Esta semana a inauguração do Eataly em São Paulo causou o maior rebuliço! Todo mundo queria entrar na loja recém inaugurada e o resultado? Filas enormes e horas esperando para comer uma pizza.

Como eu ainda não fui visitar a unidade de São Paulo, conto aqui para vocês sobre as unidades que conheço e estão na Itália.

Mas antes, deixe-me apresentar o EATALY direitinho para vocês entenderem a filosofia por trás desta marca, já que a loja é muito mais do que um supermercado.

Em 2007, depois de anos de abandono, a antiga fábrica do vermouth, nas proximidades da cidade de Torino, deu lugar ao primeiro supermercado do mundo de alimentos de alta qualidade. Ideia de um empresário vanguardista que tinha como objetivo primordial tornar acessível os melhores produtos da enogastronomia italiana a toda a população.

Apelidado de “o mercador de utopias”, parece que o plano de Oscar Farinetti deu certo pois a rede se ramificou para todo o mundo e possui unidades em Nova York, Japão, Istambul, Dubai e, agora, Brasil.

IMG_3074 Eataly - Milão Eataly - Milão Em todas as unidades além de comprar os melhores produtos italianos, você pode também equipar sua cozinha com os irresistíveis utensílios à venda, marcar um encontro com os amigos para um aperitivo, ler e se perder no mar de livros à venda e de quebra aprender a cozinhar. É um espaço de convivência e você poderia passar o dia inteiro lá dentro sem enjoar (coisa que já fiz, rsrsrs…).

EATALY MILANO SMERALDO (Milão)

É o meu preferido! Construído onde se encontrava o antigo Teatro Smeraldo de Milão, possui um andar térreo e dois mezaninos. No centro da construção, um palco, onde diariamente acontecem apresentações musicais, leituras e espetáculos ao vivo (clique aqui para saber sobre a programação).

Possui  10 restaurantes temáticos, chamados Restaurantini Smeraldo: La Pasta, La Pizza, Il Pesce, La Carne, Le Verdure, I Salumi e I Formaggi, Il Fritto, La Piadina, La Pasticceria, L´Aperitivo. Além de duas cafeterias, uma chocolateria (Venchi) e uma sorveteria.

No final de março deste ano, foi inaugurado o restaurante ALICE, um pouco mais requintado e com uma proposta mais elegante. A novidade é a social table, onde desconhecidos sentam-se juntos para comer de frente para a cozinha. Acho uma ótima opção de restaurante se você estiver sozinho por Milão.  É necessário fazer a reserva. EatalyEataly MilanoEataly Eataly Venchi Eataly Gelateria

[columns]
[column size=”1/3″]LOCALIZAÇÃO
Piazza XXV Aprile, 10, Milão[/column]
[column size=”1/3″]COMO CHEGAR
De metrô até a estação Garibaldi. De lá, a pé pela Corso Como até a Porta Garibaldi. [/column]
[column size=”1/3″]HORÁRIO
de segunda a domingo das 10h00 às 24h00. Os restaurantes tem horário específico.[/column]
[/columns]

EATALY BOLONHA

O ambiente é intimista e acolhedor, bem diferente da agitação do Eataly Smeraldo, que é uma festa! Uma construção de 3 andares, encravada no centro histórico da cidade e que tem muito mais livro do que comida. Já passei um dia chuvoso aqui: lendo, comendo e comprando.

Minha impressão é que a cidade mais gastronômica da Itália, produtora do aceto balsamico, do parmigiano reggiano e dos melhores frios italianos, merecia uma unidade maior do Eataly. Aqui você não vai ver a fabricação a mão do tagliatelle, nem conseguir comprar produtos frescos.

São somente 3 Ristorantini: Il Bar, La Trattoria e L’ Osteria del Vino e della Birra. Almocei na Trattoria o tradicional tortellini al brodo, mas sinceramente não gostei.

A massa estava crua e o caldo frio, além disso, o preço não é nada convidativo (14 Euros). Tudo bem que minhas expectativas quanto ao tortellini são altas: parte da minha família é bolonhesa e somos muito exigentes quando se trata de massa.

Porém, achei que valeu a pena mesmo assim, pois me sentei numa mesa coletiva e fiz alguns amigos. Passamos umas boas horas chuvosas conversando.Já disse que os bolonheses são muito bons de papo neste post aqui. Se não quiser papo, não puxe assunto!

Eataly Bolonha

Eataly BolognaEataly Bologna

[columns]
[column size=”1/3″]LOCALIZAÇÃO
Via degli Orefici, 19[/column]
[column size=”1/3″]COMO CHEGAR
A pé! O centro de Bologna é pequeno e provavelmente o Eataly estará a poucos passos de onde você estiver.[/column]
[column size=”1/3″]HORÁRIO
De segunda à sábado das 8h00 às 23h30
Aos domingos das 10h00 às 23h30[/column]
[/columns]

Leia todos os post sobre Milão clicando aqui.
Leia todos os posts sobre Bolonha clicando aqui.

Procurando hotel na Itália? Clique no banner abaixo:

Roteiros Personalizados

O blog ITALIAna é afiliado do Booking, isto significa que de cada reserva feita a partir do blog, recebemos uma pequena comissão. É importante salientar que ao reservar a partir do blog, NÃO HÁ ALTERAÇÃO NENHUMA DO VALOR DO PREÇO, muito pelo contrário! Você pode conseguir tarifas com descontos na maioria dos hotéis. Isto quer dizer que você não pagará nada a mais por isso e ainda estará ajudando a manter o o blog no ar, com conteúdo de qualidade!

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

4 COMENTÁRIOS

  1. Ana,
    Tambem achei que Bologna merecia um Eataly mais a altura! Achei tudo intimista demais e apertado.
    Meu marido e de Bologna, mas vivemos no Brasil. Sempre que podemos, passamos ferias na Italia e damos uma parada em Bologna com nosso filhos para termos as melhores refeicoes da vida (depois das da mamma dele, claro rs!)
    baci

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui