para abriga-la. As galerias que antigamente coziam os tijolos hoje servem perfeitamente para abrigar as garrafas de Franciacorta em sua fase de afinamento.
O nome sintetiza a história milenar da região. Olha só que interessante:
Contadi – assim eram chamados os condes daquela região em época medieval
Castaldi – eram os senhores do condado que cuidavam das terras dos condes
Flavio nos acompanha durante a visita às galerias e nos explica que o vinho, além da técnica, também é feito com o coração. E isso fica evidente quando assistimos ao processo manual da remuage, o ponto alto da visita.
A remuage consiste no seguinte: as garrafas em segunda fermentação são colocadas em cavaletes de madeira e várias vezes ao dia durante várias semanas uma pessoa dá exatamente 1/4 de volta na garrafa. O cavalete vai aos poucos deixando a garrafa com o gargalo para baixo a fim de que os sedimentos sejam ali depositados e depois retirados, mantendo, assim, a limpidez do líquido. Milhares de garrafas…todos os dias…várias vezes ao dia…só muito amor ao vinho dá conta disso mesmo!
Ao final da visita, num salão com uma linda vista acontece a degustação. Eu gostei muitíssimo do Satèn 2007 Millesimato, feito com 100% de uvas Chardonnay. Recomendo colocar uma garrafa na mala.
De todas as vinícolas na região da Franciacorta que já visitei, a Contadi Castaldi foi a minha preferida. Considere inclui-la no seu roteiro.
Montenisa
A vinícola fica em um dos edifícios históricos mais importantes da região, o Palazzetto Maggi, construído no século XVI e com afrescos originais de Lattanzio Gambara, um importante artista da época.
Em 1999 a família Antinori, talvez a mais tradicional e antiga família ligada ao vinho na Itália e muito conhecida pela produção dos vinhos Chianti na Toscana, se uniu à família Maggi para produzir Franciacorta. À frente da vinícola, a “geração pink” dos vinhos, as irmãs Alessia, Allegra e Albiera, filhas do Marquês Piero Antinori.
Sou a-pai-xo-na-da pela história da Família Antinori e nestes dois posts abaixo conto sobre a mais linda vinícola de todo o Chianti e também do agriturismo que me hospedei, ambos de propriedade da família.
Dica da Ana
Franciacorta é linda em todas as estações, mas se puder, tente coincidir sua visita com o Festival Franciacorta, que acontece geralmente na segunda quinzena de setembro.
Ronco Calino
A villa, situada numa colina, possui uma das mais lindas vistas de toda a Franciacorta. Por muitos anos foi residência de um famosíssimo pianista italiano (Arturo Michelangeli) e hoje é propriedade de um apaixonado pelas bollicine (bolhinhas). Em 1996 Paolo Radici fundou a Ronco Calino com um só objetivo: a qualidade total dos seus produtos.
Foi muito rigoroso em suas escolhas e nos métodos produtivos utilizados. Basta pensar que construiu todo um complexo semi enterrado para oferecer aos vinhos em afinamento condições de temperatura e repouso adequados para a vinificação.
Quem me levou para conhecer a vinícola foi a simpática Lara, proprietária da Ronco Calino que contou toda a história da realização do sonho do casal de produzir Franciacorta. Ao final me levou para um agradável salão onde serviu vários vinhos.
O maravilhoso vídeo abaixo mostra um pouco da paixão que existe em torno da marca Franciacorta. Nele você também vê o processo manual de remuage.
Na Prática
Contadi Castaldi
Site: www.contadicastaldi.it
Endereço: Via Colzano 32 – Adro, (Franciacorta Brescia)
Email para reservas: contadicastaldi@contadicastaldi.it
Vendem diretamente ao consumidor
Montenisa
Site: www.montenisa.it
Endereço: Via Paolo VI, 62, Cazzago San Martino (Franciacorta – Brescia)
Email para reservas: info@montenisa.it
Não vendem diretamente ao consumidor
Ronco Calino
Site: www.roncocalino.it
Endereço: Via Fenice, 45, Frazione Torbiato, Adro(Franciacorta – Brescia)
Email para reservas: info@roncocalino.it
Não vendem diretamente ao consumidor
Mais informações: www.franciacorta.net
A lista de todas as vinícolas na região da Franciacorta pode ser vista, clicando aqui.
Leia também sobre a Vinícola Berlucchi, de onde saiu a primeira garrafa de Franciacorta, clicando aqui.
Adorei a materia !! Pretendo ir em breve ! Tenho uma duvida : qual a melhor cidade para me hospedar e explorar a regiao de Franciacorta ? Obrigado
Oi Ivan, tudo bem? Você pode fazer bate e volta confortavelmente de Milão. Hospedando-se em Brescia, que também é uma linda cidade, vocês estão próximos da região de Franciacorta também. Se preferirem uma cidade pequena, podem optar pelas cidades à beira do Lago de Iseo (Iseo é muito charmosa!).
Eu gosto muito desse: http://www.quattroterre.it/locanda/
Em breve farei review no blog sobre ele!
Boa viagem!
Ana
Parabéns pelo blog e pela matéria!
Pretendo conhecer a região e gostaria de saber se tem indicação de guia brasileiro para realizar o agendamento do roteiro e acompanhamento na visita.
Olá Francisco! Muito obrigada! Entre em contato com a minha agência: Ciao And Go pelo telefone: 41 9229-1205, lá eles vão te auxiliar em relação aos guias.