No dia 1 de maio de 1994, Ayrton Senna da Silva encerrava prematuramente sua carreira num acidente automobilístico na Itália. Este ano, podemos ver exposições de Ayrton Senna em Ímola, cidade da sua última corrida, que relembram a vida e a carreira do ídolo.

O Autódromo: acidente e exposição

O palco para a trágica morte do piloto foi o Autódromo Enzo e Dino Ferrari, onde na chamada curva “Tamburello”, Senna perdeu o controle e chocou-se contra o muro a mais de 200 km/h. Ele ainda foi levado de helicóptero a um hospital próximo, onde faleceu poucas horas depois. Em seu carro, foi encontrada uma bandeira da Áustria, que Senna pretendia exibir no pódio, caso ganhasse. Seria uma homenagem ao piloto austríaco Roland Ratzenberger, que havia morrido no dia anterior, também em um acidente no mesmo autódromo.

Você também poderá gostar:

7 motivos para visitar Bolonha!

Descubra o melhor da gastronomia da Emilia-Romagna!

Três bate e volta a partir de Bolonha!

Os melhores hostels pela Itália!

Hoje, o autódromo de Ímola exibe uma exposição sobre Senna que conta com capacetes e carros do piloto, depoimentos de amigos e familiares, além de imagens de entrevistas exclusivas com Senna! Várias alas interativas com salas multissensoriais contam a trajetória do piloto, desde a sua infância aos anos áureos da sua carreira!

A exposição foi aberta em setembro de 2018 e dura somente até o final de 2019.

Memorial

Em Ímola, no Parco dele Acque Mineralle, encontramos o Monumento ad Ayrton Senna, um pequeno memorial público com uma estátua do piloto. Apesar de singela, a estátua de Senna transmite uma certa paz e atrai vários turistas que depositam flores, bandeiras e até capacetes aos seus pés!

Ayrton Day

Todo dia 1° de maio a cidade de Ímola se dedica a honrar a memória do piloto com várias visitas ao seu memorial e com uma caminhada pelo autódromo que sediou sua última corrida. Neste dia, a organização do autódromo permite que pedestres e até ciclistas percorram o asfalto que por várias vezes sediou eventos da Fórmula 1.

Como chego em Ímola?

Ímola é uma cidade pequena, com pouca infraestrutura para turistas. Por isso eu recomendo um bate e volta a partir de alguma cidade próxima. Bolonha, a maior cidade e capital da Emilia Romagna fica a pouco mais de 40 km de Ímola. Caso esteja de carro, em menos de uma hora você consegue fazer esse trajeto!

Ayrton Senna, um dos mais venerados atletas do Brasil, também é extremamente querido na Itália! Seu carisma e sua personalidade conquistaram ambos os países durante a sua breve carreira. Agora, a memória do piloto serve como símbolo de inspiração e de união entre os dois países!

E aí? Deu vontade de conhecer as atrações de Ayrton Senna em Ímola?

Leia também:

Os melhores lugares para comer em Bolonha!

Restaurante Eataly em Milão e Bolonha!

Gostou deste post? Salve ele no seu Pinterest!

Compartilhe!

Sobre o autor

Avatar

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

Deixe uma Resposta