É com muita alegria que trago para vocês um guest post, escrito por uma leitora do blog ITALIANA: a Ana Renata  tem um blog de decoração de festas, clique aqui para ver quanto capricho!

Ela  viajou duas vezes com sua filha para a Itália e nos conta a deliciosa experiência de viajar para a Itália com criança.

* Se você também tem uma experiência na Itália e quer conta-la aqui, participe da nossa seção “A VIAGEM DO LEITOR“: uma vez por mês, uma história será publicada e a próxima pode ser a sua!


Nossas férias de Julho de 2013 e 2014 foram na Itália. A escolha do destino também se dá ao fato da minha sogra morar lá. Mas não ficamos só na cidade dela, que fica no Piemonte. Passeamos pela Itália nas duas ocasiões e foi maravilhoso.

A Júlia com 8 anos em 2013, foi uma super companheira e curtiu muito os passeios. É claro que tivemos que adaptar alguns para que fossem mais interessantes pra ela.
Nossas viagens foram inesquecíveis e, quando me perguntam o que eu fiz com uma criança na Itália, tenho pelo menos 20 passeios pra citar:

1 – CITTÀ DEI BAMBINI (Padova)
Em várias cidades da Europa, dentro dos bairros, podemos encontrar parquinhos encantadores. Em Padova, fomos à Città dei Bambini. Um parque cheio de brinquedos, árvores, bancos e água potável nas fontes. Uma delícia!

2 – PRATO DELLA VALE (Padova)
Além de ser uma praça linda e enorme, à noite fica super agradável tomando um “gelato”. Recomendo!

Padova - Prato della Valle_600x338

3 – CASA DE JULIETA (Verona)
Que criança nunca sonhou em ser uma princesa ou um príncipe? Na casa da Julieta, é possível ver a cama, as roupas dela e ficar na famosa sacada onde ela conversava com seu Romeu, na história de William Shakespeare.

Verona - Casa da Julieta_600x397

4 – PASSEIO DE GÔNDOLA  (Veneza)
Ideal para crianças e adultos. Pagamos 80 Euros o passeio de meia hora. Vale muuuuuito a pena! É diversão garantida.

Veneza - Passeio de Gondola

5 – VER A FABRICAÇÃO DE VIDROS EM MURANO
Se você está em Veneza, não deixe de pegar um vaporetto e ir até a ilha de Murano. Lá vimos como se faz o vidro todo colorido. Foi muito interessante!

6 – CARROSSEL (Firenze)
O carrossel que fica na Piazza della Repubblica, em Firenze, parece de brinquedo. É mágico! Difícil é fazer a criança parar. Haja tickets…

Firenze - Carrossel_600x1064

7 – PASSEIO PELOS JARDINS DO PALÁCIO PITTI (Firenze)
O Palácio Pitti é um grande palácio renascentista de Firenze. Situado na margem direita do rio Arno e bem perto da Ponte Vecchio. Os jardins são simplesmente maravilhosos. Para criança criada em apartamento (como é o caso da minha Júlia), é um sonho!

Firenze - Palacio Pitti_600x338

8 – VULCÃO VESÚVIO E A CIDADE DEVASTADA DE POMPÉIA
O passeio em Pompéia é impressionante. É possível passear pela cidade que foi soterrada pela chuva de cinzas do vulcão Vesúvio. História viva!

Pompeia - Cidade devastada_600x450

9 – EMPURRAR OU SEGURAR A TORRE?
Ninguém deixa de tirar a tradicional foto com a Torre de Pisa. Foi bem divertido!

Pisa - Torre_600x796

10 – JOGAR MOEDINHAS E FAZER PEDIDOS NA FONTANA DE TREVI (Roma)
A Fontana de Trevi é maravilhosa. Quem não quer jogar uma moedinha e fazer um pedido? Dizem que quem joga a moeda uma vez, volta para Roma. Na dúvida…

11 – PROVE QUE VOCÊ NÃO MENTE NA BOCCA DELLA VERITÀ (Roma)
Para os adultos, o passeio não chega a ser interessante, mas para as crianças sim. Diz a lenda que se você não diz a verdade, a boca devora sua mão. Quem arrisca colocar a mão na boca da verdade?

Roma - Bocca Della Verita_600x939

12 – ÔNIBUS TURÍSTICO (Roma)
O passeio no ônibus turístico, principalmente para quem senta no andar superior, é bem divertido e você usa um fone que vai contando (na sua língua) os principais pontos turísticos. A Júlia adorou!

13 – BIOPARCO DE ROMA
Toda criança ama zoológico e este é especial, com uma quantidade enorme de animais diferentes. O parque deixa a agenda de alimentação dos bichos disponível para os visitantes irem na hora da bagunça. Bem legal!!!

14 – MUSEUS DO VATICANO
Uma verdadeira aula de História! Simplesmente fascinante.Roma - Museu do Vaticano_600x337

15 – PASSEIO DE BARCO PELO LAGO DE COMO (pertinho de Milão)
O lago de Como, além de ser enorme (é o 3º maior da Itália), é lindo, com casas luxuosas de celebridades que resolveram morar por lá. Um passeio delicioso!

16 – CANTINA ITALIANA EM MONTEPULCIANO (Montepulciano)
Se para os adultos degustar vinhos em Montepulciano é um passeio imperdível, para crianças conhecer as cantinas com seus imensos tonéis também é sensacional.

17 – PICNIC NA MONTANHA  (Certosa di Pesio)
Pode parecer romântico (e é!), mas também é um super passeio com crianças. Os parques são lindos e com infraestrutura para passar o dia fazendo picnic em família. Delicioso!

18 – PARQUINHO O DIA TODO (Peveragno)
Nas pequenas cidades do Piemonte, é bem fácil encontrar um parquinho com pais passeando com carrinhos de bebê e crianças correndo e brincando por todo lado. Diversão garantida e gratuita!

19 – FESTAS LOCAIS (Peveragno)
Nas pequenas cidades, os moradores costumam fazer festas. Na cidade em que nos hospedamos (Peveragno, no Piemonte), a festa foi numa noite, em frente à Prefeitura. Com teatro, shows musicais e cadeiras para que todos pudessem assistir tranquilamente, foi uma noite bem divertida e agradável!

20 – BRINCAR NA RUA (Peveragno)
Se por aqui está difícil brincar na rua, em algumas cidadezinhas da Itália isso é possível até anoitecer. A Júlia amou!

Peveragno - Brincar na rua_600x338

 

Leia também:

8 passeios testados e aprovados – crianças na Itália

Leia mais histórias dos leitores ITALIAna:

– Ana Renata – “Minha experiência com criança na Itália”

– Juliana e Nazaré – “Viajar sozinha”

* Se você também tem uma experiência na Itália e quer conta-la aqui, participe da nossa seção “A VIAGEM DO LEITOR”: uma vez por mês, uma história será publicada e a próxima pode ser a sua! Mande um email para ana@italiana.blog.br

 

Compartilhe!

Sobre o autor

Ana Grassi é especialista em língua, cultura e turismo para a Itália. Fundadora, autora e editora do blog ITALIAna, trabalha como travel designer há 10 anos; isso quer dizer que realiza o sonho dos viajantes que querem conhecer a Itália, com um roteiro personalizado e exclusivo!

2 Comentários

  1. Nazaré Moreira on

    Gostaria de compartilhar minha experiência das visitas à Itália. Na categorias viagens de mulhres sozinhas.